Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Design



Pesquisa em Estética da Interação






Prof. Guilherme Ranoya

Lattes (CNPq): http://lattes.cnpq.br/1249288637916190
Academia.edu: https://ufpe.academia.edu/GuilhermeRanoya

ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Guilherme_Ranoya

Perfil: https://profile.ranoya.com

Orchid: orcid.org/0000-0001-8164-8754


Grupo de pesquisa

Design da Informação | UFPE
Grupo de pesquisa integrada em design e computação | UFPE

Pesquisa em andamento no PPGDesign

Emoção, estética e design da informação
Investigação sobre a questão estética dos artefatos de design em sua dimensão simbólica-afetiva, ou mais precisamente, de que forma estes objetos produzem encantamento, sedução, prazer, felicidade ou sensibilizam as pessoas, tornando-se assim objetos cujo laço emocional lhes garantem significação e sentido para os usuários.

Objetivo da Pesquisa

Prover subsídios conceituais e fundamentos teóricos sobre os mecanismos simbólico-afetivos potencialmente úteis para a prática projetual.

Problemas em aberto

1: De que formas os artefatos constroem sentidos em seu uso, ou na sua relação com as pessoas, especialmente artefatos capazes de fascinar, viciar, seduzir, emocionar, provocar prazer, incitar criatividade ou produzir imersão;

2: Efeitos das emoções e da felicidade provocadas pelos estados de "Flow" (CSIKSZENTIMIHALYI, 1994), e seu aproveitamento no design;

3: De que forma a atenção (mindfullness) ou seu oposto (a dispersão/fragmentação da atenção) interferem sobre a produção de sentido, e de que maneiras podem produzir valências positivas sobre as emoções a serem aproveitadas no projeto de design.

4: Elementos, aspectos e estratégias do entretenimento e da ludicidade que podem ser incorporados ao léxico projetual do design para potencializar relações emocionais com os artefatos.

5: Constructos e conceitos de um regime estético contemporâneo, e suas relações com a subjetividade, a ontologia e as emoções.