Uma pessoa decide ler a introdução de seu trabalho em duas circunstâncias:
Em ambos os casos, sua leitora seguirá até o final do texto apenas se a introdução for boa. Para isso, você deve tentar seguir algumas orientações.
Evite redigir uma introdução longa, superficial e demasiado teórica. Hoje as pessoas têm cada vez mais dificuldade para se concentrar em algo. Então, se a introdução for longa, sua leitora corre o risco de perder o foco rapidamente e se entediar.
Sua leitora também vai se entediar se o texto for superficial ou muito teórico. Você precisa mostrar que conhece os aspectos teóricos do campo que está estudando. Ponto! Mas você também precisa mostrar que conhece as questões de ordem prática, aquelas questões mais diretamente relacionadas ao problema que você quer resolver. Então, seja objetivo, informativo e ousado!
Uma estratégia eficiente de organizar a introdução de seu texto é definir três parágrafos. Todos os três parágrafos devem ter aproximadamente o mesmo tamanho (número de linhas) para dar harmonia ao conjunto. Mas cada um deles deve carregar um tipo de conteúdo diferente.
Pense num funil. No topo, mais largo, amplo, o primeiro parágrafo, onde você apresenta o tema de pesquisa num contexto mais geral. Lembre-se sempre que suas leitoras podem vir das mais variadas áreas do conhecimento e, por isso, conhecer muito pouco, quase nada do seu tema de estudo.