Published using Google Docs
Glossário de Economiquês - 2.21 REG1
Updated automatically every 5 minutes

*Foto de m. na Unsplash


Glossário construído pelos alunos da turma 2.21 REG1

Disciplinas de Desenvolvimento Econômico e Humanidades para Economia e Trabalho


  1. ABUNDÂNCIA [BATISTA, Pedro Henrique de Lima]: se trata de ter algo com grande quantidade, uma proporção maior.
  2. ACIONISTA [MUNIZ, Sara Oliveira]: acionistas são pessoas que compram ações de uma empresa. "Ação" é o nome dado a uma parte do valor da empresa. Basicamente quando você compra uma ação de determinada empresa, você de certa forma se torna um dos donos dela. Comprando essas ações você investe na empresa e faz com que ela seja valorizada e assim mais lucro com ela os acionistas pessoa pode ter. Quando você compra a maior parte das ações você se torna acionista majoritário. Uma das vantagens é ter direito ao voto, e ser assim participante de grande parte das decisões da empresa. Quanto mais ações a pessoa possuir, mais poder a pessoa  terá e maior direito nas decisões da empresa.
  3. ACÚMULO DE AÇÃO [RESENDE, Rafael Franco]: fase do mercado de ações caracterizada pela compra maciça de ações de determinada empresa por parte de alguns poucos investidores, depois de atingirem uma certa quantidade de ações, as empresas colocam a venda as ações junto ao conjunto de investidores, assim fixando preços elevados e aferindo grandes lucros.
  4. ADICIONAL SALARIAL [DIAS, Otávio Augusto Trindade]: adicional salarial é um valor extra no salário base, como o adicional noturno ou de periculosidade, que varia conforme as condições de trabalho.
  5. ADMINISTRAÇÃO MONETÁRIA [GALDINO, Gabriel Nagaishi]: são medidas que são tomadas para averiguar a circulação da moeda no país, afetando a inflação e a taxa juros.
  6. AFILIADO [SILVA, Ana Clara Elias]: é um serviço de publicidade feito por uma empresa que aluga e vende espaços publicitários na Internet para que o proprietário desse espaço alugado seja recompensado monetariamente de acordo com a execução da campanha publicitária.
  7. AGENTE ECONÔMICO [TEIXEIRA, Ana Beatriz Barbosa]: qualquer pessoa física e jurídica que atua e faz o sistema econômico funcionar.
  8. AGRONOMIA [FERREIRA, Ana Paula Coelho Ferreira]: aprimoramento dos produtos agrícolas e pecuários.
  9. APOSENTADORIA [DIAS, Otávio Augusto Trindade]: aposentadoria é quando você pára de trabalhar, geralmente mais tarde na vida, e começa a receber benefícios financeiros para se sustentar.
  10. APOSTA [DIAS, Otávio Augusto Trindade / OLIVEIRA, Júlia Maria de Souza]: arriscar dinheiro na esperança de ter um resultado positivo, havendo assim um retorno de seu dinheiro. É um ato de colocar dinheiro ou bens em jogo com esperanças de receber um resultado maior.
  11. ARCABOUÇO FISCAL [SILVA, João Victor da Costa]:  Mais conhecido por Regime Fiscal Sustentável, é uma forma que uma pessoa tem para controlar seus endividamentos, hoje em dia  em vigor, tem como o seu foco maior arrecadar despesas.
  12. ÁREA LIVRE DE COMÉRCIO [RESENDE, Sabrina Mara Morais de]: comercialização de produtos e serviços onde os países de determinado bloco econômico estão isentos do pagamento de taxas e impostos.
  13. ATIVO [SILVA, Gustavo Henrique Leopoldo da]: tudo aquilo que tem um valor e que pode ser convertido em moeda, por exemplo, uma camisa ou um celular
  14. BALANÇA COMERCIAL [ALVES, Geovanna Aparecida]: em um determinado período é somado às importações e exportações de um determinado país. Se o valor de importação é maior que o outro, se chama Déficit.
  15. BALANÇO DA MOEDA [RESENDE, Rafael Franco]: é um relatório que permite a visualização dos descasamento de uma empresa nas moedas que existem no mundo, assim como dólar, euro, real, etc.
  16. BALANÇO DE EMPRESA [ALVES, Geovanna Aparecida]: balanço ao qual é um detalhamento e contar os ativos de uma empresa, ou seja quantos empreendimentos possui(ativos) e qual a dívida com eles (passivo) quanto seus acionistas já investiram( capital) e quanto ganhou e perdeu.
  17. BANCO [SANTOS, Felipe Gabriel Frossard]:  nome dado a qualquer instituição habilitada a guardar dinheiro, e que realiza empréstimos e cobranças.
  18. BANKING PRINCIPLE [RESENDE, Rafael Franco]: é um princípio no qual as emissões de moeda não podem ser feitas em função de reservas ou encaixes de metais preciosos, mas tem que ser feitas em função da economia.
  19. BENS ELÁSTICOS [MUNIZ, Sara Oliveira]: aqueles produtos cuja variação na demanda é maior que a variação do preço.
  20. BENS INELÁSTICOS [MUNIZ, Sara Oliveira]: aqueles produtos que têm uma variação no preço e causam uma resposta menor na quantidade demandada.
  21. BENS INTANGÍVEIS [MONTEIRO, Filipe José Célio Campos Menezes]: são bens que não se pode tocar, como marcas e patentes.
  22. BITCOIN [SANTOS, Felipe Gabriel Frossard]:  primeira moeda digital e descentralizada criada no mundo.
  23. BLOCKCHAIN [ALVES, Geovanna Aparecida]: banco de dados conhecido por registrar vários tipos de transações financeiras, armazenadas em diversos computadores espalhadas pelo mundo inteiro.
  24. BLOCOS ECONÔMICOS [RESENDE, Sabrina Mara Morais de]: são associações entre países, criadas com o objetivo de estabelecer relações econômicas com os países dentro e fora do bloco, eliminando ou reduzindo barreiras comerciais.
  25. BNDES (Bando Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) [FERREIRA, Lucas Garcia de Morais]: fé responsável pela política de investimento do Governo Federal, visando o desenvolvimento sustentável da economia brasileira.
  26. BOLETO BANCÁRIO [MOURA, Jhonatan Alves Leandro de]: documento usado para efetuar pagamentos de produtos ou serviços feitos.
  27. BOLHA [SILVA, Gustavo Henrique Leopoldo da]: é quando um ativo (produto) passa a valer mais do que devia e a atrair mais investimentos do que deveria. Quando esse produto perde o valor excessivo, a bolha estoura e causa muitos prejuízos para diversas pessoas.
  28. BOLSA DE VALORES [OLIVEIRA, Júlia Maria de Souza]: é uma área do mercado que reúne ações e investidores, como se fosse uma loja para entrar e ver ações, que são possibilidades de compra da sociedade, as quais vão ter investimento para ter um lucro em cima, ou seja, é um mercado no qual conseguimos comprar ações na área da saúde, área financeira, área imobiliária e comprar participações em grandes empresas.
  29. BRICS [TEIXEIRA, Ana Beatriz Barbosa]: Conjunto de países (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) que estão buscando um desenvolvimento econômico e estão ligados à economia emergente.
  30. CÂMBIO [TEIXEIRA, Ana Beatriz Barbosa]: comparação de diferentes moedas.
  31. CAPITAL [NASCIMENTO, Emanuel Freitas do]: é o que movimenta a economia e pode ser definido como investimentos, dinheiro e estoque.
  32. CAPITALISMO [SILVA, Gustavo Henrique Leopoldo da]: é um sistema econômico que tem como objetivo o lucro e o acúmulo de riquezas e se baseia na propriedade privada e na privatização dos meios de produção e mesmo sendo um sistema econômico ele se amplia para diversas áreas como a política, ambientes sociais e etc.
  33. CARTÃO DE CRÉDITO [ALVES, Geovanna Aparecida]: pode ser considerado um tipo de empréstimo do banco para pagar com um pouco mais de tempo e de forma parcelada, o que vai se acumulando para o vencimento da fatura geralmente no fim ou começo de cada mês.
  34. CARTEL [NASCIMENTO, Emily Tânia do]: cartel ou cartelização é uma espécie de união entre empresas do mesmo setor com o objetivo de dominarem o mercado, diminuir a concorrência e maximizar seus lucros. A formação de um cartel é proibida, pois prejudica a economia e o acesso do consumidor à livre concorrência.
  35. CDB [ALVES, Geovanna Aparecida]: funciona como uma espécie de empréstimo do seu dinheiro para a instituição bancária a qual faz parte a sua conta, e como “rendimento”, o indivíduo recebe uma taxa, a qual é um tipo de investimento.
  36. CDI [ALVES, Geovanna Aparecida]: também bem conhecido como certificado de depósito interbancário, o CDI é uma taxa de juros para transações entre bancos.
  37. CHEQUES [BATISTA, Pedro Henrique de Lima]: forma de pagamento à vista ou a prazo, sendo o valor determinado por uma pessoa ao banco para pagar ao beneficiado.
  38. CICLO ECONÔMICO [ARAÚJO, Raianiy Iasmim de Oliveira]: é referente a um movimento de grande número de atividades econômicas de um país.
  39. CIRCULANTE [MONTEIRO, Filipe José Célio Campos Menezes]: dinheiro que movimenta, como o caixa de uma empresa.
  40. CMN (Conselho Monetário Nacional) [FERREIRA, Lucas Garcia de Morais]: órgão do Governo Federal, responsável pela formulação da política da moeda e do crédito, buscando o desenvolvimento e a estabilidade econômica do país.
  41. CNPJ [FERREIRA, Lucas Garcia de Morais]: é a certidão necessária para a abertura de uma empresa, ou seja é como um CPF para empresas, cada uma tem o seu número e o mesmo é único.
  42. COMÉRCIO [MOURA, Jhonatan Alves Leandro de]:  Lugar que você pode efetuar a compra e venda. Lugar onde você pode adquirir coisas a partir de um determinado preço.
  43. COMMODITIES [NASCIMENTO, Emily Tânia do]: as commodities são mercadorias do setor primário produzidas em grande escala que fornecem matéria-prima para diferentes setores da sociedade. As commodities podem ser consideradas bens de consumo mundial, são comercializadas em todo o mundo. Petróleo, carne, minério e café são exemplos de commodities produzidas pelo Brasil. A produção de commodities é extremamente importante para a B3 (Bolsa de valores oficial do Brasil) por se tratar de produtos  básicos, bens de consumo mundial.
  44. COMPRA [MOURA, Jhonatan Alves Leandro de / OLIVEIRA, Júlia Maria de Souza]: ato de adquirir algo através de um certo pagamento. É uma aquisição de bens.
  45. COMUNISMO [TEIXEIRA, Ana Beatriz Barbosa]: doutrina das condições de libertação do proletariado.
  46. CONCORRÊNCIA [ROSA, Ramon Patric Maciel]: é a competitividade entre duas ou mais empresas para a venda de um produto semelhante ou idêntico para seus consumidores, podendo o preço ser o fator decisivo para uma marca se sobressair às demais. Esse conceito também pode se aplicar aos consumidores e se desdobra em outros termos.
  47. CONSUMO [FERREIRA, Pedro Henrique Guilherme]: é considerado uma atividade econômica que nos permite satisfazer nossas necessidades, que pode ser efetuado por uma certa pessoa , família, grupos ou até mesmo empresas .
  48. CONSUMO CONSCIENTE [DIAS, Otávio Augusto Trindade]: são compras de acordo com sua necessidade e dentro da sua realidade salarial . E escolhas de produtos que não façam mal para o mundo.
