MOVIMENTO COMUNITÁRIO DO JARDIM BOTÂNICO

Departamento de Meio Ambiente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico

MANUAL

DO

EXPOSITOR

28 e 29 de Setembro - 2019


1. Apresentação

A 3ª Feira Ambiental do Jardim Botânico será realizada nos dias 28 e 29 de setembro de 2019, no Jardim Botânico de Brasília.

A Feira será promovida pelo Movimento Comunitário do Jardim Botânico, ora chamado Movimento, que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins econômicos, de direito privado, apartidário, com autonomia administrativa e financeira.  Entre seus principais objetivos está integrar a comunidade da RA-XXVII-Jardim Botânico; organizar as demandas comunitárias do bairro; viabilizar mecanismo próprios de soluções dos problemas da comunidade, implementando políticas comunitárias de 3º setor; fomentar a economia local, promovendo exposições, feiras, amostras, cursos, eventos esportivos e treinamentos; promover a melhoria na imagem do bairro e de seus cidadãos; promover o voluntariado, dentre muitos outros.

O presente Manual estabelece os direitos e deveres do Promotor e do Expositor, apresentando as normas de participação no evento. Leia todos os itens deste Manual, com um cuidado especial em relação aos prazos de entrega das estruturas para a montagem do evento. Caso, após sua leitura detalhada, permanecer alguma dúvida, não hesite em contatar o Movimento com a maior antecedência possível.

O presente manual é parte integrante do Contrato de Participação de Custeio de Eventos e Projetos, define condições complementares para utilização de espaço para expositores, montagem, equipamentos e serviços destinados à realização do evento, obrigando o EXPOSITOR e PARTICIPANTE a cumprirem fielmente as diretrizes nele estabelecidas. Ao participarem do Evento, os expositores aceitam e dão assim consentimento ao presente Manual do Expositor, que doravante irá estabelecer seus direitos e obrigações com relação ao mesmo. O desconhecimento das normas aqui estabelecidas não exime o PARTICIPANTE e seus contratados (montadora e demais pessoas envolvidas com o evento) das penalidades, multas, sanções e responsabilidades previstas neste Manual que, ocorrendo, serão assumidas pelo PARTICIPANTE, seja qual for a natureza, solidária e independentemente da ordem da nomeação.

A participação na Exposição está aberta a quaisquer empresas ou empreendedores da região do bairro Jardim Botânico e DF, através da possibilidade de utilização de espaços, distribuídos pelo MOVIMENTO, para montagem de seus estandes. Para a realização do evento, o local destinado dentro do parque Jardim Botânico, será dividido em áreas de exposição, alimentação, palestras e oficinas, além de vias de circulação e locais reservados à organização. Cada um dos PARTICIPANTES de uma ou mais áreas será doravante denominado simplesmente EXPOSITOR. Por comprovados motivos de força maior, o MOVIMENTO poderá realizar a exposição em outro local, ou alterar seu período de funcionamento, não tendo o Expositor direito, em função disto, de cancelar sua participação ou pleitear qualquer tipo de indenização. O Movimento, que será doravante denominado simplesmente PROMOTOR poderá, a bem geral, redistribuir as áreas, respeitando sempre as proporções de dimensões e características estabelecidas no Contrato de Participação de Custeio de Eventos e Projetos.

Brasília, 31 de julho de 2019

Ilton de Queiroz Junior

Diretor Executivo  do Movimento Comunitário do Jardim Botânico


2. Dados do Evento

3ª Feira Ambiental do Jardim Botânico;

3. Planta de Situação

4. Datas e horários importantes:

DATA-LIMITE

PROVIDÊNCIAS

RESPONSABILIDADE

20/09/2019

Última data de recolhimento da taxa de Participação de Custeio de Eventos e Projetos do boxe.

