Published using Google Docs
EDITAL | Academia LED - Nordeste.docx
Updated automatically every 5 minutes

REGULAMENTO ACADEMIA LED - JORNALISMO GLOBO NA UNIVERSIDADE

A Academia LED ― Luz na Educação é a frente de relacionamento da Globo com o mundo acadêmico para fortalecer o diálogo entre universidades, estudantes, professores e sociedade civil através de uma série de ações educacionais, as quais incluem palestras com talentos da Globo, workshops, visitas à emissora, apoio a pesquisas e também o projeto Academia LED ― Jornalismo Globo na Universidade. Parte integrante do Movimento LED, a Academia LED ― Luz na Educação, bem como todas as suas iniciativas, têm por objetivo acelerar a chegada do futuro da educação para todos e todas no Brasil.

ACADEMIA LED  JORNALISMO GLOBO NA UNIVERSIDADE

O projeto Academia LED ― Jornalismo Globo na Universidade, parceria do Movimento LED com o Jornalismo da Globo, que conta com o apoio técnico da escola de tecnologia e inovação Mastertech, foi concebido para incentivar o engajamento de estudantes de Jornalismo, Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Estudos de Mídia ou Rádio e TV em pautas voltadas para a temática ambiental. Concluídas todas as suas etapas, os(as) 10 (dez) proponentes selecionados(as) serão contemplados(as) com a quantia de R$10.000,00 (dez mil reais)  para produzirem suas matérias, a serem exibida em uma das plataformas da Globo. Além da mencionada bonificação, também será organizada uma experiência imersiva de 01 (uma) semana na emissora para conhecer de perto o dia a dia das atividades do Jornalismo e receber mentorias de especialistas, seguida de mais 03 (três) dias de imersão na afiliada ou regional do estado de origem do(a) participante, em período integral.

ESCOPO DO PROJETO ACADEMIA LED   JORNALISMO GLOBO NA UNIVERSIDADE

O presente edital, dirigido com exclusividade a graduandos(as) em Jornalismo, Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Estudos de Mídia ou Rádio e TV da região Nordeste, visa disseminar e multiplicar os princípios éticos do Jornalismo, em especial a defesa da democracia e ao combate às fake news, as técnicas empregadas nesta prática profissional, hoje indissociáveis de ferramentas e canais digitais, temas de interesse público ― sendo “Inovação nas cidades: Onde o Nordeste se reinventa” o tema desta edição ― e a produção sistematizada de conhecimento, criando oportunidades de desenvolvimento e atuação tanto para estudantes quanto para instituições de ensino. Também está no propósito desta iniciativa a aproximação da emissora e de seus colaboradores(as) do mundo acadêmico, via eventos em ambiente universitário, mentorias online e vivências presenciais nas redações Globo, o reconhecimento de ideias e projetos estudantis, mediante bonificação e possível veiculação, e a atração de talentos para futuras vagas na emissora.

QUEM PODE PARTICIPAR DA ACADEMIA LED JORNALISMO GLOBO NA UNIVERSIDADE

Estão aptas a participar do 2° edital da Academia LED  Jornalismo Globo na Universidade pessoas dos estados do Nordeste, maiores de 18 (dezoito) anos, completos até o dia em que terminam as inscrições, naturais do Brasil ou estrangeiras residentes no país, com vínculo acadêmico ativo nos cursos de Jornalismo, Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Estudos de Mídia ou Rádio e TV. No caso de estudantes de Comunicação Social, o comprovante de matrícula enviado no momento da inscrição deve indicar, obrigatoriamente, a habilitação em Jornalismo.

Não poderão participar do 2° edital da Academia LED ― Jornalismo Globo na Universidade pessoas funcionárias do Grupo Globo, das afiliadas Globo, de empresas prestadoras de serviços envolvidas na organização do Movimento LED e na análise e seleção das propostas inscritas, e seus respectivos familiares em até 3º grau.

Reconhece o(a) participante que sua inscrição e eventual participação na Academia LED ― Jornalismo Globo na Universidade é feita de forma gratuita e não onerosa, bem como, na hipótese cabível, não constitui compromisso ou promessa de qualquer relação presente ou futura com a Globo, com exceção daquela prevista neste edital.

