Google I/O 2019: novos recursos para desenvolver, lançar e expandir seus negócios no Google Play

 

Postado por Kobi Glick, Lead de Produto do Google Play

 

Nos últimos 10 anos, trabalhamos juntos para criar um ecossistema incrível com mais de 2,5 bilhões de usuários ativos em mais de 190 países. Isso não seria possível sem vocês e seus apps e jogos que divertem, ajudam e ensinam pessoas do mundo todo.

 

Todo mês, vocês fazem upload de mais de 750 mil APKs e pacotes de apps para o Play Console. Seu entusiasmo é impressionante, e é um privilégio ajudar vocês a expandir os negócios. Neste ano, queremos oferecer recursos para irem ainda mais longe. Hoje, no Google I/O, estamos anunciando novas ferramentas e recursos para desenvolver, lançar e expandir seus apps e jogos. Grande parte dessas novidades surgiu com base no feedback e nas sugestões que nos deram.

 

Apps modulares e eficientes e envio personalizável de recursos

 

No ano passado, lançamos duas novidades, o formato de publicação do Android App Bundle e o framework do Dynamic Delivery no Google Play. Agora, existem mais de 80 mil apps e jogos usando pacotes de apps na faixa de produção, com uma economia de tamanho média de 20%. O resultado disso foi um aumento de até 11% nas instalações de apps. Vejam as melhorias mais recentes no Android App Bundle, o futuro do envio de apps.

 

Os recursos dinâmicos saíram da versão Beta e já estão disponíveis para todos os desenvolvedores, incluindo estas novas opções de envio:

 

Durante nosso programa Beta, muitos desenvolvedores implementaram casos de uso interessantes com recursos dinâmicos. A Netflix, por exemplo, agora oferece a função de suporte ao cliente como um recurso dinâmico para usuários que visitam a central de suporte. Ao disponibilizar esse recurso somente para usuários que precisam, a Netflix registrou uma redução de 33% no tamanho do app. Assista o vídeo abaixo para saber mais.

 

[Netflix video]

 

Testes internos simplificados e apps mais seguros

 

Entendemos o recado: testar pacotes era difícil. Com o novo compartilhamento interno de apps, já é possível compartilhar versões de teste em questão de segundos. Basta fazer o upload do pacote de apps no Google Play e gerar um URL de download para compartilhar com os testadores. Não é preciso se preocupar com códigos de versão, chaves de assinatura nem com a maioria das outras validações necessárias às versões de produção.

 

Além da eficiência e da modularidade, agora o Android App Bundle também oferece mais segurança com o lançamento do upgrade da chave de assinatura do app para novas instalações. Com esse recurso, é possível fazer upgrade da segurança criptográfica da chave de assinatura para novas instalações e atualizações no Google Play. Muitos desenvolvedores assinam os apps com chaves antigas. Esse novo recurso é a única maneira compatível com versões anteriores de aumentar a segurança criptográfica do app.

 

Atualização fácil para os usuários

 

Embora as atualizações automáticas alcancem muita gente, vocês disseram que ainda era um desafio fazer com que alguns usuários atualizassem os apps. Agora que nossa nova API de atualizações no aplicativo está disponível publicamente, os usuários poderão fazer atualizações sem sair do app. Durante o programa de acesso antecipado, muitos desenvolvedores usaram nossa API para criar um fluxo de atualização aprimorado, resultando em uma taxa média de aceitação de cerca de 50%.

 

No momento, a API é compatível com dois fluxos:

 

Fluxo de atualização imediato                               Fluxo de atualização flexível

 

10:00

Decisões mais precisas com novos dados do Google Play Console

 

É importante ter os dados certos para melhorar o desempenho do app e expandir os negócios. Por isso, temos novos insights e métricas para avaliar melhor a integridade e o desempenho do app.

 

 

 

 

Mais facilidade para melhorar e responder às avaliações dos usuários

 

Além disso, estamos fazendo alterações significativas em outra fonte importante de dados de desempenho: as avaliações dos usuários. Muitos desenvolvedores querem que a nota reflita a versão atual do app, e nós concordamos com isso. Por isso, em vez de um valor cumulativo do ciclo de vida, a nota da Google Play Store será recalculada para dar mais peso às avaliações mais recentes. A nota atualizada só estará disponível para os usuários na Google Play Store a partir de agosto, mas já é possível ver o novo valor no Google Play Console.

 

Todos os dias, os desenvolvedores respondem a mais de 100 mil avaliações no Play Console. Descobrimos que, com essas respostas, os usuários costumam aumentar as notas em uma média de 0,7 estrelas. Por isso, além da alteração na nota, ficou mais fácil para os desenvolvedores se comunicarem com os usuários usando respostas sugeridas. Ao responder a um usuário, serão exibidas três sugestões de resposta, criadas automaticamente com base no conteúdo da avaliação. É possível enviar uma resposta sugerida, personalizar uma sugestão ou criar sua própria mensagem do zero. No momento, essas respostas estão disponíveis em inglês, e incluiremos outros idiomas mais tarde.

 

 

Melhorias na segmentação e na personalização dos Detalhes do app no Google Play

 

A página de Detalhes do app é onde os usuários podem saber mais sobre um app ou jogo para decidir se querem ou não fazer a instalação. Esse é um espaço importante. Por isso, estamos lançando novos recursos que permitem otimizar a página na Google Play Store para lidar com diferentes momentos do ciclo de vida do usuário.

 

 

Saibam mais sobre esses e outros recursos do Google Play no Google I/O. Participem do evento por meio das transmissões ao vivo ou assistam as sessões mais tarde no canal Android Developers no YouTube.

 

Outra opção é aprender ainda mais com nossos cursos de e-learning na Formação para criar Apps de Sucesso. Além disso, inscrevam-se para receber nossa newsletter e ficar por dentro dos recursos e atualizações mais recentes.