Disciplina:Educação Física

Série/Ano: 8ª série/ ano

Vol/Bim: 4/4º

CADERNO DO ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

Recursos audiovisuais e/ou de TIs  sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos pelo PCOP

Interfaces interdisciplinares / Temas transversais

TEMA: Atividade rítmica: organização de festival de dança e de expressões corporais

1-Planejando o festival

2- Divulgando o festival

1 – O objetivo desta situação de aprendizagem é desenvolver com os alunos os elementos necessários ao planejamento de um festival de dança e expressões corporais. O regulamento deste festival deverá ser montado pelo professor em conjunto com os alunos. O professor deve mostrar a intenção pedagógica do evento, salientando a responsabilidade dos alunos na organização e execução do mesmo. No regulamento deverá constar as categorias de apresentação que irão compor o festival, por exemplo, ginástica rítmica, artística, hip-hop, streetdance, capoeira, etc. as modalidades podem ser organizadas de acordo com suas semelhanças, para serem apresentadas no mesmo dia. O objetivo principal é que todos os alunos participem, se envolvendo nas atividades. Cada turma pode participar do evento além das apresentações propriamente ditas, como, gritos de guerra, coreografias, bandeiras, etc.

2 – O objetivo desta situação de aprendizagem é mobilizar os alunos para divulgarem o festival de dança e expressões corporais na comunidade escolar. As equipes deverão ser divididas sendo que cada uma ficará responsável por uma forma de divulgação. Uma equipe pode ficar responsável pela criação e manutenção de um mural em local visível na escola, outra equipe pode cuidar da divulgação nas salas de aula, outra equipe pode se responsabilizar pela confecção de cartazes e banners, etc.

Site:

http://www.festivaldedanca.com.br/2009/home/index.asp

Artigo:

http://efartigos.atspace.org/esportes/artigo68.html

Arte

TEMA: Atividade rítmica: organização de festival de dança e de expressões corporais

3- Realizando o festival

4- Avaliando o festival

3- Nesta situação de aprendizagem, temos como objetivo principal, o desenvolvimento e realização do evento propriamente dito, estabelecendo um cronograma de realização das atividades. O professor deverá coordenar e supervisionar as várias etapas da realização do festival.

4- Nesta situação de aprendizagem haverá a avaliação do evento além do seu registro e documentação, para que os alunos possam verificar os pontos positivos e negativos, corrigir algumas estratégias que não foram bem sucedidas, além de valorizar o trabalho coletivo dos alunos. O registro das atividades também é de extrema importância para que, posteriormente, seja apresentado por meio de um mural de fotos ou uma sessão de vídeo.

Site:

http://www.festivaldedanca.com.br/2009/home/index.asp

Artigo:

http://efartigos.atspace.org/esportes/artigo68.html

Arte

TEMA: Esporte: organização de campeonato esportivo

5- Planejando o campeonato

6- Divulgando o campeonato

5- O objetivo desta situação de aprendizagem é desenvolver com os alunos os elementos necessários ao planejamento de um campeonato esportivo. O regulamento deste campeonato esportivo deverá ser montado pelo professor em conjunto com os alunos, constando as modalidades esportivas e as categorias que serão disputadas. Neste campeonato podem acontecer as modalidades tradicionais desenvolvidas nas aulas de educação física, como, futsal, basquetebol, handebol, voleibol e atletismo além de atividades competitivas de futebol de mesa, tênis de mesa, xadrez e damas, entre outras. O objetivo principal é que todos os alunos participem, se envolvendo nas atividades.

As formas de disputa entre as equipes devem estar previstas, podendo haver pontuação para as atividades, gerando uma classificação final das equipes. Pode haver equipes masculinas, femininas e mistas. Cada turma pode participar do evento além do campeonato propriamente dito, como, gritos de guerra, coreografias, bandeiras, etc.

6- O objetivo desta situação de aprendizagem é mobilizar os alunos para divulgarem o campeonato esportivo na comunidade escolar. As equipes deverão ser divididas sendo que cada uma ficará responsável por uma forma de divulgação. Uma equipe pode ficar responsável pela criação e manutenção de um mural em local visível na escola, outra equipe pode cuidar da divulgação nas salas de aula, outra equipe pode se responsabilizar pela confecção de cartazes e banners, etc.

Site: http://pedagogiadohandebol.com.br

http://www.viradaesportivasp.com.br

Artigo:

http://www.educacaofisicaescolar.com/2008/09/competies-escolares-reflexo-e-ao-em.html

Arte

TEMA: Esporte: organização de campeonato esportivo

7- Realizando o campeonato

8- Avaliando o campeonato

7- Nesta situação de aprendizagem, temos como objetivo principal, o desenvolvimento e realização do evento propriamente dito, estabelecendo um cronograma de realização das atividades. O professor deverá coordenar e supervisionar as várias etapas da realização do campeonato.

8- Nesta situação de aprendizagem haverá a avaliação do evento além do seu registro e documentação, para que os alunos possam verificar os pontos positivos e negativos, corrigir algumas estratégias que não foram bem sucedidas, além de valorizar o trabalho coletivo dos alunos. O registro das atividades também é de extrema importância para que, posteriormente, seja apresentado por meio de um mural de fotos ou uma sessão de vídeo.

Site:

http://pedagogiadohandebol.com.br

http://www.viradaesportivasp.com.br

Artigo:

http://www.educacaofisicaescolar.com/2008/09/competies-escolares-reflexo-e-ao-em.html

Arte

EM DESENVOLVIMENTO POR ALESSANDRA HOURNEAUX DE MENDONÇA DA COSTA RODRIGUES

atualizado dia 27/09/2011

CEDIDO PELO AUTOR PARA USO EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICO SOB RESPONSABILIDADE DOS GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS JURISDICIONADAS À DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE - PROIBIDA A REPRODUÇÃO FORA DA JURISDIÇÃO OU PARA FINS COMERCIAIS E/OU ACADÊMICOS