  49. CONTA CORRENTE [BATISTA, Pedro Henrique de Lima / ALVES, Geovanna Aparecida]: Um tipo de conta do banco que permite você fazer saques, pagamentos e depósitos sem limites, sendo mais usada no dia a dia. Permite movimentações no dinheiro depositado, como saques, pagamentos mensais e depósitos ilimitados.
  50. CONTA POUPANÇA [MUNIZ, Sara Oliveira / BATISTA, Pedro Henrique de Lima]: é uma conta que uma pessoa cria no banco para guardar seu dinheiro. Um tipo de conta usada para reserva financeira, sendo acumulada juros e assim rendendo mais o seu dinheiro.
  51. CONTABILIDADE [OLIVEIRA, Júlia Maria de Souza]: é a parte burocrática financeira de uma empresa, que organiza e analisa as transações.
  52. CONTABILIDADE [SOUZA, Priscila Liliane Oliveira de]: o controle das finanças.
  53. CONTROLE SELETIVO DO CRÉDITO [RESENDE, Sabrina Mara Morais de]: intervenções diretas feitas pelo Banco Central no mercado de crédito.
  54. COPOM [NASCIMENTO, Emily Tânia do]: o Copom é um comitê do Banco Central formado por representantes do Banco Central do Brasil que cada 40/-/50 dias se reúnem para analisar a economia e definir qual será a taxa de juros do país, se ela vai aumentar ou diminuir de acordo com a inflação
  55. CORREÇÃO MONETÁRIA [CONCEIÇÃO, Ana Carolina Luna da]: é um ajuste que determinada moeda sofre em relação a moedas estrangeiras e a inflação.
  56. COTAÇÃO [ROSA, Ramon Patric Maciel]: como é chamado o preço atual de certos ativos do mercado, como ações, mercadorias, moedas e títulos, com a possibilidade de sofrer alterações recorrentes por ser determinada pela lei de oferta e procura no mercado.
  57. CRÉDITO PRIVADO [SILVA, João Victor da Costa]: é uma forma de investimento em que as pessoas investem por meio de títulos de crédito fornecidos por empresas privadas ou seguradas.
  58. CRÉDITO RURAL [FERREIRA, Lucas Garcia de Morais]: financiamento para produtores rurais, com a finalidade de estender o prazo de pagamento para três meses após a adesão do financiamento, com taxas de juros menores. Este benefício é concedido para o investimento, custeio e comercialização de máquinas agrícolas e até plantações maiores.
  59. CRESCIMENTO ECONÔMICO [NASCIMENTO, Emanuel Freitas do]: crescimento Econômico é o aumento da produção de bens e serviços em uma economia ,medido pelo aumento do Produto Interno Bruto (PIB).
  60. CRIPTOMOEDA [SANTOS, Felipe Gabriel Frossard]:  é um tipo de moeda digital que utiliza a criptografia. A criptomoeda mais conhecida é o Bitcoin.
  61. DAY TRADE [ROSA, Ramon Patric Maciel]: uma das formas de operar na bolsa de valores, trabalhando com as oscilações do preço das ações no dia. É caracterizada principalmente pela sua rapidez nas operações, como ao comprar determinadas ações de manhã e vender a noite com uma margem de lucro.
  62. DÉBITO [DIAS, Otávio Augusto Trindade]: forma de pagamento feita pelo cartão retirando automaticamente o dinheiro de sua conta bancária.
  63. DÉCIMO TERCEIRO [DIAS, Otávio Augusto Trindade]: geralmente refere-se ao décimo terceiro salário, um benefício adicional pago aos trabalhadores no final do ano, correspondente a um salário extra.
  64. DÉFICIT ORÇAMENTÁRIO [NASCIMENTO, Emanuel Freitas do]: o déficit orçamentário ocorre quando uma pessoa, empresa ou governo gasta mais dinheiro do que ganha. É tipo um empréstimo ou usar um dinheiro de suas economias. No caso do governo, eles precisam pedir dinheiro emprestado para pagar por suas despesas.
  65. DEFLAÇÃO [SILVA, Gustavo Henrique Leopoldo da]: quando a oferta de produtos é maior que a demanda, causando uma queda nos preços, para os consumidores a deflação num primeiro momento é boa, mas para os produtores isso causa prejuízo e por isso muitos acabam quebrando.
  66. DESEMPREGO ESTRUTURAL [MONTEIRO, Filipe José Célio Campos Menezes]: causado pela busca por uma mão-de-obra mais barata, e por mudanças como novas tecnologias. Gera um grande taxa de desemprego.
  67. DESENVOLVIMENTO [GALDINO, Gabriel Nagaishi]: tem vários significados para cada área. O desenvolvimento econômico visa estudar elevações econômicas, o desenvolvimento dos seres vivos é dividido em desenvolvimento direto e indireto, etc.
  68. DESIGUALDADE [SOUZA, Priscila Liliane Oliveira de]: quando outras pessoas são tratadas de maneira diferente.
  69. DESVALORIZAÇÃO DA MOEDA [MONTEIRO, Filipe José Célio Campos Menezes]: a queda no valor de uma moeda em relação a outras moedas estrangeiras.
  70. DÍVIDA [FERREIRA, Pedro Henrique Guilherme]: pode ser definida como dever ou obrigação que um indivíduo tem ou fez de pagar uma pessoa ou reembolsá-la.
  71. DIVIDENDO [SANTOS, Felipe Gabriel Frossard]:  é uma parte do lucro que já está descontado o imposto de renda(25% do lucro líquido), e é distribuido aos acionistas da empresa.
  72. DRAWBACK [MOURA, Jhonatan Alves Leandro de]: é um regime aduaneiro (aduaneiro é o lugar onde chega mercadoria) que possibilita a suspensão – e até a eliminação – de alguns tributos que incidem sobre a aquisição de coisas a ser consumidas.
