Plano de Ação

Nome: Samara Meira e Carla Arena (GCT)

Julianna Cauchick (TE - Maristão)

Luiz Vaisconcelos (TI - Maristão)

Ferramentas Google utilizadas: Google Classroom e Google Apps

Visão Geral do Plano de Ações:

O uso do Google Classroom no Laboratório de Física

Em geral, o laboratório é considerado um ambiente diferenciado de aprendizagem. Sendo portanto um espaço dedicado ao desenvolvimento de habilidades que nem sempre podem ser desenvolvidas em um sala de aula comum. Ao ter contato com experimentos sobre um determinado o tema o estudante pode internalizar e ressignificar conceitos de forma muito mais natural do que aquela que acontece em uma sala de aula em que o professor utiliza o metodo one-way de apendizagem.

No entanto, desde a década de 50 as aulas de laboratório são realizadas por meio de um roteiro a ser seguido e preenchido com os dados coletados na atividade sem que haja nenhum reflexão sobre o que se acabou de observar em um determinado fenômeno. Dessa forma, nosso objetivo é utilizar os diferentes serviços, como Gmail, agenda, drive, sites, Google+, aplicativos do Google Classroom para proporcionar o desenvolvimento da inteligência colaborativa e a ressignificação de conceitos nas atividades do laboratório de Física.

Plano de Aula (Colocar modelos de roteiros de Laboratório):

Cronograma:

Para o ano de 2015, estamos com o projeto ampliado. Iniciaremos o ano letivo utilizando o Google Classroom com as turmas dos 2º anos, nas aulas de laboratório de Física. Essa atividade tem, por objetivo, a implementação de ferramentas tecnológicas e novas metodologias de ensino no laboratório.

 

Segue o endereço Google Apps for Education do Colégio Maristão:

http://www.google.com/a/maristao.org.br

Público alcançado, números estimados:

Evidências do sucesso do plano, resultados esperados: