FUNIFIER STUDIO - Quick Start - Português

Neste tutorial vamos aprender como criar uma gamificação simples percorrendo os passos iniciais de utilização da plataforma Funifier. Ao final deste tutorial você terá  aprendido como criar sua conta no Funifier Studio, criar jogadores, configurar ações a serem executadas pelos jogadores, configurar algumas técnicas de jogos e apresentar feedbacks no formato de widgets.

Para começar acesse o endereço https://studio2.funifier.com e faça login no Funifier Studio.

Caso ainda não tenha uma conta, clique em Register e crie uma conta Trial para você.

Após o login clique no botão New Gamification, para criar sua primeira gamificação no Funifier.

Clique na opção Blank Template, para criar uma gamificação em branco.

Informe o título e uma breve descrição para sua primeira gamificação e click em Save.

Após criar a gamificação acesse o menu Actions no canto esquerdo da tela.

Na tela de administração de Actions clique no botão New, para criar sua primeira ação.

Nesta etapa vamos criar uma ação para registrar vendas realizadas pelos jogadores. Escolha uma imagem que represente a situação clicando no botão galeria. No título da ação informe o nome “sell” e adicione 2 atributos clicando no botão amarelo da sessão atributos. O primeiro atributo se chama “product” e escolha no combo lado o valor string. O segundo atributo se chama “price” e escolha no combo ao lado o valor number. Ao final clique no botão salvar.

Uma boa prática do Funifier é declarar o título da ação com um verbo que indique uma ação, uma palavra que indica acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Exemplos de títulos adequados para uma ação: construir, comprar, visualizar, ler, vender. Os atributos por sua vez são informações adicionais relacionadas a ação. Evite colocar o sujeito junto com o verbo nos títulos de ações, ex: “João Pescou”.

Após esta operação a sua ação será listada na página de configuração de ações. Agora vamos configurar algumas técnicas de jogos para engajar os jogadores a realizar mais desta ação. Clique no menu técnicas de jogos na lateral esquerda da tela.

Nesta tela você terá acesso a uma vasta lista de técnicas de jogos disponíveis para engajar os seus jogadores. Vamos começar configurando a técnica de pontos, “Points”.

Clique no botão novo para criar um tipo de pontuação.

Selecione uma imagem clicando em galeria para representar o tipo de ponto a ser criado, informe um nome para o tipo de ponto e o nome abreviado e clique em salvar. Neste exemplo estamos usando o nome “points” e o nome abreviado “pts”.

Após esta operação o seu tipo de pontuação será listado na página de configuração de pontos. Agora volte para a tela de técnicas de jogos para configurar outra técnica de jogo. Clique no menu técnicas de jogos na lateral esquerda da tela.

Agora vamos configurar a técnica de lista de desafios “Quest List”.

Clique no botão novo para criar o primeiro desafio para os jogadores.

Selecione uma imagem para representar este desafio clicando no menu galeria. Informe o título do desafio e a descrição do que o jogador deverá fazer para completar o desafio e eventuais recompensas. Neste exemplo o título do desafio é “Sell Something” e a descrição “Sell something to complete this challenge and earn points”. Em seguida clique no botão amarelo adicionar, na sessão Action, e escolha a ação “sell”. Na sequência clique no botão amarelo adicionar, na sessão Points, informe o total de 10 pontos como recompensa. Clique no botão salvar para cadastrar este desafio.

Após esta operação o desafio “Sell Something” será listado na página de configuração de desafios. Agora clique no menu Players, vamos cadastrar alguns jogadores e registrar algumas ações de vendas para eles e ver o que acontece.

Na tela de administração de jogadores, você deverá ver um jogador. Ao criar uma nova gamificação o usuário que está realizando esta operação é automaticamente incluído como um dos jogadores da gamificação. Passe o mouse sobre o nome do jogador e clique em “Edit”.

Selecione uma foto para o jogador clicando no botão “Local” e clique em “Save”.

Na tela de administração de jogadores, passe o mouse sobre o nome do jogador que teve a foto atualizada e clique no link Preview.

Neste momento o jogador está com zero pontos e zero desafios concluídos. Agora clique no botão de fechar no popup de preview e vamos registrar uma ação para este jogador.

Selecione o jogador, marcando o checkbox que está do lado esquerdo do nome deste jogador e em seguida clique no botão “Action” acima da lista de jogadores, para abrir o formulário de registro de ações do jogador.

Dentro da gamificação os jogadores são os agentes que executam as ações. Agora vamos informar ao Funifier que o jogador acabou de realizar uma venda de uma bicicleta no valor de $350. Selecione a ação “sell” que vamos registrar, e preencha os atributos “product” com o valor “bicycle”, o atributo “price” com o valor 350, e clique em registrar ação do jogador.

