Painel M3C3-SL

Campus
Soledade

Sobre este Painel de Informações M3C3-SL

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024 do IFPB estabelece uma estrutura de objetivos, metas e iniciativas de curto e médio prazos para as atividades acadêmicas e administrativas da nossa Instituição. O PDI se baseia na estrutura definida no Artigo 21 do Decreto Federal nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Este Painel de Informações é parte integrante do PDI 2020-2024 do IFPB e encontra-se sistematizado ao PLANEDE de acordo com os requisitos do Artigo 2º da Portaria nº 2025/2017-IFPB, bem como alinhado à Lei n.º 13.005/2014 (PNE 2014-2024), às Cláusulas 1ª e 4ª do Termo de Acordo e Metas do MEC/SETEC 06/2010 (TAM 2010-2022), à Res. n.º 24/2019-IFPB (PEAPEE 2017-2027), à Lei n.º 13.971/2019 (PPA 2020-2023) e ao Decreto Federal n.º 10.531/2020 (EFD 2020-2031). Juntos, esta abordagem holística fornece uma visão retrospectiva e prospectiva do desempenho do IFPB. Mais informações, acesse www.ifpb.edu.br/transparencia/pdi .

CAMPUS M3C3 – SOLEDADE

{status=loading:query_composicao_pdi "URL='.BASE_URL.'/manuscrito"}

1. Histórico do Campus (>=5 parágrafos)

   O percurso de implantação do Campus iniciou-se em 2014, com a realização dos estudos de viabilidade e a identificação das potencialidades econômicas que pudessem referenciar o perfil tecnológico da unidade. Nesse período também se deu a implantação do Centro de Referência Tecnológico com atividades do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), oferecendo os cursos de Cuidador de Idoso; Agente de Desenvolvimento Cooperativista; Agente de Projetos Sociais e Preparador de Doces e Conservas, possibilitando qualificação profissional da comunidade e, assim, contribuindo com a geração de renda e inclusão produtiva.

   Em 2015, a unidade ofertou dois cursos na modalidade EAD, Segurança do Trabalho e Secretariado Escolar. Iniciativas que beneficiaram cerca de sessenta jovens da região.  Ainda em 2016 a unidade ofertou, em parceria com o Governo de Estado, três cursos na modalidade EAD pelo programa MedioTec, totalizando 150 vagas para estudantes da rede estadual de ensino. Nesse mesmo período, foram realizados seminários regionais e instituída a comissão que viria a formatar diversos projetos pedagógicos dos cursos que seriam implantados posteriormente.  

   Consolidado oficialmente como Campus Avançado, em 2016, o IFPB em Soledade, atualmente, oferta cursos técnicos em informática, na modalidade subsequente ao ensino médio. Além dos Cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC, direcionados para a qualificação de educadores da rede municipal e estadual. A equipe também desenvolve projetos de extensão, pesquisa e eventos na região.

2. Caracterização socioeconômica da área de abrangência (>=3 parágrafos)?

   Soledade é um município Paraibano localizado na microrregião do Curimataú Ocidental. De acordo com o IBGE (2020), sua população é de 15.102 habitantes. Área territorial de 578,178 km². Tem como atividades principais a agricultura e pecuária, possuindo expressividade no comércio e pouca industrialização.    Segundo a Estatística do Cadastro Central de Empresas, possui 176 empresas atuantes nos diferentes setores da economia (IBGE, 2018).

   Em 2018, o salário médio mensal era de 1.8 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 9.4%.

   Considerando domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, tinha 46.6% da população nessas condições, o que o colocava na posição 195 de 223 dentre as cidades do estado.

3. Resultados de destaque na atuação institucional (principais avanços, conquistas e números entre 2015 e 2019) (>=3 parágrafos)?

Entre 2015 e 2019, o Campus Soledade logrou êxito em vários aspectos de seu planejamento, como a consolidação de um curso regular, o Técnico em Informática Subsequente, criado pela resolução Ad Referendum Nº 27, de 24 de julho de 2017.

