Regulamento Geral do Circuito Gaúcho de Futevôlei 2025
CAPÍTULO I - DAS INSCRIÇÕES NAS ETAPAS
Art. 1º - Todas as inscrições em qualquer uma das etapas que realizarmos, deverão ser feitas através do site www.circuitogauchodefutevolei.com, respeitando os prazos divulgados. Será considerado inscrição efetivada, depois de feito o preenchimento do formulário e pagamento integral da dupla, com o envio do comprovante de pagamento para a organização do evento..
Art. 2º - No caso da dupla ter feito a inscrição e algum membro ficar impedido de jogar, será possível substituir o atleta por outro, antes do início da etapa. Após o início dos jogos, independente do motivo, não poderá ser feito substituição.
Art. 3º - Se a dupla ficar impedida de jogar, poderá cancelar a inscrição e receber 100% do valor em dinheiro, até o prazo das inscrições encerradas. Caso o cancelamento ocorra após esse período, o valor da inscrição ficará de saldo para a próxima etapa. O aviso deve ser realizado diretamente à organização, através do e-mail contato@circuitogauchodefutevolei.com ou pelo whatsapp (51) 981841271. No caso de estorno, o mesmo será realizado em até 5 dias úteis após o evento.
Art. 4º - As inscrições serão encerradas 1 semana antes do evento. Esta medida nos ajudará a pagar com antecedência os fornecedores, criação da tabela e também planejar alguns detalhes da organização.
Art. 5º - Os meios de pagamento das inscrições feitas pelo site são: Boleto Bancário, Cartão de Crédito, Transferência bancária e Pix.
Art. 6º - Ao final da inscrição, todos receberão um e-mail com o "ingresso" e alguns detalhes do evento. Não é necessário mostrar no dia do evento, mas serve como comprovante da inscrição.Caso você não tenha recebido o email, entre em contato com a organização (51) 981841271, pois a sua inscrição não deve ter sido finalizada.
Art. 7º - Caso façamos uma ação para dar algum brinde para os inscritos, a informação utilizada para ter o controle, será o número do ingresso que será enviado automaticamente por e-mail.
Art. 8º - Em edições que tivermos um número limitado de quadras, poderemos limitar o número de inscritos e organizar um qualify, ou seja, uma competição que antecede a etapa oficial, com o objetivo de classificar algumas duplas para compor o número de duplas. Quando ocorrer, avisaremos com antecedência o dia, horário e como irá funcionar.
CAPÍTULO II - CATEGORIAS DO CIRCUITO
Art. 1º - As categorias que poderão fazer parte do Circuito Gaúcho de Futevôlei de 2025, serão as seguintes: Ouro (A), Prata (B) e Bronze (C), Iniciante.
Art. 2º - No caso do atleta não ter jogado no ano anterior nenhuma etapa, faremos uma análise com a comissão de nivelamento de atletas, para definir em qual categoria se encaixa.
Art. 3º - Além das categorias Ouro, Prata e Bronze, também teremos em algumas etapas as categorias Misto C, B, A,, Feminino Iniciante, Feminino Prata, Master, Kids, Pais e Filhos, 4 x 4, 3 x 3, Aprendiz. A inclusão destas categorias dependerá do local (número de quadras disponíveis), mas sempre divulgaremos no momento da divulgação, quais categorias faremos em cada edição.
CAPÍTULO III - RANKING DO CIRCUITO
Art. 1º - Em cada categoria, teremos um ranking individual (por atleta), por 6 meses, que definirão os atletas que vão subir no semestre seguinte, para a categoria acima.
Art. 2º - Este ranking também será responsável por definir os líderes de ranking, que poderão ser convidados a participar de um evento especial ao final da temporada, para entrega de premiações dos melhores do ano.
