DICAS WRITER - BrOffice

Dicas para você que utiliza o editor de texto Writer do pacote de escritório BrOffice disponível no Linux Educacional dos computadores das escolas públicas brasileiras.

Salvando arquivos

Imagem em http://www.fotosearch.com.br/ilustracao/computador.html

Muitas vezes temos problemas para abrir arquivos nos computadores dos Laboratórios de Informática Educativa (LIIEs) das escolas. Isso pode acontecer em função do nome do arquivo ser muito grande ou ter caracteres indevidos.

Por isso, todos os arquivos devem ser salvos com LETRAS MINÚSCULAS, SEM ESPAÇO NEM CARACTERES ESPECIAIS COMO ACENTOS, VÍRGULAS, CEDILHA, PONTOS, etc.

::EXPLICAÇÃO TÉCNICA::

O GNU/Linux é Case Sensitive ou seja, ele diferencia letras maiúsculas e minúsculas nos arquivos. O arquivo historia , por exemplo, é completamente diferente de Historia. Por isso, prefira sempre usar letras minúsculas para identificar seus arquivos, pois quase todos os comandos do sistema estão em minúsculas.

Assim você tem menos chances de ter problemas na hora de abrir seus arquivos. Ok?


Mais dicas em http://focalinux.cipsga.org.br/guia/iniciante/ch-bas.html

Extensão dos arquivos

Acredito que todos temos dúvidas na hora de salvar nossos arquivos: .ODT ou .DOC?

Primeiro, vamos entender o que são as extensões dos arquivos:

A extensão serve para identificar o tipo do arquivo. A extensão são as letras após o ponto final (".") no nome de um arquivo, explicando melhor:

  • relatório.txt - O .txt indica que o conteúdo é um arquivo texto.
  • script.sh - Arquivo de Script (interpretado por /bin/sh).
  • arquivo.gz - Arquivo compactado pelo utilitário gzip.
  • index.html - Página de Internet (formato Hypertexto).

A extensão de um arquivo também ajuda a saber o que precisamos fazer para abri-lo ou qual programa o computador vai ter que executar. Por exemplo, o arquivo relatório.txt é um texto simples e podemos ver seu conteúdo através do editor de texto, já o arquivo index.html contém uma página de Internet e precisaremos de um navegador para poder visualiza-lo (como o Firefox ou o Konqueror).

A extensão (na maioria dos casos) não é requerida pelo sistema operacional GNU/Linux, mas é conveniente o seu uso para determinarmos facilmente o tipo de arquivo e que programa precisaremos usar para abri-lo.

Fonte: http://focalinux.cipsga.org.br/guia/iniciante/ch-bas.html

O problema é que os aplicativos do pacote Office, que a maioria das pessoas têm em casa, nem sempre abrem os documentos produzidos no BrOffice, que temos nos LIEs, certo?

Então temos que ter o cuidado na hora de salvar nossos arquivos:

>> No caso dos documentos de texto, produzidos no Writer, podemos manter o padrão .ODT se eles serão abertos em computadores que possuem o BrOffice/OpenOffice intalados.

>> Se esses documentos serão transferidos para outros computadores, é prudente selecionar o TIPO DE ARQUIVO na hora de salvar para .DOC (versão Microsoft Word 97/2000/XP).

Dúvidas sobre extensões

Outra dúvida comum é em relação as novas versões do Pacote Office:

>> O Windows 7 vem com o Office 2010.

>> O Windows Vista tem o Office 2007.

>> O Windows XP, ainda muito popular, tem a versão 2003.

E a partir da sua versão 2007 a Microsoft criou uma extensão chamada .DOCX, o que gerou muitos problemas entre os seus usuários, pois as versões anteriores não conseguem abrir esses arquivos.

Por isso, ainda preferimos salvar documentos de texto com a extensão .DOC, pois todos os programas, inclusive os mais novos, conseguem abrir.

Mas esse problema tende a ser resolvido com o passar do tempo, pois vários governos vêm dando preferência ao uso de formatos de arquivos abertos (ODF - Open Document Format), inclusive a Comunidade Européia. Em função disso, a Microsoft teve que se adaptar a esse novo mercado e incluir a opção .ODF nos tipos de arquivos na hora de salvar. Pode conferir no seu Word a partir da versão 2007!

Se você deseja entender melhor os Padrões Abertos de Documentação (ODF) e as vantagens desse tipo de arquivo não deixe de ler esse excelente artigo: http://www.cultura.ufpa.br/dicas/open/oo-odf1.htm

Padrão de salvamento

Na hora de salvar nossos arquivos de texto no LIE da escola, utilizando o Writer do BrOffice, a extensão padrão é .ODT, certo?

Mas se você costuma migrar esses arquivos para computadores sem os pacotes BrOffice/OpenOffice com frequencia e tem problemas, pois as pessoas não conseguem abrir os documentos, saiba que é possível alterar o padrão da extensão do arquivo criado.

IMPORTANTE: antes de continuar é importante esclarecer que, dependendo do documento, pode-se perder formatação pois algumas funções simplesmente desaparecem quando salvas em formatos MS Office, ok?

Para alterar o padrão da extensão dos documentos de texto criados no Writer faça o seguinte:

- Clicar em Ferramentas - Opções

- Abrir a opção "Carregar / Salvar"

- Clicar em "Geral"

- Em "Tipo de documento" selecionar "Documento de texto"

- Em "Sempre salvar como" selecionar o formato em que deseja salvar os arquivos.

Para saber mais informações visite http://www.cultura.ufpa.br/dicas/open/wri-sav.htm

Para saber mais

Imagem em http://www.escolazeus.com.br/

Se você quiser aprender um pouco mais sobre as potencialidades do editor de textos que temos disponível em nossos LIEs, o Writer, deixamos algumas dicas de leituras.

É importante ressaltar que o seu uso em contextos educacionais ainda é pouco explorado, pois a ferramenta permanece vinculada a atividades tradicionais, como redigir textos resultantes de pesquisa na Internet. No entanto, as possibilidades de uso pedagógico desse aplicativo são bastante variadas e proporcionam práticas que privilegiam a autoria, a colaboração e a cooperação, tanto por parte do professor, que pode se tornar autor do material didático e parceiro do aluno, quanto por parte do aluno que, na troca com os colegas e professores, tem a oportunidade de questionar e refletir sobre os conteúdos criados, podendo, também, exercer sua criatividade e construir seu conhecimento por meio da autoria.

Visite os links:

>> Trabalhando com o Writer

http://www.slideshare.net/abrangell/trabalhando-com-o-writer

>> Tutorial: dicas diversas para o Writer

http://www.broffice.org/tutor_dicas_div_writer

>> Práticas pedagógicas com o Writer

http://webeduc.mec.gov.br/linuxeducacional/curso_le/aplicativos_praticas_modulo3_1.html

[1]


[1]Material produzido para o Curso de Formação Continuada para os Professores que atuam nos Laboratórios de Informática Educativa da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul - março de 2011.