  Neste mesmo ano, foi celebrado um termo de cessão junto ao Governo da Paraíba, para que um espaço fosse cedido para instalação e funcionamento do Campus, que até então dependia de parcerias com a Prefeitura de Soledade. Feito isso, no ano de 2018 iniciaram as reformas do espaço cedido, para que em junho de 2019 o Campus se instalasse no novo espaço.

  Por fim, neste intervalo, a instituição pôde dar um grande salto, em relação aos anos anteriores, pois com sua sede, foi capaz de planejar suas atividades a longo prazo, buscar oferta de cursos FIC com maior regularidade, tornar semestral o número de entradas para seu curso técnico, e buscar maior efetividade na aplicação de seus recursos.  

4. Atividades principais desenvolvidas em ensino, pesquisa, extensão (>=3 parágrafos)

    No ensino: Encontros pedagógicos realizados anualmente antes do início do semestre letivo; Reuniões mensais com docentes e discentes para avaliação do desenvolvimento das atividades pedagógicas; Aulas de atendimento semanal por disciplina; Editais de seleção de monitoria; Adaptação dos alunos novatos ao ambiente escolar e sistemas do IFPB; Semana de nivelamento com revisões de conteúdos de matemática e português; Semana de ambientação virtual para os estudantes novatos; Participação dos alunos do curso técnico em informática em visitas técnicas e eventos; Oferta do curso de capacitação em educação a distância para professores da rede municipal de ensino de Soledade; Atividades educacionais realizadas pelos docentes durante a paralisação das aulas em virtude da pandemia, como a elaboração de vídeos com dicas sobre o coronavírus ou dicas de como enfrentar o isolamento social; a capacitação do público em geral para uso das tecnologias de informação e comunicação;bem como a realização da 1ª Maratona de Programação IFPB Soledade tema “Criando Soluções para o Enfrentamento ao COVID-19”.

    Na pesquisa: têm-se os seguintes projetos: Características físicas e fisiológicas de sementes crioulas armazenadas no banco de sementes regional da comunidade Caiana em Soledade-PB; Desenvolvimento de Aplicativo para auxiliar as pessoas dos grupos de riscos da Covid-19 a realizarem compras no comércio da Região de Soledade-PB; e também o “SMART HOME”: Desenvolvimento de protótipo de baixo custo para automação residencial.

     Na extensão: Oferta de cursos pelo MEDIOTEC; Oferta de Cursos FIC (Formação Inicial e Continuada), dentre eles, Curso de Informática Básica para inclusão digital, Curso FIC em Tecnologias Educacionais, Curso FIC em Desenvolvimento de Aplicativos para dispositivos móveis, Curso FIC em tecnologias educacionais, Curso FIC em Redação do Enem, Curso de FIC Informática Básica para Terceira Idade.

5. Informações dos ato(s) normativo(s) de criação e funcionamento do Campus (>=1 parágrafo)?

   O Campus avançado em Soledade teve seu funcionamento a partir da publicação, pelo Ministério da Educação, da Portaria nº 378/2016.

6. Datas oficiais do Campus:

6.1. Criação

6.2. Funcionamento

6.3. Inauguração

(>=1 parágrafo)

   O Campus avançado, em Soledade, teve seu início com a implementação do Centro de Referência Tecnológico em 2013. Oficialmente, só veio a se tornar Campus avançado em 2016. Ingressou em seu próprio espaço, através de cessão por  anos, em junho de 2019 e teve sua solenidade de inauguração em 05 de dezembro de 2019.

7. Endereço completo do Campus, nome do Diretor-Geral e Portaria de Nomeação (>=1 parágrafo)

   O IFPB Campus Avançado de Soledade está localizado às margens da BR-230, Km 115, s/n, Bairro São José.

    Ademais, tem como Diretor Geral o senhor Adriano Ferreira de Melo, nomeado por meio da portaria nº 1756/2016, publicada em 09 de junho de 2016.

8. Principais marcos normativos internos do Campus (>=1 parágrafo)

RESOLUÇÃO N° 157, DE 10 DE JUNHO DE 2014: Convalida a Resolução 107/2014, de 09 de junho de 2014, que dispõe sobre a criação e autorização de funcionamento do Centro de Referência em Educação Profissional e Tecnológica de Soledade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e altera a sua alocação à estrutura organizacional da Reitoria.

