As 10 perguntas mais frequentes!

Caso não encontre aqui o que busca, verifique novamente no site oficial do evento e, se necessário, envie para nós sua dúvida pelo email disponível no site (enpex@canoas.ifrs.edu.br). Faremos o possível para responder em menos de 24h [de dias úteis].

1) Podem participar estudantes de outras instituições de ensino médio, superior ou pós-graduação?

Sim. O evento é destinado a discussão de projetos e atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos por estudantes e servidores/as do IFRS, de quaisquer campi, e de outras instituições de ensino.

2) Já concluí o curso, posso participar?

Caso seja aluno/a egresso/a do campus Canoas, sim, pode participar do evento.

3) Quantos/as autores/as podem ter cada trabalho?

Cada proposta enviada pode ter até 4 autores/as, mais os nomes do/a orientador/a e do/a co-orientador/a, que, como não possuem campo específico no atual sistema, podem ser informados como co-autores/as do trabalho (combinar com o orientador se há necessidade ou se prefere apenas ser mencionado durante a apresentação).

4) Co-autores/as precisam se inscrever no evento?

Não é obrigatório, apenas o/a primeiro/a autor/a precisa se inscrever e preencher, com atenção, todos os dados das demais pessoas vinculadas ao trabalho. Lembre de solicitar os nomes completos e e-mails de seus colegas, antes de realizar a inscrição.

5) Quando saberei se meu trabalho foi aceito para apresentação?

Verifique o cronograma, disponível no site, em anexo ao regulamento do evento. Assim que encerrarem as inscrições os trabalhos passarão pela etapa de homologação, quando poderão ser solicitadas correções por email, e depois, ao término desta etapa e respeitado o cronograma, será publicado no site a lista de trabalhos homologados. Próximo a data do evento, serão divulgados também a data, a sala e o horário das apresentações. Serão publicados no caderno de resumos, apenas os trabalhos que forem apresentados.


6) O projeto do qual faço parte tem mais de um/a bolsista, ambos têm que apresentar?

Cabe ao/à coordenador/a do projeto a decisão de enviar um único trabalho, do qual um/a dos/as bolsistas vai ser o/a primeiro/a autor/a, e responsável pela apresentação, e os/as outros/as serão co-autores/as. Bolsistas remunerados devem obrigatoriamente ser autores/as ou co-autores/as (segundo/a ou terceiro/a autor/a) dos trabalhos, porém é opcional o envio pelos/as estudantes voluntários/as. O/a coordenador/a do projeto pode optar por dividir a proposta em partes que funcionem de maneira isolada, por isso é fundamental a conversa com o/a orientador/a.

7) O projeto ou atividade recém começou, ainda não tenho resultados para apresentar, preciso me inscrever?

Bolsistas remunerados/as, mesmo tendo assumido a bolsa à poucos dias, tem obrigatoriedade de envio de proposta. A maioria dos trabalhos submetidos são sobre projetos em andamento, portanto não há necessidade de resultados finais. Compartilhe os resultados parciais, se houverem, bem como os objetivos, metodologia e justificativas do projeto, que podem ser conversados com o/a orientador/a ou, em caso de substituição, com o/a bolsista anterior. Durante a apresentação do trabalho (durante o evento), você certamente já terá mais resultados sobre o andamento do projeto.


8) Exposição de trabalho é o mesmo que pôster/banner?

Não. Concebemos esta sessão com uma intenção de ampliar as opções expositivas, podendo o trabalho ser apresentado a partir de uma exposição fotográfica, maquetes educacionais, produção literária apresentada das mais diversas formas, até perfomances ou instalações artísticas. Ainda que banner/pôster esteja dentro desta categoria, temos incentivado formas de exposição mais sustentáveis, que evitem gastos excessivos com impressões em grandes formatos e em alta qualidade de impressão, para um único momento de apresentação, porém você pode pensar em confecção artesanal de banners ou uma série de outras opções que lhe permitam apresentar seu projeto ou atividade. Verifique no regulamento outros requisitos desta sessão.

9) Durante a inscrição há um campo “área do conhecimento”, como saber qual a mais adequada para o meu trabalho?

Converse com o orientador e, caso ambos estejam em dúvida, marque a opção “outros”, mas atente por escolher uma das opções abaixo, que são as listadas no regulamento.

  1. Ciências da Natureza
  2. Ciências Humanas
  3. Eletrônica e Automação
  4. Gestão e Negócios
  5. Informática
  6. Linguagens
  7. Matemática
  8. Educação
  9. Multidisciplinar
  10. Outros


10) Qual o passo-a-passo para envio de trabalhos?

a) Com o trabalho pronto, revisado segundo o regulamento do evento e pelo/a orientador/a, acesse o site do evento <enpex.canoas.ifrs.edu.br>;

b) Vá até a sessão “inscrições”;

c) clique em “acesso”, cadastre-se ou use o campo “esqueci minha senha”;

d) assim que acessar, atente para clicar no item “Autor” (pois o sistema OJS/SEER oferece também para alguns usuários as opções “Leitor” e “Avaliador”);  

e) clique em “Iniciar nova submissão”;

f) escolha uma Seção de apresentação ou exposição, considerando o nível de escolaridade (médio, superior e pós-graduação) e o âmbito do seu projeto ou atividade (ensino, pesquisa ou extensão);

g) leia as “condições mínimas para submissão e, se concordar com elas, marque as mesmas;

h) como o evento deste ano não exige envio de arquivos, pule esta etapa clicando em “Salvar e continuar” e logo em seguida confirme a opção na caixa de diálogo que irá abrir no topo da página;

i) preencha o nome completo, email e instituição de todos/as os/as autores/as do trabalho;

j) utilize o botão “incluir autor”, se necessário;

l) preencha título, resumo e palavras chave, conforme limite de palavras previsto no regulamento;

m) na etapa “transferência de documento suplementares”, opcionalmente anexe uma imagem representativa do seu resumo, que poderá ser utilizada como miniatura no índice de trabalhos, ou apenas clique em “Salvar e continuar”;

n) por último, clique em “Concluir submissão”, logo após você deve receber uma confirmação na sua caixa de emails.

o) Opcionalmente, ainda no sistema, clique em “submissões ativas” para verificar a lista de submissões em “revisão” ou “pendente de homologação”. Verifique esta seção com frequência e, obrigatoriamente, quando for notificado por email sobre ações necessárias.

Ir para o site do evento: http://enpex.canoas.ifrs.edu.br

Versão atualizada deste documento: https://goo.gl/DW9qc6

Versão para impressão em A4: https://goo.gl/J2ghDx

 de