Estudar vale a pena!

Este é um texto que está sendo produzido por professores/as do Instituto Estadual de Educação Elisa Valls.

Combinados:

***************************************************************************

Ler é melhor que estudar! É uma frase do Ziraldo  que me atrevo a dizer de outro jeito: estudar é ler!

Faz mais de trinta anos que acabei o ensino médio, na época se chamava 2º grau!

Na minha família, fui a primeira: meu pai nunca foi à escola, morava pra fora, aprendeu a ler e a fazer contas em casa mesmo; minha mãe frequentou até a quinta série - meu avô acreditava que mulher não precisava estudar muito!

Em seguida, a faculdade fora de Uruguaiana e o mundo que se mostrava pra mim; às vezes, meio assustador; às vezes, engraçado, sempre cheio de coisas para descobrir...

Nessa época, encontrei uma professora, a Luíza, que me despertou o gosto por aprender! E nunca mais saí da escola!

Até hoje sou “viciada” em estudar, em ler... desse jeito, vou me (re) inventando todos os dias... e contagiando outras pessoas!

(Suely Aymone)

***************************************************************************

         

       Desde muito cedo desejamos ter independência, queremos demonstrar o que nos agrada e o que nos desagrada. Quando aprendemos a falar e caminhar queremos

ser donos do mundo...Quando aprendemos a ler e a escrever abre-se um outro mundo,de informações, de  descobertas e de novos conhecimentos.

       Acredito que através do estudo, da leitura, da busca constante por novos  conhecimentos e informações, vamos construindo e conquistando essa independência.

       O conhecimento nos dá suporte e sabedoria para fazermos escolhas, termos opiniões próprias e buscarmos sempre o melhor.

        Gosto de ler, de estudar e estar informada do que acontece no mundo.

        Mesmo com mais de 20 anos de trabalho, sempre acho que minhas aulas podem ser melhores, diferentes e continuo pesquisando... modificando... corrigindo...

        Com participação, colaboração e envolvimento também construímos conhecimento, por isso deixo minha contribuição nessa página.

                                                                                (Isabel Moraes)

     

***************************************************************************

Outro dia vendo um filme (não lembro o nome), revivi os sentimentos e as lembranças de quando descobri o mundo das palavras. Algo fantástico, uma sensação de liberdade! Um mundo novo  e sem limites que se abria!!!

Meu fascínio foi maior ainda quando descobri os números. Ficava encantada ao perceber que eles estavam em todos os lugares. Doces lembranças...

Hoje sei que estudar vira um vício, quanto mais sabemos, mais descobrimos que nada ainda sabemos. Vamos numa busca incansável por novos desafios e conhecimentos e aquele velho fascínio se renova a cada descoberta. Sensação incrível de liberdade!

(Luciana Bilhalba)

***********************************************************************

Quando entrei no magistério é que senti na pele como eu precisava estudar e percebi que já tinha  uma boa bagagem e que era por ai que eu iria começar.

Sabe, eu aprendi muito com colegas que me ajudaram e li muito, trabalhei bastante e agora estou aqui, feliz da  vida,a inda aprendendo coisas tecnológicas...  hehehe obrigada, Suely. Quero descobrir, ainda, muitas coisas e aprender mais e mais, pq a mente não envelhece, só o corpo e eu ainda sou muito nova HEHEHE .

Consegui entrar neste espaço virtual sozinha, já é um começo! VALEU!

Muitos bjsssssssss

Luciane Pinto  

***********************************************************************

Estudar vale a pena, pq conhecimento não se compra, se adquire com o tempo, estudo e perseverança. bjsss

Karine

***********************************************************************

         A busca por desafios e novos conhecimentos é o que nos move. Quando conseguimos terminar uma tarefa, nos sentimos confiantes e  seguros para enfrentar novos desafios. Isto nos custa muito estudo.

         Ontem, quando estava em um supermercado, fui abordada pela mãe de uma ex-aluna. Ela me identificou e parou para contar da VITÓRIA da Filha : Farmácia na UFRGS. O orgulho de uma conquista e a certeza de muitos desafios. Ela parou para contar pois acha que colaboramos, com nosso bom trabalho, para essa conquista.

         Nossa busca pelo conhecimento para a melhoria da qualidade do nosso trabalho tem um foco : nossos alunos.

        É por tudo isso que estudar vale a pena.          

                                                                                              (Lenira Lhamby)

***************************************************************************

        Fiz o Curso Normal aqui no Elisa e logo nas primeiras práticas fiquei encantada com...

***********************************************************************

         Estudar é uma das necessidades da vida para se atingir os objetivos que nós definimos a nós mesmos.

 O conhecimento motiva-nos a estudar mais e, quanto mais motivados, mais facilmente aprendemos.

 Desde muito cedo, sem ter tido a oportunidade de frequentar a fase pré – escolar, lá em Rosário do Sul, eu já tinha uma vontade louca de aprender a ler e a escrever, e ainda antes dos sete anos consegui me semi alfabetizar, sentada ao lado de meu pai, “caçando palavras”, das leituras que ele fazia quando chegava do trabalho. Cada palavrinha aprendida, eu ia atrás da porta do meu quarto e lá escrevia, quando entrei na 1ª série (primeiro ano naquela época), a minha sede de saber só foi aumentando e acho que nunca vai parar, fui para a Universidade, mas continuo aprendendo todos os dias.

 Hoje os nossos alunos têm muitas oportunidades e recursos que na minha época não existiam, como o domínio das tecnologias cada vez mais avançadas, as vagas para a universidade através do ENEM, PROUNI, etc.

 O melhor presente que os pais podem dar às suas crianças desde cedo, é o incentivo, chance de aprenderem e de reconhecerem a importância de estudar. Não existe uma fórmula pronta, ela começa cedo em nossas vidas, despertada pela curiosidade, pelo hábito em casa, pelo gosto de desvendar o desconhecido e vai assim pela vida à fora.

 No dia do ESTUDANTE, eu deixo com carinho, meu abraço para todos os estudantes, e um conselho: O estudo tem relação direta com seus projetos de vida. Invistam nos estudos, ele abre portas. Esse investimento é para sempre, vale à pena adquirir conhecimentos e saber aplicá-los, porque hoje não é mais privilégio de poucos, como no passado, as oportunidades são para todos, independente de poder aquisitivo. Valorizem as faculdades da cidade, da região, aproveitem, não deixem para depois o que lhes for oferecido agora que são jovens, gozando de

boa memória, disponibilidade, oportunidades. ESTUDAR VALE A PENA!

Rosa Mari – Profª de Biologia do Ensino Médio.