II Conversando sobre a Produção Científica na UFSCar (ConProduCi)

Programação

Dia: 17/09/2018

Horário: 14h30 - 16h

Abertura e Palestra: Os caminhos para a publicação científica: Por que publicar? - O que é peer review? - Caminhos para a publicação (ou para onde vai meu artigo) - Escrita científica: modus operandi - Promovendo o seu artigo.

Ministrante: Juliana Trajano (Elsevier) - Licenciada em Letras Português/Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e mestre em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Desenvolve pesquisa relacionada com gêneros discursivos escritos em ambientes acadêmicos e profissionais. Atua no mercado editorial, principalmente com publicações técnico-científicas, desde 2008. 

Dia: 17/09/2018

Horário: 16h30 - 17h30

Palestra: Mendeley: gestão de referências, e serviços de informação: Gestor de referências bibliográficas. Como gerir referências bibliográficas - interfaces Web, Desktop e Móvel. A Rede Social científica. Demonstração da guarda de referências e inclusão de citações em documento, com a geração da bibliografia em diferentes estilos.

Ministrantes: Ana Luisa Maia Lins (Elsevier)  e Fabrício Luz (Elsevier) - A Elsevier é líder mundial em soluções de informação que vão desde a publicação de literatura científica, médica e técnica até os mais modernos sistemas e plataformas, que possibilitam melhorias no desenvolvimento da ciência, saúde e também na capacitação dos profissionais de tecnologia. Somos uma empresa internacional de publicação multimídia com mais de 20.000 produtos para a ciência educacional e profissional, além de comunidades de saúde em todo o mundo. Com isso, é possível a melhor tomada de decisão para oferecer atendimento de excelência e, por vezes, fazer descobertas inovadoras que avançam as fronteiras do conhecimento e do progresso humano.

Dia: 17/09/2018

Horário: 19h - 21h

Minicurso: Pesquisa em base de dados na área de Engenharia: Compendex - Descoberta de conteúdo Engenharia - Conteúdo especializado e Dicas de pesquisa. Conteúdo aplicado. As novidades da plataforma de acesso (EngineeringVillage) e de conteúdo - Standards IEEE/ASTM/Carrers/AuthorSearch/RelatedDocuments/PlumX metrics.Scopus (conteúdo multidisciplinar) e ScienceDirect (conteúdo em texto completo) Descoberta de conteúdo global, produção científica, métricas.

Ministrante: Luiz Baginski (Elsevier) - A Elsevier é líder mundial em soluções de informação que vão desde a publicação de literatura científica, médica e técnica até os mais modernos sistemas e plataformas, que possibilitam melhorias no desenvolvimento da ciência, saúde e também na capacitação dos profissionais de tecnologia. Somos uma empresa internacional de publicação multimídia com mais de 20.000 produtos para a ciência educacional e profissional, além de comunidades de saúde em todo o mundo. Com isso, é possível a melhor tomada de decisão para oferecer atendimento de excelência e, por vezes, fazer descobertas inovadoras que avançam as fronteiras do conhecimento e do progresso humano.

Dia: 18/09/2018

Horário: 09h - 12h

Minicurso: Introdução ao Latex: O LATEX (lê-se “latec”) é um software desenvolvido na década de 80 por Leslie Lamport para o processamento e editoração de textos, sendo utilizado amplamente na produção de documentos matemáticos e cientı́ficos (livros, relatórios e artigos), uma vez que possui formas para lidar com bibliografias; citações; formatos de páginas; referência cruzada; etc..., gerando textos com alta qualidade tipográfica. Apesar de sua larga utilização no meio cientı́fico, o LATEX também pode ser utilizado na produção de cartas pessoais, artigos e livros sobre assuntos diversos, pois fornece ao usuário um conjunto de comandos de alto nı́vel, que facilita a sua utilização até mesmo por iniciantes. Este minicurso tem como objetivo dar uma introdução aos comandos básicos do LATEX para que o usuário leigo tenha condição de criar o seu próprio documento. Assim sendo, o minicurso irá destacar os principais tipos de documentos: artigos, relatórios, livros e cartas, abordando os principais recursos de formatação do texto; criação de sı́mbolos e fórmulas matemáticas; inserção de objetos no textos tais como figuras e tabelas; utilização de referências cruzadas e hiperlinks e, criação de bibliografias. Compatibilidade com o leitor de tela ativada.

