Published using Google Docs
DERSVOP - GEO 9 ANO EF VOL 2_SA 1 a 4
Updated automatically every 5 minutes

Disciplina: Geografia

Série/Ano: 8ª série/9º ano

Vol/Bim: Vol 3/3ºBm

CADERNO DO PROFESSOR/ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

Recursos audiovisuais e/ou de TIs  sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos pelo PCNP

Interfaces interdisciplinares / Temas trasnsversais

Situação de Aprendizagem 1 – As populações e o espaço geográfico.

Competências e habilidades: construir habilidades relativas à linguagem cartográfica, como meio de visualização da relação entre realidades geográficas; selecionar e interpretar informações, representadas de diferentes formas para confrontar visões de mundo; agrupar diferentes realidades em classes, como meio de organizar e buscar alguma coerência nos dados.

 

Etapa prévia – Sondagem inicial e sensibilização

Inicialmente, entendemos ser oportuno verificar se os alunos têm alguma noção sobre a população mundial, do ponto de vista quantitativo. Para tanto, sugerimos duas atividades na seção Para começo de conversa do Caderno do Aluno: 1. Responda às perguntas a seguir. a) Quantos habitantes há no mundo hoje, aproximadamente? Você considera essa quantidade de pessoas grande ou pequena? Por quê? b) Em sua opinião, qual deveria ser a população ideal do mundo? Justifique. 2. Observe e analise a lista a seguir (Quadro 1), que traz alguns problemas comuns em grandes cidades. a) Amplie a lista com outras possibilidades de mesma natureza. b) Considerando os problemas listados, o que há em comum entre eles? c) Quais são as causas desses problemas? Há alguma causa principal? d) Em sua opinião, esses problemas também existem em cidades pequenas? Por quê? Para terminar esta etapa prévia, segue uma última questão que favorece a problematização do tema: Há muita gente no mundo? Referências para medir, para quantificar: Qual a referência para afirmar que há muita gente, ou que havia pouca gente no mundo? O combate à mortalidade, Desigualdade na distribuição populacional, População e desenvolvimento social.

 

Seção Desafio!

Sobre esse item em especial, na seção Desafio! do Caderno do Aluno, propomos três questões, conforme descritas a seguir, que permitem o exercício sobre essa reflexão entre densidade populacional e desenvolvimento social. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a população da Holanda era de 16,8 milhões de pessoas em 2013, enquanto a do Paquistão era de 182,1 milhões. (Fonte: http://www.un.org/en/development/desa/population/publications/development/pdewallchart-2013.shtml . Acesso em: 18 dez. 2013. 1. Considerando que, de acordo com o IBGE Países, o Paquistão tem 796 100 km2 e a Holanda 41 540 km2, calcule as densidades demográficas desses países. 2. Em sua opinião, de que forma essas populações se distribuem: de forma equitativa sobre o território ou concentram-se em alguma parte dele? Explique sua resposta. 3. Você acha que o fato de a Holanda ter uma densidade demográfica maior, ou seja, ter maior população proporcionalmente ao tamanho do seu território, faz com que esse país tenha mais problemas sociais que o Paquistão? Justifique. A esses exemplos de problematização podem ser acrescentados outros. Seria interessante verificar se os alunos conseguem ampliar essa lista que contraria o senso comum. O que eles mencionarem deve ser aproveitado no decorrer da Situação de Aprendizagem.

 

Etapa 1 – As medidas e as referências para uma Geografia das Populações

 

Leitura e análise de mapa

Esta etapa pode começar com a expressão cartográfica dos volumes populacionais segundo os países apresentados na Figura 3. Sugerimos que, antes de tudo, você chame atenção para o mapa.