  73. DUOPÓLIO [NASCIMENTO, Emily Tânia do]: pode-se dizer que é quando o consumidor tem apenas duas opções de compra de um produto, pois apenas duas empresas possuem o controle do todo o mercado sobre determinado produto ou serviço. Na economia essa é a forma mais básica de um oligopólio, que é caracterizado por representar um pequeno número de empresas dominantes em um setor.
  74. DUPLICATAS [SOUZA, Priscila Liliane Oliveira de]: uma garantia que você vai pagar, uma nota que garante que você pagou.
  75. E-COMMERCE [FERREIRA, Ana Paula Coelho Ferreira]: vendas ou compras on-line de um produto físico. Também pode abranger a venda e compra de bens não físicos, como serviços e produtos digitais.
  76. ECONOMIA [GALDINO, Gabriel Nagaishi / DIAS, Otávio Augusto Trindade]: ciência que estuda e visa tentar a explicação de sistemas econômicos e relações com os agentes econômicos, como pessoas físicas ou empresas. Controle de modo moderado de suas despesas evitando desperdício.
  77. ECONOMIA CRIATIVA [RESENDE, Sabrina Mara Morais de]: relacionado a modelos de gestão ou negócios relacionados a produtos, atividades ou serviços originados do conhecimento, da criatividade, da renda ou do capital intelectual de pessoas que procuram gerar trabalho.
  78. ECONOMIA MISTA [ALVES, Geovanna Aparecida / ARAÚJO, Raianiy Iasmim de Oliveira]: reúne o dinheiro privado (empresas) e o público (pessoas). É uma economia que usa dois (ou mais) modelos econômicos.
  79. ECONOMIA PLANIFICADA [FERREIRA, Pedro Henrique Guilherme]: pode ser definida como um certo sistema que efetua objetivos de uma nação ou seja controlada pelo Estado.
  80. ECONOMIA SOLIDÁRIA [RESENDE, Sabrina Mara Morais de]: usada com o intuito de definir atividades econômicas, que são organizadas em grupo, pelos trabalhadores que se relacionam a autogestão.
  81. EMPREENDEDORISMO [SOUZA, Priscila Liliane Oliveira de]: identifica as oportunidades de negócios, para desenvolver ideias boas para gerar lucro.
  82. EMPREGO [CÂNDIDO, Maria Fernanda Coelho]: atividade em que a pessoa vende sua força de trabalho para receber seu salário (que normalmente não é nem 50% do valor que essa pessoa produziu), utilizando essa renda para sua subsistência.
  83. EXPORTAÇÃO [SILVA, Gustavo Henrique Leopoldo da]: é quando os vendedores/empresas de um determinado país, por uma série de fatores (geralmente melhor preço), vendem seus produtos ou serviços para fora desse país em vez de vender em seu mercado interno.
  84. EXTERNALIDADE [SANTOS, Felipe Gabriel Frossard]: se trata dos efeitos positivos e negativos que uma transação pode ter em pessoas não envolvidas na mesma. E esses efeitos podem afetar a sociedade toda ou apenas um grupo.
  85. FATURA [NASCIMENTO, Emanuel Freitas do]: é um documento que mostra os detalhes de uma compra.
  86. FERROVIA [OLIVEIRA, Júlia Maria de Souza]: é um meio de transporte de trem sobre trilhos, que foi muito utilizado para transportar cargas como alimentos e minérios para fazendas distantes ou até para outras cidades e após certo tempo a ser passou a ser mais utilizado para transportar pessoas.
  87. FIA (Fundo para Infância e Adolescência) [GALDINO, Gabriel Nagaishi]: é o recurso que tem como principal função dar destino e fazer aplicações de fundos para a área infantil e para a área adolescente.
  88. FINANÇAS [ARAÚJO, Raianiy Iasmim de Oliveira]: rendimento e gerenciamento do dinheiro.
  89. FINANÇAS GLOBAIS [MUNIZ, Sara Oliveira]: são aquelas que têm operação em um ou mais países estrangeiros (compra e venda).
  90. FINANÇAS PESSOAIS [MUNIZ, Sara Oliveira]: é toda atividade que envolve dinheiro e decisões , de uma pessoa ou família . Podem ser divididas em essenciais (moradia, alimentação), desejos pessoais (envolvendo gastos mais supérfluos, celulares , roupas).
  91. FIRF (Fundos de Investimentos de Renda Fixa) [GALDINO, Gabriel Nagaishi]: são os dados de renda fixa que têm como objetivo principal fazer variações das taxas de juros e de índices de preços, ou os dois.
  92. FIRMA [NASCIMENTO, Emanuel Freitas do]: uma firma é uma forma de empreendimento, em que uma pessoa ou mais podem ser donos, e gerenciam o negócio, sendo responsáveis por sua gestão e resultados financeiros.
  93. FLUXO FINANCEIRO [SILVA, João Victor da Costa]: é um indicador que ajuda a movimentar dinheiro e recursos a curto prazo.
  94. FORÇA DE TRABALHO [ROSA, Ramon Patric Maciel]: com a origem no marxismo, a força de trabalho é a capacidade dos indivíduos de construir e produzir riquezas, sendo avaliada principalmente pelas habilidades físicas e intelectuais para concluir as tarefas com o foco de produzir os espólios.
  95. FUNDO DE GARANTIA DO TEMPO DE SERVIÇO (FGTS) [BATISTA, Pedro Henrique de Lima]: é um direito dos trabalhadores de carteira assinada que foram demitidos sem justa causa e são 8% do salário bruto depositados para trabalhador.
  96. FUNDO DE PENSÃO [NASCIMENTO, Emily Tânia do]: fundo de pensão é um investimento o qual é organizado e administrado tanto por empresas quanto por grupos empresariais. Quando uma empresa passa a aderir esse tipo de investimento para seus funcionários, as contribuições são descontadas diretamente na folha de pagamento, sobre que o valor a ser descontado tem que estar dentro de um determinado percentual do salário do trabalhador. Esse tipo de investimento é como se fosse uma aposentadoria complementar, funcionando de forma parecida com uma previdência privada.
