MINISTÉRIO DA SAÚDE
VIGITEL BRASIL 2010 VIGILÂNCIA DE FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO PARA DOENÇAS CRÔNICAS POR INQUÉRITO TELEFÔNICO
ESTIMATIVAS SOBRE FREQUÊNCIA E DISTRIBUIÇÃO SOCIODEMOGRÁFICA DE FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO PARA DOENÇAS CRÔNICAS NAS CAPITAIS DOS 26 ESTADOS BRASILEIROS E NO DISTRITO FEDERAL EM 2010
Brasília, DF 2011
VIGITEL BRASIL 2010
VIGILÂNCIA DE FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO PARA DOENÇAS CRÔNICAS POR INQUÉRITO TELEFÔNICO
MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Vigilância em Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa
VIGITEL BRASIL 2010
VIGILÂNCIA DE FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO PARA DOENÇAS CRÔNICAS POR INQUÉRITO TELEFÔNICO
ESTIMATIVAS SOBRE FREQUÊNCIA E DISTRIBUIÇÃO SOCIODEMOGRÁFICA DE FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO PARA DOENÇAS CRÔNICAS NAS CAPITAIS DOS 26 ESTADOS BRASILEIROS E NO DISTRITO FEDERAL EM 2010
Série G. Estatística e Informação em Saúde
Brasília, DF, 2011
© 2011 Ministério da Saúde
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial. A responsabilidade pelos direitos autorais de textos e imagens desta obra é da área técnica. A coleção institucional do Ministério da Saúde pode ser acessada, na íntegra, na Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br/bvs
Série G. Estatística e Informação em Saúde
Tiragem: 100 exemplares – versão preliminar – 2011
Elaboração, edição e distribuição MINISTÉRIO DA SAÚDE
Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Análise de Situação de Saúde
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento de Ouvidoria-Geral do Sistema Único de Saúde
Produção Núcleo de Comunicação/GAB/SVS
Endereços Secretaria de Vigilância em Saúde SAF SUL Trecho 2 Lote 5 e 6 Bloco F, Torre I, Ed. Premium, sala 14 T. CEP 70.070-600.Brasília, DF, Brasil. E-mail: svs@saude.gov.br Internet: www.saude.gov.br/svs
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Esplanada dos Ministérios, Bloco G, Edifício Sede, 6o andar, sala 655 CEP: 70.058-900. Brasília-DF, Brasil. E-mail: svs@saude.gov.br Internet: www.saude.gov.br/sgep
Impresso no Brasil / Printed in Brazil
Ficha Catalográfica ____________________________________________________________________________________________________________
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa.
Vigitel Brasil 2010: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011. 152 p.: il. – (Série G. Estatística e Informação em Saúde)
Doença crônica. 2. Fatores de risco. 3. Vigilância. I. Título. II. Série. ____________________________________________________________________________________________________________
Catalogação na fonte – Coordenação-Geral de Documentação e Informação – Editora MS
Títulos para indexação Em inglês: Vigitel Brazil 2010: protective and risk factors for chronic diseases by telephone survey Em espanhol: Vigitel Brasil 2010: vigilancia de elementos de riesgo y protección para las enfermedades crônicas por cuestionamiento telefônico.
Agradecimentos
A implantação e manutenção do VIGITEL (Vigilância de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), desde 2006, em todas as capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, tem sido um processo de construção coletiva, envolvendo diversas instituições, parceiros, dirigentes e técnicos.
Nesta publicação, que divulga resultados do quinto ano de operação do sistema, gostaríamos de agradecer às empresas telefônicas Oi – Telefonia Fixa e Telefônica – Telecomunicações de São Paulo pela colaboração prestada no sorteio e extração das amostras probabilísticas das linhas telefônicas sorteadas em cada cidade.
Agradecemos também ao Grupo Técnico Assessor do VIGITEL que tem contribuí- do na revisão dos questionários e na discussão metodológica para o aperfeiçoamento deste sistema.
Finalmente, agradecemos aos mais de cinquenta e quatro mil brasileiros que, com sua aquiescência em participar das entrevistas telefônicas e com a atenção e o tempo que dedicaram a responder ao questionário do VIGITEL, permitiram a continuidade de um sistema de monitoramento de fatores de risco para doenças crônicas de grande importância para a Saúde Pública brasileira.
Equipe de Coordenação do VIGITEL
Equipe de elaboração
Esta publicação é fruto de uma parceria entre o Núcleo de Pesquisas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo e a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
Equipe de coordenação do VIGITEL
Otaliba Libânio de Morais Neto – SVS/MS Carlos Augusto Monteiro – NUPENS/USP Deborah Carvalho Malta – SVS/MS Rafael Moreira Claro – NUPENS/USP
Organização e elaboração da publicação Carlos Augusto Monteiro – NUPENS/USP Otaliba Libânio de Morais Neto – SVS/MS Deborah Carvalho Malta – SVS/MS Rafael Moreira Claro – NUPENS/USP Ana Carolina Garcia – NUPENS/USP Ana Paula Bortoletto Martins – NUPENS/USP Regina Rodrigues – NUPENS/USP Betine Pinto Moehlecke Iser – SVS/MS Renata Tiene de Carvalho Yokota – SVS/MS Regina Tomie Ivata Bernal
Colaboradores
Juliano Ribeiro Moreira – Expertise Inteligência e Pesquisa de Mercado Ltda. Nilza Nunes da Silva – FSP-USP Luciana Monteiro Sardinha – SVS/MS Naiane de Brito Francischetto – SVS/MS Paula Carvalho de Freitas – SVS/MS
Coleta de dados
Expertise Inteligência e Pesquisa de Mercado Ltda.