A partir daqui sugerimos algumas questões disponíveis no Caderno do Aluno, para orientar a análise do mapa. Acrescentar outras questões e modificar as sugeridas é algo que sempre servirá para enriquecer este momento de aprendizagem. 1. A partir das informações do mapa (Figura 3):

a) É possível responder exatamente qual é a população da China e dos Estados Unidos da América? Como chegar a essas informações? b) Quais são os dois países mais populosos representados no mapa? 2. De acordo com o mapa: a) Liste os cinco países mais populosos do mundo. b) Liste cinco países que figurem entre os menos populosos no mundo.  Após a análise do mapa, sugerimos que os alunos desenvolvam o seguinte trabalho, presente no Caderno do Aluno, na seção Pesquisa em grupo. Considere as listas de países que você indicou nas questões anteriores. Complete a tabela proposta (Quadro 2), tendo como base o mapa População dos Estados e territórios, 2010 (Figura 3) e outras fontes complementares de informação. Discuta com os seus colegas os dados da tabela, sob orientação de seu professor, tendo em vista os seguintes aspectos: a desigualdade entre o tamanho da população dos diferentes países; a desigualdade entre a densidade demográfica dos diferentes países; a relação entre a densidade demográfica dos diferentes países e seu nível de desenvolvimento. Após a análise coletiva, escrevam, em uma folha avulsa, um breve relatório, retomando a discussão da seguinte questão: Há gente demais no mundo?

 

Leitura e análise de mapa

Algo muito importante, talvez o principal, será a verificação das regiões de maior povoamento realmente existentes, independentemente dos limites territoriais dos países. Isso pode ser feito apresentando aos alunos o mapa (Figura 4). A partir da leitura do mapa As 150 metrópoles mais populosas, 2010, os alunos deverão responder às seguintes questões, presentes também no Caderno do Aluno. Este exercício é válido, inclusive, para reforçar a leitura cartográfica. Observe o mapa da Figura 4 e, com o auxílio do planisfério presente no final do Caderno, responda às questões.  1. A partir da leitura do mapa, destaque as áreas de grande povoamento mundial. Para tanto, agrupe as metrópoles, indicando o nome de cada uma e os países aos quais pertencem e agrupe-as em regiões. 2. Considerando as informações sobre a população chinesa e outros mapas sobre população, indique, usando os pontos cardeais, porções do território chinês que não são muito povoadas. Sugerimos solicitar aos alunos que escrevam sobre a pertinência dessa conclusão, tendo como tema de redação, proposta na seção Lição de casa, a seguinte afirmação: A população mundial não está distribuída igualmente pelo mundo. Você poderia perguntar se há outras referências para avaliar a questão populacional.

 

Leitura e análise de esquema

Para desencadear essa discussão, sugerimos a análise do esquema sobre as relações que se estabelecem entre população, espaço e economia (Figura 6), apresentado também no Caderno do Aluno e seguido das seguintes questões:  1. De acordo com o esquema, quais relações devem ser consideradas para discutir se há gente demais no mundo? Explique. 2. Os seres humanos vivem juntos, concentram-se preferencialmente. Espalhar-se, criar distâncias entre seus membros, não é a lógica dominante de vida entre as populações humanas, pelo menos, desde o Período Neolítico. Essa afirmação caracteriza a relação população x espaço? Justifique. 3. A humanidade é capaz de produzir bens e recursos materiais suficientes para sobreviver com essa organização espacial aglomerada? Justifique.

mapas, gráficos, tabelas estatísticas; aulas dialógicas

(cf. PNUMA.

Disponível em: http://www.brasilpnuma.org.br Acesso em: 16 jan. 2014).

BEAUJEAU-GARNIER, J. Geografia da população. São Paulo: Nacional, 1980.

BRASIL. MINISTÉRIO DO TURISMO. Secretaria

Nacional de Políticas de Turismo. Turismo

de negócios & eventos: orientações básicas.

Brasília: MT, 2008.

Texto de Apoio

http://www.brasilescola.com/geografia/a-distribuicao-populacao-no-espaco-geografico-europeu.htm

Arquivo de Vídeos

http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/video/arquivoVideos.php?menu=193#barra_tit

 

Mapas Interativos

http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/links/links.php?categoria=25

 

Recursos Didáticos

http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=330

 

Banco Internacional de Objetos Educacionais

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/

Programa EJA - Mundo do Trabalho uma série de materiais didáticos

http://www.ejamundodotrabalho.sp.gov.br/Conteudo.aspx

 

Telecurso Ensino Fundamental

http://www.telecurso.org.br/geografia-ens-f/

 

Telecurso Ensino Médio

http://www.telecurso.org.br/geografia/

 

Currículo mais

http://curriculomais.educacao.sp.gov.br/pesquisa-avancada/?ciclo=5281&disciplina=26&tema_curricular=5355

 

Ciências Humanas - Material didático

http://cejarj.cecierj.edu.br/mat_cienc_hum.html

 

 

 

 

 

 

Matemática

Ciências

Língua Portuguesa

História

Situação de Aprendizagem 2 – As referências geográficas e econômicas da demografia

Competências e habilidades: construir e aplicar habilidades relativas ao domínio da linguagem visual; relacionar e interpretar dados e informações representados em tabelas; identificar e distinguir realidades na escala mundial e as mudanças de percepção com as mudanças de escala; construir e aplicar  conceitos relacionados à evolução da população humana na escala mundial; relacionar dimensões do social, como volumes populacionais, com o espaço geográfico, com o domínio das técnicas e com o processo econômico.

 

Etapa 1 – As relações complexas da população com o espaço geográfico

Esta etapa pode começar com um exercício de observação do gráfico da Figura 7.

 

Leitura e análise de gráfico e texto

Para orientar a leitura, assim como fomentar a análise crítica dos dados apresentados no gráfico, no Caderno do Aluno são propostas quatro questões, descritas adiante. 1. O que representam os números do eixo vertical? E os do eixo horizontal? 2. Identifique a população humana nos seguintes estágios do gráfico, que percorre um período de 2 407 anos da humanidade. a) Qual era a população humana em 400 a.C.? b) E no início do século XVI? c) E no ano de 2007? d) Quanto tempo se passou entre o início do século XVI e o ano de 2007? Quanto a população cresceu nesse período? 3. A partir de qual século a velocidade de crescimento populacional se acelerou? 4. Leia o texto disponível. Com base nesse texto e no gráfico População mundial, 400 a.C. – 2007 (Figura 7), responda: O ritmo de crescimento populacional ainda é acelerado em todo o mundo? Justifique.  Sugerimos duas dessas relações, entre muitas possibilidades de discussão. Elas são, inclusive, objeto de pesquisa coletiva proposta no Caderno do Aluno, na seção Pesquisa em grupo, que solicita aos alunos que pesquisem no material didático disponível sobre as relações descritas no material. Na sequencia são apresentados dois casos específicos de relação população x espaço, como exemplo, para concluir a discussão, que se constituem na segunda parte da atividade Pesquisa em grupo. Nos dois casos, qual é a região mais povoada e a menos povoada? Qual delas enfrenta maiores dificuldades para alimentar sua população? Pode-se afirmar que há gente demais na Ásia tropical?

 

Etapa 2 – As relações complexas da população com a economia

Eis uma questão elementar que você pode apresentar à classe: Se o tamanho de uma população, num dado território, for maior que a capacidade que essa população tem de produzir alimentos, o que vai acontecer com ela?  No Caderno do Aluno, há uma proposta de atividade na seção Lição de casa que permite consolidar os temas tratados até aqui. Em seu caderno, os alunos deverão elaborar um texto a respeito da relação crescimento populacional x produção de alimentos.

Mapas contemporâneos; gráficos; textos; tabelas estatísticas; aulas dialógicas.

Fundo de População – ONU. Disponível em:

<http://www.unfpa.org/webdav/site/global/

shared/documents/publications/2007/

swp2007_spa.pdf> (em espanhol). Acesso em:

13 maio 2014.

IBGE Cidades. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/home.php?lang=>. Acesso em: 16 jan. 2013.

IBGE Web Cart. Disponível em: <http://

www.ibge.gov.br/webcart/default.php>

PNUMA

http://www.brasilpnuma.org.br/

Texto de Apoio

http://www.infoescola.com/geografia/crescimento-populacional/

Texto de apoio

http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?id=1082539&tit=Crescimento-desafia-o-planeta

Arquivo de Vídeos

http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/video/arquivoVideos.php?menu=193#barra_tit

 

Mapas Interativos

http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/links/links.php?categoria=25

 

Recursos Didáticos

http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=330

 

Banco Internacional de Objetos Educacionais

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/

Programa EJA - Mundo do Trabalho uma série de materiais didáticos

http://www.ejamundodotrabalho.sp.gov.br/Conteudo.aspx

 

Telecurso Ensino Fundamental

http://www.telecurso.org.br/geografia-ens-f/

 

Telecurso Ensino Médio

http://www.telecurso.org.br/geografia/

 

