Cultura Afro Brasileira
O presente artigo nos remete a um exame de consciência sobre os verdadeiros valores culturais brasileiros, influênciada pelos africanos e seus descendentes a cultura nacional ganhou um leque de variedades artísticas, bem como uma grande diversidade religiosa e gastronomica.
Entretanto, essa grande variedade cultural existente no Brasil atual, sofreu e ainda sofre transformações pois a cultura não é algo engessado, as manifestações culturais se modificam de acordo com as transformações sociais. De acordo com a obra “História & História Cultural “ de Sandra Jatahy Pesavento “ a cultura é ainda uma forma de expressão e tradução da realidade” . (PESAVENTO, 2005, P.15).
Portanto as manifestações culturais representam simbolicamente a sociedade em que se vive, evidenciando ao mesmo tempo as origens e os costumes de um determinado povo. Durante muito tempo no Brasil, qualquer manifestação cultural tida como de origem “afro” era firmimente perseguida e vista com desconfiança, no imaginário da sociedade brasileira, assim como nas atitudes para com tais manisfestações artísticas.
A partir da segunda metade do século XX no Brasil e consequentimente com o aumento da necessidade de se criar uma identidade nacional, as várias manifestações culturais presentes no Brasil passaram a ser resgatadas. Na tentativa de obter um resgate dos primeiros anos do Brasil, a cultura afro - brasileira passou a ganhar mais destaque.
Segundo o antropólogo Roque de Barros Laraia “A cultura é um processo acumulativo, resultante de toda experiência histórica das gerações anteriores” (LARAIA, 2004 p.49), por esse motivo, investir na cultura afro - brasileira é também conhecer um pouco mais do passa do brasileiro e compreender parcialmente a sociedade atual.
Investir no ensino da cultura afro - brasileira nas escolas é um grande passo para reconstruir um novo pensar no Brasil, contribuindo para que os brasileiros compreendam e respeitem as inúmeras diversidades existentes nesse país.
Não menos importante e de grande necessidade, é preciso que se garanta a inclusão social das classes marginalizadas no Brasil, criando uma sociedade em se respeite as inúmeras diferenças de valores culturais.
Prof: Rafael L. Caires