Published using Google Docs
Consciência de seguir a Jesus
Updated automatically every 5 minutes

Introdução:

É importante termos consciência das nossas atitudes e decisões, pois as conseqüências podem ser destruidoras. Às vezes perdemos a consciência e isso nos desvia do alvo, e pode nos levar a morte. Ex.: Muitas pessoas aprendem a dirigir e perdem a consciência do perigo da alta velocidade e acabam batendo seus carros. Há pessoas que aprendem a nadar muito bem e acabam se afogando por subestimar o perigo. São pessoas que se acham capazes demais pelo conhecimento e crescimento que adquiriram em certas áreas de suas vidas. Muitas vezes, ganhamos muito conhecimento sobre Deus e sua palavra e perdemos a consciência do que é verdadeiramente seguir a Cristo, ser seu discípulo.

Texto: Lucas 9:23

"23 E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me."

Seguir a Jesus:

1. “Se alguém quer vir após mim...” É uma decisão pessoal e voluntária. Ninguém é obrigado a seguir ao Senhor.

2. “...Negue-se a si mesmo...” Requer entrega total do eu (passado, presente e futuro) e compromisso, renúncia.

· Isso só pode acontecer se houver arrependimento e perdão de pecados e um coração ensinável.

· Isso não quer dizer que Deus quer despersonalizar você, Ele quer mudar o seu caráter.

3. “...dia a dia tome a sua cruz...” O que foi para Jesus a cruz?

Lucas 24:44-46

44 E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.

45 Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.

46 E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos,

Foi o propósito de Deus se cumprindo na vida dele. Seguir a Jesus é deixar que Deus cumpra o Seu propósito na sua vida. Para isso deve intimidade com Ele e sua palavra. Jesus é uma pessoa.

4. "...siga-me." É Jesus dizendo: Veja agora como eu fiz, faça também. Ouça o que tenho a dizer a te ensinar. Obedeça. Viva, seja benção para os outros. Deixe-me demonstrar o meu amor através de você. Ex: Seguir alguém em uma trilha no mato.

Romanos 8:28

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Quando tomamos uma posição de seguir a Jesus verdadeiramente, ser seu discípulo, ele nos abençoa com tudo que precisamos para cumprir o seu propósito em nós.

Conclusão: Não há como sermos um verdadeiro discípulo, missionário, se não tivermos uma conversão real, um compromisso firmado em um relacionamento intimo e de total entrega ao nosso Senhor Jesus Cristo para que cumpra o seu propósito em nossas vidas.