RESOLUÇÃO N° 127, DE 17 DE SETEMBRO DE 2015: Dispõe sobre a criação e autorização de funcionamento dos polos de apoio presencial nos Campi em Implantação de Areia, Catolé do Rocha, Itabaiana, Pedras de Fogo e Soledade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

PORTARIA Nº 378, DE 9 DE MAIO DE 2016: Dispõe sobre a autorização de funcionamento de unidades dos Institutos Federais e atualiza a relação de unidades que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica:

Art 1ºFicam autorizados os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia a promoverem, no âmbito de suas estruturas organizacionais, o funcionamento dos Campus e Campus Avançados, relacionados no Anexo I

9. Dados gerais do contexto de atuação

9.1 População total do município de funcionamento do Campus e da área de abrangência (dados superiores ao ano de 2016, com necessidade de fonte oficial)

9.2 Estudantes matriculados na educação básica pública e privada do município de funcionamento do Campus no 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio (dados superiores ao ano de 2016, com necessidade de fonte oficial)

9.3 Principais instituições de ensino superior (IES) que atuam no município de funcionamento do Campus e na área de abrangência

9.4 Principais instituições públicas e privadas que atuam na área de abrangência ofertando cursos similares aos do Campus

(>=5 parágrafos)?

Segundo dados do IBGE,2020, a população de Soledade, município de funcionamento do Campus, é de 15.102 habitantes. Com relação à população dos municípios abrangidos pelo Campus, conforme dados do IBGE,2020, tem-se: Juazeirinho com 18.298 habitantes; São Vicente do Seridó com 10.848 habitantes; Cubati com 7.832 habitantes e, por fim, Junco do Seridó com 7.195 habitantes.

Em Soledade há, segundos dados do INEP, 877 Estudantes matriculados nos anos finais do ensino fundamental.Estudantes matriculados no ensino médio.

          Fonte: ferramenta Consulta Matrícula, INEP. Dados referentes ao município de Soledade;

Não existem instituições de Ensino Superior atuando na região.Não existem instituições públicas e privadas que ofertam cursos similares na área de abrangência do Campus.

10. Cidades de atendimento com base no quantitativo de alunos do Campus em “31/12/2019” (inserir tabela quantitativa estratificada por curso e/ou por cidade de origem do aluno) e contextualização dos cursos ofertados em relação ao seu ambiente de atuação** (>=2 parágrafos)?

 Cidades com alunos atendidos pelo Campus Soledade:

  • Juazeirinho (12 alunos);
  • São Vicente do Seridó (11 alunos);
  • Junco do Seridó (1 aluno);
  • Cubati (2 alunos);

 Os cursos ofertados pelo Campus Soledade visam atender a uma demanda da comunidade, tendo em vista que a falta de oferta de ensino tecnológico voltado para a informática mostrou-se uma grande carência para todos. Para tanto, tendo em vista os arranjos voltados ao comércio e produção rural da cidade, foi identificado que o investimento em tecnologias poderia potencializar o desenvolvimento de tais áreas.

11. Quadro atual de cursos e vagas por nível, modalidade, por turno de funcionamento e por eixo tecnológico (informação baseada em editais institucionais de 2019, p. ex., PSCT, SISU, etc.) (>=3 parágrafos)

Curso: Técnico em Informática;

Nível: Subsequente;

Modalidade: Presencial;

Turno: Noturno;

Eixo tecnológico: Informação e Comunicação

Curso: Tecnologias Educativas;

Nível: Formação Inicial e Continuada;

Modalidade: Presencial;

Turno: Noturno;

Eixo tecnológico: Desenvolvimento Educacional e Social

12. Principais resultados a serem alcançados e desafios a serem superados entre 2020 e 2024 (>=5 parágrafos)?

  1. Acompanhamento dos egressos;
  2. Diminuição da evasão;
  3. Aumento da eficiência acadêmica dos cursos;
  4. Execução do orçamento superior a 90%;
  5. Capacitação dos servidores para melhor desempenho em suas rotinas;