Sumário
Apresentação 15
1. Introdução 17
2. Aspectos metodológicos 18
2.1. Amostragem 18
2.2. Coleta de dados 20
2.3. Análise de dados 21
2.4. Aspectos éticos 24
3. Estimativas para 2010 31
3.1. Tabagismo 31
3.2. Excesso de peso e obesidade 47
3.3. Consumo alimentar 54
3.4. Atividade física 76
3.5. Consumo de bebidas alcoólicas 92
3.6. Autoavaliação do estado de saúde 99
3.7. Prevenção de câncer 103
3.8. Morbidade referida 113
4. Variação temporal 2006-2010 123
5. Referências 126
6. Anexos 129
Anexo A: Modelo do Questionário Eletrônico 131
Anexo B: Estimativas para a distribuição (%) da população adulta total e da população adulta com telefone segundo variáveis socio- demográficas. 2000/2010
147
Lista de Tabelas
Tabela 1 Percentual de adultos (≥ 18 anos) fumantes, por sexo, segundo as capitais dos
estados brasileiros e Distrito Federal. VIGITEL, 2010.
32
Tabela 2 Percentual de fumantes no conjunto da população adulta das capitais dos estados brasileiros e Distrito Federal, por sexo, segundo idade e anos de esco- laridade. VIGITEL, 2010.
34
Tabela 3 Percentual de adultos (≥ 18 anos) ex-fumantes, por sexo, segundo as capitais
dos estados brasileiros e Distrito Federal. VIGITEL, 2010.
35
Tabela 4 Percentual de ex-fumantes no conjunto da população adulta das capitais dos estados brasileiros e Distrito Federal, por sexo, segundo idade e anos de esco- laridade. VIGITEL, 2010.
37
Tabela 5 Percentual de adultos (≥ 18 anos) que fumam 20 ou mais cigarros por dia, por sexo, segundo as capitais dos estados brasileiros e Distrito Federal. VIGITEL, 2010.
38
Tabela 6 Percentual de adultos (≥ 18 anos) que fumam 20 ou mais cigarros por dia no conjunto da população adulta das capitais dos estados brasileiros e Distrito Federal, por sexo, segundo idade e anos de escolaridade. VIGITEL, 2010.
40
Tabela 7 Percentual de adultos (≥ 18 anos) fumantes passivos no domicílio, por sexo,
segundo as capitais dos estados brasileiros e Distrito Federal. VIGITEL, 2010.
41
Tabela 8 Percentual de adultos (≥ 18 anos) fumantes passivos no domicílio no conjunto da população adulta das capitais dos estados brasileiros e Distrito Federal, por sexo, segundo idade e anos de escolaridade. VIGITEL, 2010.
43
Tabela 9 Percentual de adultos (≥ 18 anos) fumantes passivos no local de trabalho, por sexo, segundo as capitais dos estados brasileiros e Distrito Federal. VIGITEL, 2010.
44
Tabela 10 Percentual de adultos (≥ 18 anos) fumantes passivos no local de trabalho no conjunto da população adulta das capitais dos estados brasileiros e Distrito Federal, por sexo, segundo idade e anos de escolaridade. VIGITEL, 2010.
46
Tabela 11 Percentual de adultos (≥ 18 anos) com excesso de peso (Índice de Massa Cor- poral ≥ 25 kg/m2), por sexo, segundo as capitais dos estados brasileiros e Distrito Federal. VIGITEL, 2010.
48
Tabela 12 Percentual de indivíduos com excesso de peso (Índice de Massa Corporal ≥ 25 kg/m2) no conjunto da população adulta das capitais dos estados brasileiros e Distrito Federal, por sexo, segundo idade e anos de escolaridade. VIGITEL, 2010.
50
Tabela 13 Percentual de adultos (≥ 18 anos) com obesidade (Índice de Massa Corporal ≥ 30 kg/m2), por sexo, segundo as capitais dos estados brasileiros e Distrito Federal. VIGITEL, 2010.
51
Tabela 14 Percentual de indivíduos com obesidade (Índice de Massa Corporal ≥ 30 kg/m2) no conjunto da população adulta das capitais dos estados brasileiros e Distrito Federal, por sexo, segundo idade e anos de escolaridade. VIGITEL, 2010.
53
Tabela 15 Percentual de adultos (≥ 18 anos) que consomem frutas e hortaliças cinco ou mais dias por semana, por sexo, segundo as capitais dos estados brasileiros e Distrito Federal. VIGITEL, 2010.
55
Tabela 16 Percentual de indivíduos que consomem frutas e hortaliças cinco ou mais dias da semana no conjunto da população adulta das capitais dos estados bra- sileiros e Distrito Federal, por sexo, segundo idade e anos de escolaridade. VIGITEL, 2010.
57
Tabela 17 Percentual de adultos (≥ 18 anos) que consomem cinco ou mais porções diári- as de frutas e hortaliças, por sexo, segundo as capitais dos estados brasileiros e Distrito Federal. VIGITEL, 2010.
59
Secretaria de Vigilância em Saúde/MS 9