Trabalho de Energia Geotérmica

Grupo: 04

Alunos: Erico, Leonardo, Alekyssandro, Josué

Prof:Carmem, Édson

1º B

introdução da Energia

Em geral, o conceito e uso da palavra energia se refere ao potencial inato para executar trabalho ou realizar uma ação.

A palavra é usada em vários contextos diferentes. O uso científico tem um significado bem definido e preciso enquanto muitos outros não são tão específicos.

O termo energia também pode designar as rações de uma determinada condição de trabalho, por exemplo o calor, trabalho mecânico (movimento) ou luz. Estes que podem ser realizados por uma fonte inanimada (por exemplo motor, caldeira, refrigerador, alto-falante, lâmpada, vento) ou por um organismo vivo (por exemplo os músculos, energia biológica).

A etimologia da palavra tem origem no idioma grego, onde εργος (ergos) significa "trabalho".

Qualquer coisa que esteja a trabalhar - por exemplo, a mover outro objeto, a aquecê-lo ou a fazê-lo ser atravessado por uma corrente eléctrica - está a "gastar" energia (uma vez que ocorre uma "transferência", pois nenhuma energia é perdida, e sim transformada ou transferida a outro corpo). Portanto, qualquer coisa que esteja pronta a trabalhar possui energia. Enquanto o trabalho é realizado, ocorre uma transferência de energia.

O conceito de Energia é um dos conceitos essenciais da Física. Nascido no século XIX, pode ser encontrado em todas as disciplinas da Física (mecânica, termodinâmica, eletromagnetismo, mecânica quântica, etc.) assim como em outras disciplinas, particularmente na Química.

Definição

Energia geotérmica, também conhecida como geotermal, é aquela gerada através do calor proveniente do interior da Terra. Esse calor é transformado, na usina geotérmica, em eletricidade.

A energia geotérmica é considerada uma fonte renovável e limpa, pois gera baixos índices de poluição no meio ambiente. Pode ser obtida através das rochas secas quentes, rochas úmidas quentes e vapor quente.

Este tipo de energia deve ser aproveitado através de medidas cuidadosas com relação ao meio ambiente, pois pode provocar instabilidade geológica caso seja feita de forma inadequada. Outra providência é o tratamento de água proveniente das camadas subterrâneas, pois pode conter grande quantidade de minérios que prejudicam a saúde.

Gerenciamento de energia

 

O objetivo final é obter a menor tarifa a ser paga por KWH consumido, de forma que, embora haja a manutenção do consumo e da demanda, o valor pago seja reduzido.

 

Controle de demanda

 

Muitas vezes o consumidor acredita que o controle de demanda possa apresentar resultados viáveis de economia, porém é necessário avaliar a existência de impacto na produção e então definir a viabilidade entre o controle ou apenas a monitoração dos valores.

 

A energia geotérmica é um tipo de energia que funciona graças à capacidade natural da Terra e/ou da sua água subterrânea em reter calor, e consiste em transferir esse calor, num sistema composto de canos subterrâneos e de uma "bomba de sucção de calor", para aquecer ou arrefecer um edifício.

 

 

 

central geotérmica

 

Uma bomba de sucção de calor é a componente do sistema que necessita de energia eléctrica para poder funcionar. O seu papel consiste em extrair energia térmica da Terra para um edifício durante o inverno e o contrário acontece durante o verão onde transfere o calor do edifico até uma zona mais fria da Terra, assim mantendo-o fresco.

 

Para isto ser realizável, a energia térmica tem de viajar através de um meio líquido (água subterrânea) contendo uma solução que previne a gelificação da água nos locais onde ela atinge temperaturas baixas.

  Energia geotérmica: renováveis ou não?

 

Calor recurso energético ou geotérmica recursos abaixo da crosta terrestre pode ser utilizada para a produção de energia eléctrica e de água para fins aquecimento. Com base no registro, os Estados Unidos é o maior produtor mundial de energia geotérmica, e seguido pelas Filipinas.

 

Calor recurso energético abaixo da superfície terrestre pode ser tão próxima quanto a alguns quilômetros abaixo da superfície para aquecer a água sipping-up em uma linha culpa ou rochas permeáveis a várias centenas de graus Celsius, o suficiente para transformar uma turbina a vapor e gera eletricidade .

 

Mas este é um recurso geotérmico fonte de energia renovável ou não?

