FEDERAÇÃO  PAULISTA  DE JUDÔ

Rua Germaine Burchard, 451 - 3º Andar - sala 31 - Fone (011) 3862-0749 e FAX (011)  3673-0497

CNPJ nº 62.348.875/0001-36  - SÃO PAULO - SP - CEP 05002-062

ENTIDADE OFICIAL – FUNDADA EM 17 DE ABRIL DE 1958

43º.TORNEIO BENEMÉRITOS DO JUDÔ NO BRASIL

REGULAMENTO

Artigo 1º) O TORNEIO BENEMÉRITOS DO JUDÔ NO BRASIL é uma competição interclubes, promovida pela Federação Paulista de Judô, com participação das entidades filiadas e/ou vinculadas.

Artigo 2º) As equipes serão constituídas por atletas registrados na 1ª e 2ª. Divisão pela mesma entidade, nas seguintes classes de idade, considerando-se o ano de nascimento:

CLASSE

SEXO

IDADE

ANO NASC.

Infantil

Masculino

09 e 10 anos

2002e 2001

Infanto-juvenil

Masculino

11 e 12 anos

2000 e 1999

Pré-juvenil

Masculino

13 e 14 anos

1998 e 1997

Juvenil

Masculino

15 e 16 anos

1996 e 1995

Junior

Masculino

17 a 19 anos

1994, 1993 e 1992

Senior

Masculino

20 anos e acima

1990 e anteriores

Senior

Feminino

15 anos e acima

1995 e anteriores

DA INSCRIÇÃO

Artigo 3º) As equipes serão inscritas através de fichas próprias, recolhendo a taxa de participação conforme a tabela da FPJ.

Parágrafo único) - A entidade esportiva poderá inscrever qualquer número de equipes por classe.

DA CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPES

Artigo 4º) As equipes serão constituídas no máximo com 7 (sete) atletas e no mínimo com 3 (três).

§ 1º) - Para a formação da equipe da classe SENIOR masculino será permitida a participação de atletas da classe JUNIOR e JUVENIL, para completar a equipe, ficando impedida a sua participação por outra equipe, sendo que  deverá ter no mínimo 2 (dois) atletas da classe Sênior.

§ 2º) - Para a formação da equipe da classe JUNIOR masculino será permitida a participação de atletas da classe JUVENIL, para completar a equipe, ficando impedida a sua participação por outra equipe, sendo que  deverá ter no mínimo 2 (dois) atletas da classe JUNIOR.

§ 3º) - Para a formação das demais classes não será permitido a inclusão de atletas de outras classes para a formação das equipes, que não seja a específica em disputa.

§ 4º) - Para a formação das classes juvenil, junior e Sênior poderão ser emprestados até 2 atletas de outras associações, que deverão ter a autorização por escrito da associação cedente e da FPJ e e deverão ser da mesma regional pertencente a associação que está emprestando.

ORDEM DOS COMBATES

Artigo 5º) A ordem de combate para as classes INFANTIL -INFANTO-JUVENIL e PRÉ-JUVENIL, será de acordo com o peso corporal dos atletas:

Ordem de combate

Infantil
Infanto-juvenil
Pré-juvenil

até 30 kg

até 31 kg

até 40 kg

até 36 kg

até 38 kg

até 48 kg

até 45 kg

até 47 kg

até 58 kg

Livre

Livre

livre

Livre

Livre

livre

Parágrafo único - A substituição de um titular poderá ser feita pelo reserva, cujo peso corporal for correspondente ao da ordem de combate, devendo o Técnico comunicar à mesa de controle, antes da equipe entrar na área de competição. A critério do técnico, o atleta substituído poderá retornar.

Artigo 6º) A ordem de combate para as classes JUVENIL, JUNIOR e SENIOR, poderá ser modificada em cada confronto da equipe, sendo que o Técnico deverá apresentar a ordem na mesa de controle quando for solicitada.

Artigo 7º) Após apresentação da ordem dos combates pelo Técnico na mesa de controle, não poderá haver mudança até o término dos confrontos da equipe.

