Escola EB 2,3 Luciano Cordeiro

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE A EPA DE CARVALHAIS E O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LUCIANO CORDEIRO DE MIRANDELA

Primeiro Outorgante:

EPA de Carvalhais, pessoa colectiva de utilidade pública administrativa, contribuinte n.º 600068072, com sede em Carvalhais, é neste acto representada pelo seu Director Manuel Joaquim Taveira Pereira.

Segundo Outorgante

Agrupamento de Escolas Luciano Cordeiro de Mirandela, pessoa colectiva n.º 600076679, com sede na Rua da Índia, em Mirandela, é neste acto representado pelo seu Director José Carlos Moreira da Silva Azevedo.

 

Considerando que:

- O primeiro outorgante, EPA de Carvalhais, é uma pessoa colectiva de utilidade pública administrativa, dispondo de uma Biblioteca/Centro de Recursos Educativos integrados na Rede de Bibliotecas Escolares, ao serviço do desenvolvimento de competências de várias literacias, bem como da promoção de actividades de enriquecimento dos Curricula, extracurriculares, culturais, recreativas e livres.

- O primeiro outorgante tem vindo a inscrever nos seus planos anuais de actividades a promoção e organização de diversos eventos, designadamente de natureza multicultural, científica, recreativa e desportiva.

- O segundo outorgante, Agrupamento de Escolas Luciano Cordeiro, é juridicamente uma pessoa colectiva, sem fins lucrativos, que visa cumprir a mesma missão do primeiro outorgante.

- Neste contexto estabelece-se um Protocolo de Cooperação, na promoção e dinamização de diversas actividades conducentes ao cumprimento dos objectivos constantes no Plano de Acção e à concretização das várias acções delineadas no Plano Anual de Actividades de cada BE/ CRE e o Projecto “Ler: Há Letra!”, concebido no âmbito do Plano Nacional de Leitura, regendo-se pelas seguintes cláusulas:

PRIMEIRA

         A EPA de Carvalhais e o Agrupamento de Escolas Luciano Cordeiro estabelecem entre si um Protocolo de Cooperação para a organização e desenvolvimento de iniciativas destinadas à formação efectiva de leitores competentes, críticos e reflexivos, capazes de intervir autónoma e responsavelmente na vida activa.

SEGUNDA

         Nos termos de cooperação a desenvolver ao abrigo do presente protocolo incumbe à EPA de Carvalhais e ao Agrupamento de Escolas Luciano Cordeiro de Mirandela:

  1. Garantir a disponibilidade das infra estruturas e equipamentos necessários à consecução das acções a desenvolver;
  2. Assegurar a partilha de recursos disponíveis;
  3. Elaborar um plano de trabalho, com momentos de discussão, reflexão e avaliação entre os intervenientes;

d) Garantir a mobilização dos recursos humanos necessários, de acordo com as várias acções previstas.

TERCEIRA

Para apoiar a prossecução das actividades desenvolvidas ao abrigo do presente protocolo a EPA de Carvalhais e o Agrupamento de Escolas Luciano Cordeiro de Mirandela comprometem-se a assegurar e a responsabilizar-se pela deslocação dos alunos e professores envolvidos nas actividades a decorrer fora do espaço, entre as duas Instituições (salvaguardando a disponibilidade dos transportes manifestada pela autarquia)

QUARTA

É da responsabilidade do primeiro e segundo outorgantes financiar as actividades calendarizadas no Plano de Trabalho, em anexo ao presente Protocolo, que impliquem custos, estando estes sempre sujeitos à sua aprovação.

QUINTA

Este Protocolo de Cooperação tem a duração inicial dum ano e com início no dia 17 de Dezembro, e considerar-se-á automaticamente renovado pelos anos seguintes e nas mesmas condições, enquanto não for denunciado por qualquer das partes, por escrito, com pelo menos 30 dias de antecedência em relação à data dos respectivos efeitos.

Por ser esta a vontade das partes, mandaram celebrar o presente acordo que, por traduzir fielmente as suas vontades, vai ser assinado por ambos os outorgantes.

Mirandela, 17 de Dezembro de 2010

O 1.º Outorgante

_____________________________________________

Manuel Joaquim Taveira Pereira

O 2.º Outorgante

_____________________________________________

José Carlos Moreira da Silva Azevedo

                                                                     Escola EB 2,3 Luciano Cordeiro

PLANO DE TRABALHO

OBJECTIVOS

▪ formar leitores competentes;

▪ promover e valorizar a leitura como fonte de prazer, entretenimento, saber, cultura e desenvolvimento do ser humano;

▪ desenvolver competências de leitura, escrita, digitais e tecnológicas;

▪ fomentar a partilha e discussão de leituras e de ideias;

▪ proporcionar o intercâmbio entre os alunos das duas Instituições.

INTERVENIENTES

▪ Direcção de cada escola

▪ Professores Bibliotecários

▪ Equipa do Plano Nacional de Leitura (Projecto Ler:Há Letra!)

▪ Professores

▪ Alunos

▪ Outras entidades

ACTIVIDADES E CALENDARIZAÇÃO

RECURSOS/EQUIPAMENTOS

▪ Fundo documental constante nas duas Bibliotecas

▪ Computadores e impressora

▪ Videoprojector

▪ Papel, cartolinas, cola, material de escrita

▪ Outros

AVALIAÇÃO:

▪ Observação directa da adesão dos alunos às iniciativas, interesse e empenhamento revelados, qualidade dos trabalhos concretizados;

momentos de discussão, reflexão e avaliação das actividades desenvolvidas, elaborando-se relatórios;

▪ balanço final do trabalho realizado.