Ministrantes: Prof. Dr. José Carlos Fogo (Departamento de Estatística da UFSCar) - Possui graduação em Estatística pela UNICAMP, mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional pelo ICMC-SP/USP e doutorado em Agronomia, com ênfase em Estatística e Experimentação Agronômica pela ESALQ/USP. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Estatística, com ênfase em Análise de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: reparametrização, sobrevivência, modelo de regressão, processo de renovação e dados censurados.

Profa. Dra. Teresa Cristina Martins Dias (Departamento de Estatística da UFSCar) - Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (1987), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de probabilidade e estatística, com ênfase em inferência não-paramétrica, atuando principalmente no tema análise de sobrevivência com dados censurados, em inferência Bayesiana.

Dia: 18/09/2018

Horário: 14h30 - 15h30

Palestra: Gestão de dados de pesquisa:  A coleta de dados sempre foi recorrente no âmbito científico, no entanto, novas políticas e solicitações pelas principais agências de fomento à pesquisa estão sendo feitas aos pesquisadores e às instituições de pesquisa quanto as questões de gestão, preservação e acesso aos dados gerados pelas pesquisas. Nesse sentido, a importância da gestão adequada dos dados de pesquisa é uma parte essencial das boas práticas de pesquisa possibilitando que os dados sejam melhor gerenciados, compartilhados e reutilizados de forma a garantir o maior benefício possível para o avanço científico e tecnológico.

Ministrante: Profa. Dra. Ana Carolina Simionato (Departamento de Ciência da Informação da UFSCar) - Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP (2010), mestrado (2012) e doutorado (2015) em Ciência da Informação (Linha de pesquisa 'Informação e Tecnologia') pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Desde 2015, é docente Adjunto do Departamento de Ciência da Informação, da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPCGI/UFSCar e na graduação de Biblioteconomia e Ciência da Informação - BCI/UFSCar. É líder do grupo de pesquisa "Dados e Metadados" e colabora com os grupos de pesquisa "Organização e Representação da Informação e do Conhecimento de Recursos Imagéticos" e "Novas Tecnologias em Informação". Atualmente, exerce a função de Coordenadora da Coordenadoria dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica (CoPICT). Tem experiência em metadados, catalogação e descrição arquivística e museológica, modelagem conceitual (FRBR, FRAD e FRSAD) e audiovisuais. Seus temas preferenciais são: dados e metadados, Linked Data, Web Semântica, Modelo conceitual, Curadoria digital, Patrimônio cultural, Imagem e Audiovisual.

Dia: 18/09/2018

Horário: 16h - 17h

Palestra: Da produção científica ao Mercado: A palestrante abordará como a pesquisa científica pode ser levada ao mercado, mostrando quais modalidades de conhecimento são passíveis  de proteção: como patente, marca, programa de computador, cultivar e desenho industrial, e como a Agência de Inovação da UFSCar, auxilia e incentiva esse processo, pontuando alguns casos de sucesso que já estão no mercado.

Ministrante: Patricia Villar Martins (Agência de Inovação / UFSCar) - Graduada em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar (2003), com mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) pela UFSCar (2010) e Doutoranda no mesmo programa do mestrado CTS (ingresso em 2018). Capacitada no Curso básico, intermediário e avançado de Propriedade Intelectual para Gestores de Tecnologia, oferecido pelo INPI (2009); no Curso: O sucesso no licenciamento tecnológico?, oferecido pelo INPI e OMPI (2008); no Curso de Difusão Tecnológica em Estratégica de Núcleos de Inovação Tecnológica, oferecido pela UNICAMP (2008); e na Oficina de busca e redação de patentes, oferecida pelo INPI (2012). Atua como Coordenadora do Setor de Proteção à Propriedade Intelectual da Agência de Inovação da UFSCar desde 2008, desenvolvendo atividades relacionadas à gestão da propriedade intelectual que engloba desde o atendimento à comunidade acadêmica e externa, até sua proteção e manutenção nos órgãos competentes. Também estabelece contato com os titulares dos ativos gerados para definição de percentual de titularidade, bem como profere palestras a fim de conscientizar as comunidades acadêmica e geral com relação ao tema da Propriedade Intelectual.

Dia: 19/09/2018

Horário: 14h30 - 17h30

Minicurso: Ativos de propriedade intelectual como fontes de informação tecnológica: guia para busca de anterioridade nas bases do Brasil, Estados Unidos e Europa -

Ministrante: Nayara de Cassia Gaban Rozatte (Agência de inovação / UFSCar) - Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), graduada em Biblioteconomia e Ciência da Informação com ênfase em Informação Tecnológica e Empresarial pela mesma universidade em 2015, tendo realizado intercâmbio acadêmico na Universidad Nacional de La Plata (UNLP), Argentina, pelo Programa Escala de Estudiantes de Grado da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) em 2014. Premiada em 2007 com o título de Menção Honrosa pelo seu desempenho na 2° Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2006). Atua no setor de Propriedade Intelectual da Agência de Inovação da UFSCar e é também professora na Escola Técnica MM Air.

Dia: 20/09/2018

Horário: 09h - 11h

Palestra: Etapas essenciais da revisão bibliográfica: A palestra abordará as funções da revisão bibliográfica, os impactos que a revisão pode ter na publicação de artigos científicos, formas de leitura como processos que vão contribuir para elaboração e avanço da revisão, apontará os recursos linguísticos, extra-linguísticos e discursivos que devem ser levados em consideração para uma boa comunicação do conhecimento científico e alertará para tipos de revisão que devem ser evitados, no intuito de produzir uma revisão bibliográfica pertinente, com novidade e qualidade.

Ministrante: Luciane M. Ribeiro (Bibliotecária da Unesp - Campus de Jaboticabal) - Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela UFSCar (2010), mestrado em Engenharia de Produção, na área de Gestão da Qualidade, também pela UFSCar (2005). Possui ainda graduação em Agronomia pela UNESP/Jaboticabal (2000). Atualmente, atua como Bibliotecária de Referência na UNESP de Jaboticabal. Tem experiência em atividades de: orientação e normalização documentária de trabalhos acadêmicos e científicos; fontes de informação e pesquisa em bases de dados; competência em informação; estudo de usuários e necessidades de informação; tutoria virtual em Educação a Distância - EaD. 

Dia: 20/09/2018

Horário: 14h30 - 17h30

Minicurso: Introdução ao Start: O objetivo é mostrar como a ferramenta StArt (State of the Art throught systematic review) dá suporte ao processo de revisão sistemática da literatura. Esse processo será descrito brevemente para que as principais funcionalidades e recursos disponíveis, que serão apresentados por meio de exemplos, possam ser compreendidos. Espera-se que, ao final da apresentação, os participantes estejam aptos a usar as funcionalidades básicas associadas a essa forma de conduzir revisão da literatura, bem como a explorar os recursos que StArt oferece.

Ministrante: Luiz Cavamura (Laboratório LAPES / UFSCar) - Mestre e doutorando em Ciência da Computação, na área de Engenharia de Software, pela Universidade Federal de São Carlos. Possui pós-graduação lato-sensu em Desenvolvimento de Software para Web pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Atuou como gerente de TI na empresa Edra do Brasil Ind. e Com. Ltda , professor do Centro Paula Souza e coordenador/professor da Associação de Escolas Reunidas. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software.