 

Ao contrário do vento e dos recursos hídricos que se pode utilizar para a geração de energia, uma vez que ciclos de um número infinito de vezes, aprisionado energia térmica no interior da Terra pode arrefecer e morreu-up. Mas a taxa que este calor é liberada é muito lenta (uma média de cerca de 60 milliwatt por metro quadrado) que levaria milhões de anos para resfriar o núcleo da Terra. Para as pessoas da terra do ponto de vista, esta fonte de calor é quase infinita.

 

No entanto, as fontes de energia geotérmica que poderia ser aproveitado e utilizado para a geração de energia térmica reservatórios são apenas aqueles que estão a poucos quilômetros abaixo da superfície terrestre. Estes reservatórios são relativamente pequenos em comparação a principal fonte de calor Terras de centenas de quilômetros subterrâneos. Assim, estes reservatórios de calor podem diminuir a sua temperatura e pressão devido ao seu enorme libertação de calor através de vapor.

 

Segundo a geocientistas, "Quando taxas de extração de calor excede a taxa de recarga, esgotamento reservatório irá ocorrer, mas a parada programada, vai sofrer assintótica recuperação no sentido original pressões e temperaturas

 

 

 

Conceito de Energia

 

A energia é uma medida da capacidade de interacção de um Sistema.

 

A Unidade SI da energia é o Joule.

 

Outras Unidades de Energia são: kWh, cal, erg, foot-pound force, Btu, eV...

 

Dito isto, ficou claro o que é a energia!… Não.

 

Naturalmente. Devido à sua natureza abstracta, a energia é um conceito mais difícil de compreender que, por exemplo, o número de letras neste parágrafo, ou a massa que estamos acostumados a pesar nas balanças.

 

A energia aparece de diferentes formas e é de diferentes tipos: calor, luz, mecânica, eléctrica, química, nuclear…Usamos energia para fazer a maior parte das actividades do dia-a-dia, desde o levantar da cama até ao enviar satélites para o espaço. E mesmo quando não estamos a fazer nada, a energia está sempre presente.

 

Mas a energia não passa disto mesmo, um valor numérico (escalar) que se sabe calcular e, tem uma propriedade extraordinária: num sistema isolado (sistema sem troca de energia), o seu total não se altera. É esta propriedade que dá importância à sua existência, e para se compreender realmente o que é a energia, tem de se perceber o fenómeno da sua conservação. Assim, a energia pode ser transferida ou convertida de uma forma para outra, mas nunca é criada ou destruída.

Vantagens e desvantagens da energia geotermica

Vantagens

As principais vantagens da energia geotérmica são o facto de não ser poluente e das centrais não necessitarem de muito espaço, de forma que o impacto ambiental é bastante reduzido. Ainda que apresente também alguns desvantagens, como por exemplo, o facto de não existirem muitos locais onde seja viável a instalação de uma central geotérmica, dado que é necessário um determinado tipo de solo, bem como a disponibilidade de temperatura elevada no local até onde seja possível perfurar; ao perfurar as camadas mais profundas, é possível que sejam libertados gases e minerais perigosos, o que pode pôr em causa a segurança das pessoas que vivem e trabalham perto desse local

Desvantagens

Vapor seco

Em casos raríssimos pode ser encontrado o que os cientistas chamam de fonte de "vapor seco", em que a pressão é alta o suficiente para movimentar as turbinas da usina com excepcional força, sendo assim uma fonte eficiente na geração de eletricidade. São encontradas fontes de vapor seco em Larderello, na Itália e em Cerro Prieto, no México.

Como Economizar Energia em Casa

Uma das principais maneiras de se economizar dinheiro é através da energia, já que a maioria das pessoas gastam mais de 40% do que realmente poderiam gastar.

Quando se trata de gastos de energia existem no Brasil 3 grandes vilões a geladeira, chuveiro e Ar-Condicionado. Em média o chuveiro da familia brasileira gasta 90KW/h por mês, isso é responsavel por 25-35% do consumo de energia de uma casa. Entretando o Ar-condiciona gasta ainda mas que o chuveiro, por exemplo quem usa o ar-condicionado por 8 horas ao dia, gasta entre 150-180KW/h. Convertendo em reais o chuveiro eletrico custa por mês em torno de 40 reais enquanto o Ar-Condicinado gasta algo em torno de 78 reais.

