Realidade Virtual 2022.1V:\COMUM\PLANO DE COMUNICAÇÃO\logo_insper.jpg

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Prof. Luciano P. Soares <lpsoares@insper.edu.br>

Projeto 3 – Final

Data de entrega: 7/06/2022 às 15:45, via itch.io / Blackboard

Grupos: duplas.

Link da Jam: https://itch.io/jam/insper-rv-20221 

Objetivo do Projeto:

Desenvolvimento de um projeto livre em Realidade Virtual. Você pode simular o que desejar porém deverá se atentar para os critérios de qualidade das rubricas. O desenvolvimento deverá ser feito em grupos de até 2 estudantes. O principal objetivo é que estudantes demonstrem que conseguem desenvolver uma aplicação de Realidade Virtual com os principais componentes de interação.

Entrega

Para entregar o projeto, você deve gerar uma versão executável do seu projeto no itch.io. Se tiver dúvidas em como fazer o Build e testar, veja o documento abaixo:
https://docs.google.com/document/d/1CNbAnraBu8F9n-Siavf7MJj-jzFhYa2qmIwu3jnLV_M/edit?usp=sharing 

Se estiver fazendo em dupla deixe claro todos os nomes na submissão para que o professor consiga identificar e publicar as notas no Blackboard. No Blackboard (ou mesmo no itch.io) você vai entregar um vídeo do gameplay do jogo (já tive dificuldades com jogos muito difíceis, assim se eu não conseguir completar o jogo vou ver o vídeo)

Feedbacks:

Nas aulas dos dias 19/5 e 26/5 vocês deverão fazer par com outro grupo e devem fazer feedbacks um para os outros. Anotem as sugestões e veja o que é viável ajustar para a entrega final.

Avaliação do Projeto:

O projeto será avaliado pela experiência proposta, conforme a rubrica de avaliação do projeto que se encontra no fim deste documento.

Regras adicionais: A data do projeto é rígida e o itch.io irá bloquear novas entregas. Se o link não for postado no Blackboard o trabalho não será considerado entregue. Existe uma punição na nota de meio conceito para cada 24 horas de atraso.

Aviso: 

Os projetos serão examinados com respeito a plágio. Se você se basear em algum código da Internet, deixe claro de onde pegou e dê os créditos. É normal você buscar exemplos na internet para entender como algo funciona, o que não é aceitável é copiar longos trechos de código da internet e não dar crédito. Se forem poucas linhas, 2 ou 3 por exemplo, você não precisa referenciar, se for mais que isso, diga de onde pegou. Já usar projetos de colegas é mais crítico, não copie código de seus colegas, é sempre saudável conversar para ter e dar ajuda, mas não dar código pronto.

Maiores detalhes sobre integridade intelectual em atividades de programação em:

https://docs.google.com/document/d/1e7rk1_3F8SfroYlWli_oYIB-vYe1R4j8TDv-v6YAgk4/edit?usp=sharing

Rubrica de Avaliação dos Projetos:

Ao final dessa atividade estudantes devem demonstrar serem capazes de:

Objetivo de Aprendizado: Preparar ambientes 3D para navegação interativa em tempo real

Em Desenvolvimento (D)

Essencial (C)

Proficiente (B)

Avançado (A)

Ambiente desenvolvido não apresenta objetos virtuais organizados de forma coerente, comprometendo a sensação de “presença”. Cena não possui detalhes aderentes à proposta do projeto. Efeitos diversos foram inseridos, mas não são consistentes com o resto da cena.

Foi criado um ambiente 3D que embora simples (poucos objetos), permite a sensação de “presença” do usuário ao navegar na cena. Os objetos 3D são apresentados de forma organizada, em um grafo de cena coerente com a estrutura da cena criada.

Cenário 3D com uma quantidade de detalhes elevada, com clara definição do ambiente, como chão e céu. Uso de efeitos sofisticados, como som espacializado, ou partículas. Estrutura do grafo de cena coerente com a lógica da cena.

Cenário 3D com riqueza de detalhes (mas não um ambiente totalmente pronto baixado da Asset Store). Uso de vários efeitos especiais (som, partículas, iluminação) em diversos pontos da cena. Organização do grafo de cena e do projeto feita de forma otimizada, sem objetos ou scripts travando a renderização da cena.

Objetivo de Aprendizado: Integrar aplicações de Realidade Virtual em dispositivos imersivos

Em Desenvolvimento (D)

Essencial (C)

Proficiente (B)

Avançado (A)

Possível visualizar a cena 3D em sistema imersivo, porém não possui nenhum recurso de interação incorporado. Basicamente é um passeio em um cenário.

A simulação desenvolvida funciona de forma estável no sistema imersivo selecionado, permitindo a interação de forma coerente com a proposta do projeto em um par de objetos na cena.

A simulação desenvolvida funciona no sistema imersivo selecionado, permitindo a interação com vários objetos na cena de forma coerente com a proposta do projeto. As interações no espaço virtual são possíveis de diferentes formas.

A simulação desenvolvida funciona eficientemente no sistema imersivo selecionado, integrando algum dispositivo mais sofisticado de Realidade Virtual ou Aumentada (KatWalk, Touch, etc) ou alguma técnica de imersão não-convencional.

Objetivo de Aprendizado: Programar comportamento de ambientes virtual imersivos

Em Desenvolvimento (D)

Essencial (C)

Proficiente (B)

Avançado (A)

Cena 3D com apenas animações muito simples, ou seja, que não possuem comportamentos definidos conforme ações do usuário.

A cena desenvolvida é dinâmica, com objetos apresentando alguma reação, com poucos graus de liberdade, numa interação limitada a cliques. Algum nível básico de scripts foi desenvolvido.

A cena possui simulações físicas completas, ou seja, se percebe efeitos de gravidade, ou ausência de gravidade. Os sensores e reações da cena possuem alguns graus de liberdade.  Scripts desenvolvidos permitem interações entre os objetos da cena.

Simulação possui comportamento físicos, além disso animações orgânicas, como animação de personagens (não valem animações únicas prontas da Asset Store). Scripts permitem controles detalhados dos objetos.