Published using Google Docs
Convocatória - Casa de Escambo #2
Updated automatically every 5 minutes

Residência Artística #2 - Casa de Escambo Canção Urbana

Convocatória para artistas solo, duo ou trio residentes no interior de Minas Gerais interessados em criar trabalhos musicais a partir de  vivências na cidade de Sabará / Minas Gerais.

Prazo de inscrição: 7 de maio a 8 de junho de 2018

Período de Residência: 9 a 22 de julho de 2018

link para inscrição: https://goo.gl/forms/OvpYdNgx6HnUyOUh1

Apresentação

Casa de Escambo é um espaço de residência artística musical com foco na pesquisa e desenvolvimento de linguagens tradicionais e contemporâneas. Configura-se como um espaço para trocas artísticas livres, transdisciplinares e de saberes, tendo o intercâmbio musical como eixo estrutural, na perspectiva da percepção do outro, do diverso e diferente, enquanto campo para conhecer sua própria cultura e a de outros pontos de Minas Gerais. Este projeto pretende realizar 3 residências musicais em Sabará, com artistas advindos de diferentes culturas e regiões do estado, permitindo a criação artístico-musical e intercâmbio.

A presente convocatória pretende selecionar artistas para a segunda residência[1], que terá seu foco em Canção Urbana envolvendo vivências junto à grupos e artistas da região central da cidade de Sabará. Selecionadas irão, durante o período da residência, experimentar o cotidiano na cidade histórica sabarense e realizar intercâmbios com artistas locais para embasar um processo de criação musical. a residência terá como artista anfitriã Marcela Lopes, do grupo Miêta, que mediará o contato com a cultura local.

Sobre a residência


A residência tem duração máxima de duas semanas entre 9 e 22 de julho de 2018.

Artistas se hospedarão no Hostel República Sabará, localizado na rua Arthur Lima Júnior, 409 no centro de Sabará. O local é simples e os quartos são compartilhados; o banheiro e a cozinha são compartilhados com outros hóspedes do local; o espaço conta com área de convivência e internet. A localização é próxima ao centro permitindo o deslocamento à pé para as atividades.

Estrutura para residentes:

Haverá uma sessão de gravação ao vivo ao final da residência para registro dos trabalhos.

Como participar

Quem se interessar deve preencher o formulário neste link e apresentar uma proposta artística de desenvolvimento de um trabalho prioritariamente musical, envolvendo algum diálogo com os seguintes pontos: Urbanidades mineiras, relações entre cidade e subjetividades humanas, ocupações de espaços públicos na produção de sentido social e estético; Identidades mineiras múltiplas.

As selecionadas terão como anfitriã a musicista Marcela Lopes, vocalista/baixista da banda Miêta e irão interagir com outros grupos e artistas importantes da cidade de Sabará.

As inscrições vão de 7 de maio a 4 de junho de 2018

Quem Pode Participar

Musicistas, cantautoras e cantautores, artistas musicais, integrantes de bandas, duos, trios, compositoras e compositores moradores de todas as 9 regiões do Estado de Minas Gerais, excetuando a região Central[3].

Objetivos

Seleção e Resultados


A curadoria será realizada pela equipe coordenadora do projeto, integrantes das organizações envolvidas e levará em consideração os seguintes ítens:

Os resultados serão divulgados até dia 10 de junho de 2018 em www.imersaolatina.com  e www.embaixadacultural.org

Condições Gerais

Ao se inscrever, proponentes se declaram de acordo com a presente convocatória e declaram ter disponibilidade no período da residência;

Devem trazer instrumentos próprios bem como qualquer outro equipamento necessário à realização dos trabalhos, ou indicar no formulário de inscrição alguma necessidade;

Ao participar do projeto envolvidos concordam em ser filmadxs e fotografadxs pela equipe organizadora;

Os resultados artísticos da residência estarão protegidos pelos direitos de suas/seus autorxs e co-autorxs participantes, sendo garantido seu uso livre e irrestrito, inclusive comercialmente;

Fica garantido à organização do projeto o uso dos registros fonográficos, visuais e audiovisuais para fins de divulgação, sem uso comercial, incluindo a disponibilização do conteúdo on-line gratuitamente como contrapartida social do projeto à sociedade.


Contato:

casadeescambo@gmail.com


[1] A primeira residência se encerrou em 6 de maio. A segunda recebe propostas a partir do mesmo formulário que esta.

[2] É necessário o fornecimento de Nota Fiscal. A proposta pode envolver de uma a três pessoas.

[3] Considera-se as dez regiões de planejamento adotadas pelo Governo do Estado: Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste de Minas, Jequitinhonha/Mucuri, Mata, Noroeste de Minas, Norte de Minas, Rio Doce, Sul de Minas, Triângulo. Fonte: http://mg.gov.br/conteudo/conheca-minas/geografia/regioes-de-planejamento. Não poderão participar neste momento moradores da capital e da Região Metropolitana de Belo Horizonte.