TEMPO DOS COMBATES

Artigo 8º) Os tempos de combate serão distintos para cada classe , a saber:

a) Infantil, Infanto-Juvenil e Pré-Juvenil masculino - 3 (três) minutos;

b) Juvenil e Junior - 4 (quatro) minutos;

c)  Sênior masculino e Feminino- 5 (cinco) minutos.

DO SISTEMA DE COMPETIÇÃO

Artigo 9º) As Regras de Arbitragem serão as aplicadas pela Federação Paulista de Judô.

Artigo 10) Para apurar os vencedores, será utilizado o sistema de chave olímpica.

Artigo 11) Tratando-se de competição por equipes, caso um combate termine com pontuações empatadas, o árbitro assinalará como resultado hiki-wake.

Artigo 12) Dado entrada das duas equipes, caso um atleta não compareça para a saudação entre as equipes , ou então, a equipe não tenha o atleta correspondente na ordem de combate, a equipe adversária será favorecida com a vitória por ipon. 

Artigo 13) Quando um atleta se apresentar na ordem de combate errada, seu adversário será favorecido com vitória por ipon e não haverá impedimento para que ele volte a realizar o seu combate na ordem correta.

Artigo 14) Será considerada vencedora a equipe que conquistar maior número de vitórias.

Artigo 15) Caso o número de vitórias for igual para as duas equipes, será considerada vencedora a equipe que obtiver maior número de vitórias por ipon ou por wazari ou por yuko, sucessivamente.

Artigo 16) Se, ainda assim, persistir o empate entre as duas equipes, será desempatada com o 1º. atleta que empatar, iniciando uma nova luta zerando os placares e caso ainda empatada irá para o Golden  Score e caso termine ainda empatada, hantei.

Artigo 17)  Caso não tenha combate empatado, haverá sorteio para a luta desempate.

§ 1º) - Nesses casos, o combate será como na disputa individual, ou seja, deverá haver decisão definitiva dos árbitros, inclusive com golden score, para declarar a equipe vencedora.

Artigo 18) Em todas as classes já definida a vitória da equipe antecipadamente, o árbitro deverá encerrar o confronto, declarando a vencedora sem a necessidade de realizar os demais combates.

DO TÉCNICO

Artigo 19) O Técnico responsável ou auxiliar da entidade esportiva, poderá orientar a sua equipe junto a área de competição durante os combates, devendo obrigatoriamente o técnico apresentar a sua credencial de tecnico da FPJ antecipadamente,  e estar em dia com a anuidade 2011 da FPJ.

DA PARTICIPAÇÃO e DA PESAGEM

Artigo 20) A participação e pesagem será conforme o Ato normativo nº 01 e nº 02 de 2005.

DA PREMIAÇÃO

Artigo 21) Para as equipes classificadas em primeiro, segundo e terceiros lugares serão outorgados troféus e diplomas e aos atletas serão conferidas as respectivas medalhas.

Artigo 22) Será obrigatório o uso  do Kimono Azul e o Branco

Artigo 23) O troféu conferido à equipe campeã, em cada classe, será de posse definitiva e terá o nome de um BENEMÉRITO DO JUDÔ NO BRASIL, a saber:

Infantil                       TROFÉU "PROFESSOR IKUO ONODERA"

Infanto-Juvenil..........TROFÉU "PROFESSOR JOÃO GONÇALVES FILHO”

Pré-Juvenil................TROFÉU "PROFESSOR LHOFEI SHIOZAWA "

Juvenil.......................TROFÉU "PROFESSOR MESSIAS RODARTE CORREA”

Junior.........................TROFÉU "PROFESSOR NOBUO SUGA "

Senior.........................TROFÉU "PROFESSOR UADI MUBARAC "

Senior Feminino........TROFÉU "PROFESSOR SERGIO ADIB BAHI"

Artigo 24) Revogando-se todas disposições em contrário.

São Paulo, 20 de Janeiro de 2011.

Alessandro Panitz Puglia

 Coordenador Técnico