  97. FUNDO ELEITORAL [RIBEIRO, Carlos Henrique Silva]: é o fundo, dinheiro arrecadado da população brasileira, para que financie a campanha política de candidatos públicos.
  98. FUNDOS EXTERNOS [SANTOS, Felipe Gabriel Frossard]:  renda gerada por uma empresa através de investimentos, como por exemplo a criação e venda de ações.
  99. FUNDOS IMOBILIÁRIOS [ALVES, Geovanna Aparecida]: maneira simples de investir em um imóvel, ou papéis com lastro imobiliário de forma indireta, ou seja você deixa seu dinheiro “separado” para um imóvel porém sem realmente que comprar um imóvel.
  100. FUNDOS INTERNOS [SANTOS, Felipe Gabriel Frossard]:  renda gerada por uma empresa através de suas operações, e que são utilizados para o autofinanciamento.
  101. GERENCIAMENTO MONETÁRIO [GALDINO, Gabriel Nagaishi]: é a prática de como saber gerenciar os seus recursos financeiros de forma correta.
  102. GLOBALIZAÇÃO [SILVA, Ana Clara Elias]: é o desenvolvimento e aumento da comunicação em escala global.
  103. GORJETA [RIBEIRO, Carlos Henrique Silva]: é o dinheiro que se dá a uma determinada pessoa que prestou um serviço para você. Com isso você oferece uma quantia de dinheiro em forma de agradecimento.
  104. GOVERNO [RIBEIRO, Carlos Henrique Silva]: é uma instituição superior que gere as finanças de uma cidade,estado ou país. Dentro do governo há uma diversidade de funções, uma delas é a parte das finanças daquele determinado local.
  105. HOME OFFICE [FERREIRA, Ana Paula Coelho Ferreira]: uma forma de trabalho em que a pessoa trabalha a distância.
  106. IBOVESPA [NASCIMENTO, Emily Tânia do]: é um dos índices de ações mais importantes da B3 (Bolsa de valores oficial do Brasil), que basicamente mede o desempenho das ações de empresas com grande taxa de investimento na B3. O Índice Ibovespa é calculado com base na rentabilidade média das ações mais negociadas na bolsa nos últimos meses.
  107. IMOBILIZADO [MONTEIRO, Filipe José Célio Campos Menezes]: são os bens de uma empresa utilizados para a manutenção e funcionamento dela, como imóveis e equipamentos.
  108. IMPORTAÇÃO [SILVA, Gustavo Henrique Leopoldo da / MOURA, Jhonatan Alves Leandro de]: o inverso da exportação, nesse caso os bens ou serviços são trazidos para o país analisado. Ato de trazer produtos e serviços de outros países para o território nacional.
  109. IMPOSTO DE RENDA [FERREIRA, Lucas Garcia de Morais]: declaração que demonstra os ganhos que um indivíduo tem ao longo dos anos. Este documento é entregue à Receita Federal para dedução e demonstração de bens adquiridos.
  110. IMPOSTO DE RENDA [MOURA, Jhonatan Alves Leandro de]: é a quantia inicial de uma empresa através de investimentos.
  111. IMPOSTÔMETRO [MOURA, Jhonatan Alves Leandro de]: ferramenta online que calcula os impostos em tempo real.
  112. INDICADORES ECONÔMICOS [SILVA, Ana Clara Elias / TEIXEIRA, Ana Beatriz Barbosa]: são levantamento estatísticos que servem para mostrar como anda determinada situação em determinado local e período, um exemplo é o P.I.B (Produto Interno Bruto). Levantamentos estatísticos que mostram a situação econômica em um determinado espaço e período.
  113. INFLAÇÃO [ROSA. Ramon Patric Maciel / SILVA, Ana Clara Elias / TEIXEIRA, Ana Beatriz Barbosa]: é a desvalorização de certa moeda, causando uma redução no seu poder de compra. Aumento generalizado dos preços, desvalorização da moeda local e causando perda de poder aquisitivo.
  114. INFLAÇÃO DE CUSTOS [SANTOS, Felipe Gabriel Frossard]: é um tipo de inflação que ocorre quando há um aumento nos custos de produção como o salário. E isso faz com que as empresas passem os custos para os consumidores aumentando o valor dos produtos.
  115. INFLAÇÃO DE DEMANDA [CÂNDIDO, Maria Fernanda Coelho]: é quando tem uma grande procura sobre um produto ou serviço, mas há pouca disponibilidade do produto ou serviço, ou seja, a demanda é maior que a oferta e os preços aumentam.
  116. INFLAÇÃO ESPIRAL [FERREIRA, Ana Paula Coelho Ferreira]: quando o produtor precisa aumentar o preço de suas mercadorias por causa da mão de obra.
  117. INFLAÇÃO ESTRUTURAL [CÂNDIDO, Maria Fernanda Coelho]: e quando a estrutura de certo produto ou serviço não é boa, e isso junta prejuízos na produção que resulta no aumento dos preços.
  118. INFLAÇÃO INERCIA [CÂNDIDO, Maria Fernanda Coelho]: e o acúmulo de uma inflação anterior mais a previsão da inflação de algum tempo mais a frente.
  119. INFLAÇÃO REPRIMIDA [FERREIRA, Ana Paula Coelho Ferreira]: quando o governo cria medidas para controlar o aumento dos preços de serviços ou produtos.
  120. INFRAESTRUTURA [OLIVEIRA, Yasmin Maria do Nascimento]: é o conjunto de serviços públicos e bens que movem a economia de uma sociedade, como, por exemplo, escolas ou estruturas em geral, aeroportos, rodovias, ferrovias, energia elétrica, saneamento básico, meios de comunicação, educação e o sistema de saúde. A infraestrutura está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico de um país. A construção e manutenção da infraestrutura, na maioria das vezes, são responsabilidade do governo e exigem investimentos constantes de políticas públicas."
  121. INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) [CONCEIÇÃO, Ana Carolina Luna da]: serve para avaliar as oscilações dos preços de produtos básicos (arroz e feijão). Este indicador é levado em consideração quando se trata de resgate salarial.
  122. INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS) [BATISTA, Pedro Henrique de Lima]: é responsável pelo pagamento de benefícios de um trabalhador, como a aposentadoria, seguro desemprego e etc...
  123. INVESTIDOR AGRESSIVO [NASCIMENTO, Emily Tânia do]: o investidor agressivo geralmente possui formação académica média ou superior que domina a área de investimento. Para ser bem sucedido nessa área é necessário estar sempre informado sobre o mundo atual. Os investidores agressivos investem, principalmente, em produtos financeiros de alto risco e alta rentabilidade. Também podem investir parcelas do seu capital em títulos de Estado para proteção dos seus investimentos.
  124. INVESTIMENTO [OLIVEIRA, Júlia Maria de Souza]: é um valor aplicado a uma determinada instituição, na qual esse valor pode render tributos e juros, sendo eles juros de rendimento em poupança e aplicação em compra de percentual de sociedade de banco, ou seja, investimento é todo o dinheiro aplicado que gera renda depois, baseado em um percentual.
  125. INVESTIR [DIAS, Otávio Augusto Trindade]: aplicar capital na expectativa de ter um retorno bom, mas pode ser ruim havendo a perda total do capital (valor aplicado).
  126. IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) [CONCEIÇÃO, Ana Carolina Luna da]: esse índice serve de parâmetro ao C.M.N (Conselho Monetário Nacional) para definir as metas de inflação, e manter o controle com políticas monetárias fiscais.
  127. ISOCUSTO [SILVA, Cibelle Mayra Soares da]: curva que é representada por infinitas combinações dos fatores de produção, todas com igual custo total de produção.
  128. ISOQUANTA [SILVA, Cibelle Mayra Soares da]: curva que é representada por infinitas combinações dos fatores de produção, que proporcionam a mesma quantidade produzida.
  129. JUROS [ALVES, Geovanna Aparecida / SILVA, Gustavo Henrique Leopoldo da]: dinheiro a parte recebido quando se empresta dinheiro a alguém, ou quando compra algo parcelado. São uma espécie de compensação, um acréscimo a uma quantia em dinheiro que foi emprestada (empréstimo), quem fez o empréstimo pode colocar os juros para compensar o tempo de espera para que ele seja pago pelo mesmo
  130. LCA [SILVA, João Victor da Costa]: é um investimento criado para dar um certo aumento de crédito ao setor da agropecuária.
  131. LIQUIDEZ [SANTOS, Felipe Gabriel Frossard]: é a facilitação para que um ativo possa ser comprado ou vendido no mercado, sem que haja uma grande mudança no seu preço. A liquidez permite um bom funcionamento e eficiência no sistema financeiro.
  132. MACROECONOMIA [ALVES, Geovanna Aparecida]: ciência que estuda a economia regional, nacional ou até mesmo global.
  133. MAIS-VALIA [TEIXEIRA, Ana Beatriz Barbosa]: conceito criado por Karl Marx para entender mais a fundo sobre o modo de exploração capitalista, visto que há uma disparidade entre o valor produzido de um trabalhador o seu bruto salarial.
  134. MAPA FISCAL [SILVA, João Victor da Costa]: nele há muitas operações tributárias que identificam um jeito estratégico e econômico para alguns negócios, visando variações de faturamento, compras, despesas e custos.
  135. MARKETING [SILVA, Gustavo Henrique Leopoldo da]: O marketing tem a função de definir um público-alvo para determinado produto ou serviço, ele recolhe dados e estatísticas a serem usados pela empresa.
  136. MARKETING DIGITAL [OLIVEIRA, Yasmin Maria do Nascimento]: é basicamente uma forma de fazer com que sua marca ou produto chegue até seu público-alvo, através de promoções, estratégias de divulgação, como forma de empresas chegar no seu público certo de maneira segmentada e personalizada. E o marketing digital é uma forma mais econômica e eficiente de fazer marketing.
  137. MEI [FERREIRA, Lucas Garcia de Morais]:  Micro Empreendedor Individual. É o profissional autônomo que possui CNPJ e com isso passa a ter direitos e obrigações iguais a de uma pessoa jurídica. Para poder se tornar MEI o seu negócio precisa ter um limite de ganhos anuais e pagar uma taxa mensal para a Receita Federal. A vantagem de se tornar MEI é a facilidade para a abertura de contas.
  138. MEIO CIRCULANTE [SILVA, Gustavo Henrique Leopoldo da]: seria a moeda física de um determinado local ou país, cédulas ou as moedas propriamente, elas que são a principal forma que utiliza atualmente nas relações econômicas.
  139. MERCADO [OLIVEIRA, Júlia Maria de Souza]: é um ambiente o qual reúne todos os investidores, os bancos, o capital e o investidos, ou seja, é o fluxo que faz a relação entre eles acontecer. Local de venda e troca."
  140. MERCADO CAMBIAL [MUNIZ, Sara Oliveira]: é um tipo de mercado em que é realizada a compra e venda entre países e a prestação de serviços entre eles.
  141. MERCADO COMUM [RESENDE, Sabrina Mara Morais de]: existência de  política comum de regulamentação de produtos de países de um mesmo bloco econômico que possibilita a passagem de mercadorias e pessoas entre os países.
  142. MERCADO DE AÇÕES [ARAÚJO, Raianiy Iasmim de Oliveira]: também conhecido como mercado acionário, é um componente importante em que empresas conseguem financiamento.
  143. MERCADO DE CRÉDITO [CONCEIÇÃO, Ana Carolina Luna da]: é constituído basicamente por bancos comerciais e sociedades financeiras, que realizam operações de financiamento de curto e médio prazos, direcionados aos ativos permanentes e ao capital de giro das empresas.
  144. MERCADO EMERGENTE [MONTEIRO, Filipe José Célio Campos Menezes]: é o mercado de um país que possui uma grande possibilidade de crescimento.
