Disciplina: Física

Série/Ano: 1ª série

Vol/Bim: 3

CADERNO DO ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos pelo PCOP

Interfaces interdisciplinares / Temas transversais

Tema:

Universo: Elementos que o compôem

(cinco SAs)

 Vídeo 1 :

Os mochileiros das Galáxias” - Douglas Adans.

Vídeo 2: O Guia do Mochileiro das Galáxias Episódio um

1

Um passeio pela galáxia

Objetivo: Estimular, por meio da ficção, a leitura de temas científicos; propiciar debates sobre as relações entre as condições cósmicas e o surgimento da vida e da inteligência; possibilitar a organização e a sistematização das informações e conceitos físicos sobre os elementos que compõem o Universo, além de fornecer e enriquecer termos específicos da astronomia e terminologia própria do discurso científico.

Conteúdos e temas: Os diferentes elementos que compõem o Universo e sua organização; termos, conceitos e ideias associados à descrição dos corpos celestes e sua organização; debates atuais sobre as relações entre as condições cósmicas e o surgimento da vida inteligência.

Atividade: Leituras, discussões em sala, narrações e debates; levantamento de representações sobre o Universo.

Recursos: o Livro “O guia do mochileiro das galáxias, de Douglas Adams, e o filme homônimo – acervo da sala de leitura da escola.

  • Atividade: Um passeio pela Galáxia.
  • Leitura e discussão do livro “O guia do mochileiro das Galáxias – que será desenvolvido até o final do bimestre. Nesta atividade o aluno terá oportunidade de conhecer o autor deste livro. Apresentar a obra aos alunos ou apresentar o vídeo – Douglas Adans – programa de rádio.
  • Lição de Casa: Levantamento das ideias dos alunos quanto ao conhecimento associadas ao espaço.
  • “Aprendendo a Aprender” – Após a contextualização do autor e da obra, que serão o foco para o desenvolvimento da Sa, pode-se organizar a classe para assistir ao filme. Sugestão de filmes sobre ficção científica é proposto para enriquecer o seu vocabulário e ajudá-lo a compreender melhor as suas leituras do gênero. Um seriado antigo, mas bastante divertido, é série “Jornada nas Estrelas” e "Guerra nas Estrelas”
  • “Para saber mais” Lista de livros relacionados a assuntos da Astronomia e da Física, como:

Clarke, Arthur. Encontro com Rama; Asimov, Isaac. O robô de Jupiter; Asimov, Isaac. Civilizações extraterrenas; Calife, Jorge Luiz. Como os astronautas vão ao banheiro?

2

O que tem lá em cima

Objetivo: Esta situação tem como objetivo estimular os alunos a expressar as imagens e os modelos que trazem de sua cultura primeira e que dizem respeito aos elementos que compõem o Universo. Estimular a reflexão e o debate dos alunos – Panorama Geral sobre o “Universo”

Construção de um mapa conceitual

Conteúdos e temas: Os diferentes elementos que compõem o Universo e sua organização a partir de características comuns em relação à massa, distância, tamanho, velocidade, trajetória, formação e agrupamento.

Atividade: Os alunos explicitam conceitos sobre os elementos do espaço, problematizam e debatem; sistematização coletiva por meio de imagens e elaboração em grupo de histórias.

  • Pesquisa em casa, jornais revistas, internet, propagandas (impressas, televisivas ou radiofônicas), filmes, seriados ou desenhos animados sobre Astronomia. Após a leitura do material apresentado, é solicitado aos alunos a elaboração de uma lista.

Professor oriente a discussão com objetivo de discernir aquilo que a ciência considera praticamente certo (como a existência de planetas orbitando outras estrelas) daquilo que não possui qualquer evidência (como seres inteligentes em outros planetas) ou do que se considera improvável (espaçonaves extraterrestres visitando a Terra), sempre lembrando que embora o conhecimento científico seja provisório e possam mudar radicalmente, muitas coisas são conhecidas com razoável grau de certeza.  

  • “Você aprendeu?” questões para responder em classe, como a diferença entre um planeta e um satélite natural.
  • “Lição de Casa” Os alunos deverão escreve uma história de viagem espacial em uma ou duas páginas.
  • “Pesquisa individual” os alunos deverão pesquisar em casa, sala de leitura da escola ou na internet sobre a Terra, nosso planeta, e a Lua, nosso satélite.  
  • “Para saber mais” sugestão de um livro - O Universo da série Atlas Visuais (editora Ática).

Nesse livro há diversos textos curtos sobre os principais corpos estruturas encontrados no espaço, com descrições e imagens impressionantes dos planetas, do Sol, dos satélites e das galáxias, além de artefatos da exploração espacial como espaçonaves e trajes espaciais. Leitura para aprofundamento do tema estudado.

 

3

A terra é uma bolinha

Objetivo: Situar mais concretamente o aluno nas dimensões do Sistema Solar, tornar o mais concreto possível a visualização das relações entre as dimensões e distâncias dos corpos celestes no Sistema Solar.

Conteúdos e temas: As relações entre as dimensões e distâncias na Terra e no sistema Terra- Lua; a esfericidade da Terra; Terá redonda: fato ou teoria?

Atividade: Exposição; debate em aula; realização de medidas de diâmetro: simulação do sistema Terra- Lua. Uso da regra de três.

  • Levantamento prévio sobre a esfericidade da Terra. Questões sobre a Terra.
  • Experimentação 1 : “O formato da Terra”
  • Material: bolinha de isopor, lápis, borracha, folha milimetrada e uma calculadora
  • Com a pesquisa já realizada pelos alunos, será possível imaginar melhor o formato da Terra. Os alunos deverão escolher uma das bolas pedidas na lição de casa para representar a Terra.
  • Experimentação 2: “Terra- Lua”

Material: bolas de isopor de tamanho menor; lápis, borracha, régua, calculadora e compasso.

Objetivo: Estabelecer relação de distância e tamanhos entre a Terra e a Lua. No final desta atividade os alunos deverão elaborar um relatório concluindo com as discussões realizadas de cada item.

  • “Você aprendeu ?” Questões para responder sobre a Terra.
  • “Pesquisa individual” – Sistema Solar – preenchimento de uma tabela com informações das dimensões dos planetas: diâmetro médio (km), distância média do Sol (milhões de km) e Período orbital (dias ou anos).
  • “Aprendendo a aprender” trabalho interdisciplinar com o professor de geografia
  • “Para Saber mais” sugestão de um livro: Antologia de Isaac Asinov.

Matemática : proporcionalidade

Medidas.

Geografia

4

O Sistema Solar

Objetivo: Conduzir os alunos à formação de uma imagem mais aprofundada do nosso Sistema Solar, incluindo o conhecimento das dimensões relacionadas ao tamanho dos planetas e suas órbitas.

Conteúdos e temas: As relações entre as dimensões, distâncias e densidades dos corpos celestes no Sistema Solar.

Atividade: Exposição; debate em aula; realização de cálculos; construção de maquetes; atividades de encenação. Utilização de diversas bolas de tamanhos diferentes; de qualquer tipo e material ( isopor, futebol, vôlei, tênis, bola de gude, pingue-pongues, basquete) e uma calculadora.

Professor é interessante utilizar uma aula para trabalhar a descrição atualizada do Sistema Solar com os alunos. Alguns pontos devem se explorados: as principais características dos planetas e seus satélites.

  • “Questões” para aprofundamento do tema: os alunos deverão responder as questões propostas analisando a tabela da página 20 ( planetas, dimensões, etc.) – caderno do aluno. Nesta atividade levará o aluno a compreender as relações das propriedades físicas e mecânica.
  • Experimentação 1 :  “ Os planetas”

Esta atividade levará o aluno a entender sobre proporções do Sistema solar.

Material: Bolas de tamanhos diferentes e uma régua.

“Aprendendo a aprender” “sugestão de filmes - “Impacto profundo”, “Armagedom” “Planeta vermelho” e Missão Marte.

