Published using Google Docs
Projetos de Extensão_site.docx
Updated automatically every 5 minutes

Projetos de Extensão

Ano

2020 – (04/2020 – 12/2020)

Edital

Edital 2020 PRX_842 (Fluxo Contínuo Projetos)

Título

Diálogos Contínuos sobre Educação Matemática: teoria e prática

Resumo:

O projeto de extensão “Diálogos Contínuos sobre Educação Matemática: teoria e prática” tem como objetivo principal propiciar uma prática colaborativa e investigativa entre professores da Educação Básica que ensinam Matemática, formadores e futuros professores de Matemática, envolvendo análises sistemáticas de problemas e práticas de ensinar e aprender Matemática e trocas de experiências sobre questões que tangenciam a formação inicial e continuada do professor que ensina Matemática. Para tanto, os diálogos acontecerão no formato de seminários, mesas-redondas e oficinas, nos quais sempre se partirá de questões referentes à prática docente, ao mesmo tempo em que se dialogam com a teoria da Educação Matemática. Os seminários e mesas-redondas envolverão relatos de experiências de práticas docentes e compartilhamento de resultados de pesquisas que fomentem reflexões no âmbito da Educação Matemática. As oficinas abordarão discussões sobre práticas de ensino de conteúdos matemáticos por meio do desenvolvimento prático de atividades. Espera-se articular professores da Educação Básica, formadores da academia e futuros professores de Matemática, em um diálogo contínuo, reflexivo e crítico sobre a Educação Matemática e sobre questões concernentes às aulas de Matemática da Educação Básica, de forma a contribuir para a diminuição da distância entre aprendizagens da teoria e da prática docente.

 Voluntário

Rondinelli Mateus Ramos (discente)

Coordenadora

 Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros (docente)

Equipe

Fabiano Ionta Andrade Silva (docente)

Flavio Margarito Martins de Barros (docente)

Kenia Cristina Pereira Silva (docente)

Marcelo Lisboa Mota (docente)

Thiago Tambasco Luiz (docente)

Ano

2021 – (03/2021 -12/2021)

Edital

Edital 2021 HTO_050/20

Título

Diálogos Contínuos sobre Educação Matemática: teoria e prática

Resumo:

O projeto de extensão “Diálogos Contínuos sobre Educação Matemática: teoria e prática” tem como objetivo principal propiciar uma prática colaborativa e investigativa entre professores da Educação Básica que ensinam Matemática, formadores e futuros professores de Matemática, envolvendo análises sistemáticas de problemas e práticas de ensinar e aprender Matemática e trocas de experiências sobre questões que tangenciam a formação inicial e continuada do professor que ensina Matemática. Para tanto, os diálogos acontecerão no formato de palestra, mesa redonda ou entrevista por meio de live (transmissão em tempo real por um canal na internet). As ações formativas sempre partirão de questões referentes à prática docente ao mesmo tempo em que se dialogam com teorias da Educação Matemática. Tais ações também poderão envolver relatos de experiências de práticas docentes e compartilhamento de resultados de pesquisas que fomentem reflexões no âmbito da Educação Matemática. Espera-se articular professores da Educação Básica, formadores da academia e futuros professores de Matemática, em um diálogo contínuo, reflexivo e crítico sobre a Educação Matemática e sobre questões concernentes às aulas de Matemática da Educação Básica, de forma a contribuir para a diminuição da distância entre aprendizagens da teoria e da prática docente.

Bolsista

Giovanni Torres de Melo (discente)

Coordenadora

 Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros (docente)

Equipe:

Flavio Margarito Martins de Barros (docente)

Kenia Cristina Pereira Silva (docente)

Thiago Tambasco Luiz (docente)

Ano

2022 – (04/2022 -11/2022)

Edital

Edital 2022 HTO 01_2022

Título

Diálogos contínuos entre universidade-escola sobre Educação Matemática: a teoria e a prática na formação docente

Resumo:

O projeto de extensão 'diálogos contínuos entre universidade-escola sobre Educação Matemática: a teoria e a prática na formação docente' tem como objetivo principal propiciar uma prática colaborativa e investigativa entre professores da Educação Básica que ensinam Matemática, formadores e futuros professores de Matemática, envolvendo análises sistemáticas de problemas e práticas de ensinar e aprender Matemática e trocas de experiências sobre questões que tangenciam a formação inicial e continuada do professor que ensina Matemática. Para tanto, os diálogos acontecerão no formato presencial ou online por meio de live (transmissão em tempo real por um canal na internet).  As ações se diversificarão entre mesa redonda, palestra, rodas de conversa e oficinas.  As ações formativas sempre partirão de questões referentes à prática docente e às demandas do cotidiano escolar ao mesmo tempo em que se dialogam com teorias da Educação Matemática. Tais ações também poderão envolver relatos de experiências de práticas docentes e compartilhamento de resultados de pesquisas que fomentem reflexões no âmbito da Educação Matemática. O projeto contará com interlocuções com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), o projeto AfroIF e o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologia (GPEMATEC). Espera-se articular professores da Educação Básica, formadores da academia e futuros professores de Matemática, em um diálogo contínuo, reflexivo e crítico sobre a Educação Matemática e sobre questões concernentes às aulas de Matemática da Educação Básica, de forma a contribuir para a diminuição da distância entre aprendizagens da teoria e da prática docente.

Bolsistas

Beatriz Matos (discente – Licenciatura em Matemática) – 18/04 a 30/11

Gabriel dos Santos Lacerda (discente – Bacharelado em Engenharia de Controle de Automação) – 01/09 a 30/11

Luzimar Correa da Silva (discente – Licenciatura em Matemática) - 18/04 a 31/08

Coordenadora

 Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros (docente)

Equipe:

Graziela Rocha Reghini Ramos (docente)

Huyra Estevao de Araujo (docente)

Marilia Franceschinelli de Souza (docente)

Kenia Cristina Pereira Silva (docente)

Thiago Tambasco Luiz (docente)

Ano

2023 – (04/2023 -12/2023)

Edital

Edital 2023 PRX_182 Curricularização da Extensão

Título

Educação Matemática em Movimento

Resumo:

O projeto de extensão "Educação Matemática em Movimento” tem como objetivo principal propiciar a reflexão contínua sobre a formação do(a) professor(a) que ensina matemática e do(a) professor(a) em formação inicial. Especificamente, o projeto busca propiciar espaços para o diálogo e a troca de experiências e conhecimentos pertinentes à Educação Matemática. Para tanto, as ações ocorrerão no formato presencial ou on-line, a depender da demanda do principal público-alvo, o qual é composto por professores(as) e educares(as) que atuam nas escolas da Educação Básica. As ações se diversificarão entre palestras (presenciais ou on-line), mesas redondas (presenciais ou on-line), oficinas, organização de eventos, participação em eventos e desenvolvimento de projetos no âmbito das Práticas como Componentes Curricular (PCC). As ações configuradas como participação em eventos poderão ser no formato de feira de exposição, pôster, relato de experiência, relato de pesquisa, oficina, dentre outros. O projeto contará com interlocuções com outros projetos de extensão geralmente desenvolvidos no âmbito do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP – Câmpus Hortolândia, como: diálogos contínuos entre universidade-escola sobre Educação Matemática: a teoria e a prática na formação docente; formação continuada em Matemática para docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, projeto AfroIF, Ubuntu Maker e CeraMina-CeraMana. Além disso, se articulará com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e com os eventos VI Semana da Educação Matemática (VI SEM) e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Por fim, contará com o apoio do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologia (GPEMATEC). Espera-se que os diálogos e as trocas de experiências práticas propiciem ao público envolvido, professores(as) que atuam na Educação Básica e professores(as) em formação inicial, reflexões críticas sobre as práticas e os desafios envolvidos nos processos de ensinar e aprender Matemática. Assim, o projeto "Educação Matemática em Movimento" poderá contribuir para práticas inovadoras que consideram as reais demandas que surgem no contexto escolar.

Voluntárias

Ana Paula Lima de Freitas (discente)
Vanessa Leite Braz (discente)

Coordenadora

 Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros (docente)

Equipe:

Agnaldo Monteiro Farias (docente)

Camilia Aoyagui dos Santos (docente)
Carlos Eduardo de Oliveira (docente)
Fabiano Ionta Andrade Silva (docente)

Marilia Franceschinelli de Souza (docente)

Rosana Catarina Rodrigues de Lima (docente)

Thiago Tambasco Luiz (docente)

Ano

2024 – (04/2024 -11/2024)

Edital

Edital Nº 45/2023 | HTO - Programa de Apoio a Atividades de Extensão 2024

Título

Diálogos contínuos entre universidade-escola sobre Educação Matemática: a teoria e a prática na formação docente

Resumo:

O projeto de extensão 'diálogos contínuos entre universidade-escola sobre Educação Matemática: a teoria e a prática na formação docente' tem como objetivo principal propiciar uma prática colaborativa e investigativa entre professores(as) da Educação Básica que ensinam Matemática, formadores(as) e futuros(as) professores(as) de Matemática, envolvendo análises sistemáticas de problemas e práticas de ensinar e aprender Matemática e trocas de experiências sobre questões que tangenciam a formação inicial e continuada do(a) professor(a) que ensina Matemática. Para tanto, os diálogos acontecerão no formato presencial nas instancias do IFSP - Campus Hortolândia ou no formato on-line no canal do YouTube do projeto. As ações se diversificarão entre palestras, mesas redondas, rodas de conversa e oficinas. As ações formativas sempre partirão de questões referentes à prática docente e às demandas do cotidiano escolar ao mesmo tempo em que se dialogam com teorias da Educação Matemática, numa perspectiva inclusiva e que valoriza questões étnico-raciais e das diversidades no ambiente escolar. O projeto contará com interlocuções com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e  o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologia (GPEMATEC), e com possíveis articulações com outros projetos de extensão que são desenvolvidos no curso, como AfroIF, Ubuntu Maker, Educação Matemática em Movimento (EMEM) e Formação Continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais. Espera-se articular professores(as) da Educação Básica, formadores(as) da academia e futuros(as) professores(as) de Matemática, em um diálogo contínuo, reflexivo e crítico sobre a Educação Matemática e sobre questões concernentes às aulas de Matemática da Educação Básica, de forma a contribuir para a diminuição da distância entre aprendizagens da teoria e da prática docente.

Bolsistas

Marcela Antunes Fortuna (discente – Licenciatura em Matemática) – 01/04 a 30/09

Leonardo Bruscagini de Lima (discente – Licenciatura em Matemática) – 16/10 a 30/11

Coordenadora

 Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros (docente)

Equipe:

Agnaldo Monteiro Farias (docente)

Huyra Estevao de Araujo (docente)

Kenia Cristina Pereira Silva (docente)

Marilia Franceschinelli de Souza (docente)

Thiago Tambasco Luiz (docente)
Tayna Povia de Oliveira Bergamaschi (Técnico-administrativo)

Período:

Título:

Diálogos contínuos entre universidade-escola sobre Educação Matemática: a teoria e a prática na formação docente

Resumo:

O projeto de extensão 'diálogos contínuos entre universidade-escola sobre Educação Matemática: a teoria e a prática na formação docente' tem como objetivo principal propiciar uma prática colaborativa e investigativa entre professores(as) da Educação Básica que ensinam Matemática, formadores(as) e futuros(as) professores(as) de Matemática, envolvendo análises sistemáticas de problemas e práticas de ensinar e aprender Matemática e trocas de experiências sobre questões que tangenciam a formação inicial e continuada do(a) professor(a) que ensina Matemática. Para tanto, os diálogos acontecerão no formato presencial nas instancias do IFSP - Campus Hortolândia ou no formato on-line no canal do YouTube do projeto. As ações se diversificarão entre palestras, mesas redondas, rodas de conversa e oficinas. As ações formativas sempre partirão de questões referentes à prática docente e às demandas do cotidiano escolar ao mesmo tempo em que se dialogam com teorias da Educação Matemática, numa perspectiva inclusiva e que valoriza questões étnico-raciais e das diversidades no ambiente escolar. O projeto contará com  interlocuções com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e  o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologia (GPEMATEC), e com possíveis articulações com outros projetos de extensão que são desenvolvidos no curso, como AfroIF, Ubuntu Maker, Educação Matemática em Movimento (EMEM) e Formação Continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais. Espera-se articular professores(as) da Educação Básica, formadores(as) da academia e futuros(as) professores(as) de Matemática, em um diálogo contínuo, reflexivo e crítico sobre a Educação Matemática e sobre questões concernentes às aulas de Matemática da Educação Básica, de forma a contribuir para a diminuição da distância entre aprendizagens da teoria e da prática docente.

Estudantes bolsistas:

BEATRIZ MATOS (2022), GABRIEL DOS SANTOS LACERDA (2022), Leonardo Bruscagini de Lima (2024), Marcela Antunes Fortuna (2024),

Coordenação:

Profa. Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros

Membros:

Período:

Título:

NEABI em Ação - Educação Escolar Indígena

Resumo:

O projeto de extensão Educação Escolar Indígena no Brasil pretende possibilitar a difusão entre os alunos de Licenciatura em Matemática do IFSP - Câmpus Hortolândia de um maior entendimento sobre como se dá a educação escolar indígena no Brasil e poderá contribuir para a formação de professores e pesquisadores com uma visão menos etnocêntrica e mais atenta à diversidade cultural, ou seja, de profissionais capazes de fortalecer práticas de combate ao preconceito e à discriminação e de auxiliar no processo de autonomia das comunidades indígenas. O(A) aluno(a) bolsista contribuirá ativamente com os seus conhecimentos por ser coautor do processo.

Estudantes bolsistas:

Mirella de Almeida Vilas Boas

Coordenação:

Graziela Rocha Reghini Ramos e Flávia Roberta Torezin

Membros:

Período:

Título:

Formação continuada em Matemática para docentes dos anos inicias do Ensino Fundamental

Resumo:

Este projeto tem como objetivo contribuir para a formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de Hortolândia. Entende-se formação continuada como um processo crítico-reflexivo do saber docente, mais especificamente, no caso deste projeto, o saber docente para o ensino da Matemática. O intuito é o de oferecer aprofundamento nos conteúdos e metodologias utilizados para o ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O projeto surgiu de uma parceria estabelecida entre o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Câmpus Hortolândia e a Secretaria Municipal de Educação de Hortolândia. A ação dá sequência ao projeto de oficinas desenvolvido no ano de 2019 que tomou como ponto de partida as demandas apresentadas pelos professores, coordenadores pedagógicos e gestores da secretaria, ele foi reformulado ano de 2021 baseado também nas avaliações dos questionários das oficinas já realizadas e nos protocolos de segurança relacionados à Covid 19. Para o ano de 2022 a proposta foi repensada considerando tanto atividades a distância quanto atividades presenciais e para o ano de 2023 a ação terá continuidade com novos temas de formação.

Estudantes bolsistas:

Rayssa Ferreira Pires (2022); CLAUDIA CRISTIANE CHIBIM DE PAULA (2022); Julia Vitória Montilla (2023)

Coordenação:

Kenia Cristina Pereira Silva

Membros:

Cursos de extensão - FIC

Período:

Título:

Resolução de Problemas Matemáticos (ENEM)

Resumo:

Trabalhar diversos problemas matemáticos, de caráter interpretativo, como os presentes em provas de vestibulares e olimpíadas de matemática sempre com o objetivo de trazer ao aluno, o quanto antes, a perspectiva de resolver problemas matemáticos através do pensar, com a leitura crítica e interpretativa de situações problemas mais elaborados. Desta forma, o curso espera desenvolver nos alunos a capacidade de leitura crítica matemática em detrimento de apenas saber e aplicar fórmulas.

Docente responsável:

Thiago Tambasco Luiz

Período:

Título:

Resolução de Problemas Matemáticos (Reforço)

Resumo:

Trabalhar diversos problemas matemáticos, de caráter interpretativo, como os presentes em provas de vestibulares e livros didáticos, com o objetivo de fornecer ao aluno as ferramentas básicas para sua resolução e interpretação. Desta forma, o curso fornecer aos nos alunos todo conteúdo algébrico e aritmético básicos necessários para a leitura crítica matemática.

Docente responsável:

Carlos Eduardo de Oliveira

Período:

Título:

Matemática para concursos públicos

Resumo:

Sabe-se que a concorrência para a inserção no mercado de trabalho, muitas vezes, exige habilidades e conhecimentos envolvidos no ensino da Matemática. Por essa razão, a presente proposta busca oferecer aos participantes do curso, ferramentas que lhe possibilitem desenvolver habilidades no processos de aprendizagem da Matemática Básica. Nesse sentido, espera-se que o curso 'Matemática para concursos públicos' fomente a preparação dos participantes para a realização de concursos públicos que exigem esse nível de conhecimento da Matemática.

Docente responsável:

Carlos Eduardo de Oliveira

 

Período:

2022

Título:

Produzindo atividades-matemáticas-com-TD

Resumo:

Um dos problemas que dificultam ou até impossibilitam a utilização de tecnologias digitais (TD) em sala de aula é o despreparo das/dos docentes frente a elas, ou seja, a falta de formação específica para tal. Durante a pandemia da COVID-19, professoras/professores precisaram se reinventar para preparar atividades que seriam desenvolvidas de forma remota, quase sempre mediadas por TD. Produzir atividades matemáticas que façam sentido para as práticas docentes não é tarefa fácil e muitas vezes a formação inicial não oportuniza tais experiências. Frente a isso, esta proposta tem como objetivo oferecer uma formação docente com TD, segundo a concepção da Cyberformação, como uma formação que considera o entrelaçamento de dimensões que caracterizam o ser professor, como a dimensão matemática, a pedagógica, a tecnológica, a social, a cultural, a política, e tantas outras, e que assume o uso de TD não como um uso, mas como um trabalho com TD, em que elas participam do processo cognitivo, a partir da perspectiva do ser-com, pensar-com e saber-fazer-com-TD. O curso será semipresencial, em que serão propostas situações de aprendizagem docente que promovam discussões e reflexões sobre a constituição de conhecimento matemático com TD, desenvolvendo tarefas e elaborando atividades-matemáticas-com-TD, tecnologias essas que serão escolhidas pelas/pelos próprias/próprios participantes. Por meio das experiências vividas no processo formativo, esperamos que as/os participantes possam vislumbrar muitas possibilidades de trabalho com TD para além das “receitas prontas”, levando em consideração seu contexto, formação, experiências de vida e, assim, produzirem atividades próprias que tragam sentido e propósito para suas práticas.

Palavras-Chave: Educação Matemática, Formação de professores, Tecnologias Digitais

Docente responsável:

Marília Franceschinelli de Souza

Período:

2019 e 2020

Título:

Vídeos Digitais do Youtube no Ensino de Matemática

Resumo:

Docente responsável:

Marília Franceschinelli de Souza