  145. MERCADO MONETÁRIO [CONCEIÇÃO, Ana Carolina Luna da]: envolve operações de curto e curtíssimo prazos, proporcionando um rápido controle da liquidez da economia e das taxas básicas de juros, conforme as metas estabelecidas pelas autoridades monetárias para a execução da política econômica.
  146. MERCADO NEGRO [MONTEIRO, Filipe José Célio Campos Menezes]: é um mercado paralelo ou clandestino que de certa forma possui alguma ilegalidade. Pode ser um produto proibido, ou furtado por exemplo.
  147. MERCOSUL [TEIXEIRA, Ana Beatriz Barbosa]: Mercado Comum do Sul. Bloco econômico que envolve Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e outros países com o objetivo de intensificar suas relações econômicas.
  148. MICROECONOMIA [ALVES, Geovanna Aparecida]: se encarrega de estudar os detalhes, os indivíduos e suas ações e os processos produtivos.
  149. MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA [RESENDE, Sabrina Mara Morais de]: é a forma relacionada ao lucro que a sociedade usa para se organizar.
  150. MODO DE PRODUÇÃO DE SUBSISTÊNCIA [RESENDE, Sabrina Mara Morais de]: é forma relacionada à própria sobrevivência que a sociedade usa para se organizar.
  151. MODO DE PRODUÇÃO ESCRAVISTA [RESENDE, Sabrina Mara Morais de]: caracterizado principalmente pela objetificação de seres humanos. Esse modo de produção se relaciona a sujeição de pessoas à condições que violam os direitos humanos e não respeitam os direitos trabalhistas.
  152. MOEDA [ARAÚJO, Raianiy Iasmim de Oliveira]: representa um certo valor, é aceita como um meio de troca, ou seja, serve como um pagamento.
  153. MOEDA DIGITAL [FERREIRA, Pedro Henrique Guilherme]: a moeda digital pode ser definida como um dinheiro que qualquer pessoa possa gerenciar por meios digitais. Um exemplo famoso que podemos ver hoje é a criptomoeda.
  154. MONOPÓLIO [ROSA, Ramon Patric Maciel]: domínio sobre a oferta de determinado produto/serviço por uma pessoa ou empresa sem ter que arcar com concorrentes, podendo seu preço sofrer mais influência do ofertante do que em um cenário em que há outros fornecedores.
  155. NÃO CIRCULANTE [MONTEIRO, Filipe José Célio Campos Menezes]: é o dinheiro que não movimenta, como a reserva de lucro.
  156. NEGÓCIO [FERREIRA, Ana Paula Coelho Ferreira]: empresa, comércio.
  157. NOTA PROMISSÓRIA [OLIVEIRA, Júlia Maria de Souza]: é uma forma de comprovação de pagamento por meio de assinaturas, que faz uma pessoa assumir a responsabilidade de efetuar corretamente o pagamento.
  158. OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA [ROSA, Ramon Patric Maciel]: manipulação de produtos comercializados por parte de empresas para que estes tenham uma menor vida útil e seja necessário a compra de um novo ou um mais atual.
  159. ODD [DIAS, Otávio Augusto Trindade]: utilizado bastante por empresas de aposta. É o numero pelo qual seu capital será multiplicado em sua aposta .
  160. OLIGOPÓLIO [SILVA, Cibelle Mayra Soares da]: oligopólio é quando poucas empresas têm controle com a maior parte do mercado, na qual leva preços mais altos e estratégias complexas.
  161. OPC [NASCIMENTO, Emanuel Freitas do]: OPC significa "Operações de Crédito", que são empréstimos de dinheiro feitos por bancos. As pessoas pegam dinheiro emprestado e aceitam pagar com juros ao longo de um período de tempo
  162. PARCIMÔNIA [GALDINO, Gabriel Nagaishi / RIBEIRO, Carlos Henrique Silva]: é o ato de você guardar dinheiro, ou seja, poupar. É a maneira de gerenciar os gastos de um negócio sem exagerar nos gastos.
  163. PASS/THROUGH [SILVA, Cibelle Mayra Soares da]: efeito de variações cambiais sobre a taxa de inflação.
  164. PIX [OLIVEIRA, Júlia Maria de Souza]: Uma transferência bancária que acontece instantaneamente sem taxas, independente de horário ou dia.
  165. POLÍTICA FISCAL [ARAÚJO, Raianiy Iasmim de Oliveira]: é o conjunto de medidas que o governo obtém para administrar e controlar suas despesas.
  166. POLÍTICA MONETÁRIA [NASCIMENTO, Emanuel Freitas do]: política Monetária é as ações tomadas pelo banco central de um país para atingir objetivos econômicos, como controle da inflação, estabilidade financeira e crescimento econômico.
  167. PORTABILIDADE [SILVA, João Victor da Costa]: é um direito que os trabalhadores e trabalhadoras têm, que é poder escolher  em que banco receber seus salários.
  168. POUPANÇA [SOUZA, Priscila Liliane Oliveira de / MUNIZ, Sara Oliveira]: um dinheiro reservado que fica guardado,que possa ajudar futuramente. É uma conta que uma pessoa cria no banco para guardar seu dinheiro.
  169. PPC (Paridade do Poder de Compra) [GALDINO, Gabriel Nagaishi]: é uma forma de medir as comparações da moeda de cada país de acordo com seu poder de compra, baseando na ideia de o que uma moeda compra em um país e comparando com outros países.
  170. PPC (Paridade do Poder de Compra) [SILVA, João Victor da Costa]: é uma forma de converter moedas, conseguidas através do poder de compra.
  171. PREÇOS [MATOS, João Gabriel de Carvalho]:  Valor praticado pelo mercado, baseando-se no salário mínimo como referência.
  172. PREVIDÊNCIA [SILVA, João Victor da Costa]: a previdência é um investimento a longo prazo, em que uma pessoa investe, e a partir de um certo tempo ela passa a receber o valor investido com um percentual passivo de juros acrescido em seu investimento.
