Universidade de São Paulo

Escola de Enfermagem

Núcleo de Estudos e Pesquisa em Recursos Humanos da Escola de Enfermagem da USP - NEPRH/EEUSP

Grupo de Pesquisa “Gestão e Educação em Saúde na perspectiva Colaborativa Interprofissional”

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE

MINISTÉRIO DA SAÚDE 

SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE

 DEPARTAMENTO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE – DEGES

 Coordenação-Geral de Ações Estratégicas em Educação na Saúde

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE

Modalidade à Distância - EaD

EDITAL No 01/2018 SELEÇÃO DE ALUNOS (RETIFICAÇÃO)

 

PÚBLICO OBJETIVO: DOCENTES E GESTORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE E PRECEPTORES QUE ACOMPANHAM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

A Coordenação do Curso de Atualização em Desenvolvimento Docente para a Educação Interprofissional em Saúde, no uso de suas atribuições, atendendo a parceria com o Ministério da Saúde – MS e a Organização Pan Americana de Saúde - OPAS, torna pública a abertura do Processo Seletivo para o preenchimento de 300 vagas para discentes em todo o território nacional.

1. DO CURSO

O Curso de Atualização em Desenvolvimento Docente para a Educação Interprofissional em Saúde é destinado a professores e gestores dos cursos de graduação em saúde, bem como preceptores que acompanham estudantes de graduação, das Instituições de Ensino Superior do país.

Possui carga horária total de 80 horas, com turmas de até 30 alunos sob a orientação de um tutor. As turmas serão heterogêneas, observando a diversidade das categorias profissionais, sexo, localização geográfica e experiência na docência e na gestão de cursos em IES.

Trata-se de uma parceria do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde, em discussão com a Rede Brasileira de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde – ReBETIS.

O curso terá início em março de 2018, duração de 14 (quatorze) semanas e oferta de 300 vagas entre docentes e gestores dos cursos de graduação em saúde das instituições de ensino superior, abrangendo todo território nacional.

2. DA MISSÃO E DOS OBJETIVOS DO CURSO

2.1 Da missão

O curso tem como missão contextualizar a Educação Interprofissional em Saúde enquanto abordagem teórico-conceitual e metodológico estratégico no processo de reorientação da formação dos trabalhadores de saúde e da lógica do trabalho em saúde.

2.2 Objetivos

O Curso de Atualização em Desenvolvimento Docente para a Educação Interprofissional em Saúde tem como objetivos:

2.2.1 Objetivo Geral

Qualificar docentes e gestores dos cursos de graduação da área da saúde a adotarem os princípios da educação interprofissional nos cursos da saúde como abordagem capaz de formar profissionais mais aptos ao trabalho interprofissional e colaborativo.

2.2.2 Objetivos específicos

3. CARACTERÍSTICAS DO CURSO

O Curso acontecerá na modalidade à distância (EaD), com turmas de 30 alunos, orientados por um tutor, estimulando aprendizagem interprofissional compartilhada através de atividades que estimulem a permanente reflexão sobre a realidade onde os alunos estão inseridos. O curso culminará com a elaboração de uma proposta de implementação da educação interprofissional nas IES.

O Curso será hospedado no Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS), com participação da Secretaria de Educação à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS/UFRN).

O conteúdo do curso está distribuído em quatro unidades, descritas a seguir:

4. DURAÇÃO DO CURSO

Trata-se de um curso de atualização com duração de 80 horas distribuídas nas unidades descritas anteriormente, tendo início do mês de março de 2018, finalizando no mês de junho de 2018.

5. PÚBLICO OBJETIVO E QUADRO DE VAGAS

O Curso de Atualização em Desenvolvimento Docente para a Educação Interprofissional em Saúde é destinado aos professores e gestores dos cursos de graduação em saúde, bem como preceptores que acompanham alunos de graduação, de instituições de ensino superior públicas, privadas sem fins lucrativos e privadas de todo o território nacional.

As 300 vagas serão distribuídas observando a distribuição de IES nas diferentes regiões do país, conforme quadro abaixo:

REGIÃO

NÚMERO DE VAGAS

Região         Centro Oeste

60

Região         Nordeste

60

Região         Norte

50

Região         Sudeste

70

Região         Sul

60

6. DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO

Os interessados em participar no Curso de Atualização em Desenvolvimento Docente para a Educação Interprofissional em Saúde deverão preencher a ficha de inscrição e enviar os documentos abaixo através do e-mail mapeamentoeip.brasil@gmail.com com cópia para neprh.eeusp@gmail.com. [Inserir no assunto “curso de atualização” e o nome da (o) interessada (o).]

As inscrições somente serão aceitas após o preenchimento da ficha e do envio dos documentos por email:

  1. Comprovante de atuação mínima de dois anos na docência e/ou na gestão dos cursos de graduação em saúde e/ou preceptoria de estudantes de graduação em saúde de IES pública, privada ou privada sem fins lucrativos;
  2. Carta de anuência institucional, declarando disponibilidade de cinco horas semanais,         assinada pelo chefe imediato (anexo 1);
  3. Carta de intenções de no máximo uma página:

Todos os documentos devem ser enviados no formato PDF para mapeamentoeip.brasil@gmail.com com cópia para neprh.eeusp@gmail.com. [Inserir no assunto “curso de atualização” e o nome da (o) interessada (o).]

A comissão julgadora enviará e-mail confirmando o recebimento, bem como o deferimento ou indeferimento da inscrição com respectiva justificativa.

7. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

As inscrições serão avaliadas a partir dos seguintes critérios:

  1. Clareza, coerência e coesão na         apresentação das justificativas do interesse pelo curso - critério         de classificação;
  2. Disponibilidade para participar do curso (carga horária semanal e recursos tecnológicos).

A seleção também irá observar os seguintes aspectos:

  1. Distribuição geográfica         contemplando as diferentes unidades federativas de acordo com o quadro de distribuição.
  2. Tempo de atuação – mínimo de dois anos é um critério de inscrição e não         classificatório ou eliminatório;
  3. Carta de anuência institucional         é critério eliminatório (Deve constar que o gestor tem ciência de que é um curso EAD com carga horária de 80 horas, a ser desenvolvido em quatro meses, conforme modelo em anexo);
  4. O critério de desempate         contemplará a diversidade das profissões da área da saúde.

8. DOS RESULTADOS

A divulgação do resultado final será publicada no e-mail dos candidatos inscritos e em página eletrônicas e mídias sociais vinculadas ao Observatório de RHS da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Os selecionados serão chamados para confirmação de inscrição no curso, de acordo com as vagas disponíveis.

9. DO CRONOGRAMA

ATIVIDADE

DATA

Publicação do Edital

26 de janeiro de 2018

Período de Inscrições

01 a 28 de fevereiro de 2018

Período de Seleção

01 a 09 de março de 2018

Divulgação dos Resultados

12 de março de 2018

Período de Matrícula

13 a 19 de março de 2018

Início do Curso

21 de março de 2018

Final do Curso

29 de junho de 2018

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação do curso. Após o encerramento do curso, a certificação de participação e a aprovação no curso serão emitidas e enviadas por email, pela Coordenação do Curso na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, aos alunos que completarem todas as etapas previstas.

São Paulo, 26 de janeiro de 2018.

Profa. Dra. Marina Peduzzi

Coordenadora do Curso de Atualização em Desenvolvimento Docente para a Educação Interprofissional em Saúde

Escola de Enfermagem da USP, Departamento de Orientação Profissional

Observatório de Recursos Humanos em Saúde - NEPRH/EEUSP/OPAS/MS