Published using Google Docs
Alimentação temática 4 - 6ºA e B
Updated automatically every 5 minutes

Texto alimentação temática 4 - Ficha técnica dos gatos domésticos

Características físicas

dos gatos

domésticos

     Mamífero, carnívoro e quadrúpede (anda sobre quatro patas), audição e olfato aguçados, unhas retráteis, visão noturna avantajada e um corpo bastante flexível. A visão noturna dos gatos é bastante apurada. Olhos de felinos possuem uma camada atrás da retina que funciona como um espelho, com a finalidade de refletir a luz. No escuro, essa membrana refletora faz com que os olhos dos gatos brilhem quando recebem uma luz direta.

   Os bigodes do gato, também chamados de vibrissas, funcionam como uma espécie de sensor, sendo extremamente úteis para que o felino possa medir larguras e ter uma boa noção de espaço e altura. É graças aos bigodes que o gatinho sabe se consegue passar por um espaço estreito ou pular de um local para o outro.

    Outro fato interessante é que os olhos do gato também são capazes de entregar o humor do pet. Por exemplo, quando ele está assustado ou se sentindo ameaçado, a pupila se dilata em até cinco vezes. Já em situações normais, o gato apresenta pupilas pequenas no formato de uma fenda centralizada.

Fonte: https://blog.cobasi.com.br/caracteristicas-do-gato/#:~:text=Quais%20as%20caracter%C3%ADsticas%20do%20gato,e%20um%20corpo%20bastante%20flex%C3%ADvel.

Nome científico

 Felis catus

Origem dos gatos domésticos

        Uma pesquisa feita sobre a origem dos gatos, que foi publicada em 2007 na revista Science, concluiu que foi possível rastrear os ancestrais dos bichanos, ou seja, de onde surgiram os gatos, há mais de 100 mil anos. Segundo os cientistas, todos eles vieram do Oriente Médio.

          Durante os estudos, os cientistas também buscaram compreender como surgiram os gatos domésticos e como foi essa aproximação entre homem e felinos. Estima-se que a origem da espécie aconteceu entre 130 mil e 160 mil anos atrás.

         Entretanto, a aproximação desses felinos com os humanos é algo que mais recente. Estima-se que isso aconteceu há aproximadamente 10 a 12 mil anos. Foi nessa época que os agricultores teriam começado a fazer o plantio. Com as lavouras crescendo, os roedores acharam um local interessante para se reproduzir e, claro, se alimentar.

         Pouco a pouco, os felinos primitivos foram se adaptando e se aperfeiçoando na caça desses roedores. O que foi interessante para esses animais acabou sendo benéfico também para os agricultores. Afinal, o controle dos roedores era difícil e a proliferação desses animais era grande.

          Foi assim que, pouco a pouco, os felinos primitivos foram se aproximando dos humanos. Felizes pelos benefícios que os animais caçadores proporcionaram, os agricultores passaram a oferecer alimentos a esses animais. A ideia era encorajar os felinos a ficarem perto da plantação.

         Assim começou a amizade entre o Felis silvestris (gato selvagem) e as pessoas. Acredita-se que todas as raças de gatos domésticos que são conhecidas hoje vieram de um mesmo ancestral, o Felis silvestris lybica. A que hoje temos como domésticos é o Felis catus.

Fonte: https://www.petz.com.br/blog/curiosidades/origem-dos-gatos/#:~:text=A%20origem%20do%20gato%20dom%C3%A9stico,ir%20em%20busca%20desses%20alimentos.

Raças com incidência de gatos com pelos pretos

Raça de gato preto: confira 7 delas para se encantar!Se você já superou o mito de que gato preto dá azar, está na hora de conhecer sete exemplos de raça de gato preto que vão fazer você se apaixonar! Além da pelagem escura, os bichinhos têm em comum a amorosidade e o companheirismo com a família humana.  Principais raças: Bombaim, Persa, Shorthair (gato exótico), Gato de Pelo Curto Inglês, Gato de Pelo Curto Americano, Angorá e Maine Coon. Se você quiser conhecer características específicas de cada raça e visualizar suas fotos, acesse: https://www.petz.com.br/blog/curiosidades/raca-de-gato-preto/