Uma notificação de que a ação foi registrada com sucesso será apresentada. Agora passe o mouse novamente sobre o nome do jogador e clique em Preview para ver o resultado agora.

O jogador deverá ter acumulado 10 pontos e concluído 1 desafio. Isso acontece porque após realizar a ação de venda o jogador acabou completando o desafio que foi configurado anteriormente e assim ganhando 10 pontos. Feche este pop up de status do jogador.

Agora clique novamente no menu de técnicas de jogos e em seguida clique na técnica “LevelUp”. Vamos configurar um sistema de níveis para o nosso jogador subir.

Clique no botão novo para criar o primeiro nível para os jogadores.

Selecione uma imagem para representar o primeiro nível clicando no menu galeria. Dentro da galeria existe uma sessão de imagens dedicadas exclusivamente ao sistema de níveis. Informe o título e descrição do nível e finalmente o total de pontos requerido para chegar no primeiro nível. Neste exemplo o título do nível é “Beginner” e a pontuação requerida é 10. Clique no botão salvar para cadastrar este nível.

Cadastre 3 níveis na técnica de LevelUp, repetindo os passos do nível 1. Volte na sessão de jogadores e registre mais uma venda realizada pelo jogador. Isso irá fazer o jogador mudar de nível. As mudanças de nível só são avaliadas após execução de ações por parte do jogador.

LEVEL

POINTS

DESCRIPTION

Beginner

10

The road ahead is long, but you have taken the first steps towards greatness. In the words of Lao Tzu: "A journey of a thousand miles must begin with a single step"

Novice

100

If life were a videomage, you would have just finished the tutorial. But there are no tutorials in life - only endless growth. You must push on.

Apprentice

200

The world is no longer new and the training wheels have been removed. You've proven your dedication to the cause, yet have much to learn. Press on, faithful apprentice!

Agora vamos aprender como utilizar um recurso importante para apresentar aos jogadores o progresso de suas ações dentro da gamificação. Na plataforma Funifier estes feedbacks são construídos com o que chamamos de widgets. Os widgets podem ser facilmente incluídos em sistemas web. Vamos aprender agora como criar um widget que apresente as informações do jogador. Para começar acesse http://marketplace.funifier.com.

O Marketplace da Funifier é um local onde você pode escolher componentes pré-configurados para instalar na sua gamificação. Estes componentes estão dentro de pacotes publicados no Marketplace. Um pacote pode conter um ou mais componentes. Os componentes podem ser qualquer tipo de objeto criado usando a plataforma Funifier, como por exemplo ações, pontos, desafios, níveis, widgets e muitos outros tipos. Clique no botão Screenshot do pacote “Player Status Widget” para ver como os componentes deste pacotes serão apresentados ao jogador.

Agora feche a tela de apresentação do screenshot e vamos para o próximo passo. Para instalar pacotes do marketplace na gamificação que criamos você deverá se logar com o mesmo usuário e senha utilizados para entrar no Funifier Studio. Clique em login, informe seu usuário e senha.

Selecione a sua gamificação clicando no botão “Select”. Por que você precisa selecionar a gamificação? Por que dentro de uma conta Funifier você pode possuir várias gamificações.

Agora clique no botão “More” do pacote “Player Status Widget” para conhecer os detalhes.

Nos detalhes do pacote você vai encontrar algumas informações muito importantes. A primeira delas é a sessão DESCRIPTION, que em geral explica o propósito e como os componentes irão se comportar uma vez que você instalá-los na sua gamificação. Em seguida temos a sessão TECHNIQUES, aqui você poderá descobrir que técnicas de jogos estão relacionadas com os componentes presentes neste pacote. Esta informação é particularmente relevante para inferir quais são as principais motivações dos jogadores a partir do momento que eles começarem a interagir com os componentes do pacote. Logo abaixo temos a sessão PACKAGE CONTENT, aqui está a relação completa de todos os componentes presentes dentro do pacote agrupados por tipo de componente. Na sequência temos a sessão PROVIDER que apresenta informações sobre o usuário Funifier que criou e publicou este pacote. Por fim temos botão INSTALL NOW, clique neste botão para instalar este componente na sua gamificação.

Antes de finalmente instalar o pacote na sua gamificação, a plataforma irá lhe apresentar o que você está instalando e em qual gamificação o pacote será instalado. Clique no botão “Confirm and Install” para concluir a instalação deste pacote.

Após a instalação você será direcionado para a página de pacotes instalados. Nela você poderá ver detalhes do pacote e até mesmo desinstalar o pacote que você instalou. Agora vamos clicar no menu do canto superior direito, na opção “Widgets”.

