Disciplina:Educação Física

Série/Ano: 2ª série

Vol/Bim: 3/3º Bim

CADERNO DO ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

Recursos audiovisuais e/ou de TIs  sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos pelo PCOP

Interfaces interdisciplinares / Temas transversais

Tema: Esporte: tchoukball

1-O tchoukball se parece com alguma coisa?

Os alunos deverão entender a dinâmica do touchkball procurando trabalhar algumas especificidades da modalidade, com a presença de passes aéreos, limite de troca de passes e ausência de contato com o adversário. Os alunos deverão relembrar suas experiências anteriores com outras modalidades esportivas para que possam transferir esse conhecimento adquirido anteriormente para o tchoukball. Iniciar a atividade em um espaço reduzido e, gradativamente, aumentar o tamanho da área de jogo para que pos alunos possam perceber alguns fatores que interferem na estrutura e  na dinâmica desse esporte. Os alunos deverão citar as dificuldades encontradas para a realização do jogo e estabelecer algumas regras para uma nova vivência deste mesmo jogo, que deverão ser respeitadas por todos.

Site: http://www.tchoukball.com.br

Site:

http://www.atlasesportebrasil.org.br

Site:

http://www.tekokatu.com.br/historia.php

Site:

http://www.tekokatu.com.br/regras.php

Tema: Esporte: tchoukball

2- Para jogar tem de passar e se deslocar

Nesta situação de aprendizagem os alunos deverão conhecer e identificar os principais aspectos do tchoukball.Inicialmente, os alunos deverão realizar atividades de condução de bola com as mãos.Em seguida, esta atividade deverá ser realizada em duplas ou tris, lembrando que os alunos não podem quicar a bola no chão, como acontece no hanbebol e no basquetebol e que poderão movimentar-se com, no máximo, 3 passadas. A seguir, os alunos deverão praticar o arremesso em direção ao quadro de remissão para atingir o alvo. Reproduzir  ações coletivas de ataque e de defesa. Realizar jogos reduzidos em meia quadra partindo das composições 3x3, 4x3, 3x4, 4x4,etc.O professor, neste momento, deverá mostrar aos alunos variações táticas de posicionamento de ataque e defesa. Finalizar a atividade com o jogo proprimente dito.

Site:

http://www.tekokatu.com.br/regras.php

Tema: Corpo, saúde e beleza: fatores de risco à saúde e doenças hipocinéticas

3- Avaliando riscos

Os alunos deverão realizar uma auto-avaliação de seus hábitos de vida quanto aos fatores de risco que predispõem a doenças hipocinéticas. O professor deverá explicar aos alunos o que são doenças cardiovasculares e hipocinéticas para, então, orientar os alunos a aplicar um questionário junto aos seus familiares indagando sobre problemas de saúde como diabetes, obesidade, colesterol, pressão alta, acidente vascular cerebral, cardiopatias, problemas circulatórios, etc.Em seguida, solicitar aos alunos após orientação do professor que preencham o “Questionário de atividades físicas habituais”, que se encontra na página 28, do caderno do professor. Previamente,os alunos deverão registrar sue peso corporal e sua altura para que eles possam calcular seu índice de massa corpórea (peso dividido pela altura ao quadrado).Em seguida, os alunos deverão medir a circunferência da cintura.Então, os alunos deverão elaborar uma ficha pessoal, na qual assinalarão os fatores de risco identificados nas etapas anteriores.O professor deverão, então, propor uma discussão sobre estratégias para mudanças nos hábitos de vida que poderiam ser adotadas para minimizar os fatores de risco, destacando a importância da prática de atividade física e exercícios regulares e adequados a cada um.

Tema: Mídias: a transformação do esporte em espetáculo televisivo

4- Qual é a diferença?

Os alunos deverão identificar e refletir sobre as diferenças entre as experiências de assistir a um evento esportivo presencialmente e pela televisão. O professor deverá gravar, previamente, uma partida de alguma modalidade esportiva, da preferência dos alunos e escolher um trecho de 15 minutos para exibição em sala de aula. O professor deverá passar as informações sobre a partida: equipes, data, campeonato, etc. Em seguida, os alunos assistirão a este trecho duas vezes, sendo que, na primeira, assistirão sem som, somente com imagem e na segunda vez, com som. Depois, o professor deverá pedir que os alunos comparem o modo como perceberam e avaliaram a partida nas duas situações: com som e sem som. Os alunos deverão formar grupos e entrevistar uma ou duas pessoas que costumam frequentar estádios de futebol e perguntar sobre as sensações e emoções de torcer pelo seu clube favorito, as manifestações e reações da torcida durante o jogo, reclamações aos “bandeirinhas”, etc. Ao final, cada grupo apresentará as informações obtidas e o professor, então, deverá questionar quais aspectos da experiência de assistir a eventos esportivos de modo presencial são perdidos na transmissão televisiva.

Aparelho de DVD

Tema: Mídias: a transformação do esporte em espetáculo são perdidos na transmissão televisiva. televisivo

5- Do que se fala?

Os alunos deverão identificar os sentidos predominantes do discurso do jornalismo esportivo, constratando-os com as próprias experiências do Se-Movimentar dos alunos no esporte. O professor deverá selecionar algumas matérias jornalísticas sobre um esporte proveniente de jornais, revistas e sites. Solicitar aos alunos que, divididos em grupos, identifiquem as categorias da “falação esportiva” com base nos textos apresentados na página 36 do caderno do professor. A seguir, os alunos deverão elaborar um quadro, no qual os alunos quantificarão a presença de cada categoria nas matérias examinadas e transcreverão frases características de cada um, conforme tabela da página 37, no caderno do professor.

EM DESENVOLVIMENTO POR ALESSANDRA HOURNEAUX DE MENDONÇA DA COSTA RODRIGUES

atualizado dia 19/08//2011

CEDIDO PELO AUTOR PARA USO EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICO SOB RESPONSABILIDADE DOS GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS JURISDICIONADAS À DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE - PROIBIDA A REPRODUÇÃO FORA DA JURISDIÇÃO OU PARA FINS COMERCIAIS E/OU ACADÊMICOS