Art. 3º Os critérios utilizados para somar pontos são os seguintes:
30 pontos pela participação na etapa
120 pontos para cada um da dupla que ficar em 1º lugar
90 pontos para cada um da dupla que ficar em 2º lugar
80 pontos para cada um da dupla que ficar em 3º lugar
70 pontos para cada um da dupla que ficar em 4º lugar
50 pontos para cada um da dupla que ficar em 5º lugar (quartas)
50 pontos para cada um da dupla que ficar em 6º lugar (quartas)
50 pontos para cada um da dupla que ficar em 7º lugar (quartas)
50 pontos para cada um da dupla que ficar em 8º lugar (quartas)
30 pontos para cada um da dupla que ficar em 9º lugar (oitavas)
30 pontos para cada um da dupla que ficar em 10º lugar (oitavas)
30 pontos para cada um da dupla que ficar em 11º lugar (oitavas)
30 pontos para cada um da dupla que ficar em 12º lugar (oitavas)
30 pontos para cada um da dupla que ficar em 13º lugar (oitavas)
30 pontos para cada um da dupla que ficar em 14º lugar (oitavas)
30 pontos para cada um da dupla que ficar em 15º lugar (oitavas)
30 pontos para cada um da dupla que ficar em 16º lugar (oitavas)
Art. 4º - A participação no Qualify, também irá computar 30 pontos pela participação, caso a dupla não participe da Etapa.
Art. 5º - Caso a dupla dê W.O em todas as partidas, não será computado 30 pontos pela participação.
Art. 6º - Todas as etapas do início ao fim, terão a mesma quantidade de pontos, sem a possibilidade de alguma etapa ter pontuação dobrada.
Art. 7º - Os critérios de desempate, no caso de 2 atletas terem a mesma pontuação no ranking geral serão os seguintes:
1º - Títulos
2º - Etapas Disputadas
3º - Persistindo o empate, será considerado a mesma posição para os 2 ou mais atletas.
Art. 8º - Os critérios para soma de pontos do ranking por etapa:
Art. 9º - Não teremos o descarte da pior pontuação do atleta no ano.
Art. 10º - Os cabeças de chave dos grupos serão definidos com base no ranking do semestre na categoria Ouro, Misto A e Ouro Feminino para 1ª etapa. Nas categorias B e C, será feito sorteio para a 1ª etapa. A partir da 2ª etapa, já utilizaremos o ranking do semestre atual.
Art. 11º - No final de cada temporada, poderá ser feito um evento especial para premiar os melhores do ano e alguns convidados especiais. Os atletas que jogarem todas as etapas do ano, também poderão ser convidados para participar deste evento especial no final do ano.
Art. 12º - Os 2 primeiros atletas da categoria Prata (feminino e masculino) no ranking ao final do semestre, subirão de divisão e não poderão jogar mais a série Prata (B). Os 4 primeiros atletas da categoria bronze no ranking ao final do semestre, não poderão mais jogar a categoria Bronze. Na categoria iniciante e aprendiz os atletas que ficarem em 1º lugar em cada etapa, automaticamente subirão para a categoria acima. Na categoria Mista, os 2 primeiros sobem para a categoria acima.
Art. 13º - Atletas que subirem ao pódio por 3x como primeiro colocado, no mesmo semestre, subirá automaticamente para a categoria superior.
CAPÍTULO IV - QUADRAS
Art. 1º - Primamos pela organização e qualidade dos nossos eventos, e vamos sempre buscar locais que as quadras tenham as medidas oficiais e espaços de recuo na parte lateral e de fundo, para que todos os atletas possam desempenhar seu melhor futevôlei. Mas por estarmos atrasados em relação ao restante do Brasil em estrutura de quadras, não temos locais suficientes pelo estado, com quantidade mínima de 4 quadras com todos os requisitos básicos, para atender a necessidade do Circuito Gaúcho de Futevôlei, então poderemos em algum momento inserir um local com quadra com medidas próximas a oficial e/ou com pouco recuo.
