MINUTA DE EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS NO ÂMBITO DE PROJETOS E INSTITUIÇÕES DE I&D
Título: Bolsa de Investigação; 1 vaga; BE@T-01
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto be@t – Textile Bioeconomy (TC-C12-i01 – Sustainable Bioeconomy No. 02/C12-i01/2022.P1), financiado pelos fundos europeus atribuídos a Portugal pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União Europeia (UE), enquadrado no Next Generation EU, para o período 2021 – 2026. nas seguintes condições:
Referência interna do concurso: 02/C12-i01/202-BE@T-01
Área Científica: Engenharia (Sistemas de Informação e Informática)
Requisitos de admissão:
Plano de trabalhos: O plano de trabalhos insere-se no âmbito das atividades de investigação desenvolvidas no projeto BE@T - iniciativa 5, medida 4 - que visa o desenvolvimento de uma plataforma de simbioses industriais inteligente capaz de sugerir o melhor fim para um determinado resíduo através da criação de produtos ou subprodutos. O sistema permite recolher e analisar dados das indústrias (produtores e clientes) transportadores e resíduos.
O plano de trabalho seguirá a metodologia SCRUM e será estruturado de acordo com os objetivos do projeto dos quais se destaca o desenvolvimento da aplicação na ótica do utilizador.
O candidato selecionado será responsável pelo desenvolvimento do Front-End da PWA e desenvolver as seguintes tarefas:
Como resultado será desenvolvido uma interface escalável e modular para a PWA que permita de forma eficaz realizar as tarefas chave da solução.
Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigaçãoa par da Lei N.º 40/2004, de 18 de agosto na sua redação atual, e considerando as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei N.º 23/2019, de 28 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor aprovado através do ofício FCT/4047/27/09/2021/S
Local de trabalho: O plano de trabalhos será desenvolvido nas instalações da IOTECH, sita Dom Afonso Henriques 4694, 4760-283 Calendário, Vila Nova de Famalicão sob a orientação científica do Professor Doutor Carlos Filipe da Silva Portela
Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em outubro de 2023. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 24 meses.
Valor do subsídio de manutenção mensal: Esta bolsa segue os princípios da Agenda de promoção do Trabalho Digno, sendo o montante da bolsa corresponde a € 930,98 no caso de licenciado conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (https://www.fct.pt/wp-content/uploads/2023/02/Tabela-de-Valores-SMM_2023.pdf).
O pagamento será efetuado até ao final do mês, através de transferência para o NIB do bolseiro indicado no processo de contratualização.
Outros benefícios: Seguro de trabalho.
Regime de exclusividade: O desempenho de funções a título de bolseiro é exercido em regime de exclusividade, nos termos previstos no artigo 5º do Estatuto do Bolseiro de Investigação e regulamentos de bolsas de investigação aplicáveis.
Critérios e procedimentos de avaliação e seleção: A avaliação das candidaturas incidirá sobre o Mérito do candidato, aplicando-se os seguintes critérios de avaliação, valorados numa escala de 1 a 5 valores:
Mérito do candidato - MC (100%):
A classificação final do mérito do candidato será obtida pela aplicação da seguinte fórmula:
MC=(a*0,3) + (b*0,5) + (c*0,2)
Composição do Júri de Seleção: O Júri é composto pelo presidente, Professor Carlos Filipe da Silva Portela e pelos vogais efetivos Sara Furtado e Carlos Fernandes.
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público da entidade contratante sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 6 de setembro de 2023 a 20 de setembro de 2023
(Nota: O prazo de apresentação de candidaturas não deve ser inferior a 10 dias úteis).
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: curriculum vitae; certificado de habilitações ou declaração do candidato (se aplicável); comprovativo das notas obtidas nas Unidades Curriculares do curso técnico superior profissional, licenciatura, mestrado integrado ou mestrado em que o aluno está inscrito (conforme aplicável); carta de motivação.
As candidaturas deverão ser submetidas online em https://grants.beat.iotech.pt/, indicando a referência do concurso. Não serão admitidas candidaturas enviadas por outras vias.