Oi oi gente esse é o tortinha de climão, sinta-se em casa.
Para quem não me conhece eu sou a Marina física divulgadora científica e curiosa profissional.
E hoje eu tô aqui para contar um pouquinho para vocês a física por trás de um efeito é o efeito que o bloco fundamental de todas as ciências climáticas, aliás é o bloco fundamental da vida na Terra, porque se não fosse ser feito a gente não teria condições agradáveis para viver para criar se vida no planeta Terra. a gente vai falar de efeito estufa.
Só que para falar um pouquinho de efeito estufa eu vou ter que dar uns passinhos para trás e falar um pouquinho sobre luz.
Você já deve ter saído no sol alguma vez na vida e ficado quentinho, porque o sol deixa a gente com aquele quentinho no corpo ou muito quente, inclusive você já pode ter ficado vermelho e queimado do sol. Isso acontece porque você não tá indo lá botar a mão direto no sol e pegar o calor do sol, o sol tá muito distante de você e ainda assim aí deixa você quente. Isso acontece porque o sol emite o que a gente chama de radiação.
Radiação eletromagnética é uma onda elétrica com uma onda magnética associada, que transporta energia pelo espaço. A gente não vai entrar nos detalhes do que uma onda elétrica ou uma onda magnética. Mas entender que existe esse modelo de onda que explica essa esse transporte de energia pelo espaço, espaço tanto espaço sideral qualquer espaço em qualquer meio, entender que a gente fala como onda é importante para entender que essa luz solar que deixa a gente quentinha ela vem de uma forma visível e de uma forma invisível.
O sol emite luz em várias frequências, e a frequência dessa onda eletromagnética é que vai me dizer se eu tô vendo, se eu vou ter, uma luz visível uma luz invisível. né a frequência é… imagina aqui comigo uma onda, ela SOOOOOOOBE e DEEEESCE, SOOOOOOBE E DEEEEEEESCE, ou ela SOBE DESCE SOBE DESCE SOBE DESCE.
Dá pra perceber que eu tenho muito mais sobe e desce no meu segundo caso do que no primeiro caso. No meu segundo caso a frequência é maior que no primeiro caso. Essa frequência vai me dizer que tipo de luz que eu tô tendo, que tipo de luz eu to trabalhando. Então quando eu sair do lado de fora de casa eu to ali embaixo do sol e estou enxergando as coisas porque o sol está mandando luz numa frequência que meu olho é capaz de enxergar, mas ele também tá mandando luz numa frequência que o olho não enxerga mas que interage com a minha pele e queima minha pele.
O processo de queimar não é um processo que tipo de pôr fogo na pele mas essa queimadura acontece porque vem radiação ultra-violeta né, o ultra-violeta tem uma frequência maior do que o violeta, por isso ultra-violeta, e a gente enxerga até o violeta ele interage com as células do corpo quebrando o DNA e dando esse queimado na nossa pele bronzeada ou poderia deixar a gente com a pele vermelha e se a gente tiver na exposição a longo prazo a gente pode desenvolver aí um câncer ou não desenvolver mas tem esse problema. essa radiação que pode quebrar as moléculas de dna a gente chama de radiação ionizante é isso que é o radioativo né. mas a radiação magnética sempre que a gente tá falando dela a gente está falando de processos radiativos são processos que se dão com a radiação eletromagnética com uma parte do espectro.
Espectro seria todas as radiações possíveis que podem ser emitidas a gente tem radiação visível né que vai do vermelho até o Violeta e tem o ultra-violeta, tem um raio-x nas frequências mais altas e nas frequências mais baixas do que o vermelho a gente tem o infravermelho por exemplo, que também interage com a matéria de um jeito diferente do que a luz visível.
E aí você pode me perguntar: Marina é só o sol que emite radiação? E a verdade é que não, não é só o sol que emite ondas eletromagnéticas. Absolutamente todo o corpo temperatura emite radiação eletromagnética. Sim, você também emite radiação eletromagnética. A questão é que a radiação eletromagnética que qualquer corpo emite é proporcional à temperatura.
A temperatura do sol é muito muito muito maior do que a temperatura de um corpo humano por exemplo né. Então o sol tem o pico de emissão dele, porque ele não emite só um tipo de luz, ele emite um espectro né, ele emite vários tipos de luz, ele tem um pico de emissão dele não visível mas, ele emite também raio-x, emite ultra-violeta, emite um pouquinho de infravermelho.