Currículo mais

http://curriculomais.educacao.sp.gov.br/pesquisa-avancada/?ciclo=5281&disciplina=26&tema_curricular=5355

 

Ciências Humanas - Material didático

http://cejarj.cecierj.edu.br/mat_cienc_hum.html

Situação de Aprendizagem 3 – Populações e cultura: perfil interno, desigualdades, migrações internacionais

Competências e habilidades: construir e aplicar habilidades relativas ao domínio da linguagem cartográfica (leitura e confecção), como meio de visualização sintética da relação entre realidades geográficas distintas; comparar realidades nacionais diversas que se expressam na escala mundial como meio de visualizar as desigualdades no que diz respeito ao perfil populacional de cada uma; associar padrões populacionais (estrutura etária, em especial) distintos com as condições de desenvolvimento econômico e social.

 

Etapa prévia – Sondagem inicial e sensibilização

Aproveitando a oportunidade desse comentário, sugerimos a você que lance mais duas afirmativas que têm origem no senso comum: 1. O Brasil é um país jovem, e por isso tem muitos problemas; 2. O Brasil é um país jovem, e por isso é um país do futuro. Os alunos já ouviram isso? E o que pensam a respeito? No Caderno do Aluno, essas questões estão encaminhadas na seção Para começo de conversa. Depois de ouvir os alunos, peça que sistematizem a sua resposta nos espaços reservados no Caderno do Aluno.

 

Etapa 1 – As desigualdades entre as populações do mundo

Propomos que se comece a discussão a partir de duas questões-chave: 1. Será que o perfil interno das populações dos países mais ricos se assemelha ao perfil das populações dos países mais pobres? 2. Será que países desenvolvidos teriam uma estrutura populacional própria (padrão) e os menos desenvolvidos também teriam seu próprio padrão?

 

Leitura e análise de mapa e quadro

Para começar a construir a resposta, sugerimos a leitura dos mapas da Figura 9 e também dos Quadros 3 e 4. A seguir, apresentamos o roteiro de comparação entre mapas, disponível também no Caderno do Aluno. 1. Examine os fenômenos representados nos dois mapas, e com o auxílio do planisfério político disponível no final do Caderno, responda: a) No mapa que indica a população jovem, quais são os países com maior e menor porcentagem de população com menos de 15 anos de idade?  b) No mapa que indica a população idosa, quais são os países com maior e menor porcentagem de população com mais de 65 anos de idade?  Observe o quadro que representa os padrões de perfil populacional, de acordo com a correlação entre a distribuição da população infantil e a população idosa.  Com base nas informações do Quadro 3, preencha a tabela a seguir (Quadro 4) listando três países para cada padrão. Para tanto, consulte os mapas da Figura 9 e, se for o caso, o planisfério político disponível no final do Caderno do Aluno. 3. Os padrões populacionais agrupam-se por regiões ou continentes do planeta? Comente. No Caderno do Aluno, na seção Pesquisa em grupo, sugerimos que os alunos façam uma pesquisa com base nos questionamentos a seguir. Em uma folha avulsa, deverão escrever um relatório que responda a as perguntas propostas.

 

Leitura e análise de mapa

A partir da leitura dos mapas Expectativa de vida, 2009 (Figura 10) e Índice Gini de renda, 1999 – 2009 (Figura 11), o que podemos afirmar sobre: a) a condição dos países de Padrão 1? b) a condição dos países de Padrão 2? c) a condição dos países de Padrão 3?

 

Leitura e análise de texto

Em 1o de outubro de 2003, entrou em vigor a Lei no 10.741, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso. Somente a lei não basta, mas ajuda muito. Sugerimos a apresentação do trecho inicial dessa lei aos estudantes; oriente a leitura e, se achar pertinente, proponha uma leitura dos vários artigos do Estatuto, solicitando que grupos diferentes exponham o que entenderam. Para que os alunos reflitam criticamente sobre o contexto brasileiro no qual se insere o Estatuto do Idoso, sugerimos que elaborem, em seu caderno, um texto sobre a questão do idoso no Brasil.

