Orientação para leitura de textos I (Ensino Médio)

Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura

Ciclo: Ensino Médio

Assunto: Leitura de textos

Tipo: Metodologias

Nas atividades de leitura e compreensão de textos, é preciso estar atento para dois tipos fundamentais de atividades: as que têm como foco o processo de leitura e as que buscam oproduto do processo de leitura e compreensão do texto.

No primeiro caso, é necessário que aconteça a ativação de conhecimentos prévios. Nos dois casos, é preciso que estratégias de leitura – como a realização de antecipações e inferências e a verificação das mesmas – sejam estimuladas pela formulação de questões e não apenas por solicitações relativas à localização de informações.

Dessa forma, antes de propor a leitura de um texto, é preciso ter uma conversa com os alunos para fazer um levantamento dos conhecimentos que eles já têm sobre o tema. Esse levantamento possibilita uma leitura mais fácil e aprofundada do texto.

Outro procedimento importante, a partir da leitura do título do texto e da articulação dessa informação com outras, como autoria, fonte e características do gênero, é solicitar aos alunos que realizem antecipações do que irão encontrar no texto.

Por exemplo, considerando que o título do texto seja “0 nível de desemprego no país tende a se recuperar no segundo semestre?”, pergunta-se:

Que tipo de assunto você acha que o texto aborda?

Você acha que é uma história, uma notícia ou um poema?

O texto contém alguma opinião? Sobre que assunto?

Sabendo que foi publicado na seção "Tendências e Debates", da Folha de São Paulo, sua hipótese se modifica em alguma coisa?

Sabendo que quem o escreveu foi Fernando Bezerra, empresário e senador pelo PMDB, que posição você acha que é defendida no texto?

Durante a leitura, é preciso que sejam explicitados os procedimentos e as pistas utilizados pelos diferentes leitores (os alunos), os quais levaram a determinadas compreensões. Para tanto, é importante formular questões ao longo da leitura que possibilitem a realização de inferências e antecipações, assim como a verificação das mesmas a partir de pistas lingüísticas.

Por exemplo, na leitura do conto “João e Maria”, é possível perguntar:

Com esse título, que tipo de texto você acha que é: uma notícia, um conto, um editorial ou um artigo de opinião?

Quem são João e Maria?

Sabendo que o texto foi publicado no livro “Os Amantes Iluminados”, a sua opinião se modifica em algum aspecto? Por quê?

E sabendo que a data da publicação foi 1988, alguma hipótese sua pode ser descartada ou modificada?

Por que você acha que esse título foi escolhido?

No que se refere ao produto do processo de leitura, as questões devem estimular os alunos a realizar não apenas a localização de informações (por exemplo: “Como se chamam os personagens principais do conto?”), mas também inferências (por exemplo: “A que bruxa se refere o conto, logo no início? O que Maria esperava há muito tempo?”) e reconstrução de informações de partes do texto (por exemplo: “Esse texto lembra a você algum outro? Qual? Por que motivo? Que pistas lingüísticas possibilitaram perceber isso?”).

São esses tipos de questões e estratégias de leitura que têm como objetivo a compreensão efetiva do texto.

Referência:

RAMOS, Ricardo. Os Amantes Iluminados. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.