Agora a gente o nosso pico de emissão pe no infravermelho, a gente não emite nada de luz visível, não emite nada de ultra-violeta, nada de raio-x. A gente emite infravermelho, e um infravermelho são vários tipos de ondas com frequências muito baixas frequências diferentes e a gente emite nesse pedacinho. Dificilmente a gente vai encontrar aqui no nosso dia a dia que emite no visível.
Então a gente vai falar agora de efeito estufa já falou de luz a gente já pode imaginar a terra como uma pedrinha de terra mesmo tá. Vamos tirar um pouquinho, não vamos pensar em superfície oceânica embora você quiser pensar também não vai poder trazer diferente.
Uma bolinha de terra, no espaço recebendo luz solar. A luz solar, como a gente já falou antes, esquenta né? Ela vai dar calor. A radiação do sol vai interagir com a superfície da terra e vai esquentar superfície da terra. A superfície da terra então, tem temperatura nela, tem calor as moléculas estão se mexendo, não sei se você sabe mas calor é o remeximento das moléculas, é oq uanto elas tão em remelexo ali, o quanto elas estão vibrando o quanto elas estão mexendo, e elas estão mexendo ali então existe emissão de radiação
Só que a temperatura da terra é muito mais baixa que a temperatura do sol, etnão ele absorve radiação solar e vai emitir relacionadas a essa temperatura. para emitir Então no infravermelho. Esse infravermelho vai e volta para o espaço e fica tudo certo. Se fosse assim, se ele fosse todo de volta para o espaço, se nada mais acontecesse a temperatura média terrestre ia ser por volta dos - 18° o que não é muito agradável para vida. As coisas não iam ser como elas são hoje.
Tudo bem, a gente sabe que não é assim, que a temperatura média terrestre não é -18°C, então porque a gente tem uma temperatura média muito mais quentinha por volta dos 25 graus Celsius? Porque a gente tem o estufa.
O efeito estufa funciona assim: ele “aprisiona” os raios infravermelhos, a luz infravermelha, que a Terra emite. E como que é esse aprisionava? Bom, a gente tem atmosfera. A atmosfera é formada por nitrogênio, oxigênio então a gente tem N2, O2, e tem outros gases, como por exemplo o CO2. e alguns gases, como o gás carbônico, gostam muito de infravermelho. Significa que ele tá doido pra absorver o IR e remexer um pouco mais.
Pra alguns gases não há interação, pro n2 por exemplo, ele não tá tão preocupado, o infravermelho passa por ele e nem conversa. Agora o co2 olha para infravermelho e falar “vem aqui vou te usar” e aí pega essa energia para remexer um pouco mais.
E como ele está remexendo um pouco mais ele tá ganhando temperatura e não deixa de ser matéria né é formada la molécula de CO2 né, então é um átomo de carbono e do oxigênio ,aí começa a mexer um pouco mais e emite radiação.
Mas qual é a graça? A graça é que a superfície estava emitindo em direção ao espaço não? é agora os gases da atmosfera, e a gente tá falando especificamente do gás carbônico, o gás carbônico não tem obrigação de emitir só para cima porque ele pode emitir pro lado, pode emetir para outro lado, aí pode emitir para baixo, ele pode emitir para qualquer direção. à superfície não tem muito estranho emitir ela vai emitir para cima porque isso não tem porque emitir para baixo mas ela pode mentir para qualquer direção e significa que ela pode mentir para baixo de volta para Terra. gás carbônico emite radiação de volta para Terra.
Então esse aprisionar significa que ele absorve e reemite né, e emite radiação infravermelha de volta para terra e aí essa radiação fica aqui esquentando essa estufinha. a ideia de estufa vem daí. e eu falei do co2 porque o CO2 é um dos principais gases de efeito estufa. Gás de efeito estufa é esse gás que gosta de infravermelho absorve e pro vermelho e emite infravermelho esses infravermelhos absorvido e emitidos não estão necessariamente com a mesma frequência. Tá mas é infravermelho do mesmo jeito então vamos deixar por aí assim mas mas tem um que é muito muito mais importante para feito estufa
A água gasoso muito importante pro efeito estufa ela a gente tem uma composição atmosférica em que pode chegar até 4% da atmosfera você vai acordar e esses d'água Ele também gosta muito de ir para vermelho ele absorve no infravermelho demite bastante e esse efeito especial mental É bem interessante e quando estivermos falando mais para frente de feedback positivo a gente vai perceber que, bom, se eu te coloco muito mais vapor dagua na atmosfera Eu esquento mais essa atmosfera e se eu esquento mais atmosfera esquento mais a superfície e seus eu esquento mais a superfície eu coloco mais vapor d’agua na atmosfera… mas enfim a gente vai ver isso um pouco mais pra frente, eu só dei um gostinho.