EXPOSITOR

24/09/2019

REUNIÃO PRÉ-EVENTO, com prestação de informações gerais aos expositores, no salão de eventos da Paróquia Santa Clara e São Francisco, Jardim Botânico 3-DF, às 19h30.

EXPOSITOR e PROMOTOR

24/09/2019

Última data para entrega de lista de promotores e funcionários dos expositores, para emissão dos crachás de credenciamento.

EXPOSITOR

24/09/2019

Última data para entrega de lista de veículos que poderão acessar o estacionamento privativo aos expositores.

EXPOSITOR

24/09/2019

Última data para entrega dos brindes que serão sorteados entre os participantes das Feiras.

EXPOSITOR e Patrocinadores

25/09/2019

Última data para entrega de contrato assinado de participação nas Feiras.

EXPOSITOR

27/09/2019

Última data para retirada dos crachás e credenciais de veículos.

EXPOSITOR e Patrocinadores

5. Formas de Participação

Os expositores poderão além de expor, vender seus produtos desde que respeitadas as disposições da cláusula primeira do contrato de participação no evento. O principal objetivo do estande deverá ser a promoção e divulgação das empresas expositoras, não tendo como principal objetivo atuar unicamente como um ponto de venda. Tampouco será permitida a exibição de cartazes ou qualquer sinalização do tipo “VENDIDO” ou similares.

6. Montagem e Decoração dos Estandes

Os espaços serão entregues com até 1 (um) dia de antecedência ao evento e poderão ser personalizados de acordo com a anuência da organização do evento. O material usado pelo expositor na feira não poderá em hipótese alguma ser colocado sobre a grama e não será permitido equipamento que gere fogo ou faísca. Ressaltamos que a montagem e decoração dos estandes é de responsabilidade EXCLUSIVA do expositor, ressalvados àqueles que subcontrataram estande profissional.

7. Infraestrutura

O local de exposição é aberto, e comportará todos os participantes com segurança. O espaço destinado para a feira dentro do Parque do Jardim Botânico tem ampla área verde, bem arborizada e os participantes terão direito a um boxe que será indicado pelo PROMOTOR. As áreas locadas em rateio serão de medidas a partir de 1m2 e serão entregues com ou sem mesa plástica 70x70cm e uma cadeira plástica (opcional para quem adquirir a partir de 2 m²). O PONTO DE ENERGIA É OPCIONAL e tem um custo de R$ 78,00/und. Eventual decoração da área cedida, ou montagem de estande, será de responsabilidade do EXPOSITOR.

DIAGRAMAÇÃO BOXE

                                                     

8. Desmontagem

O evento será encerrado oficialmente às 17h do dia 29 de setembro e toda a desmontagem de equipamentos e outros produtos dos expositores deverão ser retirados dos estandes até as 18h para que a equipe de desmontagem da organização do evento possa retirar todas as demais estruturas remanescentes.  

9. Tributos e Procedimentos Fiscais

O participante/expositor responsabilizar-se-á integralmente pela situação jurídica e fiscal - contábil de sua empresa, bem como pelos tributos e obrigações decorrentes de sua atividade. O Expositor é o único responsável pela contratação e pelo pontual pagamento da remuneração de profissionais que trabalharão em seu estande/ box, bem como das obrigações fiscais, trabalhistas, previdenciárias e acidentárias, inclusive adicionais de periculosidade e/ou de insalubridade, se devidos, respondendo como único e exclusivo empregador dos mesmos, sendo responsável pelo controle do pessoal que empregar, não cabendo ao PROMOTOR nenhuma obrigação neste sentido.

10. Normas de utilização dos estacionamentos e das áreas de carga e descarga

Não será permitido o acesso de veículos ao estacionamento de visitantes do Jardim Botânico de Brasília, à exceção de veículos previamente autorizados, com credencial visível no pará-brisas do veículo e nos horários de carga e descarga. Em caso de extrema necessidade e urgência, o motorista deverá solicitar a autorização junto à coordenação do evento.


