C.C.S.R. Bairro da Luz:

 

Somos o Centro Cultural, Social e Recreativo do Bairro da Luz, na cidade da Guarda. Associação Privada sem fins lucrativos, fundada no ano de 1986, e tem por objectivos estatutários desenvolver actividades em diferentes áreas, como a formação profissional, a cultura, o desporto, o recreio e o lazer...................

 

 

 

Breve Historial: (Janeiro de 2010)

 

 

Numa primeira fase da sua existência, um período de largo entusiasmo, esta associação teve uma função altamente dinamizadora, com a realização de várias “laborações” de âmbito social e cultural, na comunidade onde está inserida. Porém, uma panóplia de razões, fizeram com que esta caísse num estado de hibernia total durante largos anos. Ficaram no entanto os estatutos.

Em 2006, com o aparecimento dos efectivos admiradores e apaixonados pelo Bairro da Luz, com a talentosa e “aguçada” mobilização das pessoas, e com a eleição de novos órgãos sociais, dá-se o renovamento e rejuvenescimento desta profícua Associação.

Sabemos que neste mundo moderno nada se consegue sem dedicação, empenho, trabalho e rigor. A “reedificação” desta Associação não foi uma excepção.

Neste sentido, podemos afirmar convictamente que as condições físicas e financeiras que a Associação possui actualmente, e que proporcionam reptos cada vez mais ousados, são também fruto do labor da Direcção e de todos os Órgãos Sociais eleitos em 2006.

Em Outubro de 2007, é eleita uma nova Direcção. A partir desta altura, começam a estar reunidas, em definitivo, as condições indispensáveis para se estruturar e executar um trabalho mais intenso e abrangente.

Em Janeiro de 2008, com uma pequena alteração aos estatutos, o Centro Cultural e Recreativo do Bairro da Luz, passa a ter também a possibilidade de promover acções de formação, e desenvolver um trabalho mais completo na área social.

E numa perspectiva social, de imediato o CCSRBBL promoveu o curso de Educação e Formação de Adultos para desempregados, que com uma duração 13 meses, se encontra em fase de conclusão, e os campos de férias para crianças que realizamos em 2008 e 2009. Quanto ao primeiro, o curso de formação, para além de ser indumentado com bolsa de formação, subsídio de refeição, de transporte e de acolhimento, também hospeda uma dupla certificação, ou seja confere, simultaneamente, o 9º ano de escolaridade e o curso profissional de Assistente Familiar e Apoio à Comunidade. Quanto à segunda iniciativa, os campos de férias de 2008 e 2009, realizado em parceria com a Junta de Freguesia de S. Vicente, contou com a presença de muitas crianças que desfrutaram de quatro semanas intensas, tanto em diversão, como em aprendizagem. O campo de férias também “agasalhou” uma forte componente de inclusão social, na qual as crianças mais desfavorecidas tiveram acesso gratuito à totalidade das actividades.

Com a ampliação da sede no inicio de 2009, embora em espaço alugado, foi criada uma sala de formação, que em parceria com o Instituto de Emprego e Formação profissional, que albergou diversos cursos de formação nas áreas da informática, pintura e cozinha, etc.

Foi também nesta mesma sala que, sem apoios forasteiros, e através de diversas acções embebidas na “componente” informática, se conseguiu que diversos reformados, associados e residentes no Bairro da Luz tivessem, pela primeira vez, contacto com as novas tecnologias.

Na óptica do lazer e da cultura, que felizmente nesta Associação não se dissociam, podemos referir algumas actividades como sejam:

As diversas caminhadas, no Vale do Mondego, na Serra da Estrela, na região do Douro com as amendoeiras em flor, á Quinta da Maúnça, em Monsanto e Penha Garcia, em Ruvina no concelho do Sabugal, em Idanha-a-Velha e tantas outras.

Os fascinantes passeios de barco no Rio Douro;

O cicloturismo;

O pedy-paper no centro histórico;

O cantar as Janeiras;

Os magustos no S. Martinho e muitos, muitos Convívios.

Na “esfera” desportiva e social, podemos destacar algumas acções tais como:

O torneio quadrangular de Futsal a 24 de Setembro de 2008; uma organização com enorme êxito, que juntou quatro associações, o C. S. C. da Ruvina , o S.S.T. Câmara M. Guarda,  o C. C. D. R. do Toito e o  C.C.S.R.do Bº da Luz, e que terminou em grande convívio entre as mesmas;

A dinamização e fomentação dos jogos tradicionais com principal relevo para a Malha e a Raiola, tendo-se realizado vários torneios;

Ainda o facto de todos os sócios e familiares terem a possibilidade de, praticarem desporto em recinto fechado, uma hora por semana.

Com uma forte ambição e, simultaneamente, com os pés bem assentes no chão delineamos objectivos para 2010. Dar continuidade a todas as actividades que até aqui teem vindo a ser desenvolvidas será o primeiro. No entanto o maior e o principal passa pela construção de um Centro de Convívio no Bairro da Luz, espaço no qual se possam desenvolver diversas actividades como o teatro, a dança, a educação física e a música. Com o Centro de Convívio, a comemoração do 10 de Junho, que já é considerado a grande festa do Bairro da Luz, poderá adquirir uma outra dimensão.

Contamos desde já com uma verba aprovada, proveniente duma parceria com a Câmara Municipal da Guarda na Candidatura à Regeneração Urbana, encontrando-se o projecto em fase de execução, para construção do Centro de Convívio do Bairro da Luz.

Porque não somos ingratos, nem esquecidos, devemos salientar aqui, o apoio incondicional aos nossos projectos e actividades de, entre outras entidades, a Câmara Municipal da Guarda e a Junta de Freguesia de São Vicente. E quando falamos na Junta de Freguesia de S. Vicente é igualmente oportuno e honroso para nós, recordar homenageando, o nosso associado nº 100, o sempre saudoso, Sr. Manuel Cerdeira, um dos impulsionadores desta “nova” Associação, que com o seu empenho, com a sua dedicação, com o seu apoio, quer pessoal, quer na condição de autarca quis estar sempre presente.

 

Janeiro de 2010

Alexandre Pires