FACULDADE DOM BOSCO DE MARINGÁ

REGULAMENTO

 CONCURSO DE BOLSAS - ENGENHARIA CIVIL NOTURNO

 

O Mantenedor da Faculdade Dom Bosco de Maringá, autorizada pelo MEC sob portaria nº 412 de 04 de maio de 2018, no uso de suas atribuições legais, torna pública as normas que regulamentam a concessão de Bolsas de Estudos (Concurso de Bolsas) aos ingressantes no 1º ano do 1º semestre de 2019 para o curso de Engenharia Civil noturno, autorizado pela portaria nº 327 de 08 de maio de 2018, por meio da prova do Simuladão que será aplicado no Colégio Estadual Pedro V Parigot de Souza Ensino Fundamental e Médio no município de Marialva.

 

Inscrições

É obrigatório que o candidato que queira se inscrever no Concurso de Bolsas da Faculdade Dom Bosco de Maringá no curso de Engenharia Civil noturno leia integralmente as normas abaixo contidas neste documento.

As inscrições serão gratuitas, feitas apenas presencialmente na secretaria do Colégio Estadual Pedro V Parigot de Souza Ensino Fundamental e Médio, nos dias 27 a 04/12/2018, até as 23:59h.

A formalização da inscrição implica na plena concordância e aceitação do presente Regulamento, bem como suas Normas e Condições Gerais na íntegra, incluindo as decisões posteriores emanadas pela Comissão Organizadora, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

A prova será realizada no dia 10/12/2018, com início às 8h

Importante: é de inteira responsabilidade do candidato o preenchimento correto das informações solicitadas no ato da inscrição. A Faculdade Dom Bosco de Maringá não se responsabiliza por qualquer erro de cadastro. 

Classificação e Descontos

Serão concedidas 10 (dez) bolsas de estudos para o curso de Engenharia Civil noturno, seguindo as classificações, de acordo com a tabela abaixo:

Valor Integral Mensal: R$ 1.580,00 (Hum mil quinhentos e oitenta reais)

CLASSIFICAÇÃO

DESCONTO NA MENSALIDADE

1º Lugar

80% + Reajuste anual

2º Lugar

70% + Reajuste anual

3º Lugar

60% + Reajuste anual

4º ao 10º Lugar

50% + Reajuste anual

Os descontos acima citados são para as mensalidades da graduação. Outros custos que porventura poderão ocorrer na matrícula, ou durante o curso como disciplinas dependentes, taxas diversas, materiais extras, cursos extras entre outros não farão parte da bolsa cedida ao aluno. Enfim, os descontos serão apenas para a mensalidade.

A perda do desconto pode ocorrer e deve ser consultado os motivos em cláusulas no contrato efetuado no momento da matrícula de graduação.

 

Requisitos para o Processo de Avaliação

Poderão participar do Concurso de Bolsas os seguintes candidatos:

·         Concluintes do Ensino Médio até o ano de 2018;

·         Interessados no Processo Seletivo 2019/1 desta IES, na condição de ingressantes no 1º ano do 1º semestre de 2019.

Caso o aluno no ato da inscrição não tenha concluído integralmente o ensino médio, mas que esteja em processo de conclusão em 2018 deverá realizar a reserva da matrícula mediante pagamento de uma taxa até dezembro de 2018, quando deverão ser apresentados os documentos definitivos de conclusão do curso, não sendo aceito atestado de eliminação de matérias ou disciplinas.

A regularidade da documentação apresentada no ato da matrícula é de inteira e exclusiva responsabilidade do estudante. A qualquer momento, se vierem a ser detectadas irregularidades na documentação apresentada, a Instituição poderá cancelar a matrícula, o mesmo ocorrendo caso não sejam cumpridos os prazos de entrega de documentos.

 

Documentos Obrigatórios

Os candidatos deverão se apresentar no dia da prova portando documento de identificação com foto, impreterivelmente. Sem a apresentação destes documentos, o candidato não poderá realizar a mesma;

Serão considerados documentos de identificação pessoal: cédulas de identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pelo Ministério das Relações Exteriores, pelas Polícias Militar, Civil e Federal, Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo com foto), Passaporte, Carteira de Trabalho e Previdência Social, além das carteiras expedidas por órgãos e conselhos que, por força de lei federal, valham como identidade.

