Que tipos de sistemas podemos distinguir?
Sistema Termodinâmico: é um sistema em que consideramos variações da energia interna, como a alteração do número de partículas ou da alteração da temperatura de um sistema.
Sistema Mecânico: é um sistema onde se considera a energia causada por uma ou mais forças que fazem mover ou alterar o estado de movimento de um corpo. Neste tipo de sistema não se consideram alterações da energia interna.
Sistema Complexo: é um sistema com uma componente termodinâmica e outra componente mecânica, ou seja, é um sistema em que se consideram variações da energia interna que podem provocar movimento do corpo.
Os meios de transporte são exemplos perfeitos de sistemas complexos, pois transformam a energia interna do combustível em energia mecânica que origina o seu movimento.
Centro de massa de um corpo é o ponto onde pode ser pensado que toda a massa do corpo está concentrada para o cálculo de vários efeitos.
O centro de massa permite simplificar a compreensão do movimento de translação ao reduzir um objeto complexo apenas a uma partícula.
A redução de um corpo ao centro de massa não permite estudar:
- movimentos de rotação;
- deformações;
- variações da energia interna.