Published using Google Docs
PROCESSOS E AMBIENTES COMUNICACIONAIS NA ESCOLA
Updated automatically every 5 minutes

 

PROCESSOS E AMBIENTES COMUNICACIONAIS NA ESCOLA

 Maria Elisabete Martins

 

 

Acreditamos que a comunicação é algo de suma importância que acontece na escola, pois ali circula informações o tempo todo, no entanto  é preciso articular essas informações para que ao serem repassadas ou comunicadas chegue de forma coerente, no tempo correto e com qualidade, para tanto a escola deve ousar nas formas de comunicar, fazendo uso de diferentes tecnologias e mídias.

Neste contexto a escola deve articular tudo o que já possui de recursos para desenvolver a comunicação entre toda a comunidade escolar, desta forma usando desde os murais, que ora julgamos ultrapassados, mas que de fato ainda são muito usados no ambiente escolar por sua praticidade, simplicidade e baixo custo, até a internet que hoje é uma mídia de ponta que oferece um vasto repertório de meios para se desenvolver a  comunicação.

Necessitamos lembrar ainda que o mais importante é fazer com que a informação chegue de forma a contribuir para a reconstrução do conhecimento, somando na  aprendizagem, de forma que ao receber a informação nossos alunos sejam capazes de processá-las e transformá-las em conhecimento, pois de nada adianta uma riqueza de tecnologias e mídias  de ultima geração se não forem usadas de maneira correta, com foco nos processos de inserção e inclusão social.

A escola tem por obrigação primar pela comunicação entre todos os envolvidos neste cenário, professores, direção, alunos, servidores, pais, APM, enfim toda comunidade. Pensando desta forma o Projeto Político Pedagógico/PPP é o canal que contribui no sentido de comunicar a todos os envolvidos acerca dos problemas e possíveis soluções que ocorrem no ambiente escolar, pois o PPP oportuniza o pensamento e a atuação coletiva no processo de transformação das informações em conhecimento.

Hoje as escolas já possuem recursos para desenvolver uma boa prática nos ambientes e espaços comunicacionais. A própria rede oferece suporte para que haja um maior entendimento acerca da importância do PPP no espaço escolar, ocorrendo de forma a divulgar os acontecimentos, levando a participação coletiva, pois a gestão não pode mais atuar sozinha de forma a decidir tudo,  é preciso participar à comunidade os fatos ocorridos  na escola,  bem como as tomadas de decisões, interagindo, ouvindo, discutindo, partilhando esses momentos.

Não atuo como coordenadora pedagógica, mas posso falar sobre minha experiência como professora da REME. O espaço comunicacional se dá de forma hibrida, pois a comunicação ocorre a partir dos bilhetes que são colados nos cadernos dos alunos, dos murais, trabalho desenvolvido por professores e alunos, pesquisas e trocas de e-mails na internet e participação nas redes sociais como Orkut e Facebook, não descartamos o uso do vídeo, do som, da TV e apresentações contando com o uso do microfone. Podemos enfatizar que o PPP já conta com um maior número de participantes, embora ainda está a quem de acontecer da forma correta como se é estudado na teoria. Mas como já foi citado acima já caminhamos bastante no entendimento da sua importância no processo escolar.

É preciso que nós educadores sejamos conscientes da importância de fazer uso das novas e velhas mídias e tecnologias, porém devemos usá-las com um olhar crítico utilizando-as para o desenvolvimento dos nossos alunos, primando pela importância da transformação das informações em conhecimento, para tanto é necessário fazer uso do que temos em mãos, pois não resolve esperar por um computador de ultima geração ou uma internet veloz se não fomentarmos nosso aluno a pesquisar desconstruir e reconstruir a informação com um toque de crítica.

 

REFERÊNCIA:

OLIVEIRA José Mario Aleluia; Sala Ambiente e Espaços e Comunicação na Escola – UFS