11. Limpeza e manutenção durante o evento

Cada expositor deve zelar pela limpeza e conservação do seu boxe, tomando alguns cuidados como:
• Fazer a reposição de produtos em carrinhos apropriados;
• Por ocasião da limpeza e manutenção nos estandes, não permitir que a sujeira seja depositada nas adjacências, e sim recolhidas em sacos plásticos ou colocada nas lixeiras existentes segundo o tipo de resíduo;

 • Por ocasião da reposição de produtos líquidos (água, bebidas em geral) e gelo, cuidar para mantê-los em recipientes fechados ou embalagens apropriadas durante o trajeto até o estande, a fim evitarmos incovenientes (tipo poças de lama). A entrada desses produtos deverá ser feita exclusivamente pela entrada de serviço e será analisada pela segurança que, caso entenda que não atende à exigência, não permitirá a entrada;

 • Embalagens, produtos e restos deverão ser depositados nas lixeiras existentes nas áreas de circulação dos pavilhões, observando o tipo de resíduo em cada lixeira (ex.: lixo reciclável, orgânico etc.);

 • O expositor que levar recipientes de isolamento térmico, como cooler, no estande deverá se responsabilizar pelo deságue dos líquidos eventualmente liberados, recolhendo eventuais resíduos sólidos, sob pena de multa;

 • A limpeza interna dos boxes é de responsabilidade de cada expositor, que poderá, se desejar, contratar serviços de empresa especializada e habilitada, desde que seja credenciada;

 • O lixo somente poderá ser retirado de dentro dos boxes nos horários de manutenção, durante o recesso do evento, sendo proibida a colocação de sacos de lixo encostados em pilares, nas lixeiras do evento ou no meio das passadeiras, sob pena de multa;

• Caso seja extremamente necessária a retirada do lixo no horário de funcionamento do evento, favor solicitar na Coordenação do Evento.

• A limpeza das vias de circulação durante o evento é de responsabilidade da coordenação do evento. Contamos com a colaboração de todos para que a manutenção dos estandes seja feita durante o período de recesso e seja evitada a colocação de qualquer tipo de lixo ou sujeira nas vias de circulação durante o evento.

12. Entrada e saída de materiais

A entrada de materiais só poderá ser feita no dia 28/09/2019, à partir das 7h. NÃO HAVERÁ CONTROLE DE ENTRADA OU SAÍDA DE MATERIAIS DOS EXPOSITORES. O PROMOTOR da Feira não se responsabilizará por eventual sumiço ou supressão de material do Expositor, sendo responsabilidade de cada Expositor zelar e controlar a entrada e saída de seus materiais. A segurança oficial do evento está autorizada pelo PROMOTOR e realizador do evento a reter as mercadorias para devida conferência.

É DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DO EXPOSITOR CUMPRIR TODA E QUALQUER EXIGÊNCIA LEGAL RELATIVA AO PROCEDIMENTO DE REMESSA DE MERCADORIAS, PRODUTOS, EQUIPAMENTOS E/OU UTENSÍLIOS.

13. Normas de Conduta:

O PROMOTOR e EXPOSITOR compromentem-se a cumprir as normas de conduta abaixo relacionadas do Parque do Jardim Botânico, a fim de possibilitar uma experiência agradável a todos os participantes, sem gerar impactos negativos para o Parque. Seguem abaixo as Normas de Conduta:

14. Disposições Gerais

Atendimento ao Expositor:
Tel.: +55 (61) 3427-3038 / 9 9433-8517 (Whatsapp)
E-mail:
contato@mcjb.org.br

www.feiraambiental.mcjb.org.br


Endereço: SHJB etapa III quadra 01 conjunto A lote 01 sala 09 (Fundos paróquia Santa Clara e São Francisco) - Jardim Botânico-DF.

http://www.mcjb.org.br - contato@mcjb.org.br  - Fone: (61)3427-3038 / 9-9433-8517