30 Anos de Actividade (1987-2017)

 

 

Palácio Fronteira apresenta:

 

LAUREADOS DO III CONCURSO NACIONAL

DE CORDAS VASCO BARBOSA EM CONCERTO 

            Fotografia de www.anticstore.com

27 Janeiro de 2018, Sábado, 16h00

 

 

 

PROGRAMA

 

D. Dragonetti                    Concerto para contrabaixo em sol maior Op.1                                     

- Allegro moderato

H. Eccles                           Sonata para contrabaixo e piano em sol menor                                                                                                                            

- Largo

- Allegro con spiritu

Joaquim Granja Neves, contrabaixo

Karina Aksenova, piano

 

 

L. Costa                             Sonatina para viola e piano Op.19                                                      

                         - Allegro

                         - Recitativo/Lento

                         - Scherzino

                         - Vivo

Teresa Caleiro, viola
Paulo Oliveira, piano

 

 

G. Bottesini                       Variações 'Nel cor piu non mi sento' para contrabaixo e piano                 

Juliana Gonçalves, contrabaixo

João Fernandes, piano

 

 

E. Bloch                            "Nigun"-Baal Shem                                                                                                

C. Franck                          Sonata Lá Maior para violino e piano                                                                

-Allegro

Miguel Rocha, violino

João Fernandes, piano

 

 

S.  Koussevitsky                "Andante", “Valse miniature”, "Chanson Triste"   

Maria Delmar Martins Fernandes, contrabaixo

Karina Aksenova, piano

 

 

E. Grieg                            Sonata nº 3 para violino e piano em Dó menor, op.45

- Allegro molto ed apassionato

                                       - Allegretto espressivo alla Romanza

Mariana Gomes, violino

Tomás Matos, piano

 

Direcção musical: Ana Beatriz Manzanilla

 

 

ENTRADA LIVRE (limitada à capacidade da sala)

Inscrições e informações: fcfa-cultura@fronteira-alorna.pt ou 21 778 45 99

 

 

A Fundação das Casas de Fronteira e Alorna agradece o amável apoio da Antena 2, da Camerata Atlântica, do Instituto Politécnico de Lisboa, da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica e da Associação Turismo de Lisboa e a disponibilidade e a colaboração de Ana Beatriz Manzanilla, Joaquim Granja Neves, João Fernandes, Juliana Gonçalves, Karina Aksenova, Maria Delmar Martins Fernandes, Mariana Gomes, Miguel Rocha e Paulo Oliveira, Teresa Caleiro, Tomás Matos.

Apoios:

 

                                              

 

JOAQUIM GRANJA NEVES, Contrabaixo

 

Nasceu em Vila Nova de Famalicão em 2002 e iniciou os seus estudos musicais em 2012 no Conservatório de Música de Famalicão - ArtEduca. Desde então faz parte da classe de contrabaixo, com o professor Sérgio Barbosa. Participou em todas as audições e concertos do conservatório e foi convidado para os concertos de mérito de 2014 e 2017. Desde 2015 integra a Orquestra da ArtEduca e a Orquestra de Cordas da ArtEduca. Em 2017 integrou a Orquestra da Escola Secundária Camilo Castelo Branco e o Ensemble de cordas “Os Paganinis” no intercâmbio com o conservatório Xan Viaño de Ferrol (Espanha); obteve o 2º lugar na categoria de contrabaixo infantil no III Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa na Fundação Calouste Gulbenkian; Está no 6º Grau do ensino articulado do Conservatório de Famalicão – ArtEduca. 

 

TERESA CALEIRO, Viola de Arco

 

Nasceu a 6 de Março de 2003. Em 2006 iniciou os estudos musicais com piano e entrou para a Academia de Música de Santa Cecília em 2009 tendo escolhido aos 8 anos Viola como instrumento com a Professora Sandra Moura, Desde então tem participado em todos os eventos da AMSC e participou em 4 edições do festival de Música Júnior. Em Outubro de 2017 entrou para a Orquestra Sinfónica Juvenil.