13. Quais as 5 principais ações a serem realizadas com prazos definidos até 31/12/2024 (>=5 parágrafos)? (ATENÇÃO: Descrever a ação, o responsável, o prazo associado)

  1. Ampliar oferta de ensino, através de novos cursos - Adriano Ferreira de Melo - 2024;
  2. Ampliar espaço físico, investir em melhorias de laboratórios, salas de aula, biblioteca e ambiente administrativo - Adriano Ferreira de Melo - 2024;;
  3. Ampliar o quadro docente - Adriano Ferreira de Melo - 2024;;
  4. Capacitar e garantir condições adequados para o quadro de técnicos-administrativos - Adriano Ferreira de Melo - 2024;;
  5. Ampliar projetos de pesquisa e extensão e integrá-los às outras atividades do Campus e da comunidade - Adriano Ferreira de Melo - 2024;;

14. Essas ações prioritárias do item 13 se vinculam a quais objetivos estratégicos institucionais (OEI) do planejamento estratégico do IFPB (>=1 parágrafo)? (ATENÇÃO: Explicitar ao menos "2" objetivos estratégicos com base em https://planede.ifpb.edu.br/gpweb/index.php?m=praticas&a=obj_estrategico_lista&cia_id=1&pg_id=1&usuario_id=null. antes de clicar na url, esteja logado no sistema de gestão estratégica para visualizar o relatório)

  1. I15 Melhorar a capacidade de criação de novos cursos em sintonia com os arranjos produtivos locais e demandas sociais, melhorando a habilidade institucional de diálogo com a comunidade externa, com alunos, ex-alunos, servidores e com as Organizações

F06 Crescer através da oferta de novos cursos a partir da verticalização de cursos existentes, otimizando-se a infraestrutura de laboratórios, salas de aula em turno de funcionamento inativo, quadros de pessoal e recursos de gestão;

  1. I08 Fornecer infraestrutura adequada para as atividades de ensino-pesquisa-extensão e gestão que assegurem padrões mínimos e a melhoria progressiva da estrutura de laboratórios, equipamentos, setores, salas de aula, bibliotecas e gabinetes docentes;
  2. F06 Crescer através da oferta de novos cursos a partir da verticalização de cursos existentes, otimizando-se a infraestrutura de laboratórios, salas de aula em turno de funcionamento inativo, quadros de pessoal e recursos de gestão;
  3. P06 Desenvolver competências e capacitar os servidores em Liderança para Inovação e Sustentabilidade através de treinamento e desenvolvimento (T&D) e conscientização permanentes
  4. S08 Realizar rastreamento ambiental para a identificação permanente de demandas sociais para a articulação entre ensino, pesquisa e extensão visando contribuir com as mudanças sociais responsáveis pela melhoria da qualidade de vida da população

15. Quais metas estratégicas institucionais (entre as 32 MEIs existentes no planejamento estratégico decenal do ifpb) especificamente serão priorizadas até 31/12/2024 (>=3 parágrafos)? (ATENÇÃO: Explicitar ao menos "3" metas com base em https://planede.ifpb.edu.br/gpweb/index.php?m=praticas&a=meta_lista&cia_id=1&pg_id=1&metatextobusca=null. antes de clicar na url, esteja logado no sistema de gestão estratégica para visualizar o relatório)

  1. M17 Reduzir tempo de expedição de Diploma através de melhoria de processos, que resulte em tempo inferior a 90 dias entre o registro de solicitação do estudante e a conclusão com êxito do processo de emissão;
  2. M27c Adotar metas parametrizadas para os Campi em Implantação e/ou Classificados como Centro de Referência e/ou com funcionamento em local provisório e/ou por concessão de uso das instalações;
  3. M30 Atingir em 2025 a proporção de 1 Projeto de Extensão e de 1 de Projeto de Pesquisa a cada 40 estudantes matriculados no IFPB;

16. Quais indicadores especificamente serão mensurados no sistema de gestão estratégica até 31/12/2024 (>=3 parágrafos)? (ATENÇÃO: Relacionar ao menos "3" indicadores; os endereços de URL associados no sistema de gestão estratégica, periodicidades de atualização; e responsabilidades)