NÃO serão aceitos como documentos de identificação pessoal: certidão de registro civil (nascimento ou casamento), títulos eleitorais, carteira nacional de habilitação (modelo antigo), carteiras de estudante, cartão passe fácil, carteiras funcionais sem valor de identidade, bem como documentos ilegíveis, não identificável ou danificado, e outros que não atendam aos requisitos legais já especificados.

 

Realização da Prova

Todos os horários têm como referência o horário oficial de Brasília.

·         26 de Agosto: das 13h às 18h30min, orientado a Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias.

·         02 de Setembro: das 13h às 17h30min, orientado a Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.

O candidato deverá trazer caneta esferográfica transparente de tinta preta para a realização da prova;

Não será permitida a entrada em sala de prova de nenhum candidato após o início das provas;

Durante a realização das provas, fica terminantemente proibido o uso de aparelhos eletrônicos como: calculadoras, telefones celulares, aparelhos de áudio e vídeo (MP3 e similares), quaisquer outros aparelhos de comunicação e possíveis meios de consulta, como tabelas, mapas, apostilas etc.;

 

Provas

A prova Concurso de Bolsas 2018 da Faculdade Dom Bosco de Maringá, sendo a mesma prova do Simuladão ENEM COC 2018, conterá 180 (cento e oitenta) itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias:

No dia 26/08 a prova conterá 45 (quarenta e cinco) itens de Ciências Humanas, 50 (cinquenta) itens de Linguagens e Códigos. Uma redação estará disponível neste dia para produção do texto, que será optativa e não fará parte da pontuação no Concurso de Bolsas da Faculdade Dom Bosco de Maringá. Para o Concurso de Bolsas será considerado apenas as questões de múltipla escolha. Para a avaliação de Línguas Estrangeiras, o candidato deverá escolher uma das opções disponíveis (Inglês ou Espanhol), assinalando sua escolha na folha de resposta.

No dia 02/09 a prova conterá 45 (quarenta e cinco) itens de Matemática e 45 (quarenta e cinco) itens de Ciências da Natureza.

 

Divulgação do Gabarito

Os gabaritos oficiais e comentados serão disponibilizados nos sites www.coc.com.br e www.simuladaoenem.com.br, a partir das 20 horas dos respectivos dias de aplicação das provas.

 

Divulgação do Resultado com TRI – Teoria da Resposta ao Item

O boletim com o desempenho individual do inscrito, tendo sua nota calculada segundo a TRI (Teoria da Resposta ao Item) estará disponível no site http://portal.dataeduc.com.br no dia 08 de outubro de 2018, a partir das 18hrs.

 

Divulgação dos Contemplados

Após a divulgação do resultado individual, em até 15 dias úteis serão divulgados os classificados e suas respectivas colocações no site: www.dommga.com.br/faculdade/ e fixado em edital nas dependências do Colégio e da Faculdade Dom Bosco de Maringá, situada na Av. Adv. Horácio Raccanello Filho, 5415 – Centro – Maringá – PR.

É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar o andamento do Concurso por meio do endereço eletrônico www.dommga.com.br/faculdade/ desde a publicação do presente Regulamento, suas eventuais retificações ou qualquer comunicação que se faça necessária, conforme cronograma.

 

Concessão de Bolsa e Matrículas

·         As bolsas serão concedidas aos candidatos no ato da efetivação da matrícula para o curso de Engenharia Civil noturno na Faculdade Dom Bosco de Maringá.

·         As bolsas terão validade de 05 anos, para os alunos ingressantes regularmente matriculados no 1º ano do 1º semestre de 2019.

·         Os descontos concedidos são pessoais e intransferíveis, válidos estritamente para as matrículas efetuadas até 5 (cinco) dias úteis após a data de divulgação dos contemplados. Após esse prazo, o aluno perderá o direito ao desconto e à vaga;

·         Para os candidatos contemplados no Concurso, a concessão da bolsa dependerá da formação de turma;

·         O fato de haver realizado a prova do Concurso de Bolsas não é garantia de vaga. As bolsas serão distribuídas de acordo com o desempenho/potencial do candidato.

 

As matrículas serão efetuadas obrigatoriamente de forma presencial, na sede da Faculdade Dom Bosco de Maringá, dentro dos prazos citados acima.

O candidato que não efetuar a matrícula dentro do prazo estipulado pela Instituição, por qualquer motivo, perderá o direito à bolsa (desconto). Neste caso será convocado para a matrícula o candidato com a colocação subsequente ao último convocado, sendo aplicado para este o percentual de desconto de 55% + reajuste anual.

A bolsa obtida pelo candidato não será cumulativa com qualquer outro benefício, bolsa ou forma de desconto que poderá vir a ser oferecido pela Faculdade em qualquer momento da graduação.

 

Critérios de Classificação e Desempate

O critério de classificação será pelo número de pontos obtidos através do Simuladão ENEM COC 2018.

Os critérios de desempate obedecerão as seguintes prioridades:

1.       Maior número de pontos nas questões de Matemática;

2.       Maior número de pontos nas questões de Línguagens e Códigos;

3.       Candidato de maior idade;

4.       Persistindo o empate, fica a definição a cargo da Diretoria Acadêmica.

A Faculdade Dom Bosco de Maringá é autônoma para definir as classificações, não cabendo revisão das notas ou recursos de espécie alguma por parte dos candidatos.

 

Autorização do Uso de Imagem

Os participantes do Concurso de Bolsas ficam cientes de que sua participação autoriza a Faculdade Dom Bosco de Maringá, bem como terceiros por ela contratados, a utilizar e divulgar a sua imagem, nome e voz para fins institucionais e/ou promocionais, de forma gratuita e sem qualquer ônus para a Instituição, em qualquer meio de veiculação e comunicação, não cabendo ao participante e nem àquele que o representa nenhum tipo de indenização ou pagamento pela utilização de imagem e da voz que ora são cedidos (direitos de imagem e voz dos participantes).

 

Disposições Gerais

O ato de inscrição ao CONCURSO DE BOLSAS da Faculdade Dom Bosco de Maringá  2019/1  importa em reconhecimento pelo candidato, da natureza da instituição particular Faculdade Dom Bosco de Maringá e, de que, na hipótese em que venha a ser classificado, sua matrícula será feita sob a égide de CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS no qual, além de obrigações expressas, será estabelecida a contraprestação pecuniária pelos serviços prestados.

As bolsas concedidas não poderão ser cumuladas com quaisquer outras promoções e campanha de matrícula, devendo o candidato, no momento da matrícula, optar por uma das possibilidades de desconto.

É de responsabilidade do candidato, nos dias das provas, solicitar a ficha para preenchimento para manifestar interesse em participar do Concurso de Bolsas.

A Faculdade Dom Bosco de Maringá, em parceria com o Colégio Dom Bosco de Maringá utilizará a mesma prova, local e datas do Simuladão ENEM COC 2018 para aplicar o Concurso de Bolsas 2018. Através desta parceria, o Colégio Dom Bosco de Maringá cederá as notas obtidas pelos candidatos para que a Faculdade Dom Bosco de Maringá realize classificação das bolsas de estudos,  porém não há vínculo de qualquer espécie entre as duas entidades, nem mesmo vínculo entre os prêmios oferecidos por cada Instituição.

Apenas a prova do Simuladão ENEM COC 2018 aplicada na cidade de Maringá será utilizada nesta oportunidade como forma de ingresso do candidato à graduação em Engenharia Civil noturno na Faculdade Dom Bosco de Maringá. As provas do Simuladão ENEM COC 2018 aplicadas em outras cidades do Brasil não farão parte do Concurso de Bolsas da Faculdade Dom Bosco de Maringá.

É de inteira responsabilidade do candidato a observação e conclusão de todos os requisitos para a efetivação da inscrição.

Para a manutenção das bolsas, os beneficiados não poderão ter mais do que uma disciplina em regime de dependência durante o curso todo, sendo que, em nenhuma hipótese, a bolsa cobrirá eventual disciplina a ser cursada pelo candidato em regime de dependência ou de adaptação, nem cobrirá despesas não relacionadas às mensalidades, tais como emissão de documentos, requerimentos em geral, provas substitutivas, entre outros. Caso haja reprovação em mais de uma disciplina durante o curso, a bolsa será automaticamente cancelada para os semestres subsequentes. A bolsa também será cancelada caso os beneficiados solicitem a troca do curso que optaram no ato da inscrição e da posterior matrícula inicial, excetuando-se troca de campus ou de turno (mediante aprovação da Faculdade Dom Bosco Maringá).

Os casos omissos e situações não previstas no presente Regulamento serão avaliados pela Diretoria Acadêmica da Faculdade Dom Bosco de Maringá, que possui autonomia para tal.

_________________________________________________________________________

 Avenida Advogado Horácio Raccanello Filho, 5415 – Zona 01 – Maringá – PR

Telefone: (44) 3030-0378

www.dommga.com.br