 

Etapa 2 – O impasse das migrações internacionais

Você pode começar com um comentário que introduz a questão da imigração. Eis uma sugestão: Entender o povoamento de uma região implica conhecer algo muito importante na dinâmica atual: os movimentos migratórios.  O que sugerimos é uma atividade que articulará a leitura de uma tabela com a elaboração de um mapa, conforme proposto no Caderno do Aluno, na seção Desafio!. Além da elaboração do mapa, propomos também uma pesquisa sobre os sistemas migratórios, conforme segue: Reunidos em grupos os alunos deverão examinar o Quadro 5. 1. A partir do mapa mudo, disponível no Caderno do Aluno, e tendo como referência o planisfério político disponível no final do Caderno, os alunos farão um mapa dos fluxos migratórios. A seta de fluxos deverá indicar a origem e o destino dos migrantes. Atenção, é importante que cada um elabore o seu próprio mapa, para exercitar o entendimento sobre a linguagem 2. Na sequência, os alunos deverão escolher um dos corredores migratórios apresentados no quadro e fazer uma pesquisa sobre ele levantando dados sobre os fatores que motivaram e/ou motivam os fluxos migratórios.

Mapas contemporâneos; gráficos; textos; tabelas estatísticas; aulas dialógicas.

LIMA, Ricardo; REZENDE, Fernando (Org.). Rio-São Paulo: cidades mundiais: desafios e oportunidades. Brasília: Ipea, 1999. 280 p.

OFFICE du Tourisme et des Congrès de Paris.

Paris Île-de-France, capitale du tourisme

d’affaires, 2009. Disponível em: <http://www.parisinfo.com> . Acesso em: 26 nov. 2013.

Gaijin: os caminhos da liberdade. Direção:

Tizuka Yamazaki. Brasil, 1980. 104min.

Drama.

Video aula - Brasil e as migrações internacionais

http://www.youtube.com/watch?v=8X8fz-zgOG8

Texto sobre A globalização inacabada migrações internacionais e pobreza no século 21

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392005000300001

Texto sobre a População Mundial

http://www.brasilescola.com/geografia/populacao-mundial.htm

Arquivo de Vídeos

http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/video/arquivoVideos.php?menu=193#barra_tit

 

Mapas Interativos

http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/links/links.php?categoria=25

 

Recursos Didáticos

http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=330

 

Banco Internacional de Objetos Educacionais

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/

Programa EJA - Mundo do Trabalho uma série de materiais didáticos

http://www.ejamundodotrabalho.sp.gov.br/Conteudo.aspx

 

Telecurso Ensino Fundamental

http://www.telecurso.org.br/geografia-ens-f/

 

Telecurso Ensino Médio

http://www.telecurso.org.br/geografia/

 

Currículo mais

http://curriculomais.educacao.sp.gov.br/pesquisa-avancada/?ciclo=5281&disciplina=26&tema_curricular=5355

 

Ciências Humanas - Material didático

http://cejarj.cecierj.edu.br/mat_cienc_hum.html

 

 

 

 

 

 

Situação de Aprendizagem 4 –  Populações e cultura: mundo árabe e mundo islâmico

Competências e habilidades: associar as realidades próprias (geográfico-culturais) às realidades dos outros.

 

Etapa prévia – Sondagem inicial e sensibilização

Para iniciar essa Situação de Aprendizagem, sugerimos um exame acerca de algumas referências geográfico-culturais para a divisão regional do mundo, listadas a seguir. Essa lista está disponível no Caderno do Aluno na seção Para começo de conversa, e o exame da mesma é orientado a partir das questões a seguir. Examine os nomes desta lista: Mundo ocidental, Oriente Médio Extremo Oriente, Mundo cristão, Mundo árabe, Mundo islâmico (o Islã). 1. O que você acha que significa cada uma dessas expressões? 2. A quais desses “mundos” você pertence? Justifique. 3. Qual é o tamanho do mundo cristão? Como ele se constituiu?