Art. 2º - O mesmo acontece com a altura nas redes. Se o local não dispor de ferramentas para que a altura seja regulada nos 3 tamanhos que requerem as categorias misto (2.10cm), feminino (2m) e todas as outras, utilizaremos as medidas da categoria livre (2.20cm) de altura.
Art. 3º - Todas as etapas deverão ter 1 par de antenas em cada quadra, mas em caso de o local/estrutura não permitir, os jogos poderão ser realizados com adaptações ou sem antena.
CAPÍTULO V - UNIFORME
Art. 1º - Em cada etapa divulgaremos como será o uniforme, podendo a competição dar para os inscritos uma regata e até mesmo calção, quando conseguir um patrocinador. Ou vender de forma opcional para cada inscrito, deixando em aberto a utilização ou não do uniforme do evento. Também poderemos liberar o uso de um uniforme que não seja da competição, podendo representar um patrocinador, clube, escola ou empresa, mas deverão ser solicitados à organização para avaliação.
CAPÍTULO VI - BOLAS
Art. 1º - As bolas utilizadas no evento serão as que a organização definir no momento da partida. Os atletas poderão em consenso (as 2 duplas), trocar por outra bola, se for de comum acordo. Esta regra é válida, se não houver um patrocinador da bola no evento.
Art. 2º - Caso a bola da partida tenha alguma deformidade, qualquer atleta pode pedir ao árbitro da partida a troca. A decisão final de troca ou não, encher ou não a bola, será exclusiva do árbitro da partida.
CAPÍTULO VII - FORMULA DE DISPUTA
Art. 1º - As fórmulas de disputa de cada etapa serão no formato de grupos ou eliminatória dupla, conforme o número de participantes e número de quadras disponíveis no dia do evento. Divulgaremos no dia do congresso técnico a fórmula que adotaremos.
Art. 2º - O critério de desempate quando a fórmula de disputa for grupos, para definir o 1º e 2º colocado dentro do grupo, será o seguinte: 1º Vitórias, 2º Confronto direto (entre 2 duplas), 3º Saldo, 4º Pontos Feitos. Permanecendo empate, será escolhido a dupla que tiver melhor posicionado no ranking, no somatório da dupla. A fórmula deverá ser feita entre todas as duplas do grupo e não somente entre os envolvidos na disputa.
Art. 3º - Será considerado W.O. (Walk Over) quando a dupla não estiver em quadra:
a) após 15 minutos do primeiro jogo de cada categoria
b) após 5 minutos do horário da tabela divulgada previamente aos jogos seguintes.
O resultado que será computado será 18 x 0.
CAPÍTULO VIII - CONGRESSO TÉCNICO
Art 1º - O congresso técnico será sempre realizado com no mínimo 2 dias de antecedência do evento, em data previamente avisada no momento da inscrição. No congresso técnico vamos divulgar o formato de disputa, tirar as dúvidas e fazer o sorteio dos grupos, cabeças de chave, além de apresentar o regulamento da edição.
CAPÍTULO IX - TEMPO PARA ATENDIMENTO DE ATLETAS
Art. 1º - O tempo para atendimento de atletas será de 5 minutos no total, o atleta poderá parar para atendimento mais de 1 vez, porém no total, o tempo utilizado somando todas as paradas, deverá ser no máximo de 5 minutos na partida inteira, independente do número de sets.
CAPÍTULO X - REGRAS
Art. 1º - Os jogos serão regidos pelas regras oficiais do Futevôlei.
CAPÍTULO XI - CASOS OMISSOS
Art. 1º - Caberá à Comissão Organizadora resolver os casos omissos no presente Regulamento.
CONTATOS
Paulo Kendzerski
Celular e Whatsapp: (51) 98295-5555
E-mail: contato@circuitogauchodefutevolei.com
Website: https://www.circuitogauchodefutevolei.com/
Instagram: https://instagram.com/circuitogauchofutevolei