 

 

JULIANA GONÇALVES, Contrabaixo

 

Nasceu no ano 2000 na Alemanha. Iniciou os seus estudos musicais aos 12 anos na Escola Profissional Artística do Vale do Ave na classe de contrabaixo do Professor Alexandre Samardjiev. Em 2014 ingressou na Orquestra Artave sob a direcção do maestro Luís Machado, tendo também oportunidade de trabalhar com maestros como Octávio Más-Arocas, David Bruchez-Lalli, Howard William, Benoit Fromanger e Christophe Millet. Participou no XVII e XVIII Estágio Nacional da Orquestra APROARTE sob a direcção do maestro Peter Askim. Frequentou masterclasses com os Professores Adriano Aguiar, Manuel Rêgo, Michael Wolf, Massimo Giorgi e Luís Cabrera.

 

 

MIGUEL ROCHA,Violino

 

Nasceu em 2002 em Braga, iniciou os estudos musicais em 2008 em violino no Centro de Cultura e Desporto de Ribeirão (CCDR) na classe da professora Cátia Sá. Em 2013 ingressou no Centro de Cultura Musical (CCM) na classe da mesma professora. Aos 12 anos ingressou na Artave na classe da professora Raquel Costa. É membro da orquestra Artave e Aproarte tendo a oportunidade de trabalhar com os maestros Luis Machado, Jaroslav Mikus, Emílio de César, Pedro Andrade, David Bruchez-Lalli, Roberto Pérez, Benoît Fromanger e Peter Askim. Frequentou masterclasses com Ani Scharch, Chlöe Hanslip, Tiago Neto e Augusto Trindade.

 

 

MARIA DELMAR MARTINS FERNANDES

 

Nasceu em Lisboa em 1998 e iniciou o seu percurso musical em 2002 na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo. Começou a tocar piano aos 7 anos e com 10 anos acaba por entrar na Classe de Contrabaixo do Professor João Diogo Duarte. Em 2017 inicia a licenciatura em contrabaixo na classe do professor Adriano Aguiar na Escola Superior de Artes Aplicadas (Castelo-Branco).

Em 2017 recebe o 2º prémio ex-áqueo na categoria de contrabaixo juvenil do III Concurso nacional de Cordas Vasco Barbosa e integra um dos grupos vencedores do Concurso "A Força da Natureza" (EMNSC 2017) com o qual se apresentou na Aula Magna. Tocou em várias salas como o Grande Auditório do CCB, Grande Auditório da Gulbenkian, Igreja de São Roque, Convento de Cristo, Palácio dos Aciprestes, Teatro Ibérico, Igreja de Santo António (Santarém), Mosteiro da Batalha, Cineteatro Avenida (Castelo Branco) entre outros.

 

 

MARIANA GOMES, Violino

 

Nasceu a 1 de Abril de 1999 no Barreiro. Iniciou os estudos musicais com 7 anos na Escola de Música do Centro de Formação de Instrumentistas da mesma cidade com a professora Joana Gomes, tendo ido no ano seguinte estudar para o Conservatório Regional de Setúbal com o professor Hugo Gomes, tendo posteriormente estudado com o professor António Figueiredo. Em 2014, ingressou na Escola Profissional Metropolitana, na classe da professora Ana Pereira, que concluiu com a nota máxima (20 valores) no seu recital final, o que lhe garantiu o prémio de Melhor Recital da Prova de Aptidão Profissional do ano lectivo 2016/2017. Actualmente, encontra-se a frequentar a licenciatura em instrumentista de orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe de violino da professora Ana Pereira e de música de câmara do professor Artur Pizarro.

Recebeu o 2º Prémio no 3º Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa (2017), na categoria Violino Juvenil. Recebeu o 3º Prémio no 16º (2015), 3º prémio ex-áqueo no 17º (2016) e 2º prémio ex-áqueo no 18º (2017) Concurso Internacional Cidade do Fundão, todos no escalão Violino, Nível V. Recebeu o 2º prémio no Concurso Capela 2016 na categoria D. Realizou a masterclass e concurso internacional Verão Clássico 2015 com o violinista Benjamin Schmid, tendo recebido uma menção honrosa.

Em 2017, apresentou-se a solo com a Orquestra Clássica Metropolitana, selecção que ocorreu através do concurso Jovem Solista EPM