Então, só pra consolidar aqui o efeito estufa: efeito estufa ele acontece porque gases na atmosfera absorvem parte da radiação emitida pela terra e emitem essa radiação de volta para Terra eles não deixam isso espaço. Parte vai para o espaço, não é tudo de volta para terra né, porque como eu disse que pode emitir para cima e para baixo e para o lado e para o outro, mas boa parte acaba voltando para Terra, acaba ficando aprisionada, não pode fugir da terra.
O nome Efeito estufa você pode imaginar que vem de estufinhas, da ideia estufas de plantas. Mas aqui vai acho que o fato mais legal que eu vou contar para vocês que é: não é o mesmo efeito que acontece em uma estufa!
Imagina porque eu tô falando que faz papel de aprisionar o calor aqui dentro radiação que vai deixar a gente em cima aqui dentro quem aprisiona são os gases de efeito estuf. Se e eu faço estufa colocando vidro que não interage infravermelho que não tá nem aí para cima vermelho deixa infravermelho passar então o sol esquenta a superfície a superfície emite infravermelho e o vidro da estufa deixa esse infravermelho passar. O certo então seria que minha estufa não esquentar, concorda? Mas não é isso que acontece, a estufa continua esquentando não importa o Plano Especial você Estufa de planta de barrar o que a gente chama de convecção. convecção é a troca de energia por movimento de ar.
Ou seja eu esquentei a superfície, o ar logo acima da superfície também esquenta porque está ali em contato com a superfície e esse ar quente vai subir, acaba ficando menos denso, ele expande pq as moléculas estão agitadíssimas pq estão remexendo, então ele soooobe e no que ele soobe ele vai resfriando e o espaço de onde ele subiu vai recebedno mais ar, que é um ar mais frio que não estava ainda em contato com a superfície. Aí acontece a troca de calor por conveção. Masse eu faço uma estufa ou seja se eu coloco uma cobertura ah sei lá 3m de altura eu não tô deixando esse aqui tá aqui embaixo subi muito ele sobe só 3 M E aí o ar saía 3M vai vai ocupar esse espaço de baixo Mas ele já tava meio quente não chegou a respirar muito então aqui dentro da estufa fica quente mas por conversão do que pela troca de radiação que eu acho isso muito engraçado que a gente chama de efeito estufa um efeito que não é exatamente o principal efeito que acontece em uma estufa mas é um dos principais efeitos que acontece na terra para deixar claro que não é só planeta terra que tem esse efeito eu vou contar para vocês a temperatura Aqui também tem o efeito estufa parecidíssimo com o nosso né então o sol o sol esquenta a superfície do planeta o planeta emite radiação na faixa do infravermelho ou infravermelho acaba sendo absorvido pelos gases da atmosfera que emitem também no infravermelho para cima e para baixo ou seja voltando para a superfície infravermelho e a superfície acaba também aquecendo e a superfície fica muito quente chega a temperatura de 482 graus Celsius
Pois é se a temperatura média de um planetinha vizinho nosso, o planeta Vênus ele tem o efeito estufa muito conhecido assim, muito muito proeminente, a gente consegue ver que a temperatura dele não é baixa ele recebe uma quantidade diferente de radiação do que a Terra e que tenham a composição atmosférica diferente.
Enquanto aqui na terra a gente tem cerca de 0,04% de de carbono de CO2 na atmosfera, o planeta Vênus tem uma quantidade muito maior que chega a ser quase 96% de CO2 na atmosfera dele. então e aquece muito mais porque a maior parte do gás que tá na atmosfera dele é um gás de efeito estufa a maior parte dos gases aqui não são de efeito estufa são por exemplo o n2 nitrogênio tem 78% mais ou menos e o oxigênio que a gente tem 21% mais ou menos na nossa atmosfera Então se a gente segurar um pouquinho a quantidade de CO2 que a gente tá botando na atmosfera a gente consegue deixar esse efeito estufa só dentro do razoável não precisa piorar um pouco as coisas mas enfim o que eu queria falar para vocês hoje era isso
A gente vai discutir um pouquinho mais sobre aquecimento global e mudanças climáticas, sobre esses termos e o que que eles carregam no próximo episódio. se vocês tiverem dúvidas entre em contato por contato@tortinhadeclimao.com
Esse é um podcast este produzido pelos dragões de garagem a pauta e o roteiro foram escritos Por Mim Marina a edição é feita pelo Thiago Miro e você pode colaborar financeiramente através do financiamento coletivo do dragões de garagem que você encontra na aba seja doador de dragões de garagem. Com por hoje é isso muito obrigada