logo_NUTRISSAN+RNP+Min.jpg 

Procedimento de participação em

Grupos de Interesse Especial (SIG) da NutriSSAN:

A participação contínua e institucional (coletiva ou individual) nos SIGs da NutriSSAN, por padrão, é aberto a qualquer instituição, desde que possuam os requisitos necessários e realizem a solicitação de participação, conforme o procedimento abaixo..

Pré-requisitos:

  1. Ler o Manual da NutriSSAN: http://url.rnp.br/?NutriSSAN-Manual 
  2. A instituição deve estar alinhada às diretrizes, princípios e valores relativos à  Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN), conforme explicitados na Lei nº 11346/2006, no Decreto nº 6272/2007 e no Decreto nº 7272/2010.
  3. Ter equipamento próprio para videocolaboração (videoconferência e webconferência, conforme o meio definido no SIG), semelhantes aos equipamentos de membros participantes;
  4. Ter conectividade IP própria, com capacidade de tráfego disponível para participação de sessões de videocolaboração, entre a unidade e o backbone da RNP;
  5. Ter um ambiente próprio e fixo realização de sessões de videocolaboração em grupo, homologado pela RNP: http://url.rnp.br?NUTRISSAN-ProcessoHomologacaoVC
  6. Ter uma equipe de operação própria capaz de realizar testes de sessões de videoconferência e webconferência e oferecer suporte aos usuários locais durante as sessões.

Documentação:

  1. A instituição solicitante deve preencher o formulário de solicitação de participação em SIG: http://url.rnp.br?NUTRISSAN-SIG-Participacao-Form. Não serão aceitos documentos, que não seja a submissão do formulário.

Processo:

  1. A instituição solicitante  deve encaminhar um e-mail para coord@nutrissan.rnp.br informado o preenchimento do formulário.
  2. A Coordenação NUTRISSAN, verifica os pré-requisitos, e envia o registro de solicitação à Coordenação do SIG.
  3. A Coordenação do SIG avalia, aprova ou desaprova, e responde à coordenação NUTRISSAN.
  4. A coordenação NUTRISSAN, registra os e-mails informados no cadastro na lista de distribuição do SIG e comunica à instituição solicitante a sua aprovação. A partir desta etapa, a nova instituição passa a receber os comunicados e informações técnicas de conexão das sessões do SIG.

Orientações:

  1. A participação nos SIGs da RUTE, quando assim definido pelo SIG, é aberto a qualquer instituição desde que possuam os requisitos necessários. Há dois modos de participação que dependem da tecnologia de comunicação utilizada pelo SIG específico:
  1. A participação individual em uma sessão específica é permitida mediante convite do coordenador do SIG. Mas é necessário:
  1. A lista de SIGs pode ser acessada  em http://nutrissan.rnp.br/sigs e as agendas dos SIGs em  http://nutrissan.rnp.br/eventos .
  2. A equipe de suporte em videocolaboração da RNP, a Gerência de Atendimento Integrado da RNP, está disponível para o agendamento de testes de videcolaboração quando necessário. O atendimento das solicitações de uso dos serviços é feito através do e-mail sd@rnp.br ou pelo telefone 0800 722 0216, 24hs, todos os 7 dias da semana.
  3. É altamente recomendado que a unidade NUTRISSAN coordenadora do SIG agende com antecedência junto à nova instituição, antes da primeira participação, uma sessão de testes para verificar a infraestrutura básica para a participação em vídeo e/ou webconferência, conforme a demanda do SIG, e qualificar a sala de videoconferência da instituição, ratificando ou não a participação desta.
  4. A unidade NUTRISSAN coordenadora do SIG, 30 min. antes da primeira participação da nova instituição na sessão do SIG, verificará a infraestrutura básica para a participação em vídeo e/ou webconferência, conforme a demanda do SIG, e qualificará a sala de videocolaboração remota da instituição, ratificando ou não a participação desta na sessão.
  5. Os presentes da instituição, em cada sessão, devem registrar presença no sistema de registro de presença da NutriSSAN, conforme orientação prestada ao final de cada sessão, pelo coordenador do SIG, ou seu representante.
  6. A partir da aprovação, a instituição solicitante torna-se instituição participante do SIG da NUTRISSAN.
  7. Para adesão à NUTRISSAN, com direitos e deveres, é necessário atender alguns outros requisitos e seguir o procedimento de adesão: http://url.rnp.br?NUTRISSAN-Adesao

Validade do resultado:

  1. A validade da aprovação da solicitação inicial depende do registro de presença de pessoas da instituição, tal que a instituição tem que ter 70% de presenças registradas do total de sessões válidas do SIG, em 12 meses.
  2. A coordenação da NutriSSAN se reserva o direito de alteração sobre a situação de participação no SIG e a eventual ação, ouvido o Comitê Assessor.

Site da NutriSSAN: http://nutrissan.rnp.br

Documentos de Referência:

  1. Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PSAN):
    Lei nº 11346/2006, Decreto nº 6272/2007, Decreto nº 7272/2010
  2. Manual da NutriSSAN: http://url.rnp.br/?NutriSSAN-Manual 
  3. Guia Prático do Técnico Operacional: http://NutriSSAN.rnp.br/web/NutriSSAN/contatoeguiato 
  4. Homologação de salas: http://url.rnp.br/?NutriSSAN-ProcessoHomologacaoVC
  5. Participação em SIG: http://url.rnp.br/?NutriSSAN-SIG-Participacao
  6. Criação de SIG: http://url.rnp.br/?NutriSSAN-SIG-Criacao
  7. Adesão: http://url.rnp.br/?NutriSSAN-Adesao.
  8. Termo de Requisitos, Deveres e Direitos: http://url.rnp.br?NUTRISSAN-Adesao-DeveresDireitos 

Participação NutriSSAN - V.2018.01