Plano de aula:
Modalidade, nível de ensino: Educação infantil/Componente curricular: Educação física/Tema: Dança música, ritmo.
Objetivo:
Desenvolver ritmo, expressão corporal através da brincadeira com a música escravo de Jó.
Estimular o ato de ouvir e apreciar música compreendendo a linguagem musical.
Estratégias
Primeiro momento Roda de conversa onde o professor comentará sobre a brincadeira e vai propor aos alunos para brincar, cantar com várias versões da música como: brincando e cantando em circulo e roda.
Segundo momento os alunos serão estimulados ao ato de ouvir, assistir, onde será projetado do youtube o vídeo onde retrata a brincadeira com a música escravo de Jó .Como a escola não conta com laboratório de informática utilizaremos a sala dos professores.
Recursos da aula:
Aparelho de som
Computador
Objetos: peças de plásticos coloridas.
Recursos Complementares:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23123
http://www.youtube.com/watch?v=2RBVi4b3dQw&feature=related
Avaliação:
Serão observados os seguintes aspectos: se os alunos executam as diferentes versões para a brincadeira com a música escravo de Jó.
Desenvolvimento das aulas:
Primeiramente reunimos os alunos em uma roda de conversa, onde comentamos sobre a brincadeira escravo de Jó. Alguns alunos cantaram e demonstraram que já conheciam a brincadeira, em seguida incentivamos todos os alunos a participar da brincadeira, Observamos que nem todos os alunos conseguiam desenvolver os gestos, movimentos corporais, outros demonstravam mais facilidade e domínio durante o canto,ritmo da musica. A aula foi bem proveitosa e contou com a participação de todos.
No segundo momento abordamos que íamos ate a sala dos professores para ouvir e assistir um vídeo no computador, que retratava da brincadeira feita naquele momento, os alunos demonstraram entusiasmo e alegria uns comentaram que seus pais tinham computador em casa, outros disseram que seus pais não tinham, na oportunidade ressaltamos a importância da pesquisa na internet, levando em consideração o conhecimento da criança de acordo com sua faixa etária de idade. Nesse momento constatamos que as conversas informais foram muito proveitosas, mas no momento em que assistimos o vídeo os objetivos não foram alcançados por falta de espaço no ambiente (sala dos professores) mobiliário (cadeiras).