Links principais:

Programa Seminário Coastwatch 2018

Inscrições

A Organização

O GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, é uma Organização Não Governamental de Ambiente, que coordena a nível nacional, há 28 anos consecutivos, o Projeto Coastwatch Europe, para a monitorização do litoral, educação ambiental e ciência cidadã envolvendo, anualmente 2000 a 3000 pessoas.

Os riscos e impactes da atividade humana sobre o litoral são um problema que exige políticas e medidas concretas e o envolvimento dos cidadãos. O Projeto Coastwatch é um dos modos como a sociedade civil pode contribuir eficazmente para intervir na proteção do litoral.

A consciencialização social sobre a importância do mar, onde o projeto Coastwatch mais contribui, é essencial para se alterarem comportamentos. Portugal possui a terceira maior Zona Económica Exclusiva da Europa e, considerando a sua dimensão marítima, é um dos maiores países do mundo. Com a extensão da plataforma continental, teremos um país com quase 4 milhões de km2, onde o território marinho é 40 vezes superior ao terrestre. Dada a dimensão marítima do nosso país, é fundamental mobilizar as novas gerações para as oportunidades e desafios nos mais diversos setores: ambiente, economia, emprego, saúde, ciência e tecnologia contribuindo para a valorização do oceano enquanto fator diferenciador do país. A criação de futuras gerações de empreendedores do mar implica que tenham consciência do seu papel individual e coletivo na sustentabilidade do oceano. Esta consciência e compreensão da relação biunívoca entre o Homem e o Oceano designa-se por literacia do oceano.
A Campanha Coastwatch 2017.2018 sob o tema “Deixa a tua praia respirar” decorre de Outubro a Julho com o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o Presidente da República.

O término da Campanha culminará com um seminário de apresentação dos resultados da monitorização do ano, associado à formação de professores e com a participação dos coordenadores regionais do Projeto Coastwatch (representantes das entidades que desenvolvem o projeto em parceria com o GEOTA), tais como Câmaras Municipais, Uniões e Juntas de Freguesia, ONGs, Instituições de Ensino, entre outros.

O Seminário Coastwatch 2018

No presente ano, o Seminário Coastwatch conta com o apoio da Câmara Municipal de Mafra e  terá lugar na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira,  nos dias 12 e 13 de Julho de 2018.

O evento congrega palestras, comunicações orais, posters e saídas de campo, inseridas nos seguintes painéis temáticos:

Painel 1 - As alterações climáticas e os oceanos do futuro

Painel 2 - Conservação e Ordenamento do Litoral - Os novos IGT

Painel 3 - Turismo e Gentrificação no Litoral: riscos e oportunidades

Painel 4 - Reservas Marinhas e proteção do Litoral

Painel 5 - Ciência cidadã e proteção do Litoral

Destinatários: Educadores de Infância e Professores de todos os níveis de ensino, Educadores Ambientais, Estudantes, Técnicos de ONGS e Autarquias, Investigadores, Jovens e Público em geral. 

Inscrição:

A inscrição no Seminário deverá ser efectuada através do preenchimento do formulário online

No valor da Inscrição está incluído:

Valor de Inscrição:

O comprovativo de pagamento deverá ser enviado para geota.sec@netcabo.pt

Anulação da inscrição ou não comparência no Seminário:

_______________________________________________________

​Formação de professores

O Seminário Coastwatch 2018 já está acreditado com o número de registo: CCPFC/ACC-100830/18 e com 25 horas acreditadas para Educadores de Infância e Professores dos ensinos básico e secundário/profissional.​

​________________________________________________________

____________________________________________________________

Contributo para as metas nacionais

Esta iniciativa pretende contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4, 14 e 17 e para Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 uma vez que procura: Valorizar o território - mar e litoral, água, natureza, biodiversidade, paisagem; promover a tomada de consciência de que os atos dos cidadãos influenciam a qualidade do ambiente; ajudar a preparar os cidadãos para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais; promover iniciativas de reflexão e debate de dimensão nacional e/ou internacional no domínio da Educação Ambiental..