Biografia de Ramalho Eanes
António dos Santos Ramalho Eanes nasceu em Alcains a 25 de Janeiro de 1935. É filho de Manuel dos Santos e de Maria do Rosário Ramalho. Entre 1942 e 1952 estudou no liceu de Castelo Branco; foi para a Escola do Exército até 1956; depois de vários estágios entrou para a Faculdade de Direito de Lisboa (Ciência Política e Direito Constitucional).
Grande parte da sua vida foi dedicada à carreira militar começou como oficial de Infantaria e subiu a General das Forças Armadas em 1976, tendo sido chefe do Estado-Maior das Forças Armadas entre Julho de 1976 e Janeiro de 1981.
Foi eleito Presidente da República em 1976. Com a sua vitória derrotou Otelo Saraiva de Carvalho e o projecto revolucionário que este representava, tornou-se, assim, o primeiro Presidente da República eleito na vigência da actual Constituição. Afirmava querer ser o “Presidente de todos os Portugueses”; ideia que tem sido retomada pelos seus sucessores.
O seu primeiro mandato foi marcado pela questão militar e teve como iniciativa externa relacionar-se com os países da NATO. A nível da política interna teve dificuldades, porque os partidos políticos e o Governo achavam que ele enquanto Presidente não devia criticá-los.
Durante o seu segundo mandato teve problemas, porque o Governo queria que ele estivesse ligado a um partido presidencial, ligação que sempre recusou. Foi esta atitude que lhe deu a vitória em 1980.
Em 1983 convoca eleições antecipadas e em 1984 anuncia que depois de abandonar a Presidência iria continuar a sua actividade política ligado a um partido político (surge o Partido Renovador Democrático). Tendo sido eleito deputado à Assembleia da República por este partido.
Actualmente é Conselheiro de Estado cargo que desempenha desde Março de 1986.
Trabalho realizado por: Gonçalo Maia Eleutério Correia, nº 15, 6ºB