Disciplina:Educação Física

Série/Ano: 6ª série/7º ano

Vol/Bim: 3/3º

CADERNO DO ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

Recursos audiovisuais e/ou de TIs  sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos pelo PCOP

Interfaces interdisciplinares / Temas transversais

TEMA: Esporte - Modalidade Individual: ginástica rítmica

1-Exploração de diferentes movimentos

Estimular os alunos a conhecer as diversas formas de movimento, fazendo com que eles percebam e  identifiquem suas habilidades corporais individuais e coletivas. Em seguida, os alunos deverão relacionar esses movimentos com os movimentos característicos da ginástica rítmica. Os alunos deverão vivenciar diversos movimentos tais como: andar em quatro apoios, andar em posições invertidas, rolar sobre o chão, andar agachado, rastejar, etc. A seguir, organizar os alunos em grupos de seis ou sete elementos  para que eles apresentem uma forma de se movimentarem  em conjunto.Após isso, apresentar aos alunos os aparelhos da ginástica rítmica (caso não possua os aparelhos, apresentar aparelhos adaptados como: garrafa pet, toalhas de mesa, bastões, etc) e propor um desafio de realizarem os movimentos com os aparelhos da ginástica rítmica.

Site:

http://www.cbginastica.com.br

Site: http://www.ginasticas.com/ginasticas/gin_ritmica.html

Arte

TEMA: Esporte - Modalidade Individual: ginástica rítmica

2- Os movimentos e as relações com os aparelhos da ginástica rítmica

Mostrar um vídeo de uma apresentação de ginástica rítmica e fazer com que os alunos associem a música aos movimentos ritmados, entendendo o motivo pelo qual esta modalidade tem este nome.Fazer com que eles associem, em grupos,os movimentos que eles vivenciaram com os movimentos que eles assistiram no vídeo.Organizar os alunos em cinco grupos e propor que cada grupo escolha um aparelho oficial ou adaptado e fazer com que eles elaborem coreografias para serem realizadas com os aparelhos escolhidos. Finalizar propondo aos alunos a apresentação dos grupos com um  acompanhamento musical.

Site:

http://www.cbginastica.com.br

Site: http://www.ginasticas.com/ginasticas/gin_ritmica.html

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=PHz5rWAwafY

Arte

TEMA: Ginástica - Ginástica Geral

3- Compreendendo as características da ginástica

Os alunos deverão identificar e reconhecer os movimentos característicos das ginásticas esportivas e das ginásticas de participação organizando os alunos em grupos e pedindo para que eles apresentem uma lista de critérios que diferenciem as ginásticas esportivas das de participação, apresentando justificativas. A seguir, o professor deverá montar um circuito numerado de estações elaborado pelo professor (rolamentos para frente e para trás, saltos com e sem afastamento de pernas, saltos com e sem elevação de braços, andar sobre o banco sem perder o equilíbrio, etc).Após todos os grupos passarem por todas as estações do circuito pedir para que cada grupo monte uma tabela cotando as dificuldades, facilidades e sugestões para cada estação.

Site: http://www.cbginastica.com.br

Site: http://www.ggu.com.br

TEMA: Ginástica - Ginástica Geral

4- A ginástica geral e outras manifestações da cultura de movimento

Solicitar aos alunos que tragam imagens de diferentes manifestações da cultura de movimento, tais como, crianças, adolescentes, adultos e idosos em situações de jogo, acrobacias no futebol, dança, capoeira, luta, acrobacias com bicicletas, skate, malabarismos, equilíbrio, etc. Selecionar  diferentes objetos, tais como vestimenta para roda de capoeira, cabos de vassoura ou bambu para serem equilibrados, etc. Os alunos deverão apresentar as imagens e os objetos e justificar suas escolhas. Em seguida, deverão criar coreografias para um festival de ginástica geral cujo tema será “o circo”.

Site:

http://www.cbginastica.com.br

Site:

http://www.ggu.com.br

EM DESENVOLVIMENTO POR ALESSANDRA HOURNEAUX DE MENDONÇA DA COSTA RODRIGUES

atualizado dia 11/08/2011

CEDIDO PELO AUTOR PARA USO EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICO SOB RESPONSABILIDADE DOS GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS JURISDICIONADAS À DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE - PROIBIDA A REPRODUÇÃO FORA DA JURISDIÇÃO OU PARA FINS COMERCIAIS E/OU ACADÊMICOS