Área 1 - Estudantes - Pessoas com Deficiência (PcD) atendidas pelo Campus no Técnico Subsequente entre 1º de janeiro e 31 de dezembro (necessidade de detalhar o curso e deficiência);

https://planede.ifpb.edu.br/gpweb/index.php?m=links&a=url_indicador&dialogo=1&pratica_indicador_id=10353

Área 1 - Número de Comissões de Revisão do PPC dos Cursos Técnicos Subsequentes;

https://planede.ifpb.edu.br/gpweb/index.php?m=links&a=url_indicador&dialogo=1&pratica_indicador_id=10275

Área 1 - Número de treinamentos, oficinas, palestras e cursos pela Diretoria de Administração direcionados a servidores docentes e técnicos administrativos para a disseminação dos seguintes temas: (1) Construção do Orçamento do Campus; (2) Regimento-Geral e Estatuto do IFPB; (3) Regimento do Campus; (4) Solicitação de Diárias, Passagens e Inscrições em Cursos/Eventos; (5) Apresentação Pública do Relatório de Planejamento, Execução e Controle do Orçamento do Campus; (6) Portal do Servidor; e (7) Reflexão sob

https://planede.ifpb.edu.br/gpweb/index.php?m=links&a=url_indicador&dialogo=1&pratica_indicador_id=10497

Área 1 - Número total de Cursos ofertados no Campus entre 1º de janeiro e 31 de dezembro;

https://planede.ifpb.edu.br/gpweb/index.php?m=links&a=url_indicador&dialogo=1&pratica_indicador_id=10362

Área 1 - Número total de professores efetivos lotados no Campus (inclusive afastados, em cessão de lotação etc.);

https://planede.ifpb.edu.br/gpweb/index.php?m=links&a=url_indicador&dialogo=1&pratica_indicador_id=10379

Área 1 - Número total de professores substitutos lotados no Campus;

https://planede.ifpb.edu.br/gpweb/index.php?m=links&a=url_indicador&dialogo=1&pratica_indicador_id=10379

Área 2 - Número de Projetos de Pesquisa desenvolvidos tendo como projeto-piloto a aplicação no IFPB no período de 1º de janeiro e 31 de dezembro;

https://planede.ifpb.edu.br/gpweb/index.php?m=links&a=url_indicador&dialogo=1&pratica_indicador_id=10426

Área 4 - (Campo Computado) Total de reuniões internas ao Campus - Todos os Segmentos;

https://planede.ifpb.edu.br/gpweb/index.php?m=links&a=url_indicador&dialogo=1&pratica_indicador_id=10453

Área 4 - Gastos totais com Diárias e Passagens pelo Campus entre 1º de janeiro e 31 de dezembro;

https://planede.ifpb.edu.br/gpweb/index.php?m=links a=url indicador dialogo=1&pratica_indicador_id=10493

Área 4 - Número de servidores contemplados de treinamento/capacitação (com diárias custeadas, taxas de inscrição às expensas do IFPB);

https://planede.ifpb.edu.br/gpweb/index.php?m=links&a=url_indicador&dialogo=1&pratica_indicador_id=10525

Área 4 - Número de vagas/bolsas-auxílio previstas em Edital de Assistência Estudantil - Auxílio Alimentação (atenção: incluir vagas em Edital para Restaurante Estudantil) (necessidade de informar número do Edital, valor mensal de 1 bolsa-auxílio e número de vagas/pessoas);

https://planede.ifpb.edu.br/gpweb/index.php?m=links&a=url_indicador&dialogo=1&pratica_indicador_id=10519

Área 4 - Número de vagas/bolsas-auxílio previstas em Edital de Assistência Estudantil - Auxílio Transporte Interurbano (necessidade de informar número do Edital, valor mensal de 1 bolsa-auxílio e número de vagas/pessoas);

https://planede.ifpb.edu.br/gpweb/index.php?m=links&a=url_indicador&dialogo=1&pratica_indicador_id=10521

Área 4 - Número de vagas/bolsas-auxílio previstas em Edital de Assistência Estudantil - Auxílio Transporte Municipal (necessidade de informar número do Edital, valor mensal de 1 bolsa-auxílio e número de vagas/pessoas);

https://planede.ifpb.edu.br/gpweb/index.php?m=links&a=url_indicador&dialogo=1&pratica_indicador_id=10522

Área 4 - Número total de terceirizados em atividade no Campus (incluindo limpeza e conservação, apoio administrativo, vigilância etc.);

https://planede.ifpb.edu.br/gpweb/index.php?m=links&a=url_indicador&dialogo=1&pratica_indicador_id=10389

Área 4 - Orçamento Total do Campus - Previsto na PLOA;

https://planede.ifpb.edu.br/gpweb/index.php?m=links&a=url_indicador&dialogo=1&pratica_indicador_id=10498

Área 4 - Orçamento Total do Campus - Executado;

https://planede.ifpb.edu.br/gpweb/index.php?m=links&a=url_indicador&dialogo=1&pratica_indicador_id=10499

Periodicidades de atualização de todas as ações: 30 dias;

Responsabilidade: Servidores lotados na direção geral e coordenação de curso;

17.1 Cronograma de Expansão e Reforma

O Campus Soledade, por não possuir quadro específico para tratar de compras e licitações, não possuir dotação orçamentária suficiente em investimento e estar vinculado a UG da Reitoria, não possui cronograma de expansão e reforma propriamente dito, mas sim um cronograma de intenções baseado nas necessidades vividas localmente.

CRIAÇÃO DE NOVAS DEPENDÊNCIAS

CARACTERIZAÇÃO DA ESTRUTURA FÍSICA

Já possui Projeto formatado e/ou Processo em tramitação nesta data?

(Sim/Não*)

Já possui planejamento orçamentário que contemple os recursos dessa ação dentro da vigência do PDI?

(Sim/Não*)

SIT. ATUAL

(em qt. de depen-

dências)

SIT. FUTURA

(em qt. de depen-

dências)

Ano Previsto de Conclusão da Expansão/ Reforma

Sala de Aula

Não

Não

2

4

2024

Laboratório de Programação

Não

Não

0

1

2023

Laboratório de Redes de Computadores

Não

Não

0

1

2023

Almoxarifado

Não

Não

0

1

2024

Auditório

Não

Não

0

1

2024

Sala de Leitura

Não

Não

0

1

2024

Sala de Setor Administrativo

Não

Não

2

4

2024

Portaria Automatizada de Acesso à Instituição

Não

Não

0

1

2024

Setor de Arquivo

Não

Não

0

1

2024

Sala de Reunião

Não

Não

0

1

2024

Espaço de Vivência

Não

Não

0

1

2024

Aumento do Muro

Não

Não

1

1

2023

Reestruturação da  rede elétrica

Não

Não

1

1

2024

Sala de Pesquisa

Não

Não

0

1

2024

Sala de Extensão

Não

Não

0

1

2024

Sala de Monitoria de Ensino

Não

Não

0

1

2024

 (*) Todos os itens se encontram com resposta não devido a necessidade do campus de articulação junto a reitoria para aporte de recursos orçamentários e execução do mesmo.


17.2 Cronograma de Aquisição

O Campus Soledade, por não possuir quadro específico para tratar de compras e licitações, não possuir dotação orçamentária suficiente em investimento e estar vinculado a UG da Reitoria, não possui cronograma de aquisição dito, mas sim um cronograma de intenções baseado nas necessidades vividas localmente.

ESPECIFICAÇÃO DE ITEM DE AQUISIÇÃO

Já possui Projeto formatado e/ou Processo em tramitação nesta data?

(Sim/Não*)

Já possui planejamento orçamentário que contemple os recursos dessa ação dentro da vigência do PDI?

(Sim/Não*)

Já consta incluído no Plano Anual de Aquisições e Contratações gerenciado pela Área de Licitação/Planejamento e/ou previsto no Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI)?

(Sim/Não*)

Quantifi-

cação do Item

Ano Previsto de Aquisição/ Contratação

Aquisição de equipamentos para os Laboratórios de Informática e Redes

Não

Não

Sim

60 estações de trabalho

2023

Aquisição de mobiliários para os Laboratórios de Informática e Redes

Não

Não

Sim

60 bancadas e cadeiras apropriadas

2023

Aquisição de insumos para o Curso Técnico em Informática

Não

Não

Sim

Insumos a serem dimensionados por comissão específica

2024 (anualmente)

Aquisição de equipamentos e insumos para o Curso Técnico em Informática

Não

Não

Sim

Insumos a serem dimensionados pela direção geral

2024 (anualmente)

Aquisição de materiais e insumos para apoio aos discentes

Não

Não

Sim

Insumos a serem dimensionados pela direção geral

2024 (anualmente

 (*) Todos os itens se encontram com resposta não devido a necessidade do campus de articulação junto a reitoria para aporte de recursos orçamentários e execução do mesmo.

18. Qual a situação geral do Campus considerando os seguintes indicadores? (ATENÇÃO: Recomenda-se a verificação do PDI anterior acerca das informações declaradas anteriormente)

ÁREA DO TERRENO:

ÁREA CONSTRUÍDA: 460,13 m2

NÚMERO TOTAL DE SERVIDORES EFETIVOS (A+B): 8

(A) NÚMERO DE PROFESSORES EFETIVOS: 4

(B) NÚMERO DE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS: 4

NÚMERO TOTAL DE CONTRATADOS E/OU TERCEIRIZADOS (C+D): 10

(C) NÚMERO DE PROFESSORES SUBSTITUTOS: 4

(D) NÚMERO DE COLABORADORES TERCEIRIZADOS: 6

RECURSOS TECNOLÓGICOS:

NÚMERO TOTAL DE NOTEBOOKS, DESKTOPS E TABLETS DO CAMPUS (E+F): 50

(E) NÚMERO DE NOTEBOOKS, DESKTOPS E TABLETS DISPONÍVEIS PARA ESTUDANTES NAS ATIVIDADES DE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO: 45

(F) NÚMERO DE NOTEBOOKS, DESKTOPS E TABLETS DISPONÍVEIS PARA ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS: 5

(G) SALAS DE AULA COBERTAS COM WI-FI (0-100%) = 2 / 2 = 100 %

(H) SALAS ADMINISTRATIVAS COBERTAS COM WI-FI (0-100%) = 5/5 = 100 %

ITENS DE ACESSIBILIDADE DO CAMPUS

(observância à acessibilidade de calçada, de estacionamento, de acesso à edificação, de circulação interna, de esquadrias, de banheiros, de vestiários, de biblioteca, de auditórios e similares, de restaurantes estudantis e similares, de mobiliários etc.)

ITENS

POSSUI?

QUANTI-

DADE

PORTA DE  ACESSO COMPATÍVEL COM ENTRADA DE CADEIRANTE (NBR-9050)

SIm

1

IDENTIFICAÇÃO DA SALA EM BRAILE

Não

0

PISO TÁTIL

Sim

RAMPA

Sim

1

PLATAFORMA ELEVATÓRIA

Não

0

Sobre acessibilidade, o que precisa melhorar até 31/12/2024 (>=3 parágrafos)? Descreva objetivamente “o que fazer,  como fazer e até quando fazer”.

  1. Identificação das salas e demais ambientes em braile até 2022;

  1. Instalação de avisos sonoros em casos de emergência até 2024;

CARACTERIZAÇÃO GERAL DA ESTRUTURA FÍSICA DO CAMPUS

INFRAESTRUTURA ADMINISTRATIVA

INFRAESTRUTURA ACADÊMICA

INFRAESTRUTURA DESPORTO E LAZER

NOME
SETOR/ÁREA

QTD DE SALAS

NOME
SETOR/ÁREA

QTD DE SALAS

NOME
SETOR/ÁREA

QTD DE SALAS

Setor administrativo

[05]

Salas de aula

[02]

Banheiros

[02]

Laboratório de Informática

[02]

Biblioteca

[01]

Banheiros

[02]

...

...