MALEATO DE DEXCLORFENIRAMINA

Tópicos desta bula

MALEATO DE DEXCLORFENIRAMINA

SOLUÇÃO ORAL
0,4 mg/ml

" Medicamento Genérico Lei N.º 9787, de 1999"

FORMA  FARMACÊUTICA: - MALEATO DE DEXCLORFENIRAMINASolução Oral 0,4 mg/ml

APRESENTAÇÃO: - MALEATO DE DEXCLORFENIRAMINA

Embalagem com 1, 25, 50 frascos de 120 ml + copos- medida
USO  PEDIÁTRICO  OU  ADULTO

COMPOSIÇÃO: - MALEATO DE DEXCLORFENIRAMINA

Cada ml contém:
Maleato de Dexclorfeniramina (DCB 6288.03- 0) ............   0,4 mg
Veículo q.s.p. ....................  1,0 ml
(Veículo: cloreto de sódio, citrato de sódio diidratado, sacarose, sorbitol
1, álcool etílico, ácido cítrico anidro, aroma natural de laranja, aroma artificial de damasco, mentol, propilenoglicol, metilparabeno, propilparabenocorante amarelo FD&C n.° 5 , corante vermelho ponceau R4, água purificada)

INFORMAÇÃO  AO  PACIENTE: - MALEATO DE DEXCLORFENIRAMINA

O Maleato de Dexclorfeniramina está indicado para o alívio e a prevenção de manifestações alérgicas.Conserve a embalagem fechada, em temperatura ambiente entre 15o e 30oC, protegida da luz.

O prazo de validade do produto é de 36 meses a partir da data de fabricação, impressa na embalagem. Não utilize medicamento vencido.
Informe seu médico sobre a ocorrência de gravidez
2 na vigência do tratamento ou após o seu término e também se está amamentando, pois o produto não deve ser utilizado durante a gravidez2 e a amamentação3.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Informe seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis como sonolência, reações cutâneas, suor excessivo, secura na boca, garganta e nariz, palpitações
4, tontura5, vertigem6, fadiga, confusão, excitação, nervosismo, náuseas7, vômito8, constipação9, dificuldade em urinar, dificuldades respiratórias.

TODO  MEDICAMENTO  DEVE  SER  MANTIDO FORA  DO  ALCANCE  DAS  CRIANÇAS.

O uso associado ao álcool, antidepressivos e barbitúricos pode aumentar o efeito sedativo do maleato de dexclorfeniramina.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.
Durante o tratamento o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.
O
Maleato de Dexclorfeniramina não deve ser usado em recém- nascidos e prematuros, pacientes recebendo inibidores da MAO e indivíduos alérgicos aos componentes do produto.

NÃO  TOME  REMÉDIO  SEM  O  CONHECIMENTO  DO  SEU  MÉDICO,  PODE  SER  PERIGOSO  PARA  SUA  SAÚDE.

INFORMAÇÃO  TÉCNICA: - MALEATO DE DEXCLORFENIRAMINA

O  Maleato de Dexclorfeniramina é um anti- histamínico com propriedades anticolinérgicas. É capaz de produzir suave a moderado efeito sedativo.
É um composto sintético que antagoniza eficazmente muitos dos efeitos característicos da histamina, sendo assim, de valor clínico na prevenção e alívio de muitas manifestações alérgicas. Sua ação parece depender da competição com a histamina pelos receptores celulares.
É absorvido lentamente pelo trato gastrintestinal. O pico de concentração plasmática ocorre em 2,5 a 6 horas após a administração oral. Sua biodisponibilidade é baixa com valores registrados entre 25% a 50%. Cerca de 70% do
Maleato de Dexclorfeniramina na circulação10 são ligados às proteínas11 plasmáticas. Seus valores de meia- vida são variáveis, em torno de 2 a 43 horas.
O
Maleato de Dexclorfeniramina é amplamente distribuído pelo corpo incluindo passagem para o sistema nervoso12 central. É extensivamente metabolizado e seus metabólitos incluem desmetil e didesmetilclorfeniramina. A droga inalterada e seus metabólitos são excretados diretamente na urina13, sendo que a excreção depende do pH urinário e da velocidade de eliminação. Somente traços têm sido encontrados nas fezes.
A duração da ação é de 4 a 6 horas. Em crianças a absorção é mais rápida e extensiva e a meia- vida é diminuída.

INDICAÇÕES: - MALEATO DE DEXCLORFENIRAMINA

É indicado para alívio sintomático de algumas manifestações alérgicas, tais como: urticária14, angioedema15, rinites vasomotoras, eczemas alérgicos, dermatite16 atópica, dermatite16 de contato, reações a drogas, soros, sangue17, picadas de insetos e pruridos de origem não específica.

CONTRA-INDICAÇÕES: - MALEATO DE DEXCLORFENIRAMINA

O Maleato de Dexclorfeniramina é contra- indicado em pacientes com hipersensibilidade à droga ou aos outros  anti-histamínicos de estrutura química similar, ou ainda aos componentes da fórmula.Produtos contendo Maleato de Dexclorfeniramina não devem ser usados em recém- nascidos e prematuros porqu