TEMÁTICA

A Academia LED ― Jornalismo Globo na Universidade busca pautas que mostrem o Nordeste que inova, que cria soluções e inspira o Brasil. Histórias de pessoas comuns que transformam suas realidades com ideias ousadas, trabalho coletivo e inteligência local. Iniciativas que rompem com os estereótipos de miséria, fome e precariedade, e revelam a região como território de futuro, tecnologia, cultura viva e criatividade. Estão no nosso horizonte de interesse experiências em educação, ciência, mobilidade, cultura, meio ambiente, empreendedorismo e saúde, dentre outras, mas todas elas permeadas por novos olhares sobre o que está pulsando de positivo nas cidades nordestinas. Fatores como inovação (na pauta ou formato de apresentação), relevância e impacto estão entre os critérios para a avaliação e seleção de todas as propostas apresentadas.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Para que a proposta submetida seja considerada no processo de seleção da Academia LED ― Jornalismo Globo na Universidade, o(a) participante deverá preencher o formulário de inscrição (https://bit.ly/Formulario-AcademiaLED-Nordeste) com as seguintes informações:

Descrição da pauta – texto com no máximo 2.000 caracteres para  apresentar, de forma sintética, qual será a perspectiva escolhida para fundamentar a reportagem sobre a pauta “Inovação nas cidades: Onde o Nordeste se reinventa”.

Vídeo de defesa – material audiovisual com até 01 (um) minuto de duração para explicar a ideia central da pauta, destacando sua relevância e impacto.

Teses a investigar – listagem das principais hipóteses e questões que a pauta pretende investigar e abordar ao longo da reportagem.

Fontes – relação preliminar das fontes que serão consultadas, como especialistas, pesquisadores, organismos públicos e privados, autoridades ou comunidades impactadas pelo tema.

Referências – indicação das principais bases de dados, estudos, reportagens ou pesquisas que sustentam a pauta proposta.

Formato da mídia – definição da configuração assumida pela reportagem, considerando como possibilidade formatos em texto, vídeo, podcast, programa jornalístico ou peça documental.

Comprovação acadêmica – já no ato da inscrição, em complemento ao preenchimento do formulário, é imprescindível o envio de uma certificação do vínculo estudantil ativo. Endereçado para o email oi@mastertech.com.br, o documento apresentado deve, necessariamente, ser emitido pela própria instituição de ensino do(a) proponente, comprovar a vigência da sua matrícula no ano letivo de 2025 e indicar o nome e a habilitação da graduação cursada se houver.

CRITÉRIOS PARA A EXECUÇÃO DAS PAUTAS

As pautas enviadas pelos(as) proponentes, da linha editorial adotada à produção da matéria, são de responsabilidade exclusiva dos(as) mesmos(as), estando a Globo isenta de qualquer obrigação caso alguma situação adversa se imponha, especialmente àquelas que coloquem em risco a integridade das pessoas envolvidas na reportagem, sejam elas da equipe técnica ou do quadro de personagens consultados.

É proibida cópia, parcial ou integral, da pauta inscrita por outro(a) proponente. Verificada a correspondência dos materiais, será considerado válido àquele registrado primeiro.

Não serão aceitos pela Globo o envio de pautas pelos participantes que não estejam de acordo com os princípios editoriais do grupo Globo, tais como pautas que desrespeitem a legislação brasileira, de um modo geral e, em especial, as leis de direitos autorais e/ou de propriedade intelectual; contenham imagens, mensagens ou qualquer classe de conteúdo de cunho pornográfico, pedófilo, racista, violento, ou ainda ofensivo à honra, à vida privada, à imagem, à intimidade pessoal e familiar, ou de qualquer maneira ofensivo ou contrário às leis, à ordem, à moral e aos bons costumes; produzidas com o intuito de cometer fraude ou estimular a prática de condutas ilícitas ou contrárias à moral; produzidas sem a devida e prévia obtenção expressa e por escrito de todas as autorizações e consentimentos de terceiros que eventualmente façam parte da pauta e/ou sejam titulares de direitos sobre o mesma; desrespeitem a legislação eleitoral e partidária, cabendo ao participante total e exclusiva responsabilidade pelo conteúdo por ele disponibilizado, isentando a Globo de qualquer responsabilidade decorrente da violação da legislação citada.

Para conferir os princípios editoriais do Grupo Globo acesse: https://g1.globo.com/principios-editoriais-do-grupo-globo.html 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DAS PAUTAS

As propostas submetidas, aceitas apenas mediante preenchimento correto do formulário de inscrição, disponível em www.movimentoled.com.br, Academia LED ― Jornalismo Globo na Universidade, serão avaliadas por professores especializados contratados pela Globo, de acordo os seguintes critérios:

Relevância - Diz respeito à conexão da pauta proposta com o contexto social, político, econômico e ambiental do país e da região onde ela se insere, e também com a vida cotidiana da população residente neste último recorte, tanto na esfera das experiências individuais quanto no âmbito das vivências coletivas.

