Novidades - SIGAA Stricto Sensu

Portal do Coordenador Stricto Sensu

Universidade Federal de Goiás

Pró-Reitoria de Pós-Graduação

CERCOMP - Centro de Recursos Computacionais

Versão: 1.2

Data da última atualização: 20/06/2018

………………………………………………………………………………………….

Junho/2018 - Versão do SIGAA 4.2.46

Alteração de funcionalidade: Histórico

No campo data de ingresso, estava sendo apresentada erroneamente a data de cadastro do aluno no SIGAA. O campo foi alterado e agora apresenta o mês e ano de ingresso, conforme preenchido na tela de Cadastro de um novo discente. Esta informação é apresentada no quadro ‘PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU’, dentro do histórico.

………………………………………………………………………………………….

Junho/2018 - Versão do SIGAA 4.2.41

Nova funcionalidade: Alterar situação do aluno em disciplina/atividade

Disponível no menu ‘Matrículas’, esta funcionalidade permite a busca pelos alunos com as seguintes situações: ATIVO, DEFENDIDO, DESLIGADO, EM HOMOLOGAÇÃO - NEGADA.
Após buscar pelo aluno, serão listadas todas as matrículas em disciplinas e atividades que o aluno tem.
É possível mudar a situação de uma matrícula para corrigir uma consolidação, por exemplo, ou excluir uma matrícula que foi feita errada ou que o aluno desistiu de cursar.

Para alunos CONCLUÍDOS, é necessário solicitar a alteração para a PRPG.

Para alunos EM HOMOLOGAÇÃO - PENDENTE APROVAÇÃO, é necessário solicitar para a equipe da PRPG - Registro de diplomas, que a devolução da solicitação seja feita via SIGAA.

As disciplinas e atividades podem ser alteradas para as seguintes situações:

Matriculado - deve ser utilizado quando se deseja fazer nova consolidação para a disciplina/atividade, ou quando a disciplina/atividade foi excluída por engano. Pode também ser usada para disciplinas/atividades que foram migradas como ‘Canceladas’ (não tinham conceito/frequência lançados no SISPG).

Cancelado - pode ser utilizado quando o aluno desiste da disciplina/atividade, porém será necessário justificar motivo.

Reprovado - caso a consolidação tenha sido feita erroneamente. É melhor utilizar a funcionalidade ‘Retificar aproveitamento e consolidação de turma’ para que o conceito fique correto.

Excluído - pode ser utilizado quando o aluno desiste da disciplina/atividade, quando a matrícula foi feita por engano ou quando houver qualquer outro problema relativo a esta matrícula ou aproveitamento.

Trancado - opção existente no sistema, porém não é prevista na Resolução 1403.

Recomendamos usar a opção ‘EXCLUÍDA’ para excluir um cadastro errado ou caso o aluno desistir de cursar aquela disciplina.

Se uma consolidação foi feita erroneamente antes do tempo, é possível voltar para a situação MATRICULADA, e então fazer novamente a consolidação no tempo certo.

Se a consolidação foi feita errada, é possível voltar para a situação MATRICULADA e então fazer a consolidação novamente, OU acessar o menu ‘Aluno -> Notas -> Retificar aproveitamento e consolidação de turma’, para fazer a correção.

Os aproveitamentos podem ser alterados para a situação ‘EXCLUÍDA’.
Os aproveitamentos também podem ser excluídos através da opção ‘Aluno -> Aproveitamentos -> Excluir aproveitamento de componente’.
Se um aproveitamento foi excluído indevidamente, ele poderá ser realizado novamente em alguma das funcionalidades disponíveis em ‘Aluno -> Aproveitamentos’.

Alteração de funcionalidade: Consolidação no Portal do Docente/Turma Virtual

Antes, estava sendo exigido que o Calendário do Programa estivesse vigente para que os professores pudessem consolidar as turmas do respectivo ano/período letivo. Esta restrição foi retirada do sistema.

A partir de agora, a consolidação das turmas estará disponível no Portal do Docente/Turma Virtual de acordo com o prazo de consolidação estabelecido no Calendário do Programa.

Atenção: o prazo definido no calendário vale somente para as turmas deste ano e período letivo.

Exemplo: Ao configurar o Calendário de 2018.1 com o prazo de consolidação 01/06/2018 a 01/08/2018, neste período será possível consolidar as turmas de 2018.1 somente.

Se for necessário, por exemplo, consolidar uma turma de 2017.2, é preciso alterar o prazo definido neste calendário.

Para alterar ou criar novos calendários para o programa, acesse: Cadastros -> Calendário do programa



Mesmo que o Docente já tenha consolidado a turma, dentro da duração deste período da ‘Consolidação de turmas’, o Docente pode reabrir a turma e corrigir algum conceito ou frequência, se necessário.

Alteração de funcionalidade: Atualizar Discente

Não estavam sendo listados, no formulário, os Cursos, Estruturas curriculares e Áreas de concentração inativas. Agora os campos listam todos os itens cadastrados e os que estão inativos estão indicados com o texto ‘(INATIVO)’ na frente do nome.

Alteração de funcionalidade: Alterar Estrutura curricular

Não estavam sendo listados os cursos inativos, por consequência não estava sendo possível alterar estruturas curriculares de cursos inativos. Esta questão foi corrigida.

Foi retirada a obrigatoriedade de selecionar um curso para buscar por todas as estruturas curriculares.

Foram inseridas validações no cadastro e alteração das estruturas curriculares em relação aos parâmetros.

Os campos:

- Quantidade mínima de créditos de disciplinas regulares

- Quantidade mínima de créditos de atividades complementares


Não podem ficar vazios. Podem ser preenchidos com zero. O sistema utiliza estes parâmetros para saber se o aluno já integralizou a estrutura curricular e se a defesa pode ser cadastrada. Esta validação acontece na tela de cadastro da Banca de Defesa.

Os campos:

Equivalência de Crédito e Hora/Aula        

Equivalência de Crédito e Hora/Atividade complementar

Não podem ficar vazios e nem ser preenchidos com zero. O sistema utiliza estes parâmetros para calcular o número de créditos no histórico.
Recomendamos que o parâmetro ‘Equivalência de Crédito e Hora/Aula’ esteja preenchido com 15 ou 16, de acordo com o início de vigência da estrutura e se o PPG é em rede ou não.

Recomendamos que o parâmetro ‘Equivalência de Crédito e Hora/Atividade complementar’ esteja preenchido com 48, porque é o definido na Resolução 1403 e foi o valor utilizado na migração para todas as atividades complementares migradas, para que o número de créditos ficasse igual nos dois sistemas.

Também foi alterada a busca por componentes curriculares para serem acrescentados em uma estrutura curricular: foi inserida uma restrição para listar somente os componentes curriculares do Programa de pós-graduação, e não de todos os programas.

Alteração de funcionalidade: novos recursos no menu ‘Consultar Turmas’.

No menu ‘Turmas -> Consultar Turmas’, ao buscar por uma turma e seleconar o ícone ‘Visualizar menu’, temos as seguintes alterações ou novos recursos:

Alterar: Agora é possível alterar os horários de turmas que já tenham alunos matriculados. Se por acaso houver choque de horário para algum aluno, o sistema irá informar com uma mensagem de erro quais são os alunos. Antes o sistema não permitia que Coordenadores, Vice-coordenadores e Secretários alterassem horário de turma que já tinha alunos. Lembrando que para alterar o horário de uma turma, ela precisa estar com a situação ‘ABERTA’. Atenção! Sempre que o horário de uma turma for modificado, será preciso remover da turma o(s) docente(s) responsáveis e inserir novamente com o horário atualizado.

Reabrir Turma: Agora é possível REABRIR uma turma que já está consolidada. Este recurso pode ser útil quando algum aluno deveria estar matriculado na turma e não está, seja qual for o motivo, ou ainda quando há erros na consolidação para vários alunos, que tornaria mais prática uma nova consolidação da turma toda do que retificar aluno por aluno. Após reabrir a turma, ela ficará com situação ‘ABERTA’. Lembrando que as notas só aparecem para os alunos e no menu ‘Diário de turma’ quando a turma se encontra com situação ‘CONSOLIDADA’.

Consolidar Turma: Quando uma turma está com situação ‘ABERTA’, Coordenadores, Vice-coordenadores e Secretários podem consolidá-la a qualquer momento, independente do prazo de consolidação definido no Calendário. Alunos de outros programas podem ser consolidados nesta opção.

Atenção! Recomendamos que verifiquem todas as turmas abertas dos períodos letivos anteriores e façam a consolidação. É possível, na consulta de turmas, buscar pelas turmas com situação ‘ABERTA’. As turmas precisam estar consolidadas para que as notas apareçam para os alunos.

Listar alunos: Lista os alunos matriculados e suas respectivas situações na turma.

Remover: Ao remover uma turma, as matrículas dos alunos da turma são excluídas e a turma fica com o status ‘INTERROMPIDA’. Se selecionar novamente para ‘Remover’ a turma, ela então será completamente excluída do sistema e não será mais encontrada nas buscas.

………………………………………………………………………………………….

Maio/2018 - Versão do SIGAA 4.2.37

Alteração de funcionalidade: Presidente em bancas de qualificação e defesa

Agora são listadas todos as orientações e co-orientações do aluno, ativas ou já finalizadas, para serem inseridas no item ‘Presidente’ das bancas de qualificação e defesa. Assim, caso em caráter excepcional o orientador do aluno não possa presidir a banca, pode ser selecionada outra pessoa.

Se o presidente da banca não for orientador e nem co-orientador, a pessoa pode ser inserida como co-orientadora do aluno pelo prazo de 1 dia (o dia da defesa), apenas para que conste o nome correto do presidente no Histórico do aluno (avaliando se não haverá problema em relação ao SICAD).

Os cadastros das orientações são feitos no menu ‘Aluno -> Gerenciar orientações’.

Lembrando que para completar o cadastro de uma banca, o presidente da banca deve obrigatoriamente ser inserido. A banca pode ser salva e os outros membros inseridos depois, ou mesmo, alterados. O presidente também pode ser substituído se necessário, basta excluir o que foi inserido anteriormente e então inserir um novo presidente.

Para alterar bancas, acesse ‘Aluno -> Conclusão -> Cadastrar bancas -> Alterar bancas’.
O sistema solicita que os membros das bancas estejam cadastrados antes da solicitação de homologação de diploma. A quantidade mínima de membros depende do tipo de banca (qualificação ou defesa) e nível (mestrado ou doutorado), de acordo com a Resolução 1403.

………………………………………………………………………………………….