GELADEIRA E FREEZER

Sempre que possível, retire de uma só vez todos os alimentos que vai usar

Mantenha a borracha de vedação em bom estado para não escapar o ar frio*

Não coloque em seu interior alimentos ainda quentes

Não use a parte traseira dos aparelhos para secar roupas

Mantenha limpas as serpentinas da parte traseira dos aparelhos

Instale seu aparelho em local ventilado, fora do alcance de raios solares e longe do fogão

Deixe um espaço mínimo de 15 cm dos lados, acima e no fundo do aparelho em caso de instalação entre armários e paredes

Não forre as prateleiras com vidros ou plásticos, pois isso dificulta a circulação do ar

Não desligue o aparelho à noite para ligá-lo na manhã seguinte

Faça o degelo quando a camada de gelo atingir a espessura de aproximadamente 1 cm

No inverno, regule o termostato para uma posição de frio não muito intenso

Durante ausências prolongadas, esvazie o aparelho e o desligue da tomada

* Dica: para saber se a borracha de vedação está boa, ponha uma folha de papel encostada no batente da geladeira/freezer e feche a porta. Em seguida, puxe a folha. Se ela deslizar facilmente, é sinal de que a borracha não está garantindo vedação. Faça esse teste em volta de toda a porta.

TELEVISÃO

Não deixe a TV ligada quando você não estiver assistindo

Evite dormir com a TV ligada

Utilize TVs mais modernas, pois consomem menos energia

Dê preferência para aparelhos com timer (função de desligamento automático)

AR CONDICIONADO E VENTILADOR

Dimensione adequadamente o aparelho para o tamanho do ambiente

Feche portas e janelas ao ligar o aparelho para evitar troca de calor. Cortinas e persianas também devem ser fechadas para evitar o calor do sol

Limpe os filtros periodicamente, pois a sujeira dificulta a passagem do ar e força o aparelho

Instale uma proteção caso você tenha que instalar o aparelho exposto a raios solares

Desligue o aparelho sempre que ficar muito tempo fora do ambiente refrigerado

Só ligue o ventilador quando estiver no ambiente

Regule o termostato para evitar o frio excessivo

CHUVEIRO ELÉTRICO

Evite banhos demorados

Desligue o chuveiro quando estiver se ensaboando

Procure manter a chave do chuveiro na posição verão. Na posição inverno, o consumo de energia é 30% maior

Conserve limpos os orifícios de passagem da água

Evite usar o chuveiro nos horários de pico de consumo de energia - entre as 17 e as 22h

Não reaproveite uma resistência queimada. Além de ser perigosa, essa prática eleva o consumo

FERRO ELÉTRICO

Evite ligar o ferro simultaneamente com outros aparelhos elétricos. Esse eletrodoméstico sobrecarrega a rede de energia

Espere acumular uma razoável quantidade de roupas e passe-as de uma só vez

Não deixe o ferro elétrico ligado sem necessidade

Siga as instruções de temperatura para cada tipo de tecido e passe primeiro as roupas que necessitem de temperaturas mais baixas

MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS/LOUÇAS E SECADORAS

Use a máquina só depois de ter juntado a quantidade de roupa/louça da capacidade máxima da máquina

Limpe com frequência o filtro das lavadoras de roupas e louças

Utilize a quantidade correta de sabão ou detergente para não ter que enxaguar novamente

ILUMINAÇÃO

Use lâmpadas adequadas a cada tipo de ambiente

Evite acender lâmpadas durante o dia, prefira a iluminação natural. Abra bem as janelas, persianas e cortinas e deixe a luz do dia iluminar a sua casa

Apague as luzes quando os cômodos estiverem vazios

Pinte as paredes internas e o teto com cores claras, pois estas refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de luz artificial

Dê preferência às lâmpadas fluorescentes compactas ou circulares para a cozinha, área de serviço, garagem ou qualquer outro lugar que fique com as luzes acesas mais de quatro horas por dia. Além de consumir menos energia, duram até 10 vezes mais

Use iluminação direta para leitura, trabalhos manuais, etc...

AQUECEDOR CENTRAL

Dê preferência aos aquecedores equipados com controle de temperatura

Instale o aquecedor perto dos pontos de consumo e isole adequadamente as canalizações de água quente

Nunca ligue o aquecedor vazio à rede elétrica

OUTRAS DICAS IMPORTANTES

Não deixe que existam em sua casa fios mal emendados, desencapados ou mal isolados

Use fios de diâmetro correto para cada finalidade e não emende fios de espessuras diferentes

Evite usar aparelhos elétricos no horário de pico de consumo - entre as 17h e 22h

Desligue a chave geral da casa quando sair em viagem longa

Dê preferência a eletrodomésticos com selo do Procel de Economia de Energia. Esses aparelhos foram aprovados por centros de pesquisas do governo no quesito economia de energia