  173. PRIVATIZAÇÃO [SILVA, Gustavo Henrique Leopoldo da]: quando um setor do governo deixa de ser comandado pelo próprio Estado e passa a pertencer a uma pessoa específica ou a um conjunto de pessoas e visa agora o lucro exclusivamente.
  174. PRODUÇÃO ECONÔMICA [FERREIRA, Pedro Henrique Guilherme]: pode ser definida como a criação de mercadorias e bens para fins humanos. A produção é um importante processo na economia e através da mesma a humanidade pode acumular riquezas.
  175. PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB) [ROSA, Ramon Patric Maciel]: é um cálculo feito periodicamente para descobrir a soma de todos os bens e serviços produzidos por uma determinada região.
  176. PRODUTO NACIONAL LÍQUIDO [SILVA, Cibelle Mayra Soares da]: é o produto nacional bruto menos a depreciação.
  177. PROLETÁRIO [SILVA, Ana Clara Elias]: aquele cuja única coisa que pode chamar de "seu" é sua prole/filhos. Que não tem nada registrado em seu nome, por exemplo uma casa ou um carro.
  178. QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL [OLIVEIRA, Yasmin Maria do Nascimento]: é quando o indivíduo aprimora e amplia seu conhecimento profissional para desempenhar uma determinada função. Isso ajuda a desenvolver intelectualmente e aumenta suas experiências no trabalho, tornando-o mais apto a ser escolhido em sua área de atuação, devido ao seu conhecimento e experiência.
  179. RECEITA MARGINAL [SILVA, Cibelle Mayra Soares da]: é a variação da receita total, quanto dada a uma variação na quantidade vendida.
  180. RH (Recursos Humanos) [BATISTA, Pedro Henrique de Lima]: responsável por cuidar dos funcionários, como demitir, contratar e cuidar dos seus benefícios.
  181. SALÁRIO [MATOS, João Gabriel de Carvalho]: Meio de sobrevivência do trabalhador, sendo utilizado como referência para prestação de serviços.
  182. SCORE [FERREIRA, Lucas Garcia de Morais]: é um sistema de pontos que os bancos utilizam para avaliar se o indivíduo está apto ou não para adquirir crédito no mercado financeiro.
  183. SECURITIES [NASCIMENTO, Emanuel Freitas do]: é um investimento no qual a pessoa compra uma parte de uma empresa ou um título e são comprados e vendidos para ganhar dinheiro nos mercados de ações
  184. SOCIALISMO [SILVA, Ana Clara Elias]: é um movimento político, econômico e filosófico que defende a construção de um mundo mais igualitário propondo o foco principal de um país (por exemplo) na saúde/educação de sua população antes do benefício monetário.
  185. SOCIALISMO [TEIXEIRA, Ana Beatriz Barbosa]: doutrina onde os trabalhadores tomariam os meios de produção e o Estado.
  186. TARIFA [MONTEIRO, Filipe José Célio Campos Menezes]: é um preço cobrado por determinado produto ou serviço, serve principalmente para cobrir os gastos do provedor e geralmente possui uma tabela pré determinada pelo governo. Um exemplo claro pode ser o transporte público.
  187. TARIFA EXTERNA COMUM (TEC) [CONCEIÇÃO, Ana Carolina Luna da]: quando um país de um bloco econômico negociar com outro país fora do bloco, haverá uma taxa de importação padronizada, igual para todos que participam da integração econômica.
  188. TAXA SELIC [NASCIMENTO, Emily Tânia do]: taxa básica de juros determinada pelo COPOM para diminuir a inflação do país.
  189. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO [ARAÚJO, Raianiy Iasmim de Oliveira]: é um meio de usar a computação e a internet para conseguir informações.
  190. TECNOLOGIA OBSOLETA [DIAS, Otávio Augusto Trindade]: são aquelas tecnologias que com o passar do tempo vão perdendo utilidade e acabam sendo substituídas, pelo fato da tecnologia estar sempre atualizando.
  191. TERCEIRIZAÇÃO [ROSA, Ramon Patric Maciel]: contratação de uma empresa por uma outra para prestação de serviços, como uma empresa de segurança ao ser contratada por um banco.
  192. TOSTÃO [FERREIRA, Ana Paula Coelho Ferreira / SILVA, Gustavo Henrique Leopoldo da]: pouco dinheiro. Antiga moeda brasileira que equivalia a cem réis atualmente tem o sentido de pouco dinheiro, pouca quantia em dinheiro
  193. TR (Taxa Referencial) [CONCEIÇÃO, Ana Carolina Luna da]: indicador para conexão monetária em algumas aplicações financeiras e operações de crédito.
  194. TRABALHO [CÂNDIDO, Maria Fernanda Coelho]: a palavra trabalho vem do latim labore que significa tarefas de força, ou seja o trabalho e o que uma pessoa faz através do seu esforço para atingir suas metas, metas que podem ser como receber um salário através de um emprego.
  195. TRIBUTOS [BATISTA, Pedro Henrique de Lima]: são algumas contribuições obrigatórias que pessoas e empresas devem pagar ao Estado, pensando no desenvolvimento do país.
  196. UNIÃO ADUANEIRA [CONCEIÇÃO, Ana Carolina Luna da]: implementação de condutas de comércio com vistas a alcançar países fora de um bloco econômico.
  197. UNIÃO ECONÔMICA E MONETÁRIA [CONCEIÇÃO, Ana Carolina Luna da]: integração da economia e a criação de moeda única para os países do bloco econômico.
  198. UNIÃO EUROPEIA [SILVA, Gustavo Henrique Leopoldo da]: maior bloco econômico no mundo atual. Conta com cerca de 28 países e nas categorias que envolvem os blocos econômicos é que se encontra mais evoluído por ter uma moeda única em determinadas partes (zona do Euro) e livre transição de alguns dos países que fazem parte dele.