Published using Google Docs
Cargo Médico/ Pediatria
Updated automatically every 5 minutes

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CARGO: MÉDICO/PEDIATRIA

LÍNGUA PORTUGUESA:

Será avaliada a capacidade de:

1) Leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais:

          Ler, compreender e interpretar textos diversos de diferentes gêneros, compostos por diferentes linguagens, redigidos em Língua  Portuguesa e produzidos em situações diferentes e sobre temas diferentes.

          Reconhecer marcas argumentativas.

          Identificar as diferentes partes constitutivas de um texto, de seus principais tópicos e de suas relações

          Identificar o sentido global de um texto.

          Identificar fato e opinião.

          Identificar objetivos discursivos do texto (informar, argumentar, relatar, expor, orientar, promover humor etc.).

          Identificar elementos que permitam relacionar o texto lido a outro texto ou a outra parte do mesmo texto.

          Inferir o sentido de palavras e/ou expressões a partir do contexto.

          Estabelecer relações de sentido entre os diversos segmentos do próprio texto e entre textos diferentes.

          Estabelecer articulação entre informações textuais, inclusive as que dependem de pressuposições e inferências (semânticas, pragmáticas) autorizadas pelo texto, para dar conta de ambiguidades, ironias e opiniões do autor.

          Reconhecer marcas linguísticas necessárias à compreensão do texto (mecanismos anafóricos e dêiticos, operadores lógicos e argumentativos, marcadores de sequenciação do texto, marcadores temporais, formas de indeterminação do agente).

          Identificar mecanismos de coesão e de coerência textuais presentes em gêneros textuais diversos.

          Reconhecer e analisar, em textos dados, a função morfossintática das classes de palavras e os efeitos de sentido (s) decorrentes desse uso.

          Reconhecer e analisar os recursos linguísticos que concorrem para o emprego da língua em diferentes funções, especialmente no que se refere ao uso dos pronomes, dos modos e tempos verbais e ao uso das vozes verbais.

          Reconhecer a importância da organização gráfica e diagramação para a coesão e coerência de um texto.

          Identificar variedades e adequação de linguagem.

          Analisar as características linguísticas próprias de textos multissemióticos.

          Estratégias de argumentação e posicionamento autoral em gêneros diversos

2) Conhecimentos linguístico-textuais:

        Identificar e empregar recursos linguísticos próprios da língua escrita formal em gêneros diversos: pontuação, ortografia, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, colocação pronominal, estruturação de orações e períodos.

        Reconhecer a significação de palavras e expressões. Relações semânticas, lógicas e enunciativas entre palavras, expressões e frases.

 BIBLIOGRAFIA SUGERIDA(*):

ANTUNES, I. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005.

BAGNO, M. Gramática pedagógica do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2010.

BECHARA, E. Gramática escolar da língua portuguesa. 2. ed. ampl. e atual. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.

CASTILHO, A. T. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.

FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2006.

FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto. 17. ed. São Paulo: Ática, 2007.

KOCH, I. G. V.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2009.

KOCH, I. G. O texto e a construção dos sentidos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1998.

KOCH, I. G. V. Argumentação e linguagem. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

KOCH, I. G. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2013.

KOCH, I. G.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2020.

NEVES, M. H. M. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 2004. 160 p.

ROJO, R.; MOURA, E. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

 (*) A sugestão bibliográfica destina-se a orientar os candidatos. Outras bibliografias, dentro do programa, também poderão ser utilizadas.


MATEMÁTICA:

O candidato deve demonstrar conhecimentos que lhe permitam a utilização do conhecimento Matemático básico tanto em aplicações abstratas quanto em situações práticas.

 1. CONJUNTOS. Representação de um conjunto. Relações de pertinência e inclusão. Igualdade de conjuntos. Subconjuntos. Conjunto universo. Conjunto das partes de um conjunto. Operações com conjuntos: união, interseção, diferença e complementar. Produto cartesiano. Diagrama de Venn. Número de elementos de um conjunto.

2. CONJUNTOS NUMÉRICOS. Números naturais e inteiros: operações fundamentais, critérios de divisibilidade, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum, decomposição em fatores primos. Números reais: operações fundamentais, potenciação e radiciação, valor absoluto, intervalos.

3. UNIDADES DE MEDIDAS. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa, ângulo, energia, informática e tempo. Transformações das unidades de medidas.

4. MATEMÁTICA FINANCEIRA. Razões e proporções. Números e grandezas proporcionais. Regra de três simples e composta. Porcentagens. Juros simples e compostos.

5. GEOMETRIA PLANA. Semelhança e congruência de figuras planas.Triângulos e polígonos.  Circunferência e círculo. Relações métricas em triângulos, círculos e polígonos regulares. Área de polígonos. Área do círculo e de figuras circulares.

6. GEOMETRIA NO ESPAÇO. Estudo e cálculo de áreas e volumes dos sólidos: prisma, pirâmide, cilindro, cones e os respectivos troncos e esfera.

