3º Encontro sobre os Laptops na Educação/OLPC

14 de setembro de 2010

Auditório Prof. Romeu Landi, USP, S. Paulo.

Acompanhe via Twitter | | Confira a programação


Um grupo de professores tuitou a partir do auditório do evento. Neste documento fizemos, em tempo real, uma síntese desta tuitagem toda contando também com a revisão, correção e complementação dos próprios tuiteiros presentes.

A seguir, destaques de todas as falas deste encontro. Um relato ilustrado com fotos pode ser também lido no blog Educa Já, da profa. Cybele Meyer.


Abertura e boas-vindas

Rodrigo Arboleda



Os Projetos da OLPC no Brasil: acontecendo em sala de aula
Parte 1

José Armando Valente (UNICAMP)

Maria Elizabeth Almeida (PUC-SP)

Léa da Cruz Fagundes (UFRGS)


Os Projetos da OLPC no Brasil: acontecendo em sala de aula
Parte 2

Roseli de Deus Lopes (USP)

Mauro Pequeno (UFC)

Marcelo Otte (Fundação CERTI)




A OLPC no mundo: das experiências ao uso pelos paises

Gullermo Spiller  (Projeto Ceibal – Uruguai)

Felipe Rodriguez (Peru)   

       

Juliano Bittencourt (Ruanda)



Educar em tempo de Laptops

Nelson Pretto (UFBA)            

Maria de Fátima Franco ( UFMG)

Denise Vilardo - Rede Peabirus -  (Colégio Graham Bell - RJ  -  Fundadora dos Encontros de OLPC)

Rosália Lacerda

empolgação, recuo e interesse. Estas etapas acabam se interligando e proporcionando um bom caminho.



Nota sobre a autoria desta síntese

Este foi um trabalho realizado a várias mãos. Wilson Azevedo foi o organizador e um dos co-autores. Cybele Meyer, Denise Vilardo, Lilian Starobinas, Maria de Fátima Franco e Mirian Salles foram co-autoras voluntárias ou através do Twitter ou diretamente redigindo e complementando o texto. Em comum todos possuem uma característica: participam do grupo de discussão “Blogs Educativos”. Mas outros foram também co-autores involuntários que simplesmente tuitavam a partir do auditório do evento e acabaram tendo, assim, algumas de suas frases ou expressões aproveitadas aqui. É possível que esqueçamos algum nome, mas com toda certeza Nelson Pretto, Bianca Santana, Cassio Ribeiro e Cris Mattos são também indiretamente co-autores deste texto, ainda que não o saibam.

Para a realização deste trabalho contamos com os recursos do GoogleDocs. O documento foi criado e os co-autores adicionados. Com netbooks, smartphones e notebooks aqueles que estavam no auditório ou enviavam tweets ou acessavam diretamente o Docs. Os tweets eram lidos, organizados e aproveitados no texto por quem não estava em S. Paulo, mas acompanhava a distância o evento por aqui.

Organizador e co-autores deixam aqui esta nota como um incentivo a que outros, com o uso de recursos tão simples quanto GoogleDocs, sintam-se motivados a fazer o mesmo de forma colaborativa com eventos, cursos, congressos, encontros, palestras etc, produzindo assim recursos educacionais abertos como este.