Playtime 2017: conquiste o sucesso no Google Play e amplie seus negócios com os novos recursos do Play Console

Postado por Vineet Buch, diretor de gerenciamento de produtos de Apps e jogos do Google Play

Começamos hoje a edição anual da nossa série global Playtime, com dois eventos consecutivos, em Berlim e São Francisco. Durante o próximo mês, conversaremos com muitos desses profissionais responsáveis pela criação de apps e jogos, em cidades do mundo todo. O ano de 2017 foi incrível para os desenvolvedores no Google Play, atingimos mais de oito bilhões de novas instalações por mês no mundo.

 

Para que você continue aproveitando essa oportunidade, anunciamos inovações no Google Play e novos recursos no Play Console. Siga-nos no Medium (em inglês), onde os apresentadores postarão estratégias, práticas recomendadas e exemplos para ajudar você a atingir seus objetivos de negócios. O Google Play está crescendo rapidamente e nós queremos ajudar as pessoas a entender nosso negócio. Por isso, também estamos publicando o relatório Panorama do Google Play 2017, que será atualizado anualmente para informar você sobre nosso progresso e como ajudamos os desenvolvedores a atingirem o sucesso.

 

O Google Play dá vida aos seus dispositivos, desde smartphones e tablets, dispositivos Android Wear, TVs e Daydreams até Chromebooks, como o novo Google Pixelbook. Agora é ainda mais fácil para os usuários encontrarem os conteúdos excelentes na Play Store e se reengajarem.

 

Reconhecimento para os melhores

 

Investimos em seleções e editoriais para divulgar os melhores apps e jogos que nos conquistaram. Agora, a versão reformulada da Escolha dos editores está disponível em 17 países. Além disso, o Android Excellence recebeu novos apps e jogos recentemente. Também continuamos destacando e apoiando os jogos independentes, com o anúncio recente dos ganhadores do festival de jogos indie em São Francisco e a abertura das nomeações do segundo Indie Games Contest na Europa.

 

Um lugar para descobrir jogos incríveis

 

Lançamos uma versão aprimorada da página inicial de jogos, com trailers e capturas de tela do jogo. Além disso, em breve lançaremos duas novas páginas para navegação: "Premium", para jogos pagos, e "Novidades", para jogos que estão em alta ou serão lançados em breve.

 

Além das instalações

 

Expandimos nossos banners e cards de "operações ao vivo" na Play Store. Eles informam o usuário sobre os principais eventos nos jogos favoritos que ele já instalou. Outra boa notícia é a integração do Instant Apps Android com o botão "Faça o teste agora" nos detalhes dos apps. Com apenas um toque, os usuários podem entrar diretamente no app sem precisar fazer a instalação.

 

A nova experiência de jogos

no Google Play

 

O Google Play Console oferece ferramentas que ajudam você e os membros da sua equipe em todas as etapas do ciclo de vida dos apps. Use o Play Console para melhorar a qualidade do seu app, gerenciar versões com confiança e aumentar o desempenho dos seus negócios.

Foco na qualidade

O Android vitals foi apresentado no I/O 2017, e 65% dos principais desenvolvedores já estão usando o painel para analisar o desempenho de apps. Adicionamos cinco Android vitals novos e aumentamos a cobertura de dispositivos para ajudar você a resolver problemasrelacionados a consumo de bateria, falhas e tempo de renderização. Os apps com melhor desempenho são favorecidos pelos algoritmos de pesquisa e descoberta do Google Play.

 

Fizemos melhorias nos relatórios de pré-lançamento e disponibilizamos o recurso para todos os desenvolvedores, sem necessidade de ativação. Quando você fizer o upload de um APK Alfa ou Beta, seu app será instalado e testado automaticamente nos dispositivos físicos mais usados por meio do Firebase Test Lab. O relatório do teste indicará falhas, problemas de exibição e vulnerabilidades de segurança. Além disso, agora ele também mostra os problemas de desempenho encontrados.

 

Quando instalamos um app novo, esperamos que ele abra e funcione normalmente. Queremos que os usuários de apps e jogos do Google Play tenham uma experiência positiva e que os desenvolvedores se beneficiem de um ecossistema confiável. Por isso, implementamos uma política para bloquear apps que causem experiências negativas na maioria dos dispositivos, como falhas, fechamentos, congelamentos ou outros erros no funcionamento. Saiba mais na central de políticas.

 

Lançamentos com confiança

Com os testes Beta, usuários confiáveis podem testar seu app ou jogo antes que ele vá para produção. Assim, você tem a chance de aprimorar suas ideias e receber feedback. Agora é possível segmentar testes Alfa e Beta para países específicos. Isso permite, por exemplo, aplicar o teste Beta em um país onde o app ainda será lançado, enquanto os usuários em outros países recebem a versão de produção. Em breve, faremos o lançamento gradual da segmentação por país.

 

Também aprimoramos o catálogo de dispositivos. Mais de 66% dos desenvolvedores de maior sucesso usam o catálogo para proporcionar uma boa experiência do usuário no maior número possível de dispositivos. Agora você pode salvar pesquisas de dispositivos e ver por que um modelo específico não é compatível com seu app. Navegue até o catálogo de dispositivos e leia os Termos de Serviço para começar.

 

Aumento nas assinaturas

Durante o I/O 2017, anunciamos que o número de assinantes no Google Play e a receita dos negócios de assinatura duplicaram no ano anterior. Facilitamos a configuração e o gerenciamento do seu serviço de assinatura com a biblioteca de faturamento do Google Play e novos instrumentos de teste. Assim, é mais simples testar os fluxos de pagamentos efetuados e não efetuados.

 

Criamos recursos para ajudar você a conquistar e manter mais assinantes. É possível oferecer avaliações gratuitas mais curtas, por um mínimo de três dias. Além disso, restringiremos o uso a uma avaliação gratuita do app para reduzir o potencial de abuso. Você pode ativar o recebimento de notificações quando os usuários cancelam a assinatura. No entanto, também facilitamos o processo para os usuários restaurarem assinaturas canceladas. A retenção de conta agora é disponibilizada para o público geral. Com ela, é possível bloquear o acesso ao seu serviço enquanto nós ajudamos o usuário a resolver problemas com a renovação do pagamento. Por fim, a partir de janeiro de 2018, atualizaremos também nossa taxa de transação para assinantes que permanecerem por mais de 12 meses.

 


Anúncio do programa de prêmios de segurança do Google Play

Há muito tempo, o Google tem um relacionamento próximo com a comunidade de pesquisa sobre segurança. Hoje apresentamos o programa de prêmios de segurança do Google Play para incentivar a pesquisa de segurança nos apps mais usados do Android, incluindo aqueles do próprio Google. O programa nos ajudará a encontrar vulnerabilidades de segurança e notificar os desenvolvedores por meio de recomendações de segurança com instruções para corrigir esses problemas. Esperamos repetir o sucesso dos nossos outros programas de prêmios. Convidamos os desenvolvedores e a comunidade de pesquisa a trabalhar junto conosco de maneira proativa para melhorar a segurança do ecossistema do Google Play.

 

Fique por dentro das notícias e dicas do Google Play

 

Atualizar as preferências de e-mail
para receber notícias e dicas

Seguir @GooglePlayDev

no Twitter

Apps e jogos do Google Play

no Medium

Apps e jogos do Google Play

no LinkedIn

 

Esta postagem do blog foi útil?