7. FUNÇÕES. Conceito de função. Domínio, contradomínio, imagem. Gráficos. Composição de funções. Funções crescentes e decrescentes. Função inversa. Função afim, funções polinomiais de primeiro e segundo grau, função exponencial, função logarítmica e seus respectivos gráficos.

8. SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES. Sistemas lineares homogêneos e não homogêneos. Resolução de sistemas lineares: escalonamento, regra de Cramer. Sistemas equivalentes. Sistemas determinados, indeterminados e impossíveis.

9. PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE. Princípio fundamental da contagem, arranjos, combinações, permutações simples e permutações com repetição. Probabilidade da união de eventos, independência de eventos e probabilidade condicional.

10. NOÇÕES DE ESTATÍSTICA. População, amostra, distribuição de frequência, média, moda, mediana, interpretação de gráficos e de tabelas.

11. RACIOCÍNIO LÓGICO. Noções básicas da lógica matemática: proposições, problemas com tabelas e argumentação. Tabelas Verdade, resolução de problemas.

 

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA(*):

ALENCAR FILHO, Edgard de. Iniciação à lógica matemática. São Paulo, SP: Nobel, 2002.

BARROSO, J. M. Conexões com a matemática: ensino médio. São Paulo: Moderna, 2011.

DANTE, L. R. Matemática: contexto & aplicações: ensino médio. São Paulo: Ática, 2011.

DEGENSZAJN, D. et al. Matemática, ciência e aplicações: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2010.

DINIZ, M. I.; SMOLE, K. S. Matemática ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2011.

MORAES JUNIOR, José Jayme; LIMA, Alexandre. Raciocínio lógico: incluindo matemática, matemática financeira e estatística. São Paulo, SP: Método, 2011.

PAIVA, M. Matemática: Paiva: ensino médio. São Paulo: Moderna, 2009.

RIBEIRO, J. Matemática, ciência, linguagem e tecnologia: ensino médio. São Paulo: Scipione, 2011.

SOUZA, J. Novo olhar: matemática: ensino médio. São Paulo: FTD, 2011.

(*) A sugestão bibliográfica destina-se a orientar os candidatos. Outras bibliografias, dentro do programa, também poderão ser utilizadas.

 


LEGISLAÇÃO:

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, artigos 5º, 37 a 41 e 205 a 208. Processo Administrativo no âmbito da Administração Pública Federal: Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999. Elaboração, redação, alteração e consolidação de atos normativos: Decreto nº 12002, de 22 de abril de 2024. Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais: Lei nº 8.112, de 11/12/1990 e suas alterações. Sanções aplicáveis em virtude da prática de atos de improbidade administrativa: Lei Nº 8.429, de 2 de junho de 1992 e suas alterações. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e suas alterações. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994 e suas alterações.  Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, artigos 1º ao 4º, 43 a 57. Licitações e contratos Administrativos: Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021. Organização da Administração Pública Federal: Decreto Lei 200, de 25 de fevereiro de 1967.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA(*):

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 26 mar. 2025.

BRASIL. Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994. Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 jun. 1994. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm. Acesso em: 26 mar. 2025.

BRASIL. Decreto nº 12.002, de 22 de abril de 2024. Estabelece normas para a elaboração, redação, alteração e consolidação de atos normativos. Diário Oficial[da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 22 abr. 2024. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2024/decreto/D12002.htm. Acesso em: 26 mar. 2025.

BRASIL. Lei nº 8.112, 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 19 abr. 1991. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8112compilado.htm. Acesso em: 26 mar. 2025.

BRASIL. Lei nº 8.429, 02 de junho de 1992. Dispõe sobre as sanções aplicáveis em virtude da prática de atos de improbidade administrativa, de que trata o § 4º do art. 37 da Constituição Federal; e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 03 jun. 1992. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8429.htm. Acesso em: 26 mar. 2025.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d1171.htm. Acesso em: 26 mar. 2025.

BRASIL. Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999. Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 29 de jan. 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9784.htm. Acesso em: 26 mar. 2025.

BRASIL. Lei nº 13.709, 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 15 ago. 2018. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm. Acesso em: 26 mar. 2025. BRASIL.

BRASIL. Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021. Estabelece normas gerais de licitação e contratação para a administração pública. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 2 abr. 2021. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14133.htm. Acesso em: 26 mar. 2025. BRASIL.

BRASIL. Decreto nº 12.002, de 22 de abril de 2024. Estabelece normas para a elaboração, redação, alteração e consolidação de atos normativos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 22 abr. 2024. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2024/decreto/D12002.htm. Acesso em: 26 mar. 2025.

(*) A sugestão bibliográfica destina-se a orientar os candidatos. Outras bibliografias, dentro do programa, também poderão ser utilizadas.


CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – PEDIATRIA:

  1. Sistema Único de Saúde e os diferentes níveis de Atenção à Saúde;
  2. CARDIOPEDIATRIA: Cardiopatias congênitas;
  3. DERMATOLOGIA:. Dermatite atópica;
  4. GASTROPEDIATRIA: Doença do refluxo gastroesofágico; Doença diarréica aguda;
  5.  HEMATOLOGIA PEDIÁTRICA: Anemias na infância;
  6. INFECTOPEDIATRIA: Meningites bacterianas,. Vacinação, Coqueluche,. Arboviroses;
  7. NEFROPEDIATRIA: Síndrome nefrótica,. Síndrome nefrítica,. Infecção do trato urinário;
  8. NEONATOLOGIA:. Icterícia neonatal, Doenças infecciosas perinatais (TORCHESS);
  9. NEUROPEDIATRIA: Crises convulsivas;
  10.  OFTALMOLOGIA:. Doenças oculares na infância;
  11. OTORRINOLARINGOLOGIA: Infecções de vias aéreas superiores, otite média aguda e rinossinusite; Rinite alérgica; Tonsilites e faringites;
  12. PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA: A criança que sibila e asma na infância, Bronquiolite viral aguda, Pneumonia comunitária;
  13. PUERICULTURA / ALIMENTAÇÃO / PEDIATRIA GERAL: Aleitamento materno, Alimentação saudável em crianças e introdução alimentar, Desnutrição, Obesidade;
  14.  URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: Acidentes com animais peçonhentos, Reanimação cardiopulmonar em pediatria, Sepse e Choque séptico em pediatria, Obstrução de vias aéreas superiores, Cetoacidose diabética.

 

 

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA(*):

BRASIL. Ministério da Saúde. Dengue: diagnóstico e manejo clínico. 6. ed. Brasília, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/svsa/dengue/dengue-diagnostico-e-manejo-clinico-adulto-e-crianca/view. Acesso em 31 de mar. de 2025.

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos. Brasília: Ministério da Saúde, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-alimentar-melhor/Documentos/pdf/guia-alimentar-para-criancas-brasileiras-menores-de-2-anos.pdf/view. Acesso em 31 de mar. de 2025.

BRASIL. Ministério da saúde. Manejo do paciente com diarréia: avaliação do estado de hidratação do paciente. Brasília, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/svsa/doencas-diarreicas-agudas/manejo-do-paciente-com-diarreia-avaliacao-do-estado-do-paciente. Acesso em 31 de mar. de 2025.

FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE – FUNASA. Manual de diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos. Brasília, 2001. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/animais-peconhentos/aguas-vivas-e-caravelas/publicacoes/manual-de-diagnostico-e-tratamento-de-acidentes-por-animais-peconhentos.pdf/view. Acesso em: 31 mar. 2025.

GLOBAL INITIATIVE FOR CHRONIC OBSTRUCTIVE LUNG DISEASE – GOLD. Global strategy for the prevention, diagnosis and management of chronic obstructive pulmonary disease: 2024 report. [S. l.]: GOLD, 2025. Disponível em: https://goldcopd.org/2024-gold-report/. Acesso em: 19 maio 2025.

GUSSO, Gustavo; LOPES, José M C.; DIAS, Lêda C. Tratado de medicina de família e comunidade: princípios, formação e prática. 2. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2019. 2 v. E-book. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788582715369/. Acesso em: 31 mar. 2025.

SCHLAPBACH, L. J. et al. International consensus criteria for pediatric sepsis and septic shock. JAMA, Chicago, v. 331, n. 8, p. 665-674, 27 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.1001/jama.2024.0179. PMID: 38245889; PMCID: PMC10900966.

SILVA, L. R. et al. Tratado de pediatria: Sociedade Brasileira de Pediatria. 5. ed. Barueri, SP: Manole, 2022.

SOLÉ, D.; KUSCHNIR, F. C.; MELLO JÚNIOR, J. F. V Consenso Brasileiro Sobre Rinites 2024. Disponível em: https://asbai.org.br/v-consenso-brasileiro-sobre-rinites/. Acesso em: 31 de mar. de 2025.

TOPJIAN, A. A. et al. Part 4: Pediatric basic and advanced life support: 2020 American Heart Association Guidelines for Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care. Circulation, Dallas, v. 142, supl. 2, n. 16, p. S469–S523, 20 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1161/CIR.0000000000000901. PMID: 33081526.

WEFFORT, V. R. S. et al. Guia prático de alimentação da criança de 0 a 5 anos – 2021. São Paulo: SBP, 2021. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/23148cf-GPrat_Aliment_Crc_0-5_anos_SITE.pdf. Acesso em: 31 mar. 2025.

WEISS, S.L. et al. Surviving sepsis campaign international guidelines for the management of septic shock and sepsis-associated organ dysfunction in children. Intensive Care Medicine, Berlim, v. 46, supl. 1, p. 10–67, fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s00134-019-05878-6. Acesso em: 31 mar. 2025.

WORLD HEALTH ORGANIZATION – WHO. Guideline for complementary feeding of infants and young children 6–23 months of age. Geneva: WHO, 2023. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240081864. Acesso em: 31 mar. 2025.

(*) A sugestão bibliográfica destina-se a orientar os candidatos. Outras bibliografias, dentro do programa, também poderão ser utilizadas.