  • “Para Saber mais”- leitura recomendável e acessível sobre o que estudamos aqui é o texto “ O que aconteceu com Plutão?” , de Sergio Scarano Jr.,
  • “Você aprendeu?” questões para aprofundamento do tema - planetas telúricos e jovianos .
  • “Lição de Casa” retomando aos conceitos aprendidos.
  • “Pesquisa em grupo” – sobre as constelações: esta atividade levará o aluno a entender o conceito de constelação como uma técnica de localização de corpos na esfera celeste e não como um vínculo físico entre diferentes estrelas.

Filmes:

Impacto profundo 

Armagedom

Planeta Marte

Site: “Telescópios na Escola “

http://www.telescopiosnaescola.pro.br/

Astronomia e Astrofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul:

http://astro.if.ufrgs.br/

As constelações:

http://astro.if.ufrgs.br/const.htm

5

Um pulinho a Alfa do Centauro

Objetivo: Levar o aluno a perceber as dimensões envolvidas quando se fala em distâncias interestelares.

Conteúdos e temas: as distâncias estelares; o conceito de ano-luz; constelações.

Atividade: exposição; debate em aula; realização de cálculos; elaboração de maquete; pesquisas.

  • Atividade:  Calculo de distância

Os alunos deverão resolver algumas questões sobre o tema: distância.

  • Experimentação: “As constelações”

Montando as constelações: atividade em grupo utilizando os resultados da pesquisa sobre o tema Constelação.

Materiais: Imagens de uma constelação pesquisada ( Cruzeiro do Sul, Gêmeos, Leão, Órion, Centauro ou Escorpião), pedaços de papelão colorido, base rígida de papelão ou plástico, redonda ou retangular,  linha de costura ou náilon, tesoura, régua e fita adesiva – página 29 caderno do aluno.

  • “Você aprendeu ?” questões sobre constelações.
  • “Lição de casa” – retomando aos conceitos aprendidos.
  • “Para saber mais” sugestão do livro - “Manual do astrônomo” de Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, publicação da Editora Jorge Zahar.

HTTP://www.astro.iag.usp.br

Tema:

Universo: interação Gravitacional

 (uma SA)

6

As aventuras de Selene

Objetivo: é abordar as noções de campo gravitacional, massa e peso.

Conteúdos e temas: a noção de gravidade como resultado de um campo gravitacional; relação entre campo gravitacional e força; massa e peso; condições da superfície lunar; possibilidade de exploração da Lua; modelos de Universo na mitologia Greco-romana.

Atividade: Leituras; discussões em sala; narrações; debates.

Recursos: texto As aventuras de Selene; calculadoras científicas (uma por grupo de alunos) ou, alternativamente, o uso do computador na sala de informática.

  • Atividade: Leitura em grupo do texto “As aventuras de Selene” de Luís Paulo Piassi / São Paulo faz escola.
  • “Lição de Casa” – Pensando e produzindo uma história. Os alunos deverão elaborar a continuação da história “As aventuras de Selene”.
  • “Aprendendo a aprender” – Nasa.
  • “Para saber mais” sugestão do livro  - O universo: teorias sobre sua origem e evolução, Roberto de Andrade Martins, editado pela Moderna.
  • “Você aprendeu?” cálculo: envolvendo as variáveis altura, tempo e intensidade de campo gravitacional.
  • “Pesquisa individual” os significados dos nomes Demétrio, Selene e Diana.
  • “Lição de casa” elaboração de um texto.

Propostas de Questões para aplicação em avaliação

Caderno do professor páginas 54

Propostas de situações de recuperação

Página 55

                                                                                                                               Elaborado em 22/07/2011 - Professor Coordenador da Oficina Pedagógica responsável: IARA APARECIDA ARAKAKI

                                                   

“CEDIDO PELO AUTOR PARA USO EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICO SOB RESPONSABILIDADE DOS GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS JURISDICIONADAS À DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE - PROIBIDA A REPRODUÇÃO FORA DA JURISDIÇÃO OU PARA FINS COMERCIAIS E/OU ACADÊMICOS”