Inovação - Faz referência à abordagem criativa e original da temática explorada pela peça jornalística, seja em função da perspectiva adotada, inédita ou pouco usual, do formato narrativo escolhido ou dos recursos utilizados em sua produção.

Impacto - O material produzido deve ser capaz de engajar diferentes públicos, estimular reflexões e discussões relevantes, ampliar o entendimento sobre o tema abordado e contribuir para o debate jornalístico, promovendo impacto social efetivo, quer pelos alertas endereçados ao poder público, quer pela organização autônoma da sociedade civil.

Fundamentação - Está em causa, neste aspecto, a lógica e a coerência da proposta, bem como a construção das suas ideias e a solidez da sua argumentação. Justificativa e objetivos da pauta devem estar bem definidos para garantir o desenvolvimento consistente da reportagem.

Viabilidade da Produção - Tem em conta a possibilidade de execução da pauta mediante as condições previstas no Edital em questão. A avaliação deste quesito inclui acessibilidade às fontes sugeridas, domínio do formato escolhido para a peça jornalística e a adequação da mesma aos recursos disponíveis para a sua produção.

A avaliação das propostas será conduzida de forma anônima, sem que os pareceristas tenham acesso a dados pessoais dos(as) estudantes, como nome, idade, gênero, etnia ou instituição de ensino. Essa medida busca assegurar que o processo seja conduzido com total imparcialidade, garantindo igualdade de condições.

DA COMUNICAÇÃO DOS SELECIONADOS NAS ETAPAS INTERMEDIÁRIAS

Em todas as etapas da Academia LED ― Jornalismo Globo na Universidade, as submissões selecionadas serão divulgadas no site www.movimentoled.com.br e a comunicação será realizada através  do endereço de e-mail informado pelo(a) participante no ato da inscrição.

CRONOGRAMA 

- 23 de setembro de 2025: Lançamento do edital e início das inscrições;

- 31 de outubro de 2025, às 23h59, pelo horário de Brasília: encerramento das inscrições;  

- 5 de novembro de 2025: anúncio das até 200 (duzentas) submissões selecionadas;

- 6 a 24 de novembro de 2025: avaliação do júri;

- 05 de dezembro de 2025: anúncio das 15 (quinze) pessoas pré-finalistas;

- 12 de dezembro de 2025: banca avaliadora online com as 15 (quinze) pessoas pré-finalistas

- 15 de dezembro de 2025: anúncio das 10 (dez)pessoas vencedores;  

- 27 de janeiro de 2026: Imersão Globo + Afiliadas presencial;

- Fevereiro e maio de 2026: Mentorias online;

- 15 de junho de 2026: Publicação dos conteúdos.

ETAPAS DE SELEÇÃO

A seletiva para a Academia LED ― Jornalismo Globo na Universidade será fragmentada em 4 (quatro) etapas, sendo elas:

- 1ª fase: Avaliação das submissões inscritas e a classificação das mesmas de acordo com os pré-requisitos expostos neste edital;

- 2ª fase: As submissões válidas serão analisadas por pareceristas e profissionais especializados. Até 200 delas serão selecionadas, e dentre estas, 15 (quinze) serão direcionadas para a etapa seguinte;

- 3ª fase: As 15 (quinze) submissões classificadas serão expostas a uma segunda análise, em uma banca online, com a participação dos(as) proponentes, e desta vez realizada por um júri de profissionais da Globo.

- 4ª fase: Anúncio dos(as) 10 (dez) proponentes vencedores(as), os(as) quais serão contemplados(as) com mentorias online e presencial, e o aporte de R$10.000,00 (dez mil reais) para a produção das suas reportagens.

PREMIAÇÃO

Os(As) vencedores(as) terão a oportunidade de participar de uma imersão no Jornalismo Globo, a qual inclui:

- Imersão Globo + Afiliadas presencial, a ser realizada em 27 de janeiro de 2026, uma experiência imersiva de 01 (uma) semana na emissora para conhecer de perto o dia a dia das atividades do Jornalismo e receber mentorias de especialistas, seguida de mais 03 (três) dias de imersão na afiliada ou regional do estado de origem do(a) participante, em período integral;

- Mentorias online, entre fevereiro e maio de 2026, para orientação no desenvolvimento da reportagem;

- Publicação da reportagem na plataforma Globo em 15 de junho de 2026.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Organizadora da  Academia LED – Jornalismo Globo na Universidade  reserva-se o direito de modificar este regulamento a qualquer tempo, independente de aviso prévio aos(às) participantes. Nesse caso, as pessoas inscritas serão notificadas por e-mail e/ou notas públicas por meio do site do Movimento LED que esclareçam e justifiquem as alterações, de forma a manter a transparência na comunicação com todas as partes envolvidas na Academia LED – Jornalismo Globo na Universidade.

