Relatório de Uso do Google Classroom

 

Iniciamos o uso do Google Classroom em 2014, durante esse período realizamos um trabalho positivo nas aulas e nos laboratório de Química e Física. O nosso objetivo era inovar a prática pedagógica, no entanto, percebemos que houve uma reformulação do conceito de “roteiro” para uso dos laboratórios.

Alguns professores pensam que é simplesmente pegar o formulário de papel e passar para o meio digital, mas o que fizemos este ano, foi muito além da ferramenta, foi o desenvolvimento de um novo conceito para o ensino nos laboratórios! Ou seja, houve uma reformulação dos roteiros priorizando o aprendizado de forma colaborativa.

Nestas práticas, utilizamos os iPads, computadores, sala interativa e ferramentas do Google para facilitar os registros e permitir o aprendizado por meio da descoberta. O retorno dos alunos foi positivo com esta nova atuação e foi possível adquirir uma maior mobilidade para a realização destas atividades. Fizemos uma pesquisa à respeito da opinião dos estudantes sobre esta nova maneira de trabalhar Física e Química e percebemos como os estudantes têm uma boa percepção das novas atividades:

Captura de tela 2015-11-06 15.39.16.png

Abaixo, apresentamos alguns links para mostrar como foram realizadas as atividades dentro e fora dos laboratórios:

 Química:

Física:

         

Um ano depois do início deste projeto fizemos um HOA onde compartilhamos o uso do Google Classroom, confira aqui: https://www.youtube.com/watch?v=uUhytDuIU3c.