 

Etapa 1 – A lógica expansionista do islamismo

 

Leitura e análise de tabela

Observe a tabela do Quadro 6. 1. Complete a tabela a seguir (Quadro 6), citando os países/regiões em que os praticantes de cada uma das religiões são majoritários. 2. Considere as religiões listadas na questão anterior e outras que você tenha conhecimento. a) Pode-se afirmar que todas são nacionais, ou seja, pertencem e são praticadas em um único país (ou em poucos países)? b) Existem religiões que podem ser caracterizadas como multinacionais? Quais? Justifique suas respostas. 3. A partir dos dados populacionais que vimos nas Situações de Aprendizagem anteriores, podemos afirmar que os  países/regiões que possuem as maiores populações do mundo são aqueles nas quais predominam as maiores religiões do mundo? Justifique. Em seguida, propomos uma reflexão sobre essa realidade encontrada, tendo como referência o que foi assinalado antes: é costume referir-se ao universo de pessoas que seguem o islamismo e o cristianismo como Mundo islâmico e Mundo cristão. Mundo é mais que país. Uma lista dos países que possuem as maiores populações muçulmanas (Quadro 7), com dados divulgados pela CIA (estadunidense), pode começar a responder essa questão. Os alunos poderão observar essa lista tendo como apoio o planisfério disponível no final do Caderno.

 

Leitura e análise de tabela

Novamente, com a intenção de possibilitar aos alunos o exercício com a linguagem cartográfica, propomos, no Caderno do Aluno, uma atividade de elaboração de mapa seguida de algumas questões que exploram o dado total da tabela e permitem que os alunos façam inferências a partir desses mesmos dados e do conteúdo desenvolvido durante a aula. 1. No mapa mudo, disponível no Caderno do Aluno, eles deverão representar essas populações nas respectivas áreas dos países com círculos proporcionais (o maior para a Indonésia e o menor para o Egito) e assinalar no interior deles o número de muçulmanos. Sugerimos que use como modelo o mapa População dos Estados e territórios, 2010 (Figura 3) para produzir os círculos proporcionais. 2. Se o total de adeptos do islamismo no mundo é de, aproximadamente, 1,6 bilhão, qual é a porcentagem que esses oito países da tabela representam desse total? 3. Islâmicos ou muçulmanos são designações associadas aos povos árabes? O que você sabe sobre isso? 4. Quem são os árabes e em quais países predominam? 5. Na lista dos oito países que têm maior população islâmica, quantos são árabes?

 

Leitura e análise de imagem e texto

Esta discussão pode ser concluída com algumas questões que mobilizam a leitura de imagem e que permitem aos alunos sistematizar o que foi discutido até aqui. Dessa forma, propomos a sequência de atividades, presente no Caderno do Aluno.

Tabelas de dados; atlas geográfico; aulas dialógicas;

Título original: (Gaijin)

Lançamento: 1980 (Brasil)

Direção: Tizuka Yamasaki

Atores: Kyoko Tsukamoto, Antônio Fagundes, Jiro Kawarazaki, Keniti Kaneko.

Duração: 104 min

Livro: A viagem de Theo

Viagem de Théo: Romance das Religiões, Catherine Clement

Texto de Apoio

http://www.suapesquisa.com/historia/arabe/

Texto de Apoio

http://www.brasilescola.com/religiao/os-arabes-islamismo.htm

Texto - Mundo Árabe

http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/arabes.htm

Site - IBGE

http://www.ibge.gov.br/home/

Arquivo de Vídeos

http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/video/arquivoVideos.php?menu=193#barra_tit

 

Mapas Interativos

http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/links/links.php?categoria=25

 

Recursos Didáticos

http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=330

 

Banco Internacional de Objetos Educacionais

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/

Programa EJA - Mundo do Trabalho uma série de materiais didáticos

http://www.ejamundodotrabalho.sp.gov.br/Conteudo.aspx

 

Telecurso Ensino Fundamental

http://www.telecurso.org.br/geografia-ens-f/

 

Telecurso Ensino Médio

http://www.telecurso.org.br/geografia/

 

Currículo mais

http://curriculomais.educacao.sp.gov.br/pesquisa-avancada/?ciclo=5281&disciplina=26&tema_curricular=5355

 

Ciências Humanas - Material didático

http://cejarj.cecierj.edu.br/mat_cienc_hum.html

 

 

História

EM DESENVOLVIMENTO POR CLEUNICE DIAS DE OLIVEIRA - Última atualização em 16/04/2015 às 16h

CEDIDO PELO AUTOR PARA USO EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICO SOB RESPONSABILIDADE DOS GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS JURISDICIONADAS À DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE - PROIBIDA A REPRODUÇÃO FORA DA JURISDIÇÃO OU PARA FINS COMERCIAIS E/OU ACADÊMICOS