GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

Diretoria de Ensino Região de São Vicente

Telefones do Núcleo Pedagógico: 3569-2744/ 3569-2745

2ª Reunião de Trabalho – Professores Coordenadores - DER SVI 2018"

Tema: Estudo dos Cadernos do Currículo para orientação e acompanhamento em sala de aula, com foco no desenvolvimento das habilidades matemáticas.

Professores Coordenadores Responsáveis: PCNP do NPE.

Título: “Reunião de Trabalho – Professores Coordenadores - DER SVI 2018"

Tema: Estudo dos Cadernos do Currículo para orientação e acompanhamento em sala de aula, com foco no desenvolvimento das habilidades matemáticas.

Data, Público e Local da reunião:

14/08/2018 - Peruíbe - EE Ottoniel Junqueira - Rua Alfredo Gomes, 185 - Centro - Peruíbe.

15/08/2018 - Itanhaém - EE Benedito Calixto - Avenida Rui Barbosa, 180 - Centro - Itanhaém.

16/08/2018 - Praia Grande - Faculdade Alfamérica  Av. Pres. Kennedy, 4285 - Aviação, Praia Grande.

17/08/2018 - São Vicente - Auditório DE - Rua João Ramalho, 180 – Centro - São Vicente.

Horário - das 8h30 às 12h30

Carga Horária - 4h

Público Alvo: Professores Coordenadores das Unidades escolares da área de circunscrição desta Diretoria de Ensino (Ação do MMR - Plano de Melhoria DER SVI).

Responsáveis: Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de São Vicente.

JUSTIFICATIVA DA AÇÃO: 

Em consonância com o artigo 67 da Lei nº 9394/96 (LDBEN), como direito do professor, combinado com a Resolução SE 75 de 30 de dezembro de 2014 Artigo 6º, como dever do Núcleo Pedagógico, articular e realizar a formação continuada de docentes por meio de Orientações Técnicas. Tendo por base o Método de Melhoria de Resultados (MMR), no que diz respeito à execução das ações contempladas no Plano de Melhoria da Diretoria de Ensino de São Vicente, justifica-se esta ação como compromisso com a educação do Estado de São Paulo, embasada nas orientações da Secretaria de Estado Educação.

JUSTIFICATIVA DO TEMA: 

A escolha do tema justifica-se pela análise do baixo rendimento dos alunos na disciplina de matemática, conforme análise dos indicadores apresentados na Plataforma Foco Aprendizagem, e na dificuldade dos professores coordenadores em orientar/formar os professores de matemática e das demais disciplinas, para favorecer o desenvolvimento das competências e habilidades em defasagem.

Desta forma, verificou-se a necessidade de formação continuada sobre o entendimento do tema escolhido, haja vista a necessidade da apropriação das habilidades aferidas no desenvolvimento do currículo apresentado.

Consideramos necessário, retomar a estrutura de formação da construção das Sequências Didáticas -SD apresentadas nos Cadernos do Currículo em diferentes disciplinas para a orientação e monitoramento do trabalho docente, tendo como foco a Matemática.

Objetivos

Orientar sobre a estrutura dos Cadernos do Currículo articulada ao ensino por Competências e Habilidades, a fim de subsidiar os professores coordenadores no desenvolvimento da formação continuada dos docentes e no acompanhamento das aulas com vistas à melhoria da aprendizagem matemática.

Ação/Conteúdos

  1. Competências e Habilidades;
  2. Cadernos do Currículo

Referências Bibliográficas: