UNIDADE IV - ATIVIDADE 4
CURRÍCULO, PROJETO E TECNOLOGIA
A sociedade em crise busca, hoje, nos espaços educativos, a possibilidade de formação de indivíduos com uma nova mentalidade, que enxerguem novas pistas que conduzam à superação dos dilemas educacionais e sociais.
Nessa perspectiva, o currículo escolar busca as suas fontes de inspiração no saber e nas necessidades do contexto social. É função da escola, hoje, entre outras, apresentar ao aluno, com os instrumentos de cada disciplina, as possibilidades de leitura das dimensões do todo, integrando-as interdisciplinarmente, para uma visão de complexidade da realidade.
A necessária superação da visão fragmentada de conhecimento pode viabilizar-se no currículo, integrando as disciplinas para a compreensão da realidade em suas dimensões.
Ética e cidadania, trabalho e consumo, etc e tecnologias são realidades do mundo atual, entre outras, que a escola deve trabalhar, de forma integrada e interdisciplinar. Essa integração no currículo pode viabilizar um novo rosto aos conteúdos escolares, tendo em vista a formação para a cidadania.
Dessa forma, cabe à escola no exercício da função social a construção de projetos que ajudem no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos para que eles possam atuar realidade que faz parte. Assim, surge a necessidade da transformação da escola historicamente conservadora e racional para uma escola reflexiva. Este é um processo de mudança continuado, em construção, em conflito permanente, demonstrando que a prática pedagógica é, também, um campo aberto à formação e (re)construção da cidadania.
Para o desenvolvimento do currículo é preciso formar alunos reflexivos e também uma prática docente reflexiva, , pois a construção e o trabalho com projetos nas escolas exige uma permanente avaliação e formação e isso é de grande responsabilidade de todos que fazem parte das instituições escolares.
Quanto ao uso das novas tecnologias, da modernização dos currículos, da renovação das idéias pedagógicas, sabemos que o trabalho dos professores evolui lentamente porque depende muito da reflexão de da ação de cada profissional porque muitos professores ainda tem medo do novo e/ou preferem a rotina ou manter paradigmas ultrapassados.
Um professor reflexivo trabalha com o pensar da sua prática pedagógica, em processo continuamente repensado e reconstruído. Essa reflexão no coletivo da escola pode fazer a diferença em relação a possibilidades de educar para um novo modo de pensar, de construir e de acessar conhecimento numa sociedade tecnológica.
Como profissionais da educação, quando pensamos numa sala de aula, devemos buscar as soluções que sejam mais interessantes e viáveis para que os alunos tenham interesse e participação quanto aos conteúdos abordados.
A proposta de se trabalhar com projetos é justamente a de proporcionar um ambiente favorável ao saber para que os alunos tenham prazer em estudar e percebam que a sala de aula não é o lugar onde deve-se engolir os conteúdos passados pelos professores, mas um espaço aberto de trocas de conhecimento. É importante que o professor promova espaços para pesquisas, discussões em grupo, trabalhos com recursos tecnológicos, etc., para que haja a motivação para aprender.