Você verá o widget que estava dentro do pacote que você acabou de instalar. Agora podemos clicar no botão “Preview” para descobrir como o widget será de fato renderizado quando estiver em uma página web.

Informe no campo Player o login do jogador que está cadastrado na sua gamificação e clique em RUN para ver aparecer o widget. Este widget está apresentando a foto e nome do jogador, logo abaixo está aparecendo 20 pontos e 2 conquistas, resultante após registro da segunda venda realizada pelo jogador. Na sequência temos o nível atual do jogador “Beginner” e quantos por cento do próximo nível ele já concluiu, bem como quantos pontos ainda faltam para chegar no próximo nível.

Agora vamos voltar para dentro do Funifier Studio e configurar uma nova técnica de jogo muito famosa em várias gamificações, clique na técnica Leaderboard na sessão de técnicas de jogos.

Clique no botão novo para criar um leaderboard para os jogadores.

Informe um título e descrição para o seu leaderboard, no Funifier você pode construir vários leaderboards diferentes em uma mesma gamificação, estas informações serão úteis para que os jogadores possam entender como e pelo que eles estão sendo classificados em cada leaderboard criado. Em seguida na sessão “Principal” selecione o valor Player, isso significa que estamos criando um leaderboard composto de jogadores. Na sessão “Operation” vamos definir o que deverá ser contabilizado para fins de classificação no leaderboard, neste caso queremos somar o preço de todas as vendas de cada jogador, e ordenar o resultado de quem tem mais vendas para quem tem menos vendas. Selecione no campo “Sort” o valor With more, no campo “Type” o valor Sum of attributes, no campo “Item” a ação sell, e por último no campo “Attribute” selecione o valor price. Na sessão “Period” você pode definir o período padrão do resultado, que pode ser 1 semana, conforme imagem abaixo. Clique em salvar para finalizar.

Agora que você já configurou o seu primeiro leaderboard e ele está sendo apresentado na lista de leaderboards podemos seguir para o próximo passo.

Não existe leaderboard de um único jogador, para ser divertido precisamos ter pelo menos mais um jogador na sua gamificação. Clique no menu jogador e cadastre um novo jogador. Informando foto, nome, login e email.

Agora selecione os dois jogadores da sua gamificação e clique no botão “Action” para registrar vendas para os dois.

Agora vamos informar ao Funifier que os dois jogadores acabaram de realizar uma nova venda de calças jeans no valor de $120 cada uma. Selecione a ação “sell” que vamos registrar, e preencha os atributos “product” com o valor “jeans”, o atributo “price” com o valor 120, e clique em registrar ação do jogador.

Agora que você recebeu a notificação de que a ação foi registrada com sucesso vamos voltar para o http://marketplace.funifier.com para instalar um novo widget, desta vez vamos escolher o pacote com o nome “Leaderboard Widget”, clique em “More”.

Em seguida clique em “Install Now” para adicionar este widget em sua gamificação.

Após a instalação acesse novamente o menu “Widgets” para visualizar o resultado.

Clique em Preview no widget de leaderboard que você acabou de instalar.

Remova o valor do campo Player e clique em RUN para ver o widget. Este widget irá apresentar o título do leaderboard em um combo, onde você pode selecionar outros leaderboards que eventualmente você adicione. Logo abaixo existem 3 períodos diferentes que você pode selecionar no radio button, Year, Week ou Day. Por fim temos a lista dos jogadores classificados conforme configuração do leaderboard. Apresentando a foto, nome e valor vendido, e do lado direito a posição atual do jogador no leaderboard dentro da bola amarela.

Agora para finalizar, volte para a página com a lista de widgets e clique na opção “Apply”.

Esta opção apresenta as instruções de como instalar o widget em uma página html.

Parabéns, você acabou de configurar sua primeira gamificação na Plataforma Funifier e já pode apresentar widgets com feedback para seus jogadores.

COMO EXCLUIR UMA GAMIFICAÇÃO

Eventualmente você pode querer excluir uma gamificação que já não está mais sendo utilizada. Para fazer isso acesse o Funifier Studio, escolha a gamificação que deseja excluir. 

Na página de detalhes da gamificação, clique em Salvar ou Cancelar.

A opção Delete será apresentada. Mas cuidado, esta operação não poderá ser desfeita.

DESAFIO MÃOS NA MASSA

Configure uma ação de “visita”, crie um desafio “Visitar Cliente” que dê 5 pontos ao jogador sempre que ele é executado. Crie um novo leaderboard com os jogadores com maior pontuação no sistema. Instale um novo widget na gamificação para apresentar a lista de desafios configurada. Por fim instale o widget de leaderboard em uma página html na internet.