TERMOS 

A Globo se exime de toda e qualquer responsabilidade pelos danos e prejuízos de qualquer natureza que possam ser devidos em razão do acesso, interceptação, eliminação, alteração, modificação ou manipulação, por terceiros não autorizados, dos arquivos e comunicações transmitidos através da Academia LED.

A Globo se reserva o direito de desclassificar o(a) participante, caso seja constatado que este(a) pratique ou venha a praticar algum ato ou conduta que viole as leis e regulamentos federais, estaduais e/ou municipais, contrarie este Termo, e os princípios da moral e dos bons costumes.

Os(As) participantes são considerados legalmente responsáveis pelas pautas enviadas.

Os(As) participantes, no ato de aceite e assinatura deste Termo, cedem e transferem à Globo, na integralidade, a título universal, em caráter total, definitivo, irrevogável e irretratável, não exclusivo, para utilização a qualquer tempo, no Brasil e/ou no Exterior, todos os direitos patrimoniais de autor(a) sobre as pautas inscritas, para fins de publicação das mesmas, podendo disponibilizá-las na Internet e/ou telefonia, fixa ou móvel, ou em qualquer rede de informações, sem que seja devida ao(à) participante qualquer remuneração. As reportagens serão creditadas com o nome dos(as) autores(as), no momento da publicação. O conteúdo vencedor produzido será de distribuição exclusiva nas Plataformas Globo.  

A presente cessão entra em vigor na data do envio da pauta pelo(a) participante, e assim perdurará por todo o prazo de proteção das obras objeto deste. Entende-se por prazo de proteção legal da obra aquele estabelecido na Lei 9.610/98.

O(A) participante declara e garante, ainda, que: a pauta encaminhada à Globo é original e de sua autoria, estando de acordo com as disposições legais aplicáveis; a utilização de qualquer material protegido por direito autoral e direitos da personalidade na concepção da pauta encontra-se regularizada; obteve os licenciamentos de direitos, permissões e autorizações eventualmente necessárias para a execução e/ou exibição da pauta, nos termos previstos pelos modelos de Termo de Autorização disponibilizados pela Globo, não violando direitos de terceiros, incluindo, sem se limitar a, direitos autorais e direitos da personalidade e, os(as) selecionados(as) comprometem-se a assinar o termo de cessão da pauta, em sua versão final, junto à Globo e/ou outros documentos que se fizerem necessários.

O(A) participante declara, desde já, ser o(a) único(a) e exclusivo(a) titular de todos os direitos autorais patrimoniais sobre a pauta enviada, sendo responsável, outrossim, integralmente pela cessão de direitos ora concedida, não tendo a Globo qualquer responsabilidade ou controle sobre a mesma. Em decorrência da presente declaração, o(a) participante, desde já, obriga-se, caso venha a ser chamado(a) a responder judicial ou extrajudicialmente pela prática de um ato ilícito e/ou ilegal através da utilização da pauta, a isentar a Globo de quaisquer responsabilidades, bem como a requerer a exclusão da mesma do processo, se for o caso, bem como a indenizar a Globo por toda e qualquer despesa que esta venha a incorrer, incluindo-se, porém não se limitando, a indenizações, custas judiciais e/ou honorários advocatícios.

Em caso de dúvidas, os(as) interessados poderão esclarecê-las pelo endereço eletrônico movimentoled@g.globo, com o assunto Academia LED – Jornalismo Globo na Universidade.

Os(As) participantes declaram conhecer e se obrigam a seguir as normas de prevenção à corrupção, incluindo a Lei nº 12.846/2013 e seu respectivo regulamento. Adicionalmente, se obrigam a não dar, oferecer ou prometer qualquer bem de valor ou vantagem de qualquer natureza a agentes públicos ou a pessoas a eles relacionadas ou ainda quaisquer outras pessoas, empresas e/ou entidades privadas, com o objetivo de obter vantagem indevida, influenciar ato ou decisão ou direcionar negócios ilicitamente.

A marcação do check-box "SIM", seguida da postagem da pauta, é considerada, para todos os fins de direito, como aceitação pelo(a) participante, via Web, de todos os termos e condições do TERMO, passando o mesmo a regular a relação entre a Globo e os(as) participantes.

A publicação, pela Globo, após o término do projeto, de reportagens semelhantes às pautas enviadas, não significará que houve plágio ou qualquer